Vendas da Tesla voltam a cair no trimestre e a culpa continua a ser de Elon Musk

19 Comentários

As vendas da Tesla continuam a cair numa espiral que muitos não esperavam. Os dados mais recentes mostram que entregas de veículos elétricos caíram em quase 60.000. Estes números não são o que seria esperado há alguns meses, mas a culpa todos sabem de quem é. O dedo está ainda apontado a Elon Musk.

Tesla vendas carros elétricos Elon Musk

As vendas da Tesla voltam a cair

Tesla revelou agora que entregou 384.122 unidades dos seus carros elétricos no período de abril a junho. Estes valores representam uma queda muito significativa de 14% face ao período homólogo de 2024. É também o segundo trimestre consecutivo em que as vendas caem face ao ano anterior.

Segundo os dados apresentados, a empresa produziu 410.244 veículos no segundo trimestre deste ano. Este é um número muito próximo dos 410.831 carros produzidos no mesmo período do ano passado. No entanto, a empresa entregou mais carros elétricos (443.956) do que os que produziu no segundo trimestre de 2024.

Desta vez, o número de entregas de veículos no segundo trimestre de 2025 caiu quase 60.000 em relação ao período homólogo. A tendência de queda já se verifica há algum tempo, com a empresa a ter registado uma queda nas entregas anuais pela primeira vez em 2024. No primeiro trimestre de 2025, a Tesla registou 336.681 entregas, uma queda de 13% em relação ao mesmo período de três meses de 2024.

Produção Entregas
Model 3/Y 396.835 373.728
Outros Modelos 13.409 10.394
Total 410.244 384.122

A culpa continua a ser de Elon Musk

Vários relatórios nos últimos meses mostraram que as vendas da Tesla caíram em vários mercados. São muitos os fatores que contribuíram para este declínio das vendas da Tesla. Por um lado, a empresa enfrenta uma concorrência mais feroz, especialmente de fabricantes chineses que lançam modelos mais baratos.

E depois há o fator Elon Musk. Grande parte do sucesso da Tesla está ligado à personalidade pública do seu CEO. Mas há uma reação significativa contra Musk nos últimos anos, especialmente após ter tornado um importante financiador e conselheiro do presidente Donald Trump. Após a tomada de posse de Trump, Musk tornou-se chefe do programa de Eficiência Governamental do Departamento de Governo. Abandonou formalmente este cargo no governo em maio.

Nas últimas semanas, Elon Musk tornou-se um crítico do projeto de lei sobre impostos e despesas da administração Trump. A proposta foi aprovada pelo Senado esta semana. O projeto inclui disposições que podem prejudicar os negócios de Elon Musk, como a remoção de incentivos para a compra de carros elétricos. A última informação dá até conta de que Donald Trump pondera deportar Elon Musk.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Titulo – A culpa continua a ser de Elon Musk
    Parágrafo – São muitos os fatores que contribuíram para este declínio das vendas da Tesla. Por um lado, a empresa enfrenta uma concorrência mais feroz, especialmente de fabricantes chineses que lançam modelos mais baratos.

    ???????????????????????????????????????????????????

    1. Avatar de Vítor M.

      Não conseguiste ler mais? Tem mais texto jovem!

      E depois há o fator Elon Musk. Grande parte do sucesso da Tesla está ligado à personalidade pública do seu CEO. Mas há uma reação significativa contra Musk nos últimos anos, especialmente após ter tornado um importante financiador e conselheiro do presidente Donald Trump. Após a tomada de posse de Trump, Musk tornou-se chefe do programa de Eficiência Governamental do Departamento de Governo. Abandonou formalmente este cargo no governo em maio.

      Se a Marca é “one man show”… ele conseguiu enterrar a marca, as vendas e o hype que tanta força dava à empresa.

      !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        “Vendas da Tesla voltam a cair no trimestre e a culpa continua a ser de Elon Musk e da concorrência” – Não é um titulo mais completo? Qual é a necessidade Vítor, de fazer estes títulos sensacionalistas explica-me…

        1. Avatar de Vítor M.

          O teu título está errado. A culpa é só de Musk, pois entrou numa guerra descontrolada contra o Presidente dos Estados Unidos. Não metas a concorrência ao barulho numa das mais catastróficas decisões do CEO da Tesla. Não branqueies o assunto, isso é desonesto 😉

          PS: o artigo não é meu, mas não vejo qualquer tipo de sensacionalismo no título, apenas a verdade.

          É curioso,q ue, desde há 3 anos a esta parte, com já dezenas de carros ensaiados por mim, com um aprofundar do mercado automóvel, não me lembro de ver a marca Tesla tão banalizada. Já não traz aquele wow, já ninguém quer saber. Passa despercebido.

          Indo mais para interior de território (onde estive mais 3 dias), então a marca quase que desaparece por completo.

          No final de abril estive na China, 4 dias em Xangai, e Tesla lá nem é nada de presente, não é um carro que os chineses gostem particularmente. E tem uma unidade grande nessa cidade de 27 milhões de habitantes.

          1. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Vítor eu percebo o teu lado mas “São muitos os fatores que contribuíram para este declínio das vendas da Tesla” Literalmente está a dizer que foram vários fatores!

            Eu concordo contigo em que o Musk também foi um desses fatores mas, no artigo diz que foram vários fatores e tu estás a dizer “A culpa é só do Musk”, alguma coisa não está a bater certo… Afinal o artigo está mal ou és tu que és tendencioso???

            Desonesto na minha opinião é pegares num artigo e colocares um titulo tendencioso e incompleto… Agora o artigo diz que foram vários fatores, tu dizes que foi só o Musk, tens que ser coerente Vitor….

          2. Avatar de Vítor M.

            Só? Onde diz só? É que leste o que quiseste. Lá diz o seguinte: Vendas da Tesla voltam a cair no trimestre e a culpa continua a ser de Elon Musk.

            Ora, se pensarmos no que está escrito, no passado recente, e fundirmos com o título, percebemos duas coisas, uma é que Musk foi quem iniciou uma revolta contra a marca e arrastou-a literalmente para a Lama nos EUA, com contágio direto na Europa. Musk foi quem liderou as negociações com o governo Chinês que hoje “impede” de forma esperta a preferência pelos carros americanos (lá está aquela questão da concorrência) 😉 logo, só nestes dois pontos Musk já é o legítimo herdeiro da culpa.

            Mas há mais. Musk, na Europa, mais concretamente na Europa, tentou influenciar as eleições e as intenções de voto dos alemães, ora isso também teve ondas de choque nos países em volta da Alemanha e levou a um boicote “mais ou menos subconsciente” no mercado germânico. Aqui, desculpa, está taxativo de quem é a culpa. O produtp tóxico, como já foi apelidado pelos jornais americanos.

            Se és tendencioso? Sim. Distraído? Sim, que estás colado a um discurso evangelizador? Sim. Que não estás devidamente munido de informação? Sim. Isso, além de te deixar sem assunto “palpável” para criticares, ainda expõe a falta de informação sobre a raiz do problema.

            Não culpes os outros pela tua falta de conhecimento.

          3. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Isso é verdade. Nunca se viu tanto Tesla como TVDE. Não admira ao preço que estão na Europa com a malta a querer despachar os carros para livrar-se da marca. E sim, tecnologicamente foram largamente ultrapassados pelos modelos chineses. Já para não falar da qualidade do interior de um BYD, por exemplo, face a um Tesla. É confrangedor.

          4. Avatar de Vítor M.

            A BYD não é só melhor no interior que um Tesla. Sobretudo são melhores nas baterias. Mas, os Tesla são melhores no software (tecnologia de condução assistida), nos consumos e no hype. E é nesse aspeto do consumo, que alguns TVDE (e outras plataformas), apostam nos Tesla. Mas, é verdade que os BYD ATTO levam vantagem. Apesar de haver muitos Dacia Sandero.

    2. Avatar de Fernando P
      Fernando P

      Penso que a maior concorrência está a vir das marcas “tradicionais”.

  2. Avatar de Joni3
    Joni3

    À espera do model 3 a 30K

    1. Avatar de Gomis
      Gomis

      Era nisso que estava a pensar. Era capaz de comprar 1 ou 2.

    2. Avatar de Nice
      Nice

      Espera deitado…

    3. Avatar de Dias
      Dias

      o Model 3 Long Range chegou a custar €58.600,agora está a €41.900…

  3. Avatar de Rambo
    Rambo

    Tanta publicidade anti Tesla e nada de borlas! Vida…

    1. Avatar de Darth
      Darth

      São factos, não publicidade. Gostares out não, não interessa. Nunca percebi o fascínio que vocês tem por bilionários

  4. Avatar de Vítor M.

    Tens de ligar os fios, jovem. Não fui eu que escrevi.

    E não, a concorrência funciona transversalmente ao mercado, e a Tesla tem, até, melhores condições de mercado que outros concorrentes, como a BYD, que está bem mais forte e vai facilmente suplantar a Tesla nos mais variados mercados. Aliás, até nos EUA, dada a guerra entre Elon Musk e Trump (culpa do descontrolado Musk) a marca de elétricos está a passar um mau bocado.

    Portanto, escusas de fazer birra com o título, ele está correto, como temos visto, aliás, Trump ameaçou já, numa declaração velada, deportar Musk, que continua a achar que é o maior. Um egocêntrico que está a matar a marca.

  5. Avatar de FunBeach
    FunBeach

    Pensei que o tombo era maior, o Y continua a liderar em alguns mercados, mas não acredito que recupere, as fabricas já estão a meio gás.

  6. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    O JL já foi pôr 5 velinhas em Fátima.