Vendas de carros elétricos: janeiro foi o melhor mês de sempre

31 Comentários

O segmento dos veículos elétricos está a ganhar consistência e a conseguir atingir recordes. Em 2022, os carros movidos a energia elétrica venderam mais que a gasolina. Em Portugal também há marcas a destacar, com janeiro a ser o melhor mês de sempre na venda de elétricos.

Conheçam os dados que foram revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Vendas de carros elétricos: janeiro foi o melhor mês de sempre


Fasquia de mais de 2 mil carros elétricos vendidos foi ultrapassada…

No total foram mais de dois mil carros elétricos vendidos tendo sido foi ultrapassado, pelo terceiro mês consecutivos, essa fasquia. Janeiro tornou-se no melhor mês de sempre na venda de carros elétricos em Portugal.

Segundo é referido, foi um aumento de mais de 130% face ao mesmo mês de 2022. Segundo revela a ACAP, em janeiro de 2023 foram matriculados 2.258 ligeiros de passageiros novos (elétricos).

Vendas de carros elétricos: janeiro foi o melhor mês de sempre

Apesar dos bons numeros registados, o setor ainda não conseguiu recuperar para os números pré-pandemia, uma vez que as vendas estão quase 10% abaixo das registadas em 2019.

Vendas de carros elétricos: janeiro foi o melhor mês de sempre

A “suportar” estes números estão os apoios do Governo e também o incentivo ao abate de veículos em fim de vida, inscrito no Orçamento do Estado para este ano, pode vir reforçar a transição para a mobilidade elétrica.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Desculpem la mas misturar carros BEV com PHEV e HEV não faz sentido.
    Se querem de facto promover a adoção de carros electricos somente os BEV devem ser considerados, os demais continuam a gastar gasolina e em pouco ou nada contribuem para a electrificação dos transportes.
    É estar a iludir-nos.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os homens têm que criar hype de alguma forma.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Até que enfim que vejo alguém a escrever o mesmo que eu penso. Os PHEV ou HEV não deviam ser considerados porque fazem tão mal, ou pior, que os ICEs.

    3. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Quer dizer que carrego o híbrido pra andar full eléctrico pra nada?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A maior parte da malta que compra PHEV é só na mira do subsídio e deduções à colecta. Depois de os ter é meter gasóleo ou gasolina conforme os casos e borrifarem -se para os carregamentos. Até pq carregar um PHEV num posto público sai bastante mais caro que o combustível devido ao tempo que levam a carregar.

    4. Avatar de RC
      RC

      Nem misturaram, estão lá bem separados, até porque nesses os a gasóleo foram por aí abaixo, como seria de esperar.

  2. Avatar de Micas
    Micas

    Híbridos não são elétricos .
    As marcas atualmente só vende híbridos . Não vende a combustão

    1. Avatar de Luis Garcia
      Luis Garcia

      Quais são as marcas que só híbridos e que não vende a combustão?

    2. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Híbridos são eléctricos pois tem a opção de ser full eléctricos, são o melhor dos 2 mundos.
      Em electrico dão Pras pequenas voltas e ir pro trabalho, combustão pra longas distâncias, em híbrido envergonha todos em autonomia.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Híbridos ou PHEV ?

        PHEV na teoria deveriam ser como dizes. Na prática não são e é de tal forma que muitos países já lhes retiraram os subsídios. Acabam por consumir mais combustível comparativamente a um puro semelhante a combustão devido ao peso em excesso.
        HEV ou híbridos puros priorizam sempre o motor a combustão. Na pratica conseguem consumir um pouco menos que um equivalente a combustão devido à energia acumulada numa pequena bateria durante as travagens e desacelerações que posteriormente poderá ser usada na ajuda ao motor a combustão sobretudo nos arranques e nas ultrapassagens.
        Tens ainda os REEV Range-Extended Electric Vehicle cujo melhor exemplo são os Audi do Dakar. Usam um motor a combustão para dar carga às baterias e conseguem gastar 380 lts aos 100 loooool

        1. Avatar de RC
          RC

          Exacto, não fazem sentido em ae.

          Mentira, não é 380 litros aos 100, senão os toyota consomem 540 . Ou seja, em qualquer dos casos consomem menos, mas claro e como sempre você gosta de inventar para ver se a conversa faz sentido.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Híbridos só são eléctricos se forem plug in e o utilizador os carregar para andar em modo eléctrico. O que pode não querer fazer. Por isso não faz sentido nenhum beneficiá-los em vista dessa suposta utilização que pode não acontecer.

      3. Avatar de RC
        RC

        Por acaso juntam o prior dos 2 mundos, tem pouca autonomia eléctrica, a que têm consomem muito, e o motor a combustão em ae não é tão eficiente como um combustão normal.

        Mas depende da utilização.

    3. Avatar de RC
      RC

      Por isso estarem separados.

  3. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    Quais são as marcas que vende só híbridos e que não vende a combustão?

  4. Avatar de o consciente
    o consciente

    1) ha dois tipos de híbrido e todos os que só permitam menos de 50 km deviam set considerados ICE. Os outros deviam ser obrigados a estar 100% eléctricos a menos de 70kmh para terem alguma vantagem fiscal e entrada nas cidades

    2) mais importante que terminar com ice, é só permitir Euro 6 e acabar com os anteriores. É impressionante a quantidade de veículos a deitar fumo preto e partículas…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A começar nos camiões e autocarros. Grd praga efectivamente. O problema é que depois a comida nao te chegava à mesa nem conseguias chegar ao trabalho.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Para ti a poluição do ar não interessa para nada.
        Não estou a dizer que são só os camiões e os autocarros mas todos ajudam a poluir.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pior que os escapes de camiões e autocarros, só mesmo os escapes dos BEV´s que são as centrais termoeléctricas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais? Olhe vá ver a qualidade do ar hoje em Covelo, uma pacata localidade a nas margens do Douro e a 4,5 kms da Central da Tapada do Outeiro e compare com Lisboa. É só o dobro apesar de todos os carros, camiões e autocarros de 1900 e troca o paço que circulam por Lisboa.
            Sinta-se à vontade para dar uma voltinha pelo Carregado, Alhandra e confira por si quão boas para o ambiente sao as Termoeléctricas.

          2. Avatar de RC
            RC

            Covelo Porto – 32

            Lisboa – 63

            Dados do weather.com.

            Por acaso está muito bom, hoje nem sequer estavam a trabalhar, pelo menos de manhã quando passei lá. Mais logo posso também verificar, já que passo ali todos os dias.

          3. Avatar de RC
            RC

            Curioso não referir qual é o maior escape de Portugal, a refinaria de Sines.

            Afinal…..

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sei se o weather.com é de confiança uma vez que faz uma previsão e não uma medição “just in time”. Prefiro o Foreca que dá a medição em tempo real:
            Covelo, Porto a meio da tarde estava nos de 101.
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8E-7tbI6NJgvbygiQ?e=8F19tM

            Qt a Sines, estava sensivelmente à mesma hora estava com 73
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8E_o4B-D_ODLXF5xQ?e=ZVzrnh

            Sines é só um escape que concentra todo o combustível enquanto escapes de Termoeléctricas é a pontapé espalhados pelo país. No entanto apenas uma delas é suficiente para ter mais impacto que Sines.

          5. Avatar de RC
            RC

            Claro que não é fiável, não fala nos valores que você quer.

            Só essa central da Tapada dava para abastecer todos os eléctricos de Portugal e Espanha juntos.

      2. Avatar de RC
        RC

        E pelos carros modificados, onde lhes retiram os faps.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Isso é uma minoria e se acontece é pq a fiscalização o permite.
          De qq forma já não se vê tanto “tunning” nem sequer “repros”como há uns anos atrás.

          1. Avatar de RC
            RC

            Ah sim, entao quantos sao?

            É que de vê tanta publicidade a isso, não sei se serão assim tão poucos.

            Mas enfim, gastam dinheiro para os retirar, entretanto vão gastar novamente para os colocar. Looool

  5. Avatar de Lelo
    Lelo

    Estou enganado ou estas vendas significam que o incentivo do Fundo Ambiental esgotou num mês ?

    1. Avatar de RC
      RC

      Nop, até porque ainda não abriram.

      1. Avatar de Lelo
        Lelo

        OK. Pensava que já tinham começado
        Com as vendas a estes níveis ou redefinem montantes a atribuir e/ou os valores máximos de aquisição ou pura e simplesmente, se calhar, até acabam com os incentivos lá pra 2024/25…