Um navio de carga com cerca de 3000 veículos foi abandonado após um incêndio a bordo

130 Comentários

A tripulação de um navio de carga que transportava cerca de 3000 veículos abandonou-o ao largo da costa do Alasca após um incêndio a bordo. Os 22 tripulantes terão sido evacuados, depois de não terem conseguido extinguir o incêndio.

Navio, de nome Morning Midas, em chamas

Segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o navio de carga, de nome Morning Midas, estava localizado a 300 milhas (ou 482,8 km) a sudoeste de Adak, no Alasca. Com bandeira da Libéria, o navio partiu do porto de Yantai, na China, no dia 26 de maio, e estava a caminho de Lazaro Cardenas, no México, de acordo com dados da LSEG.

A informação, citada pela Reuters, dá conta de que, inicialmente, foi visto fumo a subir de um convés carregado com veículos elétricos, cujas marcas não forma divulgadas. A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que tripulantes aéreos e um navio de apoio foram enviados para ajudar na situação.

Navio de carga, de nome Morning Midas, em chamas a 300 milhas (ou 482,8 km) a sudoeste de Adak, no Alasca. Fonte: U.S. Coast Guard/ Air Station Kodiak/ Handout via Reuters

Depois de não terem conseguido apagar o incêndio, os 22 tripulantes foram evacuados em segurança do navio, segundo a operadora Zodiac Maritime.

O salvamento foi concretizado por via de botes salva-vidas, tendo a tripulação sigo transferida para um navio mercante próximo, em conjunto com a Guarda Costeira.

 

Estado do incêndio permanece incerto

Entretanto, a Guarda Costeira dos Estados Unidos forneceu mais informações: confirmou que estavam a ser transportados 3048 veículos, dos quais 70 totalmente elétricos e 681 híbridos-elétricos.

À imprensa, a Guarda Costeira informou, também, que o estado do incêndio permanece incerto, embora ainda seja visível fumo a emanar do navio:

À medida que a parte de busca e salvamento da nossa resposta chega ao fim, as nossas equipas estão a trabalhar em estreita colaboração com a operadora do navio, Zodiac Maritime, para determinar o destino do navio.

Partilhou a contra-almirante Megan Dean, comandante do Décimo Sétimo Distrito da Guarda Costeira, acrescentando que a autoridade está grata “pelas ações altruístas dos três navios próximos que ajudaram na resposta e da tripulação do navio a motor Cosco Hellas, que ajudou a salvar 22 vidas”.

Comentários

130

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Então os restantes carros são térmicos, certo?

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Cerca de, 2300 são “fósseis”.
      As 2 secções, onde começou o fogo, uma é 100% EV, a outra são híbridos. Segundo as autoridades, americanas, os tripulantes receberam o alerta, inicial, da secção dos EV. O equipamento disponível, anti-fogo, foi usado, sem resultado. Pois necessitavam de 10000000 vezes mais, produto anti-fogo, do que é obrigatório. Mesmo os navios, da guarda costeira americana, não estão equipados, para combater aquele tipo de fogo, em que não pode ser usada água. Só resta deixar arder, até não haver mais combustível e acreditar que, a estrutura, do navio, aguenta, o calor e mudanças, bruscas, de temperaturas. Nos 5, outros exemplos, todos se afundaram… até 2 meses, após o incêndio.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então mostre lá onde eles dizer que é 100% eléctricos ?

        Qual fogo ? Onde dizem qual o tipo de fogo ?

        1. Avatar de GM
          GM

          “a Guarda Costeira dos Estados Unidos forneceu mais informações: confirmou que estavam a ser transportados 3048 veículos, dos quais 70 totalmente elétricos e 681 híbridos-elétricos.”
          Totalmente eléctricos significa 100% eléctricos. Ou estou a entender mal?

          1. Avatar de JL
            JL

            Acho melhor ler o comentário que eu fiz a pergunta:

            “As 2 secções, onde começou o fogo, uma é 100% EV, a outra são híbridos. Segundo as autoridades,”

          2. Avatar de GM
            GM

            “JL 6 de Junho de 2025 às 13:58
            Então mostre lá onde eles dizer que é 100% eléctricos ?

            Qual fogo ? Onde dizem qual o tipo de fogo ?”

          3. Avatar de JL
            JL

            Exato, essa era a pergunta, não dizem.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Calma JL respira….1, 2,3…..expiraaaaa.

          1. Avatar de JL
            JL

            Quem parece estar a precisar de ajuda é o Hugo.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então? Explica lá….

          3. Avatar de JL
            JL

            Está muito preocupado com os comentários dos outros, não se preocupe, é a liberdade de expressão a funcionar.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Volta ao comentário anterior e respira….

          5. Avatar de JL
            JL

            Continuo a dizer o mesmo:

            “Está muito preocupado com os comentários dos outros, não se preocupe, é a liberdade de expressão a funcionar.”

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Porra manuel tinhas quase 50/50 e mesmo assim foi ao lado já foi confirmado que o fogo não começou em nenhum carro portanto para de propagar informações falsas sem qualquer fundamento

        1. Avatar de Max
          Max

          Qual é a fonte que confirmou?
          Todos os sites dizem que o fogo começou no porão dos “automóveis elétricos”, embora dê para perceber que juntam elétricos e híbridos.
          Na internet se um diz todos repetem, seja ou não seja verdade – por isso convém saber quem confirmou o quê.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nenhum site diz que começou no porão dos carros eléctricos.

            Ou repetem o que outros dizem ?

    2. Avatar de SoLinux
      SoLinux

      Cansados de saber que ambos os tipos de veículos (Térmicos e Elétricos) pegam fogo, MAS…mas os térmicos não pegam fogo a “frio”…coisa que os elétricos são pródigos…são “bombas silenciosas”, em que ardem em garagens, estacionamentos e afins sem terem circulado durante horas ou até dias.

      1. Avatar de JL
        JL

        Pegam sim, o incêndio do parque do aeroporto foi. Fora muitos outros exemplos.

      2. Avatar de JL
        JL

        Outro erro, o Renault zoe que ardeu no NorteShopping, o incêndio foi apagado em 10 minutos.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Pegam sim? Então mas esse incêndio não foi num elétrico?
          Erro? quem falou no tempo que demorou a apagar?
          Algo no teu Português continua muito mal.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, foi um a combustão.

            Falei eu.

            Como ele sabe que sem terem circulado horas e até dias ?

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Exacto.
        Os que funcionam a hydrocarbonetos, são muito mais seguros.

        Em um acidente é possivel um a gasolina pegar fogo? nunca vi mas será possivel, será é muito raro, a gasolina é inflamavel, mas quimicamnte estável no que toca a choques cinéticos, tal como o gasoleo, esse nem é inflamavel.

        Os a Gasoleo são os mais seguros, pois não ha forma de pegarem fogo, pelo menos de forma acidental.
        Claro que alguém pode ir a um a gasoleo e lançar-le fogo, mas isso é crime, e é feito de propósito.

        Os Kamikazes electricos, são uma bomba relógio… eu já tenho problemas de tensão arterial, e a minha mulher já me disse para ir a um médico, porque nos semáforos, eles param ao lado, á frente e atrás..
        Ora nós vamos com os nossso filhos, e se aquela porra explode, é quase morte certa, pois não temos forma de fugir no engarrafamento.

        O que eu faço, é quando me apercebo que ha um sinal fechado, reduzo a velocidade, ás vezes para quase parado, para evitar que fique preso nesse grupo, e um kamikaze rebente..
        A mulher não percebe nada destas coisas e não avalia o perigo que se corre, ao pé deles, e vai e encosta aos outros…leva-me ao limite..

        E o problema depois estende-se ao estacionameto, pois eles querem estacionar, ao pé de veiculos seguros, grande abuso por parte dessa gente!!

  2. Avatar de o que se passa aqui?
    o que se passa aqui?

    o que se passa aqui? não ha comentários?

    1. Avatar de narcesudo
      narcesudo

      Antes de serem publicados, os comentários têm de dar a volta ao mundo pelo menos 10 vezes para ganhar balanço, vão depois até à Lua onde são catapultados até Marte, seguem viagem até Júpiter, Saturno e continuam, continuam….. até fazerem ricochete na nuvem de Oort e voltarem para trás. Voltados à Terra dão mais 10 voltas e só então são publicados.
      É esta a razão de não ter visto nenhum.

  3. Avatar de Max
    Max

    Escreve a Reuters:
    “O navio de bandeira da Libéria deixou o porto chinês de Yantai em 26 de maio e estava a caminho de Lazaro Cardenas, no México, de acordo com dados da LSEG.
    A fumaça foi inicialmente vista a subir de um convés carregado com VEs, disse a empresa.”
    Disse a Guarda Costeira dos EUA: “[O navio] também estava supostamente a carregar um total de 3.048 veículos, sendo 70 veículos totalmente elétricos e 681 veículos elétricos híbridos parciais. Isso é baseado em relatórios à Guarda Costeira e está sujeito a alterações enquanto se aguarda o desenvolvimento de qualquer nova informação.”
    Embora ainda sujeito a confirmação, isto dava 2.297 veículos convencionais. Mas não é nada de admirar. Embora só se fale de VE exportados da China – “Quase 80% dos veículos chineses exportados são equipados exclusivamente com motor de combustão interna”.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O que, a guarda costeira relatou, é que a tripulação recebeu o alerta, de fogo, no convés, onde só estavam os EV. Depois, propagou-se aos híbridos. Não possuíam 0,001%, do produto, para extinguir aquele tipo de incêndio. Usaram o sistema de emergência, até ficar vazio e os 140 extintores, sem conseguirem dominar, o incêndio. Depois, tiveram de abandonar o barco.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Vamos esperar pelo JL, senão não tem piada

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde dizem que nessa secção era só ev ?

          A piada já cá está, é saberem mais que as autoridades.

        2. Avatar de Fusion
          Fusion

          Para quê? Já sabemos qual vai ser a resposta dele.

          Os carros eléctricos não ardem, de certeza que foi algum Mercedes antigo, ou então alguém no navio mandou para lá uma pirisca de cigarro, ou qualquer outra coisa qualquer.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá essa resposta ?

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sarcasmo JL, irra és mesmo grunho rapaz. É por isso que tanta gente te goza por aqui lol
            Mordes o isco que nem um pato.

          3. Avatar de JL
            JL

            Gozar ? Mas eles só estão a gozar com eles próprios e com a sua fraqueza.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mercedes desses a arder são o prato:

            https://www.facebook.com/share/r/161cuyTHKo/

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOL quando tentas justificar e ainda te enterras mais.
            Eu quero lá saber se incendeiam mais “estes” ou aqueles”. Deixa de ser maluco rapaz….

          6. Avatar de JL
            JL

            Realmente é verdade, você só quer saber da perseguição, mas olhe, já sabe que isso não o leva a nada nenhum.

            Já agora, o Mercedes não era para si, mais uma vez se meteu na conversa onde não foi chamado.

      2. Avatar de Zé

        Por alguma razão, existem vários tipos de extintores e vários tipos de produtos nos aspersores de combate a incêndio. Como em tudo na vida, a ferramenta certa para o trabalho em mãos. Agora se não acautelarem, é como ir a uma steak house e só terem facas de peixe porque antes era uma marisqueira e não se deram ao trabalho de ajustar os mecanismos e ferramentas.
        Pode ter sido numa viatura, pode não ter sido. Seja como for, das duas uma. Ou não detetaram o incêndio a tempo de o debelar rapidamente, e terá havido falha dos sistemas de alarme, ou não acautelaram as medidas combate ao tipo de risco que transportavam (ou as duas coisas). Isso de não possuírem 0,001% do material necessário é relativo. Um incêndio florestal, se detetado a tempo apaga-se com uma mijoca ou com um balde de água. Se não detetado a tempo podem ser precisos dias, semanas e centenas ou milhares de meios.
        Agora uma coisa é certa. Se perderam o incêndio, é porque não preveniram e acautelaram as condições de segurança em relação à carga transportada, independentemente dessa mesma carga, razões, etc… E aí a culpa é do transportador, ponto final.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Verdade seja dita, é raro incêndios em automóveis serem extintos antes de estes arderem completamente.

    2. Avatar de JL
      JL

      Portanto leva apenas 70 eléctricos no meio de mais de 3000 veículos, e conseguem identificar o fumo no convés dos eléctricos. Incrível.

      1. Avatar de Zé

        No Freemantle Highway que ardeu parcialmente em 2023 também foi dado como culpado um carro elétrico. Quando conseguiram controlar o incêndio e rebocaram o barco, afinal não tinha sido um carro elétrico.
        O grande incêndio do parque de estacionamento do aeroporto também tinha “seguramente” começado num elétrico, mas afinal não.
        A comunicação social “sugerir” as causas do incêndio sem que se saiba o que aconteceu é péssimo jornalismo, mas isso já não é novidade, nem em Portugal, nem no resto do mundo. Os “comentadores” fazerem o mesmo… é falta de bom senso, ou pior.
        Nada como aguardar as conclusões da investigação que venha a ser efetuada. Falar além disso, é pura burrice.

        1. Avatar de JL
          JL

          Foi ? Então mostre o relatório que diz que foi um eléctrico culpado ?

        2. Avatar de JL
      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Calma bebé, não chores. Está-se só a comentar com as informações que foram dadas.
        Se mais tarde se concluir que o fogo começou num a combustão adivinha: ninguém quer saber 😀

        1. Avatar de JL
          JL

          Não chore, eu fiz o mesmo.

          Pois não, nessa altura todos se calam, concordo.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não chores, disse eu….

          2. Avatar de JL
            JL

            Pois não, nem há razão para isso.

  4. Avatar de JL
    JL

    Eles que falem com o Yamahia, ele já sabe o que se passou.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Porque não mete o link da thread ondee vc passa a vida a negar as evidências? Isso é que era de homem.
      Tem coragem ou quer que seja eu a pôr?

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu apenas neguei as suas invenções, não neguei nenhuma evidência.

        Ser homem não é meter se a inventar.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Inventor é vc, q ainda quer saber mais do que o próprio comandante do navio.
          O plano de carga é feito por ele, assinado por ele, e é soberano.
          Se ele diz que aquele deck estava cheio de elektros, é porque sabe do que fala. No fim de contas, é ele o responsável pela estabilidade do navio e sabe muito bem se o plano foi cumprido ou não.

        2. Avatar de JL
          JL

          O comandante do navio não disse o que você referiu, portanto inventou.

          Não, ele não disse que estava cheio de electricos, ele disse que estava carregado com eléctricos, cheio era “fully loaded”.

          E como já deve ter entendido, um deck não leva apenas 70 carros.

          1. Avatar de Max
            Max

            Andas a desviar o bico ao prego como se a questão principal fosse aonde é que o fogo se iniciou, num com motor convencional, num híbrido, num elétrico ou noutra coisa qualquer. Quando a questão principal é a colocada pela Mitsui O.S.K. Lines, que deixou de transportar de veículos elétricos – depois de um navio, que levava também uma carrada de carros convencionais, ter pegado fogo e afundado perto dos Açores: a dificuldade em controlar fogos de baterias de lítio, que podem atingir temperaturas extremas.
            Resumindo, o fogo começou ou chegou ao compartimento onde estavam os 70 veículos 100% elétricos. Pegando fogo às baterias – não o conseguem controlar.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O navio também não estava totalmente cheio, sua barata tonta.
            Obviamente os elétricos embarcam separados dos combustão, e o comandante até se podia ter dado ao luxo de mandar o deck só com um elektro, se apenas houvesse um, porque o navio ia com cerca de 65% da capacidade. Portanto para melhor estabilidade os decks inferiores convém que vão o mais carregados possível de modo a garantir a estabilidade do navio. Carregar baterias de lítio no porão é má ideia por via da má ventilação, difícil acesso e mais risco de explosão.
            O incêndio começou na popa, num dos decks superiores onde estavam carregados os elektros. Mesmo que os decks superiores vão sub aproveitados isso já não tem implicações na estabilidade do navio. Capisce?
            E é lá que por norma seguem os elektros nos navios que ainda os aceitam. Devido ao
            risco de incêndio, se um elektro arder, é mais fácil ventilar e combater o fogo se estiver num deck aberto ou semiaberto que é o caso dos de cima.
            É dos livros e a carga perigosa vai sempre no convés. ( leia-se parte superior do navio)

          3. Avatar de JL
            JL

            Onde eu disse isso ?

            Vocês é que não sabem ler.

            Mas essa companhia não deixou de transportar eléctricos, outra invenção.

            Ah, afinal já mudaram a conversa.

          4. Avatar de JL
            JL

            Yamahia, continua a divagar na maionese, essa do podia e suposições são isso, onde diz que não conseguiram controlar o incêndio devido às baterias?

            Como sabe que ia 65% ?

            Então afinal o comandante não sabe o que faz ?

            Looool

            Como sabe que começou na popa que estava carregado de eléctricos onde começou ? Mais uma inventada.

            Começou ou chegou ? Portanto agora já não sabe.

            Onde diz que pegou fogo nas baterias ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Como sabe que ia 65% ?…”
            Não me diga que o seu 18a matemática não dá para mais.
            Se a capidade do navio eram 4500 e ele levava ≈3000…experimente lá fazer a conta.

            Isso foi 18 na escala de 0 a 100, não foi?

          6. Avatar de JL
            JL

            O meu dá, o seu é que não não, por isso inventar tanto, a capacidade de um navio de carga é medida em toneladas e não em número de carros que pode levar.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nop.
            Vc mede a capacidade dos navios em espaços.
            Se for em porta contentores marca o espaço em TEUS, se for num RollOn RollOff é por nr de viaturas mesmo.
            O peso apenas tem um limite que é na própria unidade de carga e é importante conhecer ao certo o peso das unidades para que o comandante possa fazer o plano de modo a que o navio fique equilibrado.
            De uma forma geral é importante que o peso vá concentrado o mais possível no porão e que o convés vá o mais leve possível. Obviamente com os pesos bem distribuídos desde a proa à ré e desde bombordo a estibordo.
            Qq facilitismo nos cálculos pode virar-lhe o navio em navegação, independentemente da arqueação bruta.

          8. Avatar de JL
            JL

            Espaço e peso, existe peso máximo.

            Então não faz sentido o que diz, nesse caso e até por outras razões não metiam os eléctricos todos juntos, já que são muito pesados.

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não foram Teslas que pegaram fogo, se fossem, teria uma imagem do logo na notícia.

  6. Avatar de Mário
    Mário

    Muitas coisas ruins vão acontecer a produtos chineses, “muitas coisas ruins”…

    Quem será, quem será?

    1. Avatar de Vítor M.

      Essa tua veia de cartomante… não tem futuro, se calhar tens de te dedicar a outra coisa 😉

  7. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Nada de novo no Largo dos acores estao milhares de Elektros (Lamborghinis e Bentleys e outros carros de luxo) no fundo do mar devido a um incendio.
    https://www.dn.pt/arquivo/diario-de-noticias/navio-que-se-incendiou-ao-largo-dos-acores-afunda-se-com-milhares-de-carros-de-luxo-14638314.html

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Tiro so lado @Toni 😛
      Foi porque esse navio afundou que o armador Mitsui O.S.K. Lines (MOL) deixou de aceitar transportar elektros.

        1. Avatar de Max
          Max

          A Mitsui O.S.K. Lines, uma das maiores transportadoras de veículos do mundo, passou a recusar o transporte de veículos elétricos – exatamente após o navio Felicity Ace pegou fogo e se afundou ao largo dos Açores. Por cauda da dificuldade em controlar fogos de baterias de lítio, que podem atingir temperaturas extremas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, só não transporta veículos eléctricos e híbridos usados.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “…The ship is the first of eleven new LNG-fuelled car carriers to be built in Japan for MOL and it will transport cars produced by Japan’s car manufacturer Mazda Motor Corporation. …”
          OKOK para transportar carros para uma marca que acabou de descontinuar o n
          úncio elektro que ainda produzia loolool

          1. Avatar de JL
            JL

            Ela não descontinuou, e tem outro já há venda.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Notícia de nem há 15 dias
            “…END OF THE ROAD Major car brand discontinues its first and ONLY electric car that was hamstrung by short range & poor practicality…”
            https://www.thescottishsun.co.uk/motors/14836119/major-car-brand-kills-electric-car/
            Mas o @JL é que sabe tudo. Ele é um sabichão 😛

          3. Avatar de JL
            JL

            Pois sei, tanto que vai continuar com o que tem extensor de autonomia, e agora tem o Mazda 6e

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Mazda 6e não está em comercialização. Neste momento não passa de um protótipo de intenções apresentado num salão automóvel.
            O REV não é elektro e a ter mercado será apenas na China dado q ninguém na Europa está para aturar estas aberrações. Já bastou o I3 REV de 2014.

          5. Avatar de JL
            JL

            Está pois, pode duvidar é quando são entregues:

            https ://www.razaoautomovel.com/noticias/lancamento-precos-mazda-6e-2025/

            Não é REV, é BEV-REV, ou BEV-REX.

            Já batou o i3 ? que é um excelente carro, cada vez mais procura por ele.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Logo vi que era mais um chino disfarçado.
            Não está em comercialização não conta. Qd estiver voltaremos a falar.

          7. Avatar de JL
            JL

            Mas está em comercialização, já o pode comprar, e se está para comercialização, a logística já está montada.

          8. Avatar de JL
            JL

            Já agora achei esta interesse, Lisboa a albufeira usando 46% de bateria.

            https://ibb.co/PvLgFs1y

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olha boa, faz melhor que o Dolphin Surfista (21 a 97 à hora) looololll

          10. Avatar de JL
            JL

            Este não foi a 97 hora, foi a 120 kmh.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não foi nada. Tem o CC configurado para 110 e fez média de 106 km/h. Ou seja, Esse EQS com bateria de 125 kWh foi a ronronar como um pião de bico chinês e empurrado pela nortada em direcção a sul.

          12. Avatar de JL
            JL

            O Cruise control não está ativado, e provavelmente mudou nalgum ponto na chegada.

            Para fazer média de 106 só andando mesmo a 120, não há outra hipótese.

            Errado é um EQE300, tem bateria de 89 kwh uteis, suficientes para ir de Lisboa ao Algarve e voltar. LOOOL

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esse gajo saiu de Sta Iria, ligou o CC qd entrou na A1 e parou nos carregadores Galp de Boliqueime.
            De resto foi de CC a 110 e fez media geral de 106 km/h com a ajuda da nortada que é comum com o aproximar do Verão.
            Para cá não fazia o mesmo nem que viesse a 90 porque iria levar com o vento nas fuças!
            Deixe-se de tretas.
            https://maps.app.goo.gl/XfqC32TMfcojP7qN9

          14. Avatar de JL
            JL

            Lá vem as invenções outra vez, ele saiu de Lisboa, e chegou a Alfubeira, pela A2 e fez 259 KMS em 2:26, é assim tão difícil de ver a imagem ?

            Se tivesse parado não era esse tempo, bem aqueles kms, diz lá “após arranque”.

          15. Avatar de JL
            JL

            Errado, com CC 110 nunca faz média de 106 em 250 kms, nem que sonhe muito.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O homem sai de Sta Iria e assim que mete as sapatas na A1 liga o cruise nos 110 e reseta a trip. Por onde andou antes não interessa.
            Á chegada para na AS de Boliqueime para tirar a foto. Por onde andou depois tb não importa .
            Claro que média de 106kmh têm toda a lógica. E o quadrante não mente.

          17. Avatar de JL
            JL

            Mas não saiu de santa iria, e não foi a 110, foi mesmo CC a 120.

            Se resetasse o trip não aparecia 259 KMS feitos desde o arranque.

            Sim, tem toda a lógica se meter o CC nos 120, a 110 nunca fazia 106 de média.

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual é o problema?
            Pode ter arrancado dos carregadores perto do acesso à A1
            https://maps.app.goo.gl/e518RUvoAYxrjcsL6
            E não se enterre mais.
            Se ele fosse a 120 tinha chegado ≈ 15 minutos mais cedo.

            Não olhou para o tempo estimado no Gmaps? Tem as evidências à frente e ainda assim não percebe a mecânica disto. Apenas inventa desculpas sem sentido.
            Diz que, se for com cruise a 120, a média horária vai ser 106. Fdx… mais Matemática alternativa nível 18 😛

          19. Avatar de JL
            JL

            Que interessa de onde partiu ? Fez 259 KMS com 46% a 120 kmh. Dúvidas ?

            Quem se está a enterrar é você com as invenções que faz.

            Se ele fosse a 120 fazia uma média de 106, que é o que fez, também não entendi as dúvidas sobre isso.

            O tempo que você mostrou é bem superior, 3:16 para 270 KMS.

            Sim, claro que digo, já que você continua a não saber o que é uma média, gostava de saber como entra e saí da Ae a 120, como passa pelas portagens a 120 ?

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…O tempo que você mostrou é bem superior, 3:16 para 270 KMS….”
            Ponha os óculos. São 2:14H
            Aproveite e ponha tbm a cabeça no lugar. Não é por passar a VV a 70 ou 80 que lhe vai estragar a média durante 257 kms.

          21. Avatar de JL
            JL

            Você é que precisa abrir a pestana, isto é o que dá o link que você mandou.

            https://ibb.co/67Rdkb5T

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            VC está a meter “evitar portagens”.
            Ganhe tino. VC não tem a mínima noção do q é andar de carro. Está visto!!!

          23. Avatar de JL
            JL

            Eu cliquei no link que você deu, não tem qualquer limitação.

            Ainda assim bate tudo certo menos 10 kms, menos 10 minutos, não vejo qual a diferença, só falta dizer que o Google Maps não sabe fazer contas as médias. Looool

          24. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Você tem o SEU gmaps configurado para EVITAR PORTAGENS e agora os outros é q são culpados?
            Que falta de senso.
            Só demonstra q não sabe o q é andar na estrada. São coisas q se topam a olho nu. Se calhar vc não topa pq anda de elektro q tanto faz ir na EN como na AE, demoram sempre o mesmo. LOL

          25. Avatar de JL
            JL

            Meu caro, eu não uso o google maps, até tive de o instalar para ver isso.

            A falta de senso é apenas sua, que não enfia o barrete nem por nada.

            Os factos estão ali, é engolir e seguir em frente.

            Na AE ando mais depressa que andava antes no CI, e até nas nacionais como já lhe mostrei.

          26. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que grd tótó, instala uma app e nem sabe configurá-la para AE que era do que se estava a falar.

          27. Avatar de JL
            JL

            Não configurei nada, instalei e cliquei no link.

          28. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não instalou? Então pq disse que instalou?
            “…eu não uso o google maps, até tive de o instalar para ver isso…”
            Eu não digo? Isso de @JL deve ser o nick de alguma igreja elektra e não de uma pessoa em particular., tamanhas são as contradições.

          29. Avatar de JL
            JL

            Não é melhor ler outra vez ?

            “Não configurei nada, instalei e cliquei no link.”

          30. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se instalou, por defeito vem “com portagens”.
            E não precisa de instalar nada pq o que abre é o site que por defeito tb indica “com portagens”

          31. Avatar de JL
            JL

            Podia ele ter assumido as configurações de conta do Google Maps que tinha no outro telefone.

            Mas ele pediu para instalar e eu instalei. Simples assim?

          32. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Conforme já lhe referi noutros tópicos, devia ter aplicado o raciocínio lógico. Não me diga que não fez parte dessa matemática nível 18.
            Basta observar os dados para perceber que um carro não demora mais de 3 horas a percorrer 259 km numa autoestrada, com a velocidade de cruzeiro configurada para 120 km/h, a ligar dois pontos.

          33. Avatar de JL
            JL

            Como disse, apenas cliquei no link, você de vez arranja aí umas artimanhas para levar mais tempo.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Qual tiro ao lado. Um navio que transportava automóveis ardeu e afundou-se. Isso só pode acontecer se forem veículos Elektros.

        1. Avatar de Yamahia
  8. Avatar de Sympathyforthedevil
    Sympathyforthedevil

    Saiu da China, quanto muito nunca pior, são uns trocos para eles.

  9. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Foi o relé de um Mercedes 190D que pegou fogo ao barco:)
    É sabido que híbridos não tem baterias além da de 12V! Portanto deve ter sido os depósitos de gasolina que alastraram o incêndio!
    LOL

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      190D 0 kms made in China… o rele foi importado de uma sacata na baixa da banheira.

      Curiosidade.. se há tantos reles a arderem como é nunca há incêndios nas sucatas?

    2. Avatar de JL
      JL

      Pois, até porque ardem muitos assim, mais um:

      https://www.facebook.com/share/r/161cuyTHKo/

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ui então buses com 1 ano e meio ao serviço é uma maravilha. Coitados dos residentes. Mais uma vez aconselhados a dar à sola por causa dos venenos.
        https://6abc.com/post/several-septa-buses-fire-philadelphias-nicetown-tioga-section/16663970/

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde diz que foi ano e meio de serviço ?

          Então e este foi porquê?

          https://youtu.be/nz5KDBrM90I?si=a27dSPtemnCLG9a8

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Alias, nem devem ter concluído um ano serviço.
            Eles iniciaram operações em 2019 e em Fevereiro de 2020 já estavam na sucata.

            Não diz o mês de 2019, mas se calhou a ser Dezembro nem 3 meses andaram ao serviço.
            Agora ardem do nada e obrigam os residentes a fugir de casa por causa dos venenos emanados pelas baterias.
            Tudo em prol do ambiente, é claro.

          2. Avatar de JL
            JL

            Portanto inventou outra vez, já que em 2022 houve um problema com refrigerante, está na noticia.

            Já agora não aconselharam ninguém a sair dali.

            Quais não concluíram ? a maioria dos a combustão que estão por ali ?

            Por ser em prol do ambiente é que estão ali muitos a combustão.

          3. Avatar de JL
            JL

            Já agora, a SEPTA não tem nenhum autocarro 100% elétrico, são praticamente todos híbridos.

            Estão a aguardar por 10 a hidrogénio.

            https://wwww.septa.org/news/septa60thbuses/

        2. Avatar de JL
          JL

          Já agora, esse é mais um relato que confirma que: ou o fogo não foi nos autocarros eléctricos, ou você e outros que andam aqui a dizer que os fogos são violentos e não dão para apagar, são invenções vossas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O fogo foi nos autocarros elektros. Tem aí a lista com os nrs dos autocarros que, arderam:
            https://cptdb.ca/wiki/index.php/Southeastern_Pennsylvania_Transportation_Authority_900-924
            Se tiver olhido vai verificar no vídeo da notícia a disposição destes nrs no estacionamento e concluir que a ignição foi nos elektros.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, o fogo afetou 40 autocarros, apenas 15 destes eram eléctricos.

            Curioso porque ninguém alega isso, apenas você que nem é bombeiro, a disposição deles é dificil avaliar, porque arderam…

            https://youtu.be/F7uGt521hZg?t=123

            Não dá para concluir isso, até porque o centro da suposta ignição não fica no centro da disposição deles.

          3. Avatar de JL
            JL

            Já agora, até explosivos havia por lá da ATF. LOOL

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A secção de estacionamento 900 estava distribuída em 5 filas do meio para traz e aproximando a imagem vê-se perfeitamente que o que estava nessa secção eram os autocarros elektros
            Visível ainda o 921,911, 902, 903 e 904

            Pode ver aqui em PFD já que não quis verificar por si, conforme é já habitual:
            https://1drv.ms/b/c/dcb6174b5a250bfc/Ect2MEh8-elJjXCgPEn7I54Bi6CwDSYt63Fp74ku2-G8lQ?e=KDKdCd

          5. Avatar de JL
            JL

            E é visível mais uns quantos mais à frente.

            Verifiquei pois, tenho várias imagens por aqui, e até vi outros videos.

            Não se esqueça que estão mais 2 filas há frente dos autocarros no desenho que você fez, ou seja, dá para ver ainda o:

            922, 917,915,918,910,913,907,914,906.

        3. Avatar de JL
          JL

          https://www.bbc.com/news/articles/cly74m30458o

          O mais estranho é que quando há eléctricos envolvidos sabem logo a causa da ignição do fogo, mas quando não há eléctricos envolvidos, têm se iniciar uma investigação, esperar meses pelo resultado para se saber o que aconteceu. Loooool

  10. Avatar de Jota
    Jota

    Até onde vai o desespero do lobby elétrico. Em que se transformou este forum, onde um banido de outros meios, vem para aqui escrever posts, e responde a ele mesmo…

    1. Avatar de JL
      JL

      Deve-se enganado, onde vai o lobby a combustão que se instalou neste fórum, é que nem sabem ler.

      Quem é esse banido ? podemos saber ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Verdade seja dita que já não é a 1ª vez que aparecem aqui testemunhos a referir esse facto em relação à sua pessoa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que não, é assim que funcionam os lobbies, quando não os conseguem refutar, tentam intimidar, parece que um inventou, e outro aproveitou. Looool

          Mas venham lá esses testemunhos de que alguém foi banido, estou interessado.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Até conhecem o seu nome de peixe e tudo…
            Vá confesse lá.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nome de peixe ? Então que nome é esse ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Sei, então não tenho nada a ver com isso, já que o meu nome nem é esse.

            Mas conheço um Lúcio, mas é pelo primeiro nome.

        2. Avatar de JL
          JL

          Ah, isto não deve ser para mim, eu não respondo aos meus posts.loool

  11. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    Comigo já não estavas aqui. No outro forum foste retirado, por informação falsa, tendenciosa. Já aqui estás a despromover este meio e tenho bastantes conhecidos que deixaram de vir aqui.

    1. Avatar de JL
      JL

      Quem é esse ? Pode deixar os links ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Até criam clones para continuar os disparates, enfim, infantilidades.