Veículos a gasóleo e gasolina com “morte” anunciada para 2040

69 Comentários

Os últimos anos têm sido de enorme mudança no segmento automóvel. Pressionados pelas questões ambientais e não só, as fabricantes automóveis têm apostado essencialmente em veículos movidos a energia elétrica.

A procura por veículos a gasóleo e gasolina tem vindo a decrescer ligeiramente e aponta-se o ano de 2040 como o fim para carros com estes tipos de combustível.

Veículos a gasóleo e gasolina com "morte" anunciada para 2040


Países e fabricantes de automóveis assinaram acordo para acabar com veículos poluentes…

O objetivo foi traçado por fabricantes do segmento automóvel e por vários países presentes na 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26). Os Países e fabricantes de automóveis assinaram um acordo para acabar com veículos poluentes globalmente até 2040. Até 2035 deverão conseguir limitar a venda nos principais mercados.

O Acordo de Glasgow sobre a Emissão Zero de Veículos engloba mais de 100 entidades, incluindo 31 países, embora os três maiores mercados – Estados Unidos, China e Japão – bem como Espanha, Alemanha e França, não aderirem para já.

O acordo para vender apenas veículos com emissões zero a partir de 2040 foi assinado por países como o Canadá, Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Reino Unido.

Alguns países não assumiram o compromisso de acabar com os veículos poluentes, mas prometeram reduzir até 2050 as emissões zero de gases com efeito de estufa emitidas pelos aviões.

Veículos a gasóleo e gasolina com "morte" anunciada para 2040

Seis grandes fabricantes de veículos automóveis – incluindo a Ford, Mercedes-Benz, General Motors e Volvo – comprometeram-se a trabalhar para eliminar gradualmente as vendas de novos veículos movidos a gasolina e diesel até 2040 em todo o mundo e até 2035 nos “principais mercados”. Já a Toyota, Volkswagen e Nissan-Renault não aderiram à promessa.

A BWM também ficou de fora por considerar existir uma “grande incerteza sobre o desenvolvimento de infraestruturas globais para apoiar a mudança total para veículos a zero emissões”.

Leia também…

COP26: Portugal contra financiamento europeu para energia nuclear

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Str
    Str

    2040? Se o meu aguentar até ao próximo verão já me dou por contente eheheheh

    1. Avatar de Insider
      Insider

      Vou vender o meu a gasóleo que tem 20 anos, compro outro a gasóleo para os próximos 20 anos e depois logo vejo qual vai ser a próxima história que nos vão contar.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    O meu desde o ano passado é a pilhas, mas ainda tenho um usado a gasóleo quando deixar de andar vai para a sucata.
    O eléctrico foi a melhor coisa que fiz, carrego em casa e na empresa tudo a energia solar pago 0€, preciso de carregar de 4 em 4 dias para o meu trajecto normal.

    1. Avatar de wtvlol
      wtvlol

      “tudo a energia solar pago 0€”

      Amigo, faz lá as contas de novo. Solar não é à borla…apesar do Sol ser para todos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Amigo eu pago mesmo 0€, tenho 4000W autoconsumo em casa, e na empresa onde trabalho também tem painéis a empresa oferece a energia para os funcionarios carregar lá.

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          O grande custo vai ser a substituição das baterias. Aí é que vais insultar tudo e todos 🙂 .

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            E um Nissan?

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Quando precisar de trocar baterias é pq só dá para 80% da capacidade, aí em vez de carregar de 4 em 4 dias carrega de 3 em 3, e já dá mais uns anitos

        2. Avatar de AC
          AC

          Parabéns…! faz parte do 1% da população que tem a possibilidade de carregar em casa e no trabalho sem se chatear.
          Para 99% da restante população não tem onde recarregar o carro sem ser em pontos de carregamento, pontos esses onde numa reportagem da SIC ficou claro que não são mais baratos para carregar em comparação com atestar de gasolina/gasoleo!

          1. Avatar de eu2
            eu2

            É preciso criar a infraestrutura. Mãos à obra

        3. Avatar de Tonheco
          Tonheco

          Pagas 0 euros? Achas que já pagaste pouco pelo autoconsumo?

    2. Avatar de Jm
      Jm

      Ótimo, então esclarece me… Como fazes se tiveres uma viagem maior para fazer?? Alguma em que a bateria não seja suficiente?? E quanto vais pagar pelo recarregamento e o tempo perdido??

      1. Avatar de Luis dos Bancos
        Luis dos Bancos

        Alugas…quantas viagens fazes por ano com mais de 400kms?
        Ja uso esse modelo a muito tempo e com sucesso e poupança, tenho um citadino baratucho com manutençeos minimas, que da para ir ao porto e vir em situaçoes de aperto, mas mais que isso sai mais barato alugar

        1. Avatar de Manuel Costa
          Manuel Costa

          A matemática não é mesmo o seu forte… 400km é o limite máximo dos máximos da bateria. Por isso, se viajar mais de 180km de distância já terá de pagar para carregar o caso, fora de casa. Porque para ir terá de voltar… ou tem casas a cada 400km ou só pode viajar perto de 180, por causa do limite de energia.

          1. Avatar de Luis do Bancos
            Luis do Bancos

            E o que tem a matemática a ver para o caso? Quando faz viagens nao abastece? Ou leva gasolina de casa? Uma viagens de 400kms tem paragens, quer seja no destino quer seja durante, 10m a carregar da mais uns 50/70kms (depende do carro e do carregador) e meti 400 por meter um valor que considero para mim ajustado, mas hoje ja é possivel fazer Lisboa/Madrid de electrico sem mudar nada no plano de viagem (e acredite ja o fiz muitas e muitas vezes). Mais que isso é quando vou aos aligueres…e falasse muito no preço de aquisiçao mas enganese aquele que pensa que um carro e uma mais valia e o futuro vai ser termos carros como serviço…

            Mas a cofidis adora aqueles que compram carroes para nem 15k ano fazerem 🙂

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        O carro é mesmo só para o trabalho, mas tem feito de tudo.
        Mas como disse ainda tenho como segundo carro um a gasóleo mas raramente pego nele agora.

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @ Miguel, eu estou em fase de construção de moradia, e também estou a pensar em compra rum carro elétrico, só carrega o seu carro durante o dia, ou tem algum sistema de acumulação de energia que lhe permita carregar durante a noite caso seja necessário?
      Obrigado

    4. Avatar de SM
      SM

      Olha que bom para si. Então e os 75% (pelo menos) de portugueses que não têm moradias onde carregar as baterias, vão enfiar a ficha para carregar as pilhas onde? Só se for onde o Sol não brilha.
      Já agora outra pergunta, já teve algum acidente? É que ou compra baterias novas ou fica logo sem a garantia. E a seguradora não paga baterias que nada sofreram no acidente.

  3. Avatar de lopes
    lopes

    2040, nessa altura já não preciso de carro há muito tempo.

  4. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Em 2040 passa para 2050, depois em 2050 passa para 2060…É como todos as “mortes anunciadas” desde a década de 80.
    Enfim, outravez arroz.

    1. Avatar de lopes
      lopes

      Olha o teu pai deixou-te mexer no pc outra vez, tenho de ir falar com ele, que não pode ser, tem de te meter de castigo.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Em 2040 eles já vão perceber que afinal o elétrico não é assim tão futuro e já mudaram de ideias

      1. Avatar de eu2
        eu2

        O hidrogénio vai ser para o elétrico o que o gasóleo é para a gasolina

    3. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Em 1998 anunciaram que os carros a combustão estariam extintos, em 2025, devido ao GPL. Agora, já anunciam que o GPL é para acabar e que será tudo eléctrico. Daqui a 20 anos já será outra coisa que irá substituir os eléctricos…

  5. Avatar de A.F.
    A.F.

    Nem vou dormir bem a partir de hoje com essa “morte anunciada”. Noticias do medo não me incomodam, fazem ricochete na minha carapaça.
    Há os modeiros(muitos) e os realistas(poucos).
    Triste Europa, que vai ser abafada pelas super-potencias.

  6. Avatar de José
    José

    O meu desgraçado já tem 215.000 Km e pretendo que não me deixe a pé, durante o pouco tempo que tenho de existência.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      E pouco.. O meu já tem 365k

  7. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Não era em 2030? lol

    Mandam bitaites diferente todas as semanas a ver se cola.

  8. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    O meu Japuna já vai com 160k.
    Está novo.
    É só meter diesel e fazer as revisões.
    Parece um relógio.
    Provavelmente vai durar mais que eu.
    É uma máquina que parece que o tempo parou nele.
    Vou já comprar um carro a pilhas para daqui a 7 ou 8 anos ter as baterias viciadas e depois não saber o que fazer.
    E se o puser à venda, quem vai comprar um eléctrico com baterias gastas?

    1. Avatar de Koso
      Koso

      As baterias trocam-se.

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Koso, as baterias trocam se.
        Já viu o valor que pedem por elas?

        1. Avatar de MataRatazanas
          MataRatazanas

          Se fôr daqui a 7 ou 8 anos não pagas nada porque estão dentro da garantia… lol

          1. Avatar de jorge santos
            jorge santos

            Então porque andam pessoas a pagar milhares de € em baterias novas para eléctricos com 4 anos?

          2. Avatar de MataRatazanas
            MataRatazanas

            @jorge santos

            que pessoas é que andam a pagar milhares de euros em baterias novas? Sabe dizer? Houve em tempos um caso de um nissan leaf em que a bateria foi substituída por 7000+IVA, porque o dono não soube reclamar enquanto estava com a bateria na garantia… Ou seja, em vez de reclamar enquanto a bateria tinha menos de 160k km, decidiu reclamar quando a bateria tinha 170k km… Salvo erro até foi notícia aqui no pplware. E isto foi num leaf, um dos carros com pior sistema de gestão térmico da bateria que existe no mercado…

          3. Avatar de MataRatazanas
            MataRatazanas

            Não é um caso que faz a regra, é o contrário, este caso faz a excepção, e foi porque o dono do carro não pediu para substituir a bateria enquanto esta estava dentro da garantia. Já agora, sabe dizer quanto custa um turbo novo? Ou uma transmissão nova? Ou uma junta da cabeça?

          4. Avatar de RatazanaDoPunjab
            RatazanaDoPunjab

            MataRatazanas, obviamente não faz a menor ideia do que está a dizer.
            Informe se…

          5. Avatar de MataRatazanas
            MataRatazanas

            @RatazanaDoPunjab

            Por favor, elucide-me então… lol

        2. Avatar de Koso
          Koso

          sim, mas respondi à tua pergunta 🙂 Sempre se vende.

          1. Avatar de Jon
            Jon

            Eles não tarda tiram a garantia das baterias pra não levar mais no c#

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Um prazo de 19 anos para uma indústria destas ?? Não estou muito convencido.Além de que haverá sempre os lobbies das empresas petrolíferas e outras para que isto não vá para a frente.Oxalá esteja bem enganado mas penso que o prazo é muito curto.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Já a Toyota,Volkswagen e Nissan-Renault não aderiram à promessa.
      A BWM também ficou de fora por considerar existir uma “grande incerteza sobre o desenvolvimento de infraestruturas globais para apoiar a mudança total para veículos a zero emissões”.” Ainda para mais esta.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      As que não se focarem em elétricos arriscam-se a perder o bolo todo para a Tesla

  10. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Já andam à anunciar há mais de 10 anos o fim dos carros térmicos!! Mesmo que acabem com a venda de novos carros térmicos as pessoas vão continuar a utilizar usados e a comprar usados. Portanto as emissões vão continuar dos tubos de escape vão continuar.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      Claro e depois eles fazem como aos viciados em tabaco e todos os anos aumentam os impostos e os lorpas vao andar a pagar 5 euros por litro? Nao me acredito nisso.

    2. Avatar de Jon
      Jon

      Mas as emissões vêm só dos carros??? Não há indústrias a poluir mais até que os carros?? As pessoas como Eu que usa fogao a lenha på que aquecer não são poluidoras?

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    E até 2040 os automóveis ditos “zero” vão receber energia 100% origem renovável? As baterias em fim de vida vão ter tratamento com impacto negativo zero para o ambiente?

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      As baterias é para fazer como são as dos telemóveis… enviam-se para a Índia, que despeja o resto para o oceano e vende a reciclagem para a China nos vender novos telemóveis.

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    A minha opiniao e que os dois tipos de consumos vao existir, electricos ou gasolinas. Porque bem vistas as coisas, os carros electricos e mesmo sem ser carros electricos nao e para qualquer carteira. As pessoas vao usar o que ja tem ate nao dar mais.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      SAo 20 anos, 20 anos as coisas mudam imenso. Ou tambem foi toda a gente comprar o primeiro telemóvel que custava 4 mil dolares? Hoje qualquer pessoa tem um smartphone na mao, pois a tecnologia com o tempo fica mais barata. Deixa quem tem dinheiro ir pagar o desenvolvimento, daqui a 10 anos podes ir ver como esta o mercado se ja tem ofertas para a tua carteira, tal e qual como foi com o telemovel ate iras ter melhor carros dos que estao hoje a venda e mais baratos.

  13. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Em 2040 já o hidrogénio será comum e temos o problema resolvido.
    Carros eléctricos são brinquedos.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      E um carro a hidrogênio não e elétrico na mesma?

      1. Avatar de AC
        AC

        É! mantem o mesmo problema das baterias HAHAHAHAHA

      2. Avatar de wtvlol
        wtvlol

        Existem carros com motor de combustão a hidrogénio.

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Têm mais probabilidade ter sucesso o e-fuel do que hidrogénio.
      Carros eléctricos são carros mais eficientes que existem.

  14. Avatar de Soloamreg
    Soloamreg

    O que acho mais piada da malta que não tem elétricos, seja pq não pode ou pq não quer, é o facto de somente falar pelo que ouve nas notícias, muitas com informações erradas ou incompletas. Á uns tempos era a história das baterias, agora é as faturas. Raramente carrego o carro fora, e as poucas vezes que carreguei as facturas não chegaram nem de perto nem de longe a esses valores, basta ter atenção. Quanto às baterias, para quem não sabe, num carro eléctrico a manutenção é uma fração do valor de um a combustão, a bateria tem garantia de pelo menos 5 anos. Eu estou a poupar 300 euros em gasóleo por mês, 300x12x5, 18 mil euros em 5 anos. Mesmo que a bateria vá á vida, acho que chega e sobra bem… Lol… Deixem de ser velhos do Restelo

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Tive um eléctrico (da empresa) que andou 2 semanas comigo. Moro num prédio de 44 apartamentos. Para o carregar em casa, eram 1,6 milhões de euros (painéis solares e resto das estruturas) ficávamos com 4 postos à porta do prédio. Dá uma média muito interessante mesmo que existissem 44 carros… Mas, você é rico e pode carregar na garagem da vivenda, que são menos de 2% da população portuguesa.

    2. Avatar de zdf fd
      zdf fd

      E quanto custou o caro electrico ? Foi gratis ? Esta na hora de voltar a escola aprender a fazer contas …

    3. Avatar de Jon
      Jon

      Até ao dia das montadoras começar a levar no c# è acabar com a garantia das baterias

    4. Avatar de Coisotal
      Coisotal

      Sabes que a desvalorização do carro também conta, certo?
      Daqui a 10 anos o teu carro pode não valer quase nada, precisamente pela troca de baterias.
      Comprar um carro novo pode um dia compensar mais que trocar a bateria de um carro que é o acontece nos telemóveis e tudo o que usa bateria.
      Comprar um carro elétrico usado, pode não ser viável e ninguém o querer.
      Ainda não se conhece como é o mercado de usados elétricos e só saberá daqui a alguns anos se os elétricos valem a pena ou não.
      Tu comprarias hoje um carro elétrico usado com 4 anos?

      1. Avatar de Jon
        Jon

        Eu não compraria novo farà usado

  15. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Soloamreg, eu, como tenho garagem, se tivesse carro eléctrico seria sempre carregado em casa.
    Mas já viu o preço deles?
    Porque razão iria eu despachar o actual carro que tenho, que nunca avariou, por um eléctrico que no mínimo custa uns 25 k euros ou lá perto?
    Essa quantia em gasóleo e manutenções, para o meu caso, dá para décadas…
    É verdade que os eléctricos têm vantagens, mas são muito caros e se tiverem que ser carregados na rua as coisas complicam se….

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      E tem de fazer obras para montar a estrutura para carregar o carro. Não é só comprar o carro e ligar a uma tomada. É giro que os “proprietários” não falam desta parte.

  16. Avatar de Sergio
    Sergio

    Como está o mercado e tendo em conta os km’s que faço, o meu próximo carro será claramente a gasolina ou hibrido.. É de rir estes acordos a anunciar a morte dos carros a combustível e de seguida vir lá um “no entanto” estados unidos, japao… etc
    Ficaria mais contente com o anuncio ou com o compromisso de se criar estruturas de carregamento para carros eletricos até o ano x.. agora querem andar com a carroça à frente dos bois não vai dar bons resultados

  17. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Para elucidar o MataRatazanas, que diz que baterias com 7 anos trocam se assim na boa.
    Vá ao stand após sete anos de uso das baterias e diga assim, quero baterias novas porque estas já não fazem os mesmos kms que faziam quando novas.
    Está na garantia, toca a mudar isto e já, antes que me chateie.
    E eles, todos contentes, trocam as baterias porque já não têm a mesma autonomia de antes e estão na garantia…
    É que é já a seguir.
    E duvido que a garantia dure 7 anos….
    Depois venha aqui contar como correu.
    Olhe, até lhe vou dar um exemplo do que aconteceu aqui com um colega.
    Comprou um BMW eléctrico, não me lembro do nome do modelo, é um carro pequeno, tipo smart, mas da BMW.
    As baterias logo após a compra começaram a dar graves problemas.
    O rapaz foi ao stand a explicar a situação e pediu baterias novas, se bem que novas eram as que tinha, mas que tinham defeito, e eles não quiseram trocar.
    Inventaram para ali uma treta qualquer e pronto.
    Depois ouvi dizer que o rapaz foi para o Facebook denunciar a situação e arranjou um advogado e acho que aquilo lá chegaram a um acordo.
    Volto a repetir, baterias novas…. Imagine agora com 7 anos.
    O lirismo é muito bonito mas a realidade is a bitch.

  18. Avatar de eu
    eu

    Há 10 anos comprei um carro a GPL de gama baixa e um colega disse-me que era maluco porque dai a 3 ou 4 anos estaria tudo eletrico.
    Passou 1 década e pouco mudou.
    Entretanto esse foi para a sucata e comprei outro a GPL.
    20 anos para terminar os carros a Gasolina ?
    Ainda vai dar para mudar pelo menos mais 1 vez e quase que aposto que será novamente a GPL.
    Em 10 anos de utilização poupei 10.000 € em combustível façe à mesma versão a gasolina.

    Se muda-se agora para eletrico, talvez poupa-se uns 15.000 € face à versão a Gasolina (se não mais) mas depois teria de mudar a bateria antes de fazer 1 década e bastar mais uns milhares de euros (só por aqui lá se vai a vantagem), para além do eterno problema de carregamento para quem não tem garagem própria que é só a grande maioria. Para além disto tudo, se não houvesse estes constrangimentos, o preço de um carro eletrico face à versão a gasolina, faz dissipar a vantagem no combustível.

    Talvez daqui a 10 anos a realidade seja outra.

  19. Avatar de Jonas
    Jonas

    Tudo a olhar para o umbigo.
    E os transportes de passageiros e mercadorias por estrada/mar/ar?
    Em quanto tempo acham que todo esse parque se transformará?

  20. Avatar de RuiP
    RuiP

    Deixem de sonhar. Eles ate podem comecar a deixar de ser produzidos a 2040 mas os carros duram outros 30 anos.

    E o lobby que anda feito de volta da electricidade rapidamente vai cair, quando os preços da energia subir tanto que afecta o custo da energia la de casa.

    Nao temos rede nem organizacao para alimentar tantos carros a electricidade.

  21. Avatar de F.Bravo
    F.Bravo

    É deveras impressionante a capacidade que os políticos têm para iludir o povo. Os eletricos não têm futuro, e, nem são fiáveis. O hidrogénio vai ser rei, vai dominar tudo e todos. Quanto ao futuro,é melhor começarem a pensar em barcos. Por culpa das más políticas e dos maus politicos juntamente com uma comunicação social submissa vamos de vento em poupa.

  22. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Gostaria de ler um estudo sério e honesto sobre o verdadeiro impacto ambiental do lítio e da sua extração. E comparar com outras alternativas, como o bioetanol, o biodiesel e outros combustíveis que actualmente podem ser fabricados em laboratório.
    Pessoalmente, penso que a questão do eléctrico não é nada mais nada menos que os lobbies interessados a aproveitar esta oportunidade para vender electricidade…e quantos países são auto suficientes em termos de produção de electricidade “verde”? Ainda se vai queimar muito carvão e afins para se produzir a energia que o mercado vai exigir. A ver vamos.