Veículos “mais poluentes” já não podem entrar em Madrid

55 Comentários

São cerca de 500 as câmaras vão monitorizar os veículos que podem entrar na capital espanhola. Se tiverem classificação ambiental A e não estiverem registados (na cidade), não entram.

Veículos "mais poluentes" já não podem entrar em Madrid


Madrid: Ao todo são 207 câmaras para monitorizar entrada de carros…

Revela o Elmundo que durante estes dias as ruas da capital espanhola passaram a ter uma nova decoração, e não propriamente referente à época festiva. São câmaras brancas, que podem ser vistas ao longe, e que estão colocadas em semáforos. Estes equipamentos até têm causado sustos aos motoristas distraídos. Ao todo são 207 câmaras e correspondem à estratégia de sustentabilidade batizada de Zona de Baixas Emissões de Madrid (ZBE) que entra em vigor hoje, segunda-feira, 1º de janeiro, e que já abrange todo o município.

A partir de hoje, os automóveis de passageiros com classificação ambiental A que não estejam matriculados em Madrid antes de 1 de janeiro de 2022 ou que não paguem o Imposto sobre Veículos de Tração Mecânica (IVTM) terão acesso e circulação restritos em toda a capital.

Veículos "mais poluentes" já não podem entrar em Madrid

Esta medida afeta os automóveis “mais poluentes” – gasóleo matriculado antes de 2006 ou gasolina antes de 2000 – nas categorias pelos critérios de utilização 00 (não especificado), 02 (familiar) e 33 (off-road). Não afeta veículos de mercadorias ou motocicletas sem etiqueta.

Como é habitual nestas situações, foi estabelecido um período de pré-aviso que se prolongará até 30 de junho. Durante estes meses, as cartas que os infratores receberão serão meramente informativas, indicando que estão proibidos de aceder a Madrid e pedindo-lhes que corrijam esta prática. Contudo, poderão ser sancionados se forem detidos por um agente da autoridade.

Relativamente aos valores a pagar, o acesso não autorizado a Madrid ZBE será considerado (e sancionado) como uma infração de trânsito grave, implicando uma multa de 200 euros (100 euros se for por pronto pagamento).

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Apoio essas medidas

    1. Avatar de Sandro Morato
      Sandro Morato

      Isso porque o senhor não tem um trabalho que depende das entregas por toda a cidade (e não sou Uber eats) senão iria ver que os carros estão caros não dá para se trocar quando queremos apesar de ser uma ferramenta de trabalho . E que o que transporto não dá para levar nos transportes públicos.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Se a empresa não dá lucro para ter um carro de acordo com a lei, infelismente é uma empresa não sustentável

        1. Avatar de Tonho
          Tonho

          E pronto, está resolvido.
          Pergunta ao Costa porque cobra tantos impostos, que a empresas não têm dinheiro para investir na frota automóvel.

          A ignorância é uma bênção.

  2. Avatar de X
    X

    Qualquer dia os pobres não podem sequer entrar nas cidades.

    1. Avatar de Jomar
      Jomar

      Bem a ideia não é os pobres não poderem entrar, mas sim viaturas antigas, já é assim há muito tempo, nada de novo, o que se pretende realmente é vir a acabar com a circulação dos carros na cidade e ficar tudo há entrada da mesma e seguir de transportes públicos.

      1. Avatar de Odius
        Odius

        Mas vai dar ao mesmo que foi dito pelo X 🙁

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Existem estacionamentos suficientes para todos deixarem as viaturas?
        As pessoas são compensadas para andarem de transportes depois de serem obrigadas a deixar os carros a dezenas de km dos seus locais de trabalho?

        Se sim o meu apoio a esta medida e o governo espanhol sim quer saber do ambiente.

        Se responderes não a uma das perguntas acima, então quem se lixa são sim os pobres e estas medidas são só para encher os bolsos de alguns sem pensar nas pessoas e no ambiente.

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Estamos a falar em Madrid, a maior cidade de Espanha. Já ouviste falar em transportes públicos?

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Já sim. No entanto isso nada tem a ver com a minha pergunta

          2. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Não tem? Que pessoas é que andam de carro em Madrid? Pista: não são os pobres.

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      Se for montado a cavalo ?? É ecológico?

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Depende, se andares com o saco atrás para apanhares os brindes sim

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Quem é mesmo pobre nem carro tem

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Deve ter sido a única vez que o Zé Fonseca disse algo acertado.

    4. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Já ouviste falar em transportes públicos? Mas por acaso algum pobre em Madrid tem carro?

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Excepto o jato do Pedro Sanchez.

    1. Avatar de Tonho
      Tonho

      Claro, os camaradas andam sempre bem montados 🙂

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Muitos vão ter saudades daqueles brums brums com nuvens pretas e cheiro a petróil logo pela matina…
    Não vai ser a mesma coisa!

    1. Avatar de Saiyajin
      Saiyajin

      as mesmas saudades como o fumo dos cigarros dos outros enquanto se almoça… saudades

  5. Avatar de O realista
    O realista

    So eletricos e bicicletas entram nas cidades, Lisboa e Porto comeca assim este ano também e quem não tem eletricos andam de autocarro ou va a pe

    1. Avatar de elmarinerio
      elmarinerio

      Mas aplicar a tudo ok, e principalmente quando um dos teus tiver que ir no inem ou numa ambulancia.

      Assim vão ter que parar na ponte para transferir para um electrico, caso não haja e para não ser poluente, transferem para um carroça..

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    As limitações ECO, com a justificação de melhorar o ar que se respira. De recordar da imposição de medida em nome da saúde pública impedindo que respiramos livremente pela imposição de máscara, também em espaços abertos. Com as já previstas cidades 15 minutos já nem sequer será necessário (permitido?), utilizar transportes privados.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Que raio é uma “cidades 15 minutos”?

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Não dou argumentos a Anónimos!

  7. Avatar de Aves
    Aves

    – Não é: “não podem entrar em Madrid”
    – É: “não podem entrar em Madrid ZBE” – que geograficamente corresponde a uma área bastante grande do centro de Madrid
    Em Lisboa, em 2015, foi proibida a circulação:
    – Na Zona 1 (uma área relativamente pequena do centro que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa , limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas) – os carros anteriores a 2000 não podem circular
    – Na Zona 2, bastante maior, os carros anteriores a 1996 não podem circular entre as 07:00 e as 21:00 dos dias úteis.
    https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/carros-anteriores-a-2000-proibidos-de-circular-no-centro-de-lisboa-a-partir-de-quinta-feira

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Foi mas a fiscalização é mínima, de manhã estão lá sempre os polícias para apontar a matrícula de quem vai na faixa do BUS para receberem cartinha em casa, mas veículos podres passam sem lhes apontarem as matrículas

  8. Avatar de Inculto
    Inculto

    Eu já me contentava em estradas sem buracos .. aí já podia ir de trotinete ou bicicleta sem sofrer uma tentativa de Homicídio causada por uma autarquia quando recebe impostos dos IMI e não tapa os buracos

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tudo por uma mentira eco,

  10. Avatar de Mário
    Mário

    Acho que a culpa foi do Costa e do Socialismo…

    1. Avatar de GM
      GM

      Troca Costa e Socialismo por Sanchez e Socialismo. Parece diferente, mas é o mesmo.

      1. Avatar de X
        X

        Esses brincam ao socialismo, temos que começar a pensar em criar um verdadeiro socialismo a nivel mundial.

        1. Avatar de GM
          GM

          Sim, tem dado bons resultados. É ver os exemplos históricos.

          1. Avatar de X
            X

            Antes socialismo que muros para proteger o saque e os exploradores psicopatas que nos rulam, qualquer dia são só criminosos a nos “governarem”, não agoira nada de bom.

        2. Avatar de GM
          GM

          Os argentinos têm bem presente o que lhes custou o socialismo.

          1. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Os argentinos estavam à beira do precipício e resolveram dar um passo em frente.

        3. Avatar de Tonho
          Tonho

          Ó X diz lá o que essa ideologia trouxe de benéfico para o Mundo.

          1. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Todos os países do top 10 em qualidade de vida têm um politicas socialistas, como direitos dos trabalhadores, saúde e educação públicas ,regulação de mercado, etc.
            Já no faroeste liberal dos tiroteios em escolas podes perder tudo o que contruíste ao longo de uma vida simplesmente por ficares doente. A privatização de tudo criou um sistema prisional corrupto que deu origem à maior população carceraria do mundo (e gostam eles de falar em liberdade) porque ganham muito dinheiro com os presos. Criou um sistema de seguros e saúde privados totalmente corruptos e outras maravilhas neo-liberais.

          2. Avatar de GM
            GM

            Gerardo, diz antes políticas sociais e não socialistas. Bons (maus) exemplos de políticas socialistas: a começar por Portugal, passando por Espanha. Os tais países que referes, Noruega, Suécia, Finlândia, e outros, são sociais democratas.

  11. Avatar de Pessoa
    Pessoa

    Porque é mais fácil limitar a mobilidade de quem tem veículos antigos do que melhorar a oferta de transportes públicos e alternativos para que as pessoas não tenham de usar automóveis pessoais…

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      As pessoas são e sempre serão meros piões no xadrez politico

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Esse é o grande problema, se a oferta de transportes públicos fosse melhor, parques de estacionamento gratuitos ( não a 50 km da cidade ) nem precisavam de proibir pois certamente as pessoas iriam de transportes agora fazendo as contas, transportes públicos caros, viagem em pé desconfortável mais o tempo que demora a ir do ponto A ao B as pessoas levam os carros, sai mais barato.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Bro nesse cenario nem eu queria carro, tomará eu conseguir fazer a minha vida só com transportes publicos

  12. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Mais algo para o povo pagar, vi isso este ano em Leipzig, o google maps avisou que era uma zona de proibição e depois de uma pesquisa vi que tinha que ir a um centro de inspeções comprar o respetivo selo verde para poder entrar na cidade, 7 heróis. Quando cheguei à cidade não vi nada diferente, parques de estacionamento cheios, os mesmo carros a poluir exceto meia duzia deles que não podem lá entrar, em Madrid vai ser igual, vai afetar os que tem carros a gasóleo matriculados antes de 2006 ou gasolina antes de 2000 mas estes provavelmente são “meia-dúzia”, a cidade vai continuar cheia de carros.

  13. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Gostaria que ainda tivéssemos o discernimento para o que dizes e que creio que seria o melhor, transportes públicos acessíveis e de qualidade. Os transportes públicos são geridos como empresas e portanto os resultados económicos são um factor importante Por outro lado, o ser humano, acreditando que a qualidade de vida que procura é não se cansar, não aceita menos que isso, que é o que os meios de controle de mentes oferecem. Uma questão que será muito discutida e pouco aplicada, por interesses que se julgam antagónicos. É evidente que nem o poder dos fabricantes de veículos nem dos que vendem energia, seja de que tipo, desejam.

  14. Avatar de TT
    TT

    A estupidez humana a bater mais um recorde! Os carros não podem entrar, o aviões passeiam-se à vontade, as restantes industrias fazem o que querem à lá garde, a internet se fosse um país era o 6 maior poluidor mundial, mas os políticos só batem no meio de transporte que dá liberdade a todos e é responsável apenas por 10% das emissões destes 10% os carros proibidos têm uma percentagem ainda mais pequena, mas vão obrigar os proprietários a trocar e adquirir novas viaturas e a emitir desnecessariamente mais umas toneladas de co2 para a atmosfera que de certeza nunca mais vão rentabilizar!

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      “Dá liberdade”? Leste a notícia? É sobre Madrid, a capital de Espanha, não é sobre uma aldeia onde não há outro meio de transporte. Já ouviste falar em transportes públicos?

      1. Avatar de Tonho
        Tonho

        Não estás a ver qual o objetivo final dos políticos, pois não ?

        Espera para ver daqui a uns anos.

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Dos políticos depende muito do partido e do país, já dos ultra-ricos e das suas corporações sei exatamente qual é o objetivo

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Qual objetivo? Realmente és “tonho”…

  15. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    independentemente da justificação, aos poucos o controlo vai apertando. quanto mais dependermos de tecnologia e essa tecnologia for controlada pelos governos o resultado será menos liberdade. Uma vez mais, independentemente de qualquer justificação que se possa dar, é um facto cada vez mais constatável.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Preferes que tecnologia fundamental para uma sociedade seja controlada pelos Jeff Bezos e Elon Musks desta vida ? E quando fizerem algo que tu não gosta, e quando te retirarem liberdade? Sabes que não podes votar nem exigir nada a esses parasitas não sabes?

      1. Avatar de GM
        GM

        Eu, prefiro que a tecnologia seja controlado pelo governo, ao estilo do país democrático que é a China, ou Coreia do Norte (ironia)!

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Menos liberdade onde? Consegues argumentar?