Venda de elétricos em Portugal: janeiro foi o melhor mês dos últimos 6 anos

43 Comentários

Janeiro de 2025 foi o melhor mês de janeiro dos último 6 anos, tanto em vendas de veículos 100% elétricos novos, como em veículos importados usados.

Venda de elétricos em Portugal: janeiro foi o melhor mês dos últimos 6 anos


De acordo com a UVE, no mês de janeiro foram matriculados em Portugal 5.339 veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), dos quais 3.733 são veículos novos e 1.666 são veículos importados usados.

No que diz respeito aos veículos BEV ligeiros de passageiros, novos, vendidos em janeiro de 2025, estes registaram um crescimento homólogo de 30,91%, face à diminuição generalizada das restantes motorizações (que decresceram -15,13% em relação ao mês homólogo de 2024).

A quota de mercado dos veículos BEV ligeiros de passageiros, novos, atingiram um novo recorde em janeiro de 2025, com 22,51%.

Tesla mante-se líder no segmento dos elétricos

Relativamente às marcas de veículos 100% elétricos, ligeiros de passageiros, mais vendidas em Portugal em janeiro, a Tesla continua a liderar o mercado, seguida da BMW e BYD (ambas em segundo lugar), Peugeot, Mercedes-Benz e Dacia.

Venda de elétricos em Portugal: janeiro foi o melhor mês dos últimos 6 anos

No que diz respeito às marcas mais vendidas em Portugal, nos BEV a Tesla mantém-se à frente com 389 unidades vendidas em janeiro. Na segunda posição está a BMW com 331 e a terceira posição, com as mesmas unidades da BMW, a chinesas BYD. Nos Híbridos Recarregáveis Plug-in (PHEV) o ranking é liderado pela Mercedes-Benz com 411 unidades, seguida da BMW com 328 e na terceira posição a Volvo com 155.

 

 

Venda de elétricos em Portugal: janeiro foi o melhor mês dos últimos 6 anos

Todos os dados do estudo podem ser consultados aqui.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Vocês vão dar um ataque cardíaco ao motinhas logo agora que ele pensava que tudo lhe estava a correr bem e vocês agora saiem com uma noticia destas

    1. Avatar de Tromp
      Tromp

      Os TVDE abundam por todo o lado.
      É normal que as vendas de VÊ subam

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se para um TVDE serve e circula o dia todo para ti não serve para ti que só circulas 1 hora por dia…

        Está certo, és do que fazem 1000km por dia só para ires almoçar a casa.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Onde foi falado em servir ou deixar de servir? Sempre muito nervosos estes “padres.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Sim porque só há TVDE eletricos se fosse pelos TVDE a Dacia era a maior marca do mundo

        1. Avatar de Tromp
          Tromp

          Sim, a Tesla compete com a DACIA nos TVDE. É visível.

    2. Avatar de MKD
      MKD

      As vendas de eletricos estao a cair, ja ninguem os compra. A gasolina vai continuar ate 2050

      1. Avatar de Rui
        Rui

        “As vendas de eletricos estao a cair, ja ninguem os compra” escrever isto numa noticia em que foi o janeiro que os eletricos mais venderam é engraçado ahaha e quando a presença de eletricos na estrada tem crescido exponencialmente.
        “A gasolina vai continuar ate 2050” Claro que sim ainda hoje existem cavalos e carroças a gasolina irá existir para sempre simplesmente já ninguem vai querer comprar um carro que se paga 5€ por litro de gasolina

        1. Avatar de SM
          SM

          Sim, a venda de novos VE até que está a correr bem, mas é preciso entender que a grande maioria é em RENTING. Acontece que, no presente, as locadoras estão a acumular stocks de VE no final dos contratos, porque não se vendem.
          Tendo em conta que não estamos no mercado de smartphones, a usar poucos anos e deitar no ecoponto dos recicláveis, há aqui um problema sério que, se não for resolvido, vai ser (mais) um grande obstáculo para a generalização dos VE.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Tudo se vende basta ver os que há no standvirtual é so velos a voar, e essa do renting tambem já passou um bocadinho o renting compensa para empresas para o particular qualquer pessoas com 2 dedos que faça contas percebe que aquilo é uma roubalheira

  2. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    Coisa mais medonha esse Model Y.

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      são gostos…

    2. Avatar de X
      X

      Altamente genérico, não tem expressão na frente, sem alma e enfadonho, dá vontade de o destruir numa perseguição há hollywood, com danos ficava mais carismatico!

      1. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Persegui-lo? Ana a ver muitos filmes. O problema é apanha-lo, o danado anda que se farta

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Ele tem muito tempo para ver filmes. tempo demiais.

        2. Avatar de nameblomcc
          nameblomcc

          Gasta a bateria rapidamente quando não se anda em modo hipermilling.

          Os carros da polícia a combustão apanham-no facilmente.

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Olá Eng.º, muito fácil apanhar um Tesla.
          Em camara lenta para ver se vc se toca.
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrb0N6PG3Bxd8s5kw_Q
          😛

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Expressão, alma, personalidade? Gostava de entender porque as pessoas têm a mania de antropomorfizar um veículo.

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Além de que alma, tem que chegue, se isso quer dizer andar depressa, grande arranque,bate-se com Porches que custam o triplo; personalidade , bem qualquer um reconhece um Tesla ao longe, isso é personalidade, se é bonito ou feio , isso já é uma questão de gostos. Expressão, bem, foi o primeiro SUV electrico , e o primeiro VE a ser o carro mais vendido do mundo. E não foi por ser barato. Isso deve querer dizer alguma coisa

        2. Avatar de X
          X

          Andas a viver debaixo de uma rocha só pode, os filmes CARS são o quê? já para não falar do Christine (1983), The Car (1977) e a serie Knight Rider! tens que consumir mais car culture para entender.

  3. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Uma vez elétrico só um tolo volta atrás …

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Lógico, aquilo é caríssimo, tem de ser usado toda a vida para amortizar o custo.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Caro fica manter um carro a combustão…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Olha o gajo que poupa para um carro novo a cada 4 anos LOOOOOOOOL
          Já disse inúmeras vezes: queres poupar compras um a combustão usado. FIM.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Queres poupar ainda mais, compras um carro usado elétrico. FIM.

        2. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Pode até ficar caro manter a combustão. Mas o dinheiro que poupas na compra dá para pagar uma vida a manutenção do carro

      2. Avatar de rui
        rui

        se não existisse uma quantidade significativa de BMW, Mercedes e outros na estrada concordava contigo, mas como há, só mostra que dinheiro não é problema…

  4. Avatar de Jumper
    Jumper

    Na minha opinião automóveis elétricos Tesla e outros que façam updates OTA são uma ameaça enorme aos pseudo proprietários. Compram um Tesla e o automóvel continua a pertencer à Tesla…
    Podia explicar melhor mas tem por aqui tanta gente inteligente que não valerá a pena.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Nada melhor do que o bom e velho recall em que é preciso receber por carta o aviso – se chegar – a dizer que o carro tem um problema e precisa de ir para a oficina na data e hora X e pode levanta-lo na data e hora Y…

      1. Avatar de Mário
        Mário

        E se a tesla disser… TODOS os tesla vão parar. Se a infraestrutura AWS por baixo cair?
        continuas a poder andar de carro?

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Mas porque raio a Tesla ia fazer isso? E porque acha que a Tesla tem poderes para isso? Não é a Renault e os seus ZOEs alugados

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por agora basta uma ordem de um tribunal @Eng⁰. No futuro sabe-se lá…

          2. Avatar de Mário
            Mário

            A AWS já teve apagões… assim como o Azure…

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Se a google disser que todos os telemoveis e tudo o que tenha SO Google vai parar é muito mais grave e não vejo ninguem preocupado

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Não é um problema hoje em dia…

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Podes dizer ah não vai acontecer…. Mas também os ingleses ainda andam a lutar pelas Malvinas.

      3. Avatar de Jumper
        Jumper

        Não se trata disso. É problema muito mais abrangente. Continua a pensar…

      4. Avatar de nameblomcc
        nameblomcc

        Mas duram 50 anos.

        Os carros elétricos com 5 anos já têm bastante barulhos parasitas e voltas em tudo o que é sítio e a bateria já perdeu 20% de capacidade.
        Este carros não duram mais de 10 anos. Vão diretos para a sucata.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o meu com 11 é quê?

          Qual teve que durou 5 anos ?

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Este ZéBigodes nunca desiste.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Confere, 2ª, 4ª e 6ª feiras noticia, a venda se VE é um sucesso, 3ª e 5ª, a venda de VE é um fracasso.
    E novidades há?

    1. Avatar de Vítor M.

      Mostra lá isso sff. Consegues provar ou é só um bitaite? 😉