Vendas de carros elétricos em 2024 congelaram na Europa e EUA, mas dispararam na China

49 Comentários

O mercado de venda de carros elétricos está a abrandar. Os números mostram isso mesmo e parecem estar longe do pretendido. Espera-se uma recuperação em breve, mas os dados mais recentes mostram um comportamento estranho. As vendas de carros elétricos congelaram na Europa e EUA, mas dispararam na China durante o início de 2024.

carros elétricos Europa EUA China vendas

Vendas congelaram na Europa e EUA

O mercado global de carros elétricos está em expansão, mas o crescimento não parece estar a ser distribuído de forma igual. Nos últimos meses, foi possível ver que os três principais mercados (China, Europa e América do Norte) apresentam taxas de crescimento diferentes.

Segundo uma análise da empresa de pesquisa Rho Motion, mais de cinco milhões de elétricos foram comprados globalmente durante os primeiros cinco meses do ano. Isso reflete um aumento de 20% ano após ano, incluindo 1,3 milhões em maio, também um aumento de 20% ano após ano.

No entanto, e segundo os resultados do estudo em causa, a China é a principal força por detrás deste crescimento. Este mercado garante um aumento de 31% ano após ano para o período de janeiro a maio e de 36% apenas no período referente a maio de 2024.

carros elétricos Europa EUA China vendas

Carros elétricos crescem na China

O relatório revela também que a Europa registou apenas um aumento de 4%, em comparação com um aumento de 5% nos EUA e no Canadá juntos. Além disso, o mercado europeu diminuiu 9% relativamente ao ano anterior em maio, enquanto os EUA e o Canadá diminuíram cerca de 3%.

Por outras palavras, o mercado chinês de carros elétricos é atualmente o maior, com mais de 50% de participação, e o que mais cresce. Ao mesmo tempo, os mercados europeu e norte-americano são menores no crescimento. Existem várias razões associadas a esta mudança, incluindo incentivos europeus mais fracos e uma economia diferente.

A situação torna-se interessante em 2024, à medida que a Europa aplica tarifas novas e mais elevadas aos carros elétricos chineses. Este movimento segue o dos EUA, que quadruplicaram as tarifas de 25% para 100% e fizeram com que os carros importados não se qualificassem para o mercado.

Fabricantes chinesas querem retaliar as taxas europeias sobre os seus carros elétricos

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Na China… com energia provinda do carvão… mas que bem.
    Só ecologia.

    1. Avatar de mike
      mike

      Não é ideal, mas é mais eficiente que um a combustão.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tretas elektras.

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois, incomoda não é?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se fosse verdade não incomodava nada. O q incomoda é a mentira descarada.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah claro que não incomoda, nota-se muito, afinal quais são os posts mais comentados. Loooool

            Mas qual mentira, confesse lá ?

    2. Avatar de Anung
      Anung

      E o que é que isso tem? As alterações climáticas só existem na Europa.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não te cansas de dizer essas parvoíces?

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Queres que existam onde no Quénia ahahahhah o pessoal ainda não percebeu que isso é um problema de 1º mundo no 3º mundo ninguém tem tempo para se preocupar com alterações climáticas quando nem para comer têm

        1. Avatar de Anung
          Anung

          No meu caso pago para se preocuparem por mim.

      3. Avatar de João
        João

        Pelo menos o carro não joga fumaça na sua cara na rua. A usina fica longe e os carros estão debaixo do seu nariz.

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Tirando que a China deverá ser dos países que mais está a investir em energia renovável.
      Agora não esperes que a fábrica do Mundo deixe de usar carvão da noite para o dia…

    4. Avatar de JL
      JL

      Só a menor parte é proveniente só carvão.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mais tretas elektras.
        China é 60% a carvão, 20% a Fuel óleo, 8% gás, 2% nuclear, 4% residuos e biocombustiveis 3,5% hidro e solar+elocica 2,5%.

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, errou outra vez. Tem aqui um artigo sobre isso.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem aqui:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcra5px-3xxgBzA9RGPg
            Preto no branco.
            Estou-me pouco a borrifar para filosofias e missas elektras.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, em 2000 era capaz de ser isso, agora é bem diferente.

            Mas isso serve para quê? Quando até alimentados a carvão são melhores.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais 2000 quais carapuça. Esse mix já está bem dentro da década q está a viver.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então porque não disponibiliza o link completo ? Não lhe convém ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode não ser exactamente aquele do print mas pode apreciar aqui.
            https://www.iea.org/countries/china/energy-mix

            A tendência na geração de energia na China é sp o Carvão e o óleo Diesel são os que mais crescem e a olhos vistos.

            A cada greenwashing que fazem anunciando a inauguração de uma eólica, abrem pela surra 10x’s mais a carvão ou a óleo Diesel.
            Ao tempo que se sabe que é assim!

          6. Avatar de JL
            JL

            2021 ? não entendi…..

    5. Avatar de Grunho
      Grunho

      1 kWh proveniente do carvão são 1000 gramas de CO2. 1 kWh de petróleo são 760 gramas de CO2. 1 carro a gastar 15 kwh de carvão são 15 kwh CO2/100 kms. Com o KWh proveniente do petróleo seriam 11,4 kgs de CO2. Outro equivalente que gaste 8 lts / 100 de gasóleo são 21,2 kgs de CO2. Bottom line: mesmo com a geração de electricidade a carvão o EV é sempre mais eficiente. Claramente. Aqui os inteligentes são os chineses e os calhaus com olhos os imperialistas e europeus lacaios deles.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Que confusão @Grunho
        “1 kWh proveniente do carvão são 1000 gramas de CO2. ”
        Ok é um bocadinho mais mas ok.
        “1 carro a gastar 15 kwh de carvão são 15 kwh CO2/100 kms.”
        querias dizer 15kgs/100?Está a gastar pouco esse elektro . É um Twingo? Mas ok
        “1 kWh de petróleo são 760 gramas de CO2”
        Por acaso não é! Ultrapassa as 1000g de CO2 por kWh.
        “Outro equivalente que gaste 8 lts / 100”
        Esse diesel está a gastar muito, é um jipe?
        Se houvesse um twingo a gasóleo, gastaria o equivalente ao Luppo (2a 3 lts aos 100)
        Além disso estás a esquecer a incorporação de biocombustíveis. Tens que descontar 11% às emissões de CO2 do carro Diesel.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quanto se mete contas mais reais já não serve ?

    6. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É o pais que está a apostar nas energias renovaveis, e aumentar de forma rápida.
      Nao esquecer que a China é mais rápida a fazer algo, que os outros paises a planear.

    7. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Não sei por que reclamas. Produzem mais energia de fontes renovável que os EUA. 29% vs 21%.

    8. Avatar de jaquim
      jaquim

      Não sejas ignorante a china é quem mais está a expandir a energia renovável, quer solar quer eólica, para não falar nas enormes barragens e centrais…

  2. Avatar de pedro+barata
    pedro+barata

    E COM AS TAXAS QUE VÃO APLICAR , AS VENDAS AINDA VÃO DESCER MAIS.
    AINDA NÃO SE APERCEBERAM POR ESTE CAMINHO OS CONSUMIDORES VÃO RETRAIR

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Até 4 Julho podes comprar sem os aumentos. Deviam ter aumentado as vendas antes dos aumentos previstos mas isso não se verificou. Muito preocupante para o lado elektro.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena, já está um mês adiantado, estamos em Junho neste momento. Looool

        Muito preocupante mesmo, está mesmo preocupado então. Loooooll

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E…?significa que tem um mês para comprar paletes de elektros chinos ao preço antigo. Aproveite.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não foi isso que você disse .

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Foi pois. Agora estou-lhe a trocar por miúdos Ainda bem que já atingiu.

          3. Avatar de JL
            JL

            Aqui está o que disse:

            “Deviam ter aumentado as vendas antes dos aumentos previstos mas isso não se verificou.”

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exactamente.
            Ainda têm cerca de 15 dias para conseguirem um mês de junho espectacular nas vendas de elektros chinos na UE, já que Maio foi mais uma desilusão apesar dos saldos.

  3. Avatar de Factos
    Factos

    A China aumentou o uso de carvao em mais de 50% e planeia construir mais 20 usinas de carvao ate 2030! Mas sim eletricos tao bons….feitos por criancas de 8 anos sem salario e a trabalhar 18 horas por dia e a dormir na fabrica…n foi ninguem que contou, eu testemunhei ao vivo isto mas pronto continuem a comprar de la

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Tens que tentar melhor, estás a confundir com a China que lias sobre ela a 40 anos.
      Já existe empresas a se deslocar da China para a Índia porque começa a ser caro fabricar na China e cada vez eles têm mais controlo sobre licenças, segurança no trabalho etc… Um dos países onde a classe medida mais cresce nos últimos anos e tem dinheiro para gastar.

    2. Avatar de JL
      JL

      Qual é a diferença para os a combustão ? Não trabalham lá crianças ?

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Isso é tudo invenção dos imperialistas. Ao que chega o desespero deles. Na realidade nas indústrias da China já se paga melhor que em Portugal. O que não é difícil, os portugueses são miseravelmente pagos.

      1. Avatar de Kush
        Kush

        Olha o exemplo do pingo doce, 800 milhões de lucro e querem os empregados a ganhar o ordenado mínimo +5 euros…. Sao autênticos vampiros!

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Não gostam vão para outro.
          Mania de chorar e ficar no sofá a contar lágrimas.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            O jogo está viciado pelos capitalistas. Com a importação massiva de migrantes eles repovoaram o exército industrial de reserva, e além disso têm acordos de cartelização entre eles de maneira a manter em mínimos os salários. E quem refilar ouve aquela frase arrasadora que eles adoram: “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?” É por isso que quem consegue pisga-se desta anedota de país.

    4. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu compro onde é mais barato os europeus ficaram a dormir e a praticar preços escandalosos o aumento do preço dos carros nos últimos 20 anos é escandaloso e o ze povinho como e cala agora que há opção mais barata os europeus ou baixam ou não vendem e acabou a conversa

      1. Avatar de Factos
        Factos

        E nao te importas com a origem das coisas mesmo que seja mais barata? Es escumalha

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Eu orgulho-me do meu carro ter sido fabricado em Espanha, e contribuir para o PIB europeu… se há quem se orgulhe… enfim

  4. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    A resposta da china ao aumento das tarifas de importação na EU:
    https://www.reuters.com/markets/commodities/chinas-dumping-probe-another-test-resilience-spains-pig-farmers-2024-06-20/
    Isto mostra como a China está bem consciente que os pratos da balança têm andado desequilibrados desde da pandemia com favor para o lado deles.

  5. Avatar de TdSR
    TdSR

    Finalmente o consumidor final abriu os olhos. Já ninguém quer elétricos. A fantochada acabou.

    1. Avatar de JL
      JL

      Finalmente…. LOOOL