Model 3 da Tesla deixa de conseguir usar carregadores que não sejam da marca

46 Comentários

Apesar de ser um ecossistema próprio, os carros elétricos da Tesla têm a capacidade de ser carregados em qualquer estação. Assim, garantem que não ficam sem a necessária energia, ao mesmo tempo que ficam com a exclusividade própria da sua rede.

A empresa, com uma recente atualização do software, terá deixado o Model 3 impossibilitado de usar os carregadores fora da sua rede.

Tesla Model 3 carregadores problema marca

Apesar de não termos ainda uma rede alargada de postos de carregamento de carros elétricos, a situação em Portugal é muito positiva. Com cada vez mais oferta, a Tesla tem reforçado a sua presença no que toca a estes postos de carregamento.

Claro que os donos destes carros elétricos podem aproveitar o melhor de 2 mundos, carregando na rede Tesla e na restante rede de postos disponíveis. Este cenário está agora limitado, com um novo problema que está a afetar os Model 3 na Europa

https://twitter.com/tesla_adri/status/1360665331539263488

Do que é descrito, este modelo, um dos mais vendidos na Europa, deixaram de conseguir carregar fora da rede Tesla. Os Model 3 parecem iniciar todo o processo, indicando o carregamento foi iniciado, mas o posto acaba por interromper o carregamento com um erro.

O problema parece estar relacionado com a atualização 2021.4.3 que a Tesla lançou recentemente para o Model 3. Usando o mesmo cabo CCS, que serve nos Superchargers e noutros carregadores, o problema acaba por surgir.

Tesla Model 3 carregadores problema marca

Assim, e até a Tesla reverter o problema com uma nova atualização, os condutores destes carros elétricos estão condicionados. Apenas podem carregar nos postos da Tesla e assim têm de usar os Superchargers o que nem sempre é algo próximo.

Este problema vem mostrar a fragilidade destes sistemas e a necessidade de criar um sistema verdadeiramente universal. Tal como acontece hoje nos motores de combustão, é necessário que exista um sistema uniformizado e que seja adotado por todas as marcas, sem depender de software.

Model 3 da Tesla é o carro elétrico mais vendido de 2020 por uma larga margem

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    A Tesla vai seguir, para o bem e para o mal, o caminho da Apple…compras o “artigo” mas tens de utilizar a nossa gama de produtos para que funcione sem problemas! Nem ficaria muito admirado que dentro de algum tempo o carregador tenha de ser comprado à parte…depois virá o tempo de ser a bateria a ser comprada separadamente!

    1. Avatar de iMF
      iMF

      Sem dúvida, é mesmo isso que vai acontecer, e depois vão começar a vender pacotes e mais pacotes de upgrades de software…
      E serviços com mensalidades, etc.
      Vão criar um ecossistema como a Apple e vedar a concorrência.

    2. Avatar de Pintor
      Pintor

      O carregador rápido para instalar em casa sempre foi pago.
      Embora exista a possibilidade de o ter sem pagar.

    3. Avatar de Monteiro
      Monteiro

      É melhor leres a noticia vá nem vou ser mauzinho é só leres e ficas a perceber e já agr o problema já esta resolvido

      1. Avatar de danny
        danny

        Acho bem que leias muito bem o artigo. Assim ficas a perceber que não refere que o problema está resolvido. Alias, nem acredito que tenha sido um problema, mas sim uma experiência. Dentro de algum tempo, devem limitar sim o uso de carregadores alternativos.
        E depois os “donos” destes carros devem dizer que ” o carro é meu”. lol

        1. Avatar de Monteiro
          Monteiro

          É claro que aqui não está referido mas aconcelho-te a pesquisares na net para veres que o problema nem afetou todos os carros e já esta resolvido na grande maioria deles, sim de certeza que se a tesla snao quisesse que usassem os outros carregadores teria incluido a porta dos carregadores publicos nos carros

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          E o teu carro é teu? Experimenta deixar de pagar o IUC e vais ver de quem é o carro…

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Os electricos não pagam IUC…

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            Eu sei, eu tenho um 😉 Aqui a questão é a da propriedade. Se não cumprirmos as nossas obrigações, a propriedade é sempre relativa.

    4. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Pois mas agora vamos ver o outro lado, tens uma empresa seja lá do que for, ofereces garantias e por aí fora, depois os teus clientes usam o que lhes apetece mas se avariar algo vêm ter ctg

      A apple têm os produtos deles mas há outras marcas certificadas para usar em appl

      1. Avatar de Nuno T.
        Nuno T.

        Diria mais, qualquer carregador que cumpra as normas de carregamento USB pode ser usado com os aparelhos da Apple.

    5. Avatar de IonFan
      IonFan

      Leste o artigo ou só o título? É um bug e nem afecta todos os carros. Se a Tesla estivesse interessada em que os carros só carregassem na rede/productos deles, não tinha usado a ficha CCS Combo2 no Model 3 Europeu…

    6. Avatar de Rui
      Rui

      Ainda bem que existem muitas marcas automóvel para escolhermos!
      Olha o que seria de quem tem um Mercedes, BMW…… se só pudesse comprar peças à própria marca…… os nomes que não chamavam às marcas automóvel tradicionais!!!!!!!

      Ainda bem que existe concorrência!

    7. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Engraçado como se pode usar carregadores de muitas marcas com aparelhos da Apple…

  2. Avatar de TSLAbull
    TSLAbull

    Dois leitores super informados! Well done!

  3. Avatar de David
    David

    Já está resolvido

  4. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Onde está a liberdade de movimentos com estas viaturas ?

  5. Avatar de sdfg
    sdfg

    updates automaticos nos carros.. a emoção de acordar de manha e nao saber se quando carregares no pedal o carro anda para a frente ou para tras.. é o meu sonho

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não sei onde viste essa dos updates automáticos ahah mas secalhar informares te não era nada ma ideia, os updates têm de ser agendados

    2. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Nos Teslas podes optar por fazer apenas updates estáveis, menos frequentes.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      acho que queres dizer o seguinte:
      ‘update automatics nos carros..a emocao de acordar de manha e ficar com um carro com mais autonomia. ou com um carro com mais potencia. ‘

  6. Avatar de BMad
    BMad

    Mas alguém vos obriga a comprar um Tesla? Se não gostam, não comentem. Sabem quem não tem problemas com esses carros? Quem anda a pé!
    Tal como a Apple, alguém vos obriga a comprar ou usar? É um problema e opção de quem os compra, mas quer queiram ou não, ao ser “fechado”, é um ecosistema controlado e que funciona.
    Isso é dor de quem quer ter e não consegue comprar.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Nem dado eu o queria!! Não vale a pena comprar um automóvel que de um momento para o outro deixa de ter para-choques traseiro ou em que o tejadilho voa do lugar!!

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Sim, isso é extremamente grave. Até porque é na Alemanha e atrás pode vir um Mercedes sem sistema eCall para pedir ajuda caso haja um acidente: https://pplware.sitedev.pt/motores/mercedes-benz-recolhe-1-3-milhoes-de-carros-por-falha-no-sistema-de-emergencia-ecall/

      1. Avatar de Rui
        Rui

        tambem nao vale muito a pena comprar um que de um momento para o outro começa a arder e há para aí BMW e mercedes aos montes

        1. Avatar de Leto
          Leto

          Aos montes ?!
          Não abuses…

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        lol nem dado dizes tu? Quem te dera!! ja ouvi essa mts vezes de pessoas com inveja…quem te dera.
        Agora responde la com os teus factos..

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Eu não tenho inveja dessas pessoas que se contentam com um automóvel colado com adesivos. Para mim só o Hyundai Kona é que serve.

    2. Avatar de danny
      danny

      O problema não é quem tem, quem não tem ou quem pode ou não ter um Tesla! Vai acima disso. O problema sim é que pensas que o carro é teu, mas NUNCA é pois podem modifica-lo ao seu belo prazer.

    3. Avatar de Dias
      Dias

      Eu posso … mas não quero!

    4. Avatar de IonFan
      IonFan

      O nome técnico é cotovelite crónica. Não tem cura.

      Eu antes de poder ter um, queria ter um. Esta malta, como não pode, diz mal.

    5. Avatar de Test User
      Test User

      Deves gostar monopólios, lembra-te que não beneficiam o consumidor.
      Problema é que deixas de ser proprietário. Não podes escolher carregador, não podes escolher local onde vais reparar, não podes comprar peças, etc.
      No caso da Apple normalmente mais benéfico comprar novo do que reparar. Alem do custo económico para consumidor, não se reutiliza. Não parecem que esta marcas reciclem.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Estes carros eléctricos só vieram agravar fortemente o já enorme problema da obsolescência programada.

    Está na altura dos estados intervirem e exigirem que por desenho e técnica as empresas provem que o veículo foi desenhado e é capaz de funcionar sem problemas durante pelo menos 50 anos com manutenção mínima.

    O conceito de manutenção mínima deveria ser definido entre governo, indústria, representantes de associações de defesa do consumidor, representantes de empresas de reparações (para garantir que as coisas são feitas de forma a que tudo possa ser realmente reparado com peças da marca e de terceiros certificados) e colocado posteriormente a referendo para aprovação do povo, para que não exista combinações entre os quatro que no final do dia prejudiquem o povo em geral.

    E é tempo ainda de as empresas serem obrigadas a ceder veículos a entidades independentes do estado e associações de consumidores seleccionadas pelo povo em referendo, para testarem os veículos durante um período alargado de tempo de pelo menos 5 anos, antes de permitirem comercializar os mesmos… de forma a não permitirem mais que seja colocado no mercado lixo que está constantemente com problemas só porque os meninos gananciosos das empresas não querem investir em pessoal e outros recursos para fazer as coisas com qualidade e bem feitas logo à primeira. Eles são capazes, tem tudo para isso… mas falta um forte incentivo para querer fazer bem as coisas à primeira, como: não poder comercializar o produto/ serviço de outra forma.

    Desta forma evitava-se criar um sem fim de desperdício de recursos para cada coisa nova vir sempre com problemas de todo o género e cada nova coisa trazer problemas diferentes.

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Isso em teoria seria muito giro se fosse numa altura em que o mundo andava devagar, e fossem carros tradicionais, mas a tesla inova tanto que daqui ia 5 anos quando saisse o carro, seria um carro obsoleto. Baterias de velha geração, software lento e com ar ultrapassado, e até os interiores com ar desatualizado. Ninguém quer isto. Podes fazer um inquérito. As pessoas gostam de inovação e não se importam de arriscar. Bem vindo ao século 21.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Obsolescência programada… é essa a definição, fazem as coisas seja para deixarem de funcionar ou parecer que não é mais utilizável/ desadequada.

        A verdadeira beleza é sempre bela, ontem, hoje e amanhã… agora esta coisa do “fast fashion” também em automóveis é que naturalmente molda as mentes.

        “Ninguém quer isto”, é naturalmente uma afirmação errada, já que ao escrever e defender tal posição demonstro que alguém quer isto: eu. Duvido que seja o único… a quantidade de gente frustrada por não conseguir ter algo em condições deve andar aí pela estratosfera, mas simplesmente não têm grande alternativa. Acho que lá nos EUA, se não me engano, a indústria gozava com uma marca japonesa qualquer de carros (Toyota ?) mas às tantas começaram a sentir-se ameaçados porque a marca começou a ganhar fama de fiabilidade (pelo menos em alguns aspectos e em alguns modelos) e então as vendas começaram a cair por conta da concorrente japonesa… ou seja: muitas pessoas gostam de fiabilidade e qualidade, e quando aparece é para aí que muitas vão se souberem.
        Até porque automóveis não são nenhumas pechinchas para a maioria das pessoas.

        Não se trata de as empresas não puderem vender, inovar, ter estilos diferentes… apenas que quando chega ao cliente final o que obtêm tem qualidade e durabilidade, para a pessoa não acabar de pagar e já tem tantos problemas que se vê forçado a trocar por outra coisa… se tiver tido a sorte de não ser um daqueles que vem cheios de problemas de fábrica, que já me fartei de ouvir histórias dessas de várias marcas (não é exclusivo de nenhuma) e muitas nunca resolvem o problema… e não há basicamente forma de os obrigar a resolver se eles não quiserem, porque embrulham aquilo de tal forma que a pessoa nunca vê o problema solucionado na prática.

        1. Avatar de IKAROS
          IKAROS

          Por acaso pesquisaste por carros que estão à venda como novos, mas há 5 anos que não têm actualizações?
          Pessoas que pensam assim deviam de comprar desses, em vez de andarem a olhar para os modelos modernos.
          Pessoalmente não sei como fazer essa pesquisa, mas tenho a certeza que há bastante escolha e com ótimos preços.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Hey! Parou tudo!
          Só vamos poder ter evoluções tecnológicas a cada 50 anos para evitar haver acusações the “obsolescência programada” (palavra bonita btw). Por tanto meus amigos, evoluções tecnológicas já eram.

          Imaginem se os 50 anos tivessem começado em 1970… Estaríamos igual ou pior que cuba 😀 (Pelo menos ainda se desenvolvia a industria do cinema)

          Agora a sério, eu não lhe chamaria “obsolescência programada”, é apenas “obsolescência por evolução”. Programada seria deixar de suportar e lançar um produto igual de seguida, obrigando e comprar o novo não trazendo novidades.

          É como tudo, não posso esperar a ter um carro com um hardware xpto que ao fim de 50 anos ainda consiga levar com updates.

          Um exemplo, e não voltando muito atrás – Vamos se calhar até 2010 (cerca de 10 anos). Saiu o primeiro smartphone Samsung Galaxy. Na altura com specs completamente de todo – Android 2.1, CPU a 1Ghz, 512MB de RAM (WOOWW)

          Como é que queres que naquele hardware corra o novo android 11 ou 12? Simplesmente impossível, não por má vontade dos developers ou do fabricante. Apenas porque a tecnologia evolui, novas features são adicionadas.

          Que não se acuse a Tesla ou outro fabricante tecnológico por “obsolescência programada” quando na verdade não há grandes opções.

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      Faz muito sentido falares de obsolescência programada num artigo sobre um problema causado por uma actualização de software, software esse que continua a ser distribuido até para os primeiros Model S de 2012… Achas mesmo que, caso a Tesla estivesse apostada em tornar os carros obsoletos tinha esta politica de actualizar toda a frota sempre que possível? Diz me qual é outro carro com 9 anos que ainda receba software regularmente, e já nem peço para ser via OTA.

      1. Avatar de J T
        J T

        O meu BMW de 2008 recebeu até 2018 via actualização de mapas DVD. E o modelo já é anterior a 2008 por isso diria para aí uns 15 anos de actualização. Mas um Tesla, que depende fortemente do sistema operativo é normal ter actualizações até ao fim de vida do modelo (20/30 anos?). Ma a como vês, não são os únicos nem os primeiros da indústria a ter actualizações durante longos períodos.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Nao compares actualizacoes de mapas DVD com actualizacoes do funcionamento do carro. Nao tem nada a ver!
          O meu GPS Garmin de 2000 e poucos também ainda recebe actualizacoes do mapa

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          Quem recebeu a actualização foi o GPS não foi o carro… Quantos bugs resolveu no carro ou quantas funcionalidades adicionou? O meu ultimo carro tinha um bug evidente no CB que nunca foi resolvido nos 5 anos que o tive.

  8. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É o preço a pagar por a nova tecnologia, quanto mais tecnologia tiver mais problemas vão dar, tenho serias duvidas que um carro destes actuais dure tanto como um Mercedes 240D, por expl. ou o 320D, basta ver a Kl de um Táxi para verem o quanto um Mercedes antigo dura, praticamente sem electrónica.
    Eu pessoalmente quero ter um carro eléctrico,mas dificilmente será um Tesla, não que não goste, mas acho o preço excessivo.
    Se o posso comprar, acho que sim, mas teria de abdicar de tanta coisa que deixava de fazer sentido ter um carro destes valores.
    O problema dos carregamentos seja um Bug ou não, demonstra que ainda é necessário a tecnologia amadurecer mais um pouco, imaginem que isto acontecer-se numa viagem de ferias ao estrangeiro, nada que não possa acontecer num carro a combustível fóssil, mas seguramente mais fácil de “desempenar”, numa localidade qualquer, eu à uns anitos atrás furei dois pneus no espaço de 5 kl numa autoestrada em Espanha.

  9. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Aconteceu nos EUA, um gajo comprou um Tesla e ctambem comprou uns extras de software . Quando quis vender o carro, anunciou que o carro tinha esse extras.O gajo que comprou o carro quando deu à chave, os extras tinham desaparecido e, perguntam vocês, quem tirou os extras? A Tesla…….

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Desconfio que provavelmente disse “Aceito” quando a Tesla lhe mostrou o disclaimer.
      E lá dizia que os extras não pertencem ao carro, pertencem ao dono do carro.

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      Não inventes. O caso que te estas a referir foi um carro comprado em segunda mão num stand. O carro tinha o software activo mas nunca tinha sido pago. Quando a Tesla verificou a situação desactivou as funcionalidades que não tinham sido pagas. Quem vendeu um carro com extras que não tinha não foi a Tesla. Espero que estejas orgulhoso por ser mais um a contribuir para a desinformação.