Vendas de carros Tesla caem 68% em Portugal, em maio

17 Comentários

A Tesla foi a marca que sempre se afirmou como sendo o ícone da mobilidade elétrica. No entanto, nos últimos tempos, nada tem sido fácil para a empresa de Elon Musk que tem vindo a cair no que diz respeito a vendas. Em Portugal, as vendas da Tesla caíram 68% no passado mês de maio.

Vendas da carros Tesla caem 68% em Portugal (maio de 2025)


Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas da Tesla caíram 36% em Portugal

A Tesla está a passar por um mau período, muito por culpa de Elon Musk. As vendas de novos carros da empresa de Musk caíram 68% em maio, em comparação ao mesmo mês de 2024. Cenário idêntico aconteceu em outros meses, assim como em vários países europeus.

Os números foram dados a conhecer esta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). De acordo com a Associação, nos primeiros cinco meses do ano, as vendas da Tesla caíram 36% em Portugal.

De janeiro a maio, foram vendidos apenas 2.739 veículo. Em maio, venderam-se 292 unidades.

Vendas da carros Tesla caem 68% em Portugal (maio de 2025)

Apesar da quebra da Tesla, o mercado de veículos elétricos em Portugal cresceu cerca de 24% no mesmo período — o que indica que a Tesla está a perder quota de mercado para outras marcas.

A tendência negativa da Tesla não é exclusiva de Portugal. Em janeiro de 2025, as vendas da marca na UE caíram 50,3%, de 15.130 para 7.517 veículos. A antecipação do lançamento de versões atualizadas, como o novo Model Y, pode ter também levado consumidores a adiar as suas compras.

Como principais fatores para estes números desastrosos está o apoio público a partidos de extrema-direita que pode ter afastado consumidores europeus.

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tobias
    Tobias

    Quem queria ter, já tem 😀
    Mas por outro lado há melhores opções no mercado agora

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Nem por isso, muito menos pelo preço/equipamento/performance/eficiência.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Não, não há melhores opções.

    3. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Depende do que considerares melhores opções. A nível de preço talvez, mas falta saber se a qualidade e a quantidade de equipamento e igual ou se sendo mais barato também é mais simples. Pork se for o caso será apenas uma opção mais barata

  2. Avatar de Max
    Max

    Pois, sejam lá por que motivos forem, em maio e no acumulado dos cinco meses (jan-maio), enquanto os elétricos (BEV) subiam, a Tesla caiu fortemente:
    https://acap.pt/pt/estatisticas/dados (página das estatísticas da ACAP, basta por os filtros)

  3. Avatar de M.Gonçalves
    M.Gonçalves

    O que não falta são marcas europeias e quiser-se barato tem as marcas chinesas. Já era previsível que a Tesla acabaria por perder mercado para outras marcas com mais história e outras novas, mais competitivas, com preços mais apelativos a consumidores médios ou com poucos recursos. Musk com as suas afirmações polémicas e truque de vendedor de automóveis de esquina, acabou por afastar clientes que não querem ser enganados ou ser conotados com as palhaçadas do “Sua Alteza Imperial, Imperador do Universo”

  4. Avatar de Raul
    Raul

    A BYD agora está no olho das pessoas e nota-se pela procura de teste drives aqui na Madalena (ao lado de onde trabalho).

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Os russos desde que invadiram a Ucrãnia em 2022, e vendo-se-lhes vedada a venda de carros ocidentais, viraram-se para os carros chineses, mas leia lá o que é que os russos acham das “maravilhas” chinesas e porque é que esperam a qualquer momento que possam voltar a comprar Mercedes, BMW, VW………..

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Que pena que eu tenho que a Tesla esteja com os pés para a cova!!!!!

    No início deste ano, o Mosca quando aceitou o cargo num Governo nacionalista e que faz questão de o mostrar, associado à saudação nazi que fez, criou a própria sepultura!!!!

    Porque é que o Mosca vai saír agora do NOGE? Para tentar salvar a sua empresa……
    No entanto pode não ser suficiente e….. quem já meteu ao bolso o prémio colossal que ele recebeu, a não ser que tenha fumado tal prémio…. não deve chegar para ter forças e salvar a empresa!!!!!!

    Por muita publicidade paga que façam, acho que agora nada os salva!!!!
    Acham que o facto das empresas que mais recursos gastam em publicidade (Apple e Tesla), nada tem a ver com resmas de notícias que são plantadas pelo mundo a fora? O Apple watch salvou um fulano, o Tesla salvou o dono que teve um triplo-AVC……. já ao contrário, as notícias negativas são abafadas!!!!!! Sabiam que um Tesla incendiou-se no Norteshoping? Pois……

    Nos dias de hoje temos que ter muito cuidado com o que lemos!!!!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Essa narrativa numa notícia sobre a queda de vendas não faz sentido absolutamente nenhum mas ok.
      Em relação ao carro se incendiar não é regra nem é exceção Acontece seja elétrico ou não. Fim.
      E não, a notícia não foi abafada, de todo LOL
      Não temos de ter cuidado com o que lemos, temos é de saber ler, interpretar e não adotar posições extremas só porque sim e depois andar aqui a “mentir” à descarada. Se alguém aqui parece estar a ser pago és tu. Se não estás…devias.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Quando não se sabe o que se diz dá nisto!!!!!
        Olhe, quando se fala de carros eléctricos, quantas notícias lemos da Tesla por aqui e quantas lemos das outras marcas?

        Acha que é por acaso?

        A cereja, vir para aqui dizer que a brutal queda das vendas da Tesla este ano, não teve nada a ver com a saudação nazi nem com a ida para o Governo do cabeça laranja é não fazer parte deste mundo nem sequer ter a mínima noção do que se escreve!!!!!!

    2. Avatar de DeusPai
      DeusPai

      Nao foi um tesla!
      Foi, AN-69-RQ, renault ZOE.
      Uma dica grátis tirem as vossas conclusões, (esse carro usa sistema de arrefecimento das baterias de alta voltagem a ar).

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É o efeito Juniper.

  7. Avatar de Filipe Alias
    Filipe Alias

    Entretanto na Noruega subiu mais de 20% em vendas. A queda nas vendas nada tem a ver com a qualidade ou mérito do carro em si, mas sim com a percepção da marca que foi gerada no consumidor. Cada um é livre de acreditar no que quer acreditar, mas uma coisa são factos e outra é manipulação mediática. Infelizmente, o “tuga” comum é extremamente susceptível a influências da comunicação social e não sabe distinguir propaganda da realidade.

    1. Avatar de PML
      PML

      Vamos a factos – Tela perdeu 49% das vendas ao nível Europeu.
      A Tesla aumentou as vendas na Noruega, contudo, houve um incremento de 213% a mais nesse período em todos os veículos elétricos. A Tesla “apenas” seguiu a tendência de mercado.

  8. Avatar de Márinho
    Márinho

    Vim ver o comentário do JL até nem sei como é que ele ainda nao comentou.

  9. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    O JL têm ido a Fátima todas as semanas.