Vendas da Tesla afundam na Europa e em Portugal seguem o mesmo caminho

85 Comentários

Mesmo na Europa a Tesla tem uma posição forte e é uma das principais fabricantes neste mercado. Com crescimentos importantes, tem conseguido dominar as vendas em muitos países. Os dados mais recentes revelam um movimento contrário, com as vendas da Tesla a afundarem na Europa e a seguirem o mesmo caminho em Portugal. Culpa será de Elon Musk?

Tesla vendas Europa Elon Musk

Vendas da Tesla afundam na Europa

As vendas da Tesla estão a cair a pique na Europa, com base nos primeiros números de vendas de janeiro de 2025. Muitos estão a associar isto à insatisfação com a intromissão do CEO Elon Musk na política europeia. Embora, sem dúvida, haja algo disto a acontecer, este pode não ser o único fator.

Vários países europeus divulgam mensalmente números de vendas de automóveis e a conclusão desde novo cenário da Tesla acaba por ser óbvio. Ao comparar o desempenho da Tesla com o período homólogo, o construtor automóvel americano caiu em todos os mercados e entregou cerca de metade dos veículos do ano passado.

País Jan-25 Jan-24 % A/A
Alemanha 1.277 3.150 -59,5%
Reino Unido 1.293 1.581 -18.2%
França 1.141 3.118 -63,4%
Países Baixos 926 1.610 -42,5%
Noruega 663 1.109 -40,2%
Espanha 269 1.094 -75,4%
Suécia 394 730 -46,0%
Dinamarca 451 763 -40,9%
Portugal 380 551 -31,0%
Total 6,794 13.706 -50,4%

Portugal e mais países seguem esse caminho

A ideia generalizada em todos os países é que este declínio acentuado está associado a um declínio semelhante na aprovação do CEO da Tesla, Elon Musk, nesses mesmos mercados. São sondagens que mostram que a reputação de Musk está a cair a pique em muitos destes mercados após a sua intromissão na política, e o efeito está a afetar a Tesla.

Embora a reputação de Elon Musk esteja, sem dúvida, a afetar as vendas da Tesla, não é o único fator em jogo aqui. O primeiro trimestre é sempre mais difícil para a Tesla, uma vez que trabalha para liquidar o seu stock no quarto trimestre para impulsionar o seu desempenho financeiro no final do ano. A Tesla acaba por ter muito pouco stock para trabalhar no primeiro trimestre de cada ano.

No entanto, isto também se verificou no primeiro trimestre de 2023, algo que pode ser comparado com os números atuais. O outro fator significativo é o novo Model Y, recentemente revelado. A Tesla faz atualmente a transição do seu veículo mais vendido para o novo design, o que afeta a produção e o stock.

Model Y Juniper deverá durar 20 anos! Os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A culpa não é do Elton Musk mas sim da concorrência, há alguns anos não existia marcas a fazer carros eléctricos hoje em dia todas as marcas tem vários modelos.

    Já para não falar dos chineses que entraram em força, como previa a BYD em Janeiro já vendeu mais carros que a Tesla em Portugal.

    1. Avatar de Lúcio
      Lúcio

      Cá se fazem, cá se pagam. Aqueles que rompem também ficam sujeitos a serem rompidos.

    2. Avatar de Port
      Port

      Já está tudo cheio de TVDE.
      Não há mais vagas.
      É normal que as vendas desçam.

    1. Avatar de Pirata
      Pirata

      Elton é bem melhor 😀

  2. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Antes de sair o novo iPhone, o que é que acontece às vendas do atual modelo? Aqui o caso é o mesmo… Mais vale esperar 2 ou 3 meses e comprar o novo modelo, do que comprar já o atual e ficar “desatualizado” e logo com uma desvalorização inicial maior. Outro fator que poderá também estar a ajudar ao “afundar” das vendas na Europa, a nível de pessoa singular, é a falta de poder de compra… Já disse e volto a dizer, em termos percentuais os carros subiram de preço a uma proporção desproporcional face à subida dos ordenados.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Ainda esta semana estava a ouvir na rádio Observador ao que parece autocolantes com a frase a dizer” Comprei este Tesla antes do Elon se tornar um parvo” está a aumentar.

      PS a frase poderá não ser exatamente esta mais a ideia é a mesma

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Se alguém se dá ao trabalho de colar isso num Tesla, só pode ser tão parvo como o Musk.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Mesmo, como se ele tivesse mudado LOLOL
          As pessoas não mudam… apuram.

      2. Avatar de Zerto
        Zerto

        Mas alguma vez ele não foi parvo? As pessoas é que seguem a manada e não pensam pela sua cabeça depois ficam admiradas…

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Não admira, já começam a sentir-se os efeitos do boicote ao mentecapto.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Consegues depreender através dos números que é isso que se passa?

      Eu não consigo, antigamente só existia uma marca de rebuçados era normal ela ter a venda completa do mercado mas hoje são dezenas e dezenas ou centenas de modelos (rebuçados) de várias marcas.

      Se assim fosse não era a marca no topo de vendas de eléctricos por exemplo em Portugal juntamente com a BYD os 2 ocupam os 2 primeiros lugares de vendas em Janeiro de 2025 segundo a ACAP.

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Nada haver. O que acontece é que já há concorrência boa e mais barata que supera a Tesla em vários pontos.

      1. Avatar de rui
        rui

        Isso não existe, existe sim propostas mais em conta que podem ir de encontro as necessidades da população, nos segmentos da Tesla não tens nenhuma opção objeticamente melhor, tens no maximo umas opções chinesas que fazem concorencia nalgumas coisas mas todas perdas em autonomia e consumo.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Diz-me lá uma por favor.

    3. Avatar de Anung
      Anung

      VW, Audi, etc….
      Também foi boicote?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Simplesmente deixaram de interessar. As pessoas fartaram-se de enfiar barretes caríssimos.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Uns deixam de interessar, outros é boicote…
          O comunismo apodreceu-te o cerebro.

    4. Avatar de John
      John

      Mentecapto??? Genio.. veja o que esta a fazer aqui nos Estados Unidos no DOGE cortando despesas superfluas do Estado Federal. Genio ansoluto.

  4. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Vai falir, é desta, vai falir , é hoje já!
    Á medida que o novo departamento do Musk vai desenterrando para onde vai o dinheiro dos contribuintes dos USA em coisas ridículas e para comprar os média, mais os ataques cerram na pessoa do mesmo.
    Pena vocês darem cobertura dos disparates que têm sido descobertos, como vocês fizeram com os twitter files. Nomeadamente com milhares de jornalistas a soldo do governo Biden. Fora milhares de milhões para ONG que não se percebem o que fazem. Não admira os média serem hoje aquilo que são, dependentes do Estado para viver. Um departamento de eficiência no Governo Português iria desenterrar tantos milhões de euros perdidos ao lixo ou pior, para redes criminosas e corrupção, que este caso Português ao pé dos dos USA seria uma formiga ao pé do elefante . Quando maior a carga fiscal em cima de um povo de índice de pobreza elevado, mais as pessoas deviam desconfiar. Não admira que haja já muita gente a querer sistemas de AI a gerir partes governamentais, já que a gestão humana é atípica de grandes desvios comportamentais.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      “” Pena vocês Não darem cobertura “”

    2. Avatar de Max
      Max

      Se não fossem os órgãos de comunicação social ninguém sabia dos desmandos de Musk/Trump. Por exemplo sobre o fim da USAid:
      “Estamos a falar de inúmeras pessoas refugiadas e outras deslocadas, crianças ameaçadas pela malária e pessoas que necessitam de tratamento para o VIH e a tuberculose, cujos cuidados correm o risco de ser interrompidos“, afirmou Avril Benoît, diretora-executiva da filial dos EUA dos Médicos Sem Fronteiras.
      “Com este ataque sem precedentes à assistência internacional, Trump e Musk colocam milhões de vidas em risco, comprometendo a liderança histórica dos EUA na resposta a crises sanitárias globais.”

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Tu seguiste o dinheiro para o ver chegar ao destino? Destino, mesmo destino?
        Acho bem que desmantelem fraudes e mentiras.
        Vivemos num mundo que cada vez é mais fácil e cómodo aceitar mentiras do que confrontar a realidade, porque dá muito trabalho.
        O dinheiro é dos Contribuintes dos USA e penso que os mesmos votaram no trump mesmo precisamente para acabar com algumas destas mentiras.
        Outra delas foi esta : ”
        According to the Columbia Journalism Review, USAID supported 6,200 journalists, 707 news outlets and 279 media sector civil society organizations in 30 different countries. ”

        +mais 443.998.00 dólares para o jornal ” Politico ”

        +Depois mas estas tristezas marxistas:
        https://x.com/ImMeme0/status/1887169069352157231

        +Financiamento do terrorismo:

        https://x.com/EndWokeness/status/1887160251734192495

        +ou como a Unrwa na faixa de gaza, cada vez mais provado o seu envolvimento directo com o Hamas. Portanto meu grande amigo, não é da competência dos USA salvar o mundo, quando essa mesma ajuda, a maior parte não chega ao destino. Imaginem virar estes tapetes em Portugal DO NOSSO orçamento, o que seria, JASUS!

        1. Avatar de Max
          Max

          Pois sim, abelha. A questão é que nos EUA havia um amplo consenso bi-partidário sobre os seus programas. No seguimento do que vinha a exigir a extrema-direita, Musk passou a considerar, na sua rede social X, a USAid como a incarnação do “mal”, uma “organização criminosa”, “marxista” e uma “op(eração) de psy(cológica) política de esquerda radical”. Ainda por cima a USAid, que durante anos era associada à CIA.
          Há quem diga que a China esfrega as mãos de contente, porque o fecho da USAid vai corresponder a uma forte perda de influência dos EUA no mundo e encomendou isso a Musk.
          Mas Musk interferiu em muito mais agências. “É Elon Musk quem agora está a administrar os Estados Unidos, não Donald Trump”. Vamos ver como termina.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Não estou habituado a ver da tua pessoa o Whataboutism que acabaste de escrever. Tu vais gastar a palavra extrema-direita aqui deste site 🙂
            Vai terminar com a economia DELES fortalecida, as always.
            O resto do mundo que se cuide, a fase da adolescência já passou. Se o resto do mundo não quer a china como novo pai, só tem é de fazer por isso. Aqui em Portugal é mais fixe, a china pode cortar remotamente todo o fornecimento elétrico de toda gente. Quem diria.

          2. Avatar de Max
            Max

            Não estou habituado a ver da tua pessoa, na qualidade de engenheiro eletrotécnico, a dizer que “a China pode cortar remotamente todo o fornecimento elétrico de toda gente”.
            E sim, a extrema-direita existe e Musk é um dos seus principais expoentes.

          3. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Foi uma figura de estilo ( ou não). A EDP está nas mãos da china. têm no poder a gestão da rede . Fazem o que querem, no sentido se forem hosteis , conflito , guerras, etc. Quem defende que bens essenciais como a energia não deveria estar fora de gestão nacional, não está errado de todo. Também gosto de agronomia. E agora a minha nova paixão de 3 anos, IA. Também tu.

          4. Avatar de Max
            Max

            Costa explicou isso muito honestamente:
            – A troika impôs a venda de empresas públicas
            – Mas quando a REN e a EDP foram postas à venda – as empresas europeias não apareceram para comprar, apareceu a China.
            – A troika queria que fossem oferecidas?Ora f***-se.
            Agora Trump fala do controlo da China do Canal do Panamá. Sabe muito bem que não existe. O quer, mas não pode, é falar no porto que a China construiu no Panamá (fora do canal). Para isso tinha que dizer que os EUA não se ofereceram para o que construir. O que quer é que o Panamá e outros países da América Latina diminuam a influência da China na região. É claro que eles dizem o mesmo que disse o Costa sobre a REN e a EDP.
            E eu percebo bem como os tentáculos da China se estendem e o que representam, mas para contrariar não é com Musk a acabar com a USAid. É o que dá por mokados da extrema-direita a governar.

          5. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Sim, tens razão quanto á questão da troika . O homem responsável por a ter provocado continua por ai á solta, a dar entrevistas. Estipula-se que o desastre e regabofe foi na casa das centenas de milhões de euros. Bem, se os americanos vissem isso, desmaiavam. Não acredito que o Musk acabe de vez com o programa USAid. Mas que vai ser passado a pente fino, isso vai, e bem. O homem é tanto de cepa direita como tu és lol 🙂 Ainda vais gostar dele daqui a uns anos, vais ver heheh

    3. Avatar de João
      João

      Oh técnico da MEO, o que tu vais buscar só para lamber as botas ao elinho.
      Já toda a gente percebeu o fascínio que tens por um homem. Ficas encandeado

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Alguém na PPware está chateado comigo, não me deixam responder-te. São maus comigo. Eu tenho uma tatu do elinho no braco, diz : ” elinho, angola 1962 “

        1. Avatar de Vítor M.

          Alô. Não, não tem aqui nada “pendurado”. O que falta?

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Nada mestre Vitor, resolvido. Para quando um artigo da opensource AI Francesa – mistral small 2501 que roda em pcs “” pobrezinhos “” ?

    4. Avatar de SilvaEs
      SilvaEs

      E entretanto têm também acesso a dados de pessoas particulares. Algo que ninguém refere nas notícias. Que farias tu se acedessem aos teus dados?
      E sem a supervisão do Congresso..

  5. Avatar de JL
    JL

    Em Março voltam a subir. Loool

    1. Avatar de toder
      toder

      vim aos comentarios exatamente para ver se o JL ca estava 😀

      1. Avatar de JL
        JL

        É sempre bom ter quem se preocupe connosco.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sem padre não há missa…

        1. Avatar de JL
          JL

          Ainda bem que já chegaram.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Basta ler os comentários acima deste para ver quem foi o ÚNICO a dar missa LOL

          2. Avatar de JL
            JL

            Foi quem se preocupa com os outros.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Nem sei do que falas e sinceramente nem quero saber 🙂
            Vá, ignora isto e segue o dia… tu és capaz.

          4. Avatar de JL
            JL

            Se não quer saber não entendo porque veio com missas, deve ser o padre que ficou incomodado.

    2. Avatar de nameblomcc
      nameblomcc

      Ainda vais a tempo de vender o Tesla. Só perdes 75% do valor inicial. XD

      1. Avatar de JL
        JL

        Compro 2 com essa desvalorização e até 5 anos.

  6. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Quem quer comprar carros tristonhos cujo design até mete medo ?

  7. Avatar de Palavra do Senhor
    Palavra do Senhor

    Gostava de saber quem é que toma a decisão de compra com base em “estou a dar dinheiro ao Elon Musk”.
    99% das pessoas (quiçá mais ainda) toma a decisão com base em valor do produto que vai adquirir. Todos querem o melhor ao preço mais barato. Vamos deixar-nos de moralismos sobre a posição do Elon na política. É por eu e mais uns quantos deixarmos de comprar que isso o vai fazer menos influente ou menos rico? Não sejamos naives ao ponto de acreeditar nisso. Pelo menos eu não acredito nisso.

    Penso que os factores que levam a este decrescimo são:
    – lançamento do novo model Y: quem quer um Y vai esperar até descontinuarem o antigo e só o novo estar activo para encomenda.
    – concorrência: há muito veículo eléctrico à venda. Melhor ou pior há muita oferta e nem toda a gente quer gastar 50k ou mais para ter um carro.
    – Janeiro é por norma um mês em que o consumo abranda por causa dos excessos no consumismo no mês de Dezembro.

    Fazer análise ao mês nestes mercados não me faz sentido. Que se olha no mínimo ao trimestre…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Achar que a imagem do Elon Musk não afeta as vendas é pura estupidez. O gajo não sabe estar calado, mete-se em polémicas idiotas e afasta clientes que não querem ser associados às suas palhaçadas. Com a concorrência a crescer, quem é que quer dar dinheiro a um tipo que mais parece um troll do Twitter? A Tesla tem bons carros, mas o maior problema da marca é ter um idiota egocêntrico a liderá-la.

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Lamento, mas poucos são aqueles que compram um Tesla a pensar nisso. No entanto, o facto de sair a notícia de que 1 em cada 4 tesla model 3 chumbam na primeira inspecção na dinamarca (se não estou em erro) ou a posição do mesmo Tesla nas estatísticas dos electricos mais problemáticos na Alemanha não vem ajudar, certamente. Aliado a isso, quem quer um electrico só porque sim provavelmente opta por um MG ou um BYD, são mais baratos, dizem as más línguas que o BYD tem melhores materiais, o software é que fica aquém.

    2. Avatar de rui
      rui

      Tecnicamente aqui a comparação é com o periodo homologo do ano passado, mas não deixa de ser valido o que foi dito, para alem disso o novo Y só está disponivel na versão mais cara, um extra de 33% vs a base ou cerca de 15k mais.
      Ao contrario de outras marcas a Tesla vende muito modelo base, pois é uma optima proposta com nivel de equipamento completo…
      Acredito que o Dolphin e Atto 3 da BYD roubem algumas vendas, pois são muito mais baratos.

      1. Avatar de Palavra do Senhor
        Palavra do Senhor

        Até 30 de Novembro de 2024 houve opção de compra do model Y com 0% de juros. Se a mesma campanha não for feita em Novembro deste ano, vão voltar a ver os números a descer. Tudo relacionado com valor.

        Agora sejam lá sinceros (e não é comigo, sejam sinceros convosco): se o tesla custar menos 5k ou 10k do que a concorrência e precisarem de trocar de carro, não o vão comprar mesmo sendo o dono da Tesla um “idiota”, “chanfrado” e tudo o mais?

        E mesmo considerando um Tesla e um BYD com o mesmo valor…se quiserem vender o carro passado 4 anos, qual deles vai dar melhor retorno?

        Digo novamente: não sejam falsos moralistas. Não digam “ai os meus valores acima de tudo” quando todos sabemos que isso não é verdade. Não é.

        Money talks…

  8. Avatar de Rick
    Rick

    Nunca irei comprar um carro de uma empresa governada por um idiota

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      Então vais ter de andar de transportes publicos 😀

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Fazes bem, o musk também não quer os idiotas andem nos seus carros.

  9. Avatar de Tiriri
    Tiriri

    Porque Portugal é na América….

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Nada tem a ver com o Musk. Tem a ver com conjectura economica, com a concorrencia e no Y sobretudo porque toda a gente esteve à espera da nova versao. Diria que essa percentagem diz respeito a queda abrupta nas vendas do Y devido a essa espera

  11. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    Já andamos a dizer isso há meses mas o pessoal não acredita…

    As vendas de elétricos estão a cair a pique e nem a Tesla se safa.

    O consumidor abriu os olhos e já não via na cantiga dos governantes. O carro elétrico não é solução para grande maioria das pessoas.

    Muitos já voltaram para combustão/híbridos e estão felizes.

    1. Avatar de JL
      JL

      Tanto não estão que o mês passado aumentou 30%.

      Quantos voltaram ? Se 1% são muitos, então não sei o que será poucos.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Mas Europa acredito que venham a aumentar mas é certo que no mandato do Trump nos EUA vão baixar uma vez que ele retirou os apoios aos elétricos nos EUA

  12. Avatar de Guelindão
    Guelindão

    Espero que desvalorizem muito, assim compro um baratinho dado de graça

  13. Avatar de Pois, Pois
    Pois, Pois

    Não me parece que a “queda” da Tesla se relacione com a procura do mercado por veículos 100% eléctricos, já que de acordo com a ACAP a variação homóloga 2024-2025 para o mês de Janeiro teve um AUMENTO de 30.4% nas matrículas dos veículos ligeiros de passageiros…

  14. Avatar de João
    João

    O ultracrepidário eletrificado vira já falar acerca deste drama!

  15. Avatar de I'm
    I’m

    Não digo que quem anda a mandar bocas completamente irresponsáveis tenha depois consequências, mas a verdade é que o novo Y já se pode ver, mas só sai em março para a estrada, quem não sabe que estas coisas têm impacto, mais vale e apanhar gambuzinos.

    1. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      Muito provavelmente terá, até porque a taxa anual de vendas do Y em 2024 correspondeu a 30% do total das vendas da Tesla (em Portugal)… se a média se mantiver e não tiver vendido nenhum Y estará justificada a “queda”…

  16. Avatar de pixel
    pixel

    Há 76 milhões de americanos potenciais compradores de teslas. Na Europa cada vez mais há potenciais compradores. E no resto do mundo não sei não. Mas devem de ser muitos mais.

    1. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Esses 76 milhões de americanos não devem comprar todos já que com o corte do Trump nos apoios dos elétricos certamente muitos não vão comprar

  17. Avatar de Pirata
    Pirata

    Carros caros, de qualidade abaixo da média. Valem pela rede tesla que mais cedo ou mais tarde terá que ser aberta a todos (como já acontece em bastantes países).
    Perderam a oportunidade de serem lideres com as palermices da cybertruck (que é invendável num mercado automóvel gigante como a Europa) e com o FSD que era suposto ter chegado há uns valentes anos.

    1. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      +1…
      convenientemente o FSD quase deixou de se falar há mais de um ano, muitas promessas poucas concretizações…

  18. Avatar de SilvaEs
    SilvaEs

    Sempre chegaria este momento. Pior: não tem um modelo de baixa gama na Europa. E por mais “refresh” que faça, estamos a olhar a modelos que pouco mudaram desde que sairam. Pior: a missão original perdeu-se algures no caminho. E os americanos querem vender os monstros que produzem cá? Não temos estradas para tal.

  19. Avatar de SilvaEs
    SilvaEs

    E entretanto um juiz federal proibiu o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos de partilhar dados do sistema de pagamentos com terceiros, numa decisão que representa um revés para os planos de Elon Musk de reduzir os gastos do Governo.
    A ordem foi emitida após declarações do multimilionário que indicou que a sua equipa no Departamento de Eficiência Governamental (Doge) estava “a encerrar rapidamente” determinadas remessas do Tesouro, revela o ‘Financial Times’.
    A juíza Colleen Kollar-Kotelly determinou a medida preventiva depois de ter sido revelado que a equipa de Musk aparentemente obteve acesso ao sistema responsável pela distribuição de biliões de dólares em pagamento.
    A ação judicial foi movida por representantes de funcionários do governo e aposentados, que alegam que a partilha de dados viola proteções de privacidade garantidas pelas leis federais.
    O governo dos EUA afirmou ao tribunal que apenas dois membros do Doge, Tom Krause, presidente-executivo do grupo Cloud Software, e o programador Marko Elez, de 25 anos, tinham acesso ao sistema. No entanto, Kollar-Kotelly ordenou que não fosse partilhada qualquer informação fora do Tesouro enquanto avalia uma decisão definitiva. Com isso, o próprio Musk fica impedido de aceder aos dados.
    Enquanto isso, o Doge continua a ser alvo de várias ações judiciais. A entidade, que já se teria infiltrado em redes de agências como a USAID, o Departamento de Saúde e o Departamento de Transportes, enfrenta agora novos desafios legais.

  20. Avatar de Mus
    Mus

    Tendo em conta que o proprietário da Tesla, Elon Musk, é um nazi, apoiante de outros nazis, até acho que as vendas ainda estão demasiado altas.

  21. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…Espanha 269 1.094 -75,4%…”
    O taxista de Sevilha, herói do nosso Engº António, a esta hora ainda deve estar a engolir o sapo.

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Chorem mais, daqui a uns meses serão a dar a notícia ao contrário por conta do lançamento do novo modelo.

  23. Avatar de E o resto é história
    E o resto é história

    Continua a ser a marca que mais BEV vendeu em 2024 e Janeiro de 2025…
    https://www.uve.pt/page/vendas-ve-12-2024/

    Mercado de Veículos Eléctricos (BEV) com crescimento em Janeiro de 2025 .
    https://www.acap.pt/pt/noticia/1146/mercado-de-veiculos-electricos-(bev)-com-crescimento-em-janeiro-de-2025

    Claramente 2024 foi um ano de decréscimo, mas global…. 2025 por outro lado já está a ser completamente diferente. Observando os veículos eléctricos em Janeiro de 2025, registou-se um aumento de 30,9 por cento em comparação com o mesmo mês de 2024.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Só uma pequena correcção. Em PT, a BYD vendeu mais que a Tesla em JAN de 2025.

      Já ouviste falar na Lufada?
      https://pplware.sitedev.pt/motores/byd-seal-u-ev-o-suv-eletrico-pensado-para-as-familias/comment-page-1/#comment-3596736
      No dia que postei isto só tinham uma página no facebook e um contacto móvel (hoje já tem um site e já não encontro a página no face. )
      Assim do nada 40k€x500 carros=20 milhões de €. Quem são?
      No mínimo suspeito

      Andava agora à procura disto e aparece-me outra que no mês anterior pelo que vi, comprou 40 carros iguais a estes e chama-se “TVDE Drivrs”. É da Amadora..

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso foi no ano passado, tanto que este ano só aparecem 405 em janeiro.

      2. Avatar de JL
        JL

        Têm site e têm Facebook, ficam na Amadora, lá anda você a apanhar gambozinos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A Lufada é no Cacém!!!! 500 carros de rajada 20 milhões de euros, em Janeiro!!!!!!!!!!!!
          Notícia no dia a seguir ao meu post:
          https://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-byd-500-carros-lufada-tvde/
          ________

          Vc é que parece que anda aos gambuzinos.
          A empresa da Amadora é a “TVDE Drivrs”, como eu tinha dito.
          E parece uma empresa montada à pressa (nem DRIVERS escreveram bem, tal a pressa) para algum esquema de venda ou leasing de elétricos da BYD. O facto de não terem um site oficial e só estarem no Facebook e WhatsApp também dá a ideia de que não investiram muito em estrutura.
          Na volta são chineses por trás dessas empresas para alavancarem as vendas da BYD à custa do dinheiro dos contribuintes europeus ( a Lufada tb começou assim, página no face e telemóvel do testa de ferro. Eu vi qd fiz alusão a isso no outro tópico).
          Infelizmente, casos assim não deverão ser raros e o governo a ver a banda a passar. É do tipo, desde que seja elektro deixa andar que assim damos ideia que estamos a cumprir a agenda melhor que os outros!!!
          Tristeza…

          1. Avatar de JL
            JL

            Lufada é na Amadora.

            https://lufadatvde.pt/

            Claro, isso só é problema porque usa eléctricos, se fosse a combustão estava tudo certo.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não devem é ter poiso certo.
            Naquele dia do fcebook que já foi apagado estava lá Cacém.
            Hoje é Amadora OK, juntaram-se aos outros que nem drivers sabem escrever.
            Entre o K100 e a Amadora, venha o diabo e escolha!!!!!

        2. Avatar de JL
          JL

          Sim sim, uma empresa que gere pelo menos 500 carros muda de instalações todos os dias.

          Claro, empresa de eléctricos tem de ter mais condições e ser mais certinha.

  24. Avatar de E o resto é história
    E o resto é história

    O pessoal andava à espera do novo Model Y !!!

  25. Avatar de Jakim Manel
    Jakim Manel

    Vou buscar o pacote vazio das batatas fritas e metê-lo na cabeça que nunca se sabe, estão aí explanadas umas teorias daquela rapaz que tem nome de desodorizante, medo.

  26. Avatar de jaquim
    jaquim

    Pois eu do mosca nazi, não leva 1 cêntimo. Que as marcas europeias se apresem pois quero comprar 1, mas nada de chinoquices nem mosquices

  27. Avatar de Zerto
    Zerto

    Coisa simples, a byd entrou em força o povinho criticava que era chinês e não comprava, mas depois um dia o EM descobriu que as bateria fabricadas pela byd eram 10x melhores que as da tesla e então começou a usar as baterias da byd para equipar os tesla, as pessoas abriram os olhos e perceberam que afinal a tesla não é tanto como dizem e que afinal a byd já fazia carros elétricos quando a tesla ainda era um projecto. Depois temos o problema principal que é o preço dos carros e o custos a que vai chegar a energia. Só quem não lê os relatórios da produção de energia eléctrica é que não percebe que primeiro a energia eléctrica tem aumentado os custos de produção em larga escala, segundo se 63% dos carros do mundo passaram a elétricos das duas uma ou temos energia em casa ou carregamos carros. Terceiro as redes de energia estão obsoletas e para permitir mais potência é necessário muito investimento e isso traduz em aumentar o custo da energia para colmatar os investimentos. Depois temos a velha história de que um carro elétrico dura 20 anos mas ainda não conseguiram passar a média dos 3,6 anos de vida média de um elétrico seja por avaria ou acidente com perda total. Esta é a realidade. Além disso no momento em que tivermos uma frota de carros elétricos a chegar aos 40% o governo vai passar a taxar os elétricos em sede de iuc e esperemos até ver quanto vai ser o valor do iuc de um carro elétrico. O estado tem de compensar as taxas perdidas nos carros a combustão, segundo uma previsão de uma entidade de renting a inclusão de iuc num carro elétrico vai aumentar logo as rendas em pelo menos 170 euros mensalmente.

    No final continuo a dizer o mesmo anda se a perder tempo em vez de se apostar na solução definitiva