Veículos Elétricos: Governo dá bónus de 4 mil euros aos primeiros 1300

55 Comentários

Como é do conhecimento dos portugueses, o Governo dá incentivos para quem pretenda comprar veículos elétricos. Desta vez, os primeiros 1 300 portugueses que comprarem um carro elétrico e se candidatem ao incentivo vão receber a verba, desde que o preço do veículo não ultrapasse os 62 500 euros.

Estejam atentos à promulgação do Orçamento do Estado.

Veículos Elétricos: Governo dá bónus de 4 mil euros


Veículos Elétricos: bónus para os primeiros 1300 contribuintes

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou em março que o apoio individual para a aquisição de veículos elétricos vai passar de três para quatro mil euros, enquanto o montante anual subirá, este ano, para 10 milhões de euros.

Este ano, quando for promulgado por Marcelo e entrar em vigor, o Orçamento do Estado (OE) para este ano vai dar um bónus de 4 mil euros aos primeiros 1300 contribuintes que se candidatarem à compra de um carro elétrico novo cujo preço (com IVA) não ultrapasse os 62 500 euros.

De relembrar que o apoio não é só para automóveis, mas também para veículos comerciais de empresas e velocípedes. Os cinco milhões de euros, ao longo de 2022, vão passar para o dobro”.

Veículos Elétricos: Governo dá bónus de 4 mil euros

A intenção de duplicar estes incentivos para 2022 já tinha sido anunciada pelo secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, em dezembro passado. Na altura, o governante explicou que a necessidade de duplicar o montante surgiu “porque o sistema de carregamento permite já que haja um maior número desses veículos nas nossas estradas”.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O Governo devia replicar o que outros governos de outros países estão a fazer… desconto direto na aquisição (sem complicações de candidaturas e afins) e não é limitado a 1300 contribuintes! Os ICE são mais caros em Portugal do que no resto da Europa devido à dupla tributação de impostos, agora os EV’s continuam a ser mais caros em Portugal porque…..? Isto para nem falar no preço dos carros (ICE ou EV’s ou Plug-in) usados… Nos EV’s vale mais ir lá fora comprar um com 6 meses e poupar milhares…

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      evai buscar o dinheiro onde? Este governo não tem guito por isso é que limitar-se a governar via anuncios destes. Limitados e cativados desde o dia 1 para os 1300 mais “rapidos” ou melhor, mais ricos.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Vai buscar o dinheiro ao Pacto Ecológico Europeu…? Do que sei é um fundo criado entre outras coisas, para ajudar na transição, neste caso para os EV’s, mas há também para painéis solares, maquinaria, etc etc.. Agora, a percentagem para Portugal é que deve ser bem pequena… para só dar para 1300….

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        “Este governo não tem guito”

        ??? tem muito dinheiro. O que não falta é dinheiro ao governo.

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Quando andei a pesquisar não compensava buscar um EV lá fora…

  2. Avatar de Fusion
    Fusion

    Com esse dinheiro bem que podiam era reforçar a estrutura de carregamentos..
    Até me podiam dar o carro de borla, se não tiver estrutura para carregar o mesmo acaba por ser lixo

    1. Avatar de RC
      RC

      Essa é outra fatia.

  3. Avatar de speddy
    speddy

    Porque não dividem por quem comprar um eléctrico este ano ? Porque dá peanuts , não é ? Então podem assumir que é só uma manobra publicitária e dar um subsidio de 10,000 euros para os primeiros 500 . Ou melhor de 20,000 para os primeiros 250. Que se lixe raio deem os 5,000,000 de euros ao primeiro que comprar o eléctrico. Dica : Um amigo que conhece antecipadamente e/ou implementa este tipo de sistemas no estado deve ser tratado como realeza.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      que estupidez de comentario é aplicado ao maior numero de pessoas com um valor decente, e os primeiros 1300 eletricos a serem vendidos ainda são bastante

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente speddy é pura propaganda.

  4. Avatar de asd
    asd

    Que lixo de pais…. meu deus, uma lixeira a ceu aberto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Porque? Porque não tens ou não sabes do que se trata. Essa afirmação tem algum cabimento?

      1. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Tem razão. Vamos subsidiar 1300 ricos. O resto fica a chupar no dedo ou a trabalhar para contribuir para estas compras. Há que ajudar apagar esses Teslas aos meninos de cacais.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é uma desculpa de mau entendedor. Quem compra os Teslas é quem tem dinheiro e precisa deste tipo de veículos. Estares a etiquetar as pessoas que os compram é um estigma de tua parte. Tens aí algo que não resolveste. O consumidor é livre e felizmente há de todos os locais do país e de todo o tipo de necessidades, umas mais de entretenimento, mas sobretudo para pessoas que apostaram na mudança para poupar no dia a dia e fazer um investimento num veículo que acreditam ser à medida das suas necessidades.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            O que o João queria dizer está correcto, o exemplo que deu é que está errado. A maior parte das pessoas em Portugal não tem dinheiro para comprar um carro novo, portanto tem o mercado de segunda/terceira mão. O problema aqui é que estes apoios são dados para quem vai comprar um carro novo, e quem compra carro novo tem dinheiro para isso (partindo do pressuposto claro). Portanto estes subsídios só vão favorecer aqueles que já têm posses e não o comum português que mal tem dinheiro ao fim do mês e que quando precisa de comprar um veículo recorre ao mercado de usados. É isso sim é a revolta, dar apoios a quem não precisa versus apoios a quem realmente precisa. Na verdade a meu ver este dinheiro seria mais bem gasto em implementar e melhorar estruturas eléctricas do que propriamente nos veículos que as pessoas vão comprar. Mas seja como for é apenas a minha visão da coisa.
            Abc

          2. Avatar de secalharya
            secalharya

            Estás enganado.

            Vejo muitos donos de Model 3 que não precisavam desse “carro” de >55.000€.
            Só compram por moda e para fazer arranques em semáforos e picanços nas estradas, “o meu anda mais que o teu”.
            Que se lixe a conservação de energia…

            E depois os estado ainda dá benefícios e descontos a esta gentinha.
            Deviam era a ajudar os restantes 99.9% que levam este país Às costas.

          3. Avatar de Vítor M.

            Não estou, até porque muitos são proprietários com empresas que fazem muitos quilómetros, outros, particulares, investem porque é uma forma de no dia a dia pouparem no combustível.

            Estás a querer colocar este carro no patamar dos carros de luxo e estás errado (não quer dizer que não haja quem tenha como segundo carro). Tenho aqui um exemplo que posso partilhar contigo. Um colega, tem uma empresa intermediária têxtil. No dia a dia ele e os seus dois sócios fazem 200, 250 quilómetros na sua vida profissional. Há coisa de um ano, os 2 sócios compraram 2 TM3. Na empresa colocaram painéis solares (uma pequena empresa, porque basicamente são de serviços) e hoje, as contas que fazem ao combustível que não gastaram, às manutenções dos 3 carros que tinham antes a diesel, no preço da energia que carregam em casa ou na empresa, em poucos anos vão ficar com os carros pagos e abateram o investimento na empresa.

            Esse é um de vários exemplos que conheço. Pessoas que investiram 50 mil euros (mais coisa menos coisa) mas que vão rentabilizar o investimento de forma rápida porque os combustíveis estão pela hora da morte. Hoje estão ainda a rentabilizar mais rápido. Mesmo as pessoas que usam para se deslocar menos quilómetros no seu dia a dia.

            Tu falas nos benefícios, mas estamos a dar um passo adiante, até no que toca à poluição do dia a dia, quer dos gases que não emanam, quer do barulho. Mas eu sei que quando TU fores comprar um, vais mudar o disco 😉 e fazes bem.

          4. Avatar de FAR
            FAR

            @Vitor

            O exemplo que deu no seu ultimo comentário só vem clarificar o que o @Fusion indicou.

            Estas ajudas de custo vão para quem não precisa delas e passam completamente ao lado de quem realmente precisa. E isto é um facto.

        2. Avatar de RC
          RC

          Isso é pura desinformação, estes incentivos não dão para todos os teslas, dá apenas para o mais barato, ou seja, todos os carros que com iva não passem os 62500 euros.

    2. Avatar de Catrlos
      Catrlos

      Questão parva…. Vai ser disponibilizado 10 milhões para esta iniciativa… certo? 1300 contribuintes a 4000 € cada…. Qualquer coisa que não bate certo e fazer as contas….

      1. Avatar de RC
        RC

        Total de 10 milhões para carros, veículos comerciais, bicicletas e bicicletas de carga.

        Não falam nesses porque esses não vendem notícia.

  5. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Portanto ficamos a saber que 1300 portugueses são de 1ª e os restantes são de 2ª.
    Que porcaria de leis.
    De qq forma quem tem até 62.000€ para dar por um carro não deve estar muito preocupado com 4000€ de desconto.
    Em Portugal ter um eléctrico de tamanho familiar é sinal de riqueza.

    1. Avatar de rui
      rui

      mas o que comprou o de 18000€ já pode estar e até acaba por ser mais de 20% é quase como se fosse empresa e deduzir o IVA que é o que faz a maior parte dos que compra os de 62000€

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Errado, 4000€ a mais dão jeito para acrescentar mais 4 dias de férias.

  6. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Portanto uma ajuda destinada principalmente a quem hesita entre comprar um topo de gama elétrico ou um a combustão!
    De que servem os 4000€ (se o conseguirem na candidatura!?) a um casal com 2 filhos que ganhe o ordenado mínimo e precise de um carro com algum tamanho e robustez para a família!? Um Mégane elétrico começa quase nos 39K. Este casal não chega a ganhar por ano 20k! Solução um usado de 5anos ainda a combustão!
    A pior conta disto tudo é 10milhões a dividir por 4000€ (se o dinheiro da dotação fosse todo para a aquisição de carros elétricos para privados) dá para apenas 2500 carros. É assim que se promove a substituição dos velhos fumarentos, que poluem centros urbanos e causam tantas doenças respiratórias, por veículos elétricos!?
    Chega-se à conclusão que apenas a franja dos ricos ou remediados é que acede a estes veículos, os quais não são em quantidade suficiente para fazer uma grande diferença na poluição. A não ser que o objetivo seja mesmo num pais de pobres mandá-los andarem a pé para o trabalho e para os infantários que é para não poluírem o ar dos que podem aceder aos BEV!?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Porque todos aqueles que não recebem o ordenado minimo são ricos?
      Aqui o agregado familiar ganha acima dos 200k ano e é considerado classe média.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Espero que, pelo menos, tenha noção de que essa “classe média” de que fala não está nada dentro da média nacional.

        E que mesmo os que recebem o dobro do ordenado mínimo não chegam sequer a um quarto do valor que indicou para o seu agregado familiar.

        Saia do pedestal sff. Há muito quem se chore por dá cá aquela palha, mas discursos como o seu para além de soarem a pendantismo não primam pela lógica prática das coisas.

        1. Avatar de RC
          RC

          Como sempre, a petrolhada está sempre preocupada com a pobreza.

  7. Avatar de paoecirco
    paoecirco

    Ainda bem que esse pessoal que compra carros de 60k tem hipótese de ter esse desconto é que faz muita falta para quem tem esse dinheiro para dar por um carro. Na minha opinião máximo deveria ser ate veículos de 35 mil euros e descontado diretamente na compra do veiculo como foi acima referido ,mas não manobras e mais manobras para inglês ver e ficar bonito no papel para o costa levar as reuniões europeias.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Infelizmente com os acontecimentos deste ano (Invasão russa da Ucrãnia – minúscula propositada), temos de reduzir a toda a força a nossa dependência energética não só Russa como mundial do petróleo, gás e os seus derivados!!!!!

    Mas este governo não tem visão suficiente para tomar medidas sérias, por exemplo cuidar da nossa independência energética (agora saltam-me à vista 2 medidas absolutamente disparatadas tomadas pelo governo ou permitidas pelo governo nos últimos meses), o encerramento das centrais térmicas e a gás e o encerramento da refinaria de Matosinhos! Secalhar com a crise de fornecimento da Europa Central, mais uma refinaria dava jeito, não?

    Outra medida seria permitir todos os micro-produtores de fornecerem a rede sem ser de borla!!!!! É praticamente impossível um particular vender a energia que produz com os seus paineis solares. Só a carga burocrática e os impedimentos…… levam todos a desistir e investirem mais dinheiro em baterias, para gastarem a energia de noite em vez de fornecerem a rede durante o dia que é quando somos mais deficitários!!!!!

    Só estrategas!!!!

    Também gostava de ver abordado outro tema: Um carro eléctrico funcionar não só como consumidor de energia, mas como enorme UPS para alimentar uma casa, quando necessário (bem sei que há pelo menos o Leaf que consegue fazer isso).

    É que as novas casas com um carregador de carro eléctrico……. não me parece que 10,35KVA cheguem para tanto consumo!!!!!! E assim eliminávamos a necessidade de baterias ou de tantas baterias! (usando o caro para)

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Bom dia
      Acredita mesmo nisto? Já fez uma pesquisa simples?
      “Outra medida seria permitir todos os micro-produtores de fornecerem a rede sem ser de borla!!!!! É praticamente impossível um particular vender a energia que produz com os seus paineis solares. Só a carga burocrática e os impedimentos…”

      O processo não é nada complicado e sendo no interesse de quem investiu no autoconsumo.
      Deixo um link que o pode ajudar:

      https://greenpower.pt/venda-de-excedentes-de-upac/

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Acredito porque já tentei. Pergunte a quem tem paineis solares recentes o calvário que passam e pergunte quantos kw conseguem vender para a rede e já tem a resposta.

        Há os direitos adquiridos nas energias renováveis e você com um projecto de 2022 só consegue vender no máximo uns minutos por dia, porque à sua frente estão todos aqueles que instalaram painéis e eólicas antes de 2022!!!!

    2. Avatar de rui
      rui

      o problema não é as refinarias ou centrais russas estarem fechadas, é mesmo o petróleo, gás, carvão. Ser na refinaria de portugal ou de espanha e afins vai dar praticamente ao mesmo, a matéria prima é que se quer embargar

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não percebeu nada do que escrevi.
        Se é da área da Informática sabem bem da importãncia da redundãncia, não sabe?

        Principalmente num conflito, em que se tentam cortar todos os elos com a Rússia, mas a economia tem de continuar e ser fornecida por outras fontes….. aqui Portugal podia ser muito importante!!!!!
        Mas nem o raio de um pipeline temos para o aeroporto de Lisboa!!!!! Só no conflito recente com os camionistas de matérias perigosas é que se descobriu que o aeroporto precisa de dezenas ou centenas de camiões a fornecer combustível todos os dias!!!!!!!

  9. Avatar de º-º
    º-º

    O povinho a dar 5.200,000€ a quem compra carros de 100.000€.
    E vemos hospitais lotados e a cair de podre.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Na saúde, em vez de termos os médicos a mandarem mais do que os Administradores e a desviarem doentes para as clínicas onde por acaso dão consultas particulares e também a impedirem de se formarem mais médicos por ano, para que continuem a ganhar verdadeiras fortunas, que sejam postos na linha!!!!!

      Um médico pode mandar mais do que um Ministro!!!!

      Quando começou a Covid, se não fosse a estrutura militar, ainda estavamos à espera de tomar as vacinas!!!! Mas como os militares têem uma estrutura rígida, têem de obdecer (mesmo que não concordem).

    2. Avatar de RC
      RC

      Os incentivos não são para esses, não seja mais um ignorante que não lê a notícia.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A mim 1300×4000€ dá -me 5.2 milhoes e não os 10 milhões anunciados.

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Não te preocupes, alguem ja vai ficar com a diferença

      1. Avatar de RC
        RC

        Pois vai, são os a parte para veiculos comerciais e bicicletas.

        Engraçado como alguns de vocês preferem dizer disparate antes de verificar o que se passa.

        Claro, é mais fácil dizer disparate e até vai ao encontro do vosso preconceito.

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      O comentário que fiz antes teve por base a seguinte frase no texto do artigo:
      “A intenção do Governo para este ano de 2022 é de 10 milhões.”
      Portanto o cenário é pior do que aquele que ilustrei, pois apenas os primeiros 1300 carros terão direito a 4000€ de apoio.
      Não sou comuna mas isto de apoiar quem pode comprar um carro de 62k com 4k dos nossos impostos é revoltante!

    3. Avatar de Manuel
      Manuel

      os 10 milhões são para o total de carros (particulares + empresas), motas e bicicletas. os 1300 são carros para particulares. os 4.8 milhões que sobram são divididos pelas restantes categorias

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Veículos elétricos não se resume apenas a carros, vai ver os anteriores orçamentos de estado e perceberás.

  11. Avatar de secalharya
    secalharya

    Por isso é que o país está como está.

    Dão bónus a quem não precisa…

    E se ajudassem quem realmente precisa de ajuda e mal pode dar 5k por um carro?

    1. Avatar de RC
      RC

      Pois não pode, passa o tempo a queima-lo, literalmente…

  12. Avatar de Trolha
    Trolha

    Realmente, estas medidas não ajudam ninguém da classe média, já para não falar nas restantes familias, enfim, mais um tiro para o ar do governo.

  13. Avatar de °0°
    °0°

    A minha pergunta é, onde estão esses milhões de euros disponíveis para pessoas que precisam de uma cadeira de rodas ELÉTRICA.

  14. Avatar de Edu
    Edu

    Com tantas vendas de VEs em Portugal, 1300 cheques de investimento esgotam logo no primeiro mês, e é para quem já tenha feito encomendas meses atrás. Quem comprar a pensar no incentivo tem de ter cuidado. Além disso, estamos em junho, já não se esgotaram?

  15. Avatar de Eu
    Eu

    Fora tudo o que já foi dito, falta saber como será feita essa selecção dos tais 1300 elegíveis a este “subsídio especial de bom investidor”!
    Se para a escolha de juízes usam um “software” que é manobrado como querem e só depois das queixas apresentadas é que fazem novos sorteios validados, imagino o que será feito nesta selecção dos 1300 primeiros do ano?
    Existe transparência?
    Está publicado em algum lado com acesso público para sabermos quem são os beneficiários desta mama, perdão, subsídio?

    1. Avatar de RC
      RC

      Consulte o site do Fundo Ambiental, está lá tudo.

      Obvio que não vão divulgar os nomes dos candidatos e dos que receberam, isso vai contra o RPGD.

  16. Avatar de PTO
    PTO

    Nah. Em minha opinião os carros elétricos ainda não são uma alternativa adequada a um carro de família de combustão, nem em preço, nem em autonomia, nem em tempos de carregamento.

    Talvez lá para o final desta década consigam atingir esses patamares, embora continue a achar que o hidrogénio irá ser o futuro da locomoção, os elétricos não são viáveis a longo prazo.

    1. Avatar de RC
      RC

      Hidrogénio são carros eléctricos na mesma, têm a mesma autonomia, apenas abastecem em alguns minutos a menos por 10x mais do preço. Se fossem viáveis já por ai andavam aos montes, o que se vê são pequenas ilhas onde existem postos de abastecimento que custaram investimentos pornográficos, na sua maioria ao abandono.

  17. Avatar de Zedotelhado
    Zedotelhado

    Nada como ir promovendo a escravatura moderna mantenha-se ou reforce o seu endividamento é ecológico e assim alegremente vive com grilhões ao pescoço que não se vêm mas já sabe o banco é o seu dono.

    1. Avatar de RC
      RC

      Nada disso, o melhor é continuar a comprar carros caros, de manutenção cara e dar 2 euros por cada litro. 😀 😀