Veículos vão aumentar de preço! Saiba qual é a razão

18 Comentários

O preço dos veículos vão aumentar! Atualmente são vários os fatores que podem levar à subida de preços, como é o caso da pandemia ou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) considera que o novo regulamento relativo à segurança geral dos veículos trará uma subida dos preços.

Veículos vão aumentar de preço! Saiba qual é a razão


No passado dia 6, entraram em vigor nas novas medidas adotadas em 2019 pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-membros que introduziram a obrigatoriedade, em modelos novos, de dispositivos de segurança de assistência ao condutor para melhorar a segurança rodoviária.

Novos sistemas obrigatórios que vão aumentar preço dos veículos

  • ISA (Intelligent Speed Assistance): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
  • Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
  • Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
  • Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
  • Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;
  • Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
  • Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês): o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
  • Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
  • Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
  • Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
  • Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
  • Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
  • Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus

Veículos vão aumentar de preço! Saiba qual é a razão

Para Roberto Gaspar, secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), há “uma consequência lógica: os veículos vão encarecer” e, sobre isso, “não há volta a dar”, mas, considera que para o condutor é “um passo em frente do ponto de vista da segurança”.

“A partir do momento em que são exigidas em todos os modelos que saem de fábrica, isto, logicamente, significa um encarecimento das viaturas. Não quer dizer que ao longo do tempo isto não fosse introduzido”, disse, remetendo para a introdução de sistemas como ‘airbags’, ou a travagem ABS.

Ainda assim, considerou que já se assiste ao encarecimento da média dos novos automóveis “por estarem a ser conduzidas cada vez mais viaturas eletrificadas”.

Com estes sistemas avançados obrigatórios de assistência, a União Europeia estima que sejam salvas 25.000 vidas e sejam evitados pelo menos 140.000 ferimentos graves até 2038.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bom, com câmaras por todo lado dentro do carro adeus oh privacidade.
    Já não posso fazer do meu carro um motel senão ainda vou parar à NET….

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Mesmo assim vão-se vender carros novos cá em Portugal que nem pãezinhos quentes.

  3. Avatar de yamahia
    yamahia

    Um gajo paga para ser controlado.
    É evidente que a procura vai aumentar mas é nós usados desprovidos destas manhãs.

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Apesar disto, em 2022 continuam-se a vender alguns carros novos com vidros à manivela, sem faróis de nevoeiro, com travões de tambor, etc.

    1. Avatar de luis
      luis

      os citadinos não precisam disso para nada…. Se fossem muito mais baratos do que os outros… o problema é que não são…

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Porquê que alguém compra um citadino? Pode ser porque anda maioritariamente em cidade ou….. porque não tem dinheiro para mais. E se não tem, vai usar o esse carro para tudo e vai sentir falta desses “extras”.

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Tal como o nome indica são extras.
          Eu também queria uma casa com piscina interior e não tenho. é assim que funciona a vida se não se tem dinheiro não se pode ter o melhor

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            Certo. Mas ter vidros elétricos no carro não é bem a mesma coisa que uma casa com piscina. Há coisas que em 2022 se tornam ridículas não existirem de série, mesmo nas versões básicas.

  5. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Para quê isto se no futuro só se vai vender carros usados!!

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Os preços dos automóveis em Portugal são um autêntico escândalo, uma vergonha e exploração! Eu já decidi que enquanto os preços dos automóveis em Portugal não voltarem ao normal, eu nunca mais compro um automóvel, nem que demore 20 anos!

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Nunca irão baixar por isso acho que vais ter de passar a andar a pé qd o carro que tens pifar de vez.

    2. Avatar de AP
      AP

      Vamos transformar isto na Cuba europeia!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já faltou mais!

  7. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Eu não concordo com o título. Pois os carros vão trazer mais equipamentos, logo vão custar mais. Mas não vai haver aumento de preço do carro em si. O título devia dizer que vão aumentar por causa da lei que obriga a tais equipamentos.

  8. Avatar de robin
    robin

    Pagar por aquilo que o cliente não pede , não .
    Eu compro aquilo que eu quero pagar e escolher e não o contrario.

  9. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Mais ainda do que o que aumentaram!? Da-se!?
    Primo meu comprou Ford Puma há pouco mais de 1 ano, esperou 6 meses por ele quando o foi buscar disseram-lhe que se fosse agora (na altura) comprar o mesmo carro que lhe custaria mias 4500€!
    Usados bem fumarentos para os pobres é as migalhas que nos vão sobrar!

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    então se o ordenado mínimo está sempre a aumentar, os bens também têm que acompanhar