Um cenário muito negativo! Uber com mais de 70% das reclamações nos operadores TVDE

28 Comentários

Os últimos dias não têm sido fáceis para a Uber, com o surgir dos “Uber Files”. As práticas menos claras da empresa foram reveladas e mostram um cenário de uma exploração clara dos seus problemas para proveito próprio.

Agora surge uma análise nacional das reclamações nos operadores TVDE e mais de 70% são dirigidas à Uber. A Bolt absorve 16% das reclamações, a Antral (8%) e a Free Now (2%). É também a Uber que regista a maior subida de queixas face a 2021: 46%.

Uber TVDE reclamações queixas passageiros

A má qualidade do serviço, sobretudo, devido ao comportamento dos condutores, é a principal denúncia apontada contra a operadora que ainda não deu resolução a 63% dos problemas apresentados. As reclamações dos consumidores relacionadas com a subcategoria “Táxi e Veículos Ligeiros” registaram um crescimento no primeiro semestre do ano, anuncia o Portal da Queixa.

A análise às reclamações dos TVDE

Conforme a análise efetuada pelo Portal da Queixa aos operadores de TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica), a Uber é a empresa com o maior número de queixas (72%), segue-se a Bolt (16%), a Antral (8%) e a Free Now (2%). Em comparação com o período homólogo, o destaque também vai para a Uber, a registar a maior subida de reclamações: mais 46% em relação a 2021.

Relativamente à Uber, o principal motivo de queixa contra a empresa (32%) refere-se à falta de qualidade do serviço prestado, sobretudo, pelo comportamento dos condutores; 24% dos consumidores queixam-se dos valores cobrados pela plataforma, em muitos dos casos indevidamente ou por viagens não realizadas.

Há ainda como motivos para reclamação uma taxa de 12% pela dificuldade em obter faturas com número de contribuinte; 10% relatam problemas no registo e/ou acesso às suas contas de utilizador e 6% das reclamações advêm de parceiros (empresas e/ou motoristas).

Queixas contra a Uber: 63% sem resolução

Segundo uma análise detalhada ao desempenho da Uber, verifica-se que 63% das reclamações apresentadas pelos consumidores, ao longo do primeiro semestre, estão ainda sem resolução.

No que se refere ao Índice de Satisfação, indicador que expressa o desempenho das marcas no Portal da Queixa, a Uber apresenta um valor de 52,3 em 100, tem uma Taxa de Solução de 38,3% e uma Taxa de Resposta de 99,7%, evidenciando, deste modo, um decréscimo do nível de qualidade do serviço ao longo dos últimos anos.

Uber debaixo de fogo! Uso de práticas ilícitas para expandir negócio

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Relativamente à Uber, o principal motivo de queixa contra a empresa (32%) refere-se à falta de qualidade do serviço prestado, sobretudo, pelo comportamento dos condutores; 24% dos consumidores queixam-se dos valores cobrados pela plataforma, em muitos dos casos indevidamente ou por viagens não realizadas.
    Há ainda como motivos para reclamação uma taxa de 12% pela dificuldade em obter faturas com número de contribuinte; 10% relatam problemas no registo e/ou acesso às suas contas de utilizador e 6% das reclamações advêm de parceiros (empresas e/ou motoristas).” Não tenho que dizer,nunca viajei num.Os tesos como eu andam de táxi,ou como vulgarmente se diz,os carros de praça.Kkk… 🙂

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      se comparar os preços dos taxi com a Uber depressa se apercebe que os “tesos” andam de Uber…

      1. Avatar de ManAugusto
        ManAugusto

        os burros andam de táxi, foi o que ele implicitamente acabou por dizer. lol

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Como o Vitor diz são os tesos que andam de Uber não de taxi.

      O sistema que eles têm para as facturas é trabalhoso para estar estabelecido, mas depois funciona. Numa conta consegues escolher uso pessoal e uso trabalho e ir buscar dinheiro a contas bancárias diferentes.

    3. Avatar de Silvano
      Silvano

      Sou condutor uber a quase seis anos, o que se passa com os tvdes em relacao a esteas reclamações é uma grande mentira, principalmente esta percentagem de reclamações para a uber, vamos lá, as pessoas estão acostumadas a fazer os condutores de otários. Querem fazer oque quizer dentro dos veiculos e não querem receber um não como resposta, eu consuzo um tesla, tenho uma condução confortável e sempre,sempre virada para a condução defensiva, chego no horario informado pela app, espero o cliente ums 6 minutos e tem estupidos que ainda dá-me u.a classificao de 2 ou 2 estrelas, para ter nif na fatura tem que inserir no perfil da app oorque tem passa a fatura nao são as plataformas tvde e sim as empresas nelas registadas se entrar em contacto com a empresa que lhes fez a viagem 1000% de certeza que terá a fatura mas nao adianta entarar em contacto com a u er oorque aí o erro foi do passageiro e a fatura é que uma empresa tvde, quem anda de uber nao é liso, é esperto e incompreensível, so o facto de chegar no tempo indicado pela app, ter o veículo limpo e uma conducao que nao ofereça riscos, deveria ser sempre 5*. Realmente têm que voltar a andar de taxe para para a recolha o porta malas, e ainda por em risco a vida do passageiro ao conduzirem sem respeito a integridade fisica do mesmo .

      1. Avatar de Mico
        Mico

        Ando de táxi e nunca tive problemas desses. Marco táxi a qq hora da noite quando preciso. Tenho 3 contactos pessoais de taxistas que uso amiúde, sempre disponíveis.
        Como se vê, os táxis também fazem serviço “UBER”.
        Nenhum é Tesla, mas eu pago por mobilidade, em Funçao Utilitas, a Função Venustas não me interessa neste serviço.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Quantas vezes cobrou os 3,58 euros por “atraso do cliente”, quando você parou 12 segundos para o cliente entrar e seguiu viagem?
        Pois, já foram 5 vezes, em 9 viagens, que me aconteceu. Reclamar, mais de 90 dias depois, dizem que é culpa do cliente mas, dão 22 cêntimos como compensação, para deduzir na próxima viagem.

    4. Avatar de naodigo
      naodigo

      obter factura com NIF nao é dificil, mas o site parece que quer complicar algo que devia ser simples.
      Sem contar que eles separam em 2 facturas uma do serviço e outra da uber

  2. Avatar de DFS
    DFS

    Com as tarifas dinâmicas muitas vezes o taxi é mais barato e está mais disponível.
    De todo o modo avaliar número de queixas sem ter em conta a quota de mercado tem pouco significado. Mas sim concordo, a qualidade já foi melhor. Como existe falta de motoristas as empresas acabam por não os mandar embora por causa dos maus corportamentos.

  3. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    O grande problema da Uber são mesmo os clientes, que pagam uma miséria, pedeem os carros a 12 e 15 kms, não aparecem fazendo os motoristas gastarem gasóleo e perderem tempo, exigem tudo e mais alguma coisa, pedem carros em rotundas e querem que os motoristas fiquem parados á espera, e aindam deixam os carros em estado degradante. Venham fazer 15 dias este serviço e depois digam se é o cliente ou os motoristas/ Uber que tem motivos de reclamação

    1. Avatar de wick
      wick

      Os motoristas também só apanham em rotundas se quiserem. A aplicação, do lado do motorista, diz onde o cliente quer ser apanhado.
      Quanto ao deixar o carro num estado degradante, há escumalha em todo o lado, do lado do cliente e do lado do motorista.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Álvaro,

      O grande problema da Uber não são os clientes, em qualquer negócio, o cliente é sempre a solução, e não o problema.

      1. Pagam uma miséria? Pedem os carros a 15km?
      O sr motorista não aceitou o preço contratado com a Uber? Se não quiser pode recusar o serviço ou é obrigado a ir?

      2. Exigem tudo?
      Não me diga que já não oferece garrafas de água e rebuçados? (como muitos ao princípio)

      3. E quando os motoristas param os carros nas rotundas (ou em qualquer lado) para largar passageiros (e f0d3m o trânsito todo?? Ou em 2 e 3 fila?
      Muitos tem desculpa porque no Bangladeche, Índia, Sri Lanka as regras de trânsito e civismo são diferentes e o motorista teve a fazer horas extraordinárias na mercearia….

      E já agora, não me diga que esperar 5 min já custa horrores?

      4. Ainda deixam os carros em estado degradante!!
      Queria que no final aspirassem o carro e dessem gorjeta e um sorriso luminoso com um redondo Obrigado (e até a próxima)?!? hahahaha

      5. Se está farto de transportes – no setor da restauração e hotelaria precisam de trabalhadores !!! Mas isso depois ia dar trabalho e ainda tinha de aturar os clientes……

      1. Avatar de Carved
        Carved

        O cliente tem sempre razão?? LOLOLOLOL
        Vê-se logo que não trabalha, ou que não lida com clientes…
        E vê-se logo que nunca se interessou em saber como funciona no lado do motorista…
        Mas de forma simples eu digo o que a freenow faz para ter uma taxa mais baixa de reclamações:
        Quando o pedido vai para o motorista dá a info da recolha, do destino e do preço da viagem. E para além disso, em alguns casos cobra uma extra pela recolha ser mais longe.

        Digo mais, os mesmos motoristas da FreeNow estão também na UBER e na Bolt.
        A Uber diz a morada, não diz que é numa rotunda, e isso é culpa do cliente que coloca lá a recolha. E mesmo assim, não é 30s a entrarem pessoas no carro que trás problemas no trânsito.
        A Uber não diz o preço da viagem antecipadamente (e a Bolt nem diz), por isso o motorista pode reclamar o valor da viagem, mas raramente a Uber altera, até porque a Uber automaticamente ajusta o valor no momento em que a viagem termina. Por isso, quando pede uma viagem até ao ponto X e depois afinal era um pouco mais à frente, a Uber altera o valor de forma correspondente. assim como pode saber são 0.90 de taxa do serviço mais 0.59 por km e 0.09 por minuto.

        Existem motoristas malucos e sem respeito, assim como nos taxis. Existem motoristas a parar em rotundas e no meio da via com traço continuo, assim como nos taxis. A diferença é que á mais TVDE a trabalhar do que taxis, pois na sua maioria estão parados.

        Se tiver de esperar 5 min (além dos 2 oferecidos) já faz 7 min à espera. Somos trabalhadores independentes e ganhamos pelo trabalho que fazemos. Se uma viagem normal desde buscar um cliente até terminar a viagem rondam os 15min de trabalho quer dizer que se tiver de esperar mais 7 min, faco 2 viagens em vez de 4 . no final da semana faz metade do que deveria. por isso, SIM! HÁ PROBLEMA!

        Em relação à música… Não tem boca também para pedir para desligar ou mudar de estação?
        Já tentou conduzir 8-10h sem qualquer tipo de distração? Nem todos os clientes querem conversar.

        Se faço viagens recorrentes à praia, o carro vai ter areia… Não vou limpar o carro a cada viagem ( anão ser que chegue a um estado lastimável.
        Paga pouco e quer um serviço melhor que nos taxis? Já tem… Se não usava o taxi. É mais prático usar as APP.

        Se está cansado dos motoristas de TVDE chame um taxi.

        O problema está dos dois lados:
        Existem motoristas pouco profissionais e clientes que se acham uns reis e que somos obrigados a fazer tudo o que eles pedem.
        Não tem máscara, rua.
        Está atrasado e não diz nada ao motorista, viagem cancelada.
        Está bêbado, com mau comportamento ou até prontinho para vomitar, viagem cancelada. (sim porque perdemos horas de trabalho a limpar a porcaria, não pagam, e mesmo assim fica cheiro) E antes que diga que pagam, eu já lhe respondo, onde é que durante a madrugada existe um estabelecimento que faz a lavagem interior do carro e passa fatura? se queremos ser pagos pelo menos pela limpeza, só com fatura, e só é pago o valor da fatura, não as horas de trabalho perdidas.

        Defendendo também os taxi… há de perguntar a um taxista o seguinte: Se um cliente chamar um taxi com o taxi link e depois cancelar, recebem alguma coisa pela deslocação?

        cumprimentos

        1. Avatar de Ogoid
          Ogoid

          +1
          Como cliente, de ambos os tipos de serviço, e muito pouco uso… apanhei um pouco de tudo em termos de taxi e tvde.

          A Uber trouxe algo que nos faltava e que os lobbies instalados não queriam que mexesse. Quando apareceu, trouxe algo que poucos taxis teriam (quero acreditar que um ou outro tivesse o jornal do dia 🙂 ).
          A concorrência e, provavelmente, algumas leis que foram entretanto criadas, implicaram um decréscimo no controlo de qualidade de serviço feito pela Uber.

          O estudo deste tipo acaba por ser complexo porque não conseguimos comparar com o passado de forma simples. Variáveis que há 15 anos não existiam.
          E mesmo que esta plataforma tenha aparecido em 2009, nem todos passaram a usar (eu não uso para reclamações mas consulto as reclamações).

          Estes estudos necessitavam de normalizar as várias variáveis para que fossem mais conclusivos. Será que se usa mais o taxi/TVDE do que à 15 anos? E quantas reclamações foram realizadas à 15 anos?

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tu és claramente um cliente para táxi… E os TVDE agradecem.

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      O meu problema com os condutores da Uber

      Uma minoria: Comer ao volante
      Uma maior minoria : Musica alta
      Quase todos: Não pedirem se podem colocar música. Esta ultima não me impede de dar 5 estrelas se não incomodar.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Concordo com as duas primeiras, mas a ultima não tem cabimento algum… só tem se o tipo de musica não se enquadrar com a generalidade dos ouvintes. E outra coisa, não existem condutores da Uber… a Uber é só uma app que liga operadores TVDE a clientes… pelo menos a mim nunca me pagaram ordenado, segurança social, gasóleo, carro, manutenção carro, seguros carro e empresa, contabilista, etc etc…

    4. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Não são os clientes que pedem os carros a 12/15km. É a propria aplicação que lança do request…
      Os condutores só aceitam se querem. Para além de que existe a taxa caso invoquemos o uber e não aparecemos.
      No meu caso eu não tenho razão de queixa, nem os ubers aparentemente dado o meu score de 5* em média.
      Normalmente as viagens são todas “Bom dia” “Bom dia” ….. “Obrigado”.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Dizer que tem x % das queixas sem dizer a % de viagens que tem não faz sentido nenhum. Se a Uber dizer 90% das viagens e tiver 70% das queixas continua a ter menos queixas por viagem do que a média dos concorrentes.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Haha, acabei de escrever o mesmo.

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    Parece estra em curso um ataque à Uber. Como já foi dito se a Uber tem por exemplo 90% do negócio TVDE 70% das queixas não é mau.

  6. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Uso Uber de tempos a tempos (não sou regular) e uma coisa tenho notado muito … a falta de qualidade do serviço!!

    No início do serviço à uns anos os carros eram novos e os condutores apresentavam-se bem …. agora …. tenho apanhados carros já sem apresentação nenhuma quer exterior quer interior, apresentando alguns mesmo falta de higiene por dentro e os condutores é já o vale tudo em termos de apresentação! No outro dia apanhei um que até descalço ia a conduzir !!!

    Os TVDE em Portugal estão a sofrer na qualidade do serviço muito pela “invasão” que está a acontecer com carros sem qualidade nenhuma conduzidos por imigrantes! Pelo menos na zona de Lisboa é notório a % de imigrantes que se dedicam agora a este serviço.

    Sempre dei 5 estrelas ao serviço mas vou começar a não dar.
    Não se pode fechar os olhos à bandalheira que está a ficar o serviço de TVDE em Portugal.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Se calhar o problema foi mesmo esse, qualquer motorista ser avaliado com 5 estrelas. Gerou-se a percepção errada de que o serviço era excelente (ou seja de 5 estrelas), quando na maior parte dos casos é de 3 ou no máximo 4 estrelas. Penso que o facto de uma pessoa cumprir bem a sua obrigação em termos profissionais não é merecedor de 5 estrelas. Inflacionam-se as classificações e consequentemente o normal passa a ser considerado excepcional. Estilo a proliferação de restaurantes gourmet por exemplo, que de gourmet nada têm. Na uber passa-se o mesmo.

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    Um aviso: Nunca se deve dar 5 estrelas a ninguém pois isso desvirtua o próprio mecanismo de avaliação. 5 Estrelas seria um serviço absolutamente de topo, com um sacrifício inesperado e sem margens para nenhumas dúvidas, efectuado pelo motorista. O facto de terem sido educados, ou de terem aberto a porta e carregado as malas, de terem cumprimentado com bom dia ou boa noite, e de terem respondido obrigado é apenas mais uma obrigação por parte de qualquer profissional. Podem-se dar 4 estrelas, quando o serviço for bem executado, mas 5 estrelas é manifestamente exagerado am 99% dos casos. E não só nos táxis / tvde, mas sobretudo em restaurantes: A quantidade de tascas sem qualidade nenhuma, que se limitam a servir comida trivial bem confeccionada (que não é mais do que a sua obrigação) e que são classificadas com 5 estrelas é esmagadora. Praticamente todos os restaurantes têm 5 estrelas ou quase no Google… Qualquer dia é tudo 5 estrelas…!

  8. Avatar de João
    João

    O pessoal está a deixar de reclamar tanto dos Taxis, porque são cada vez menos utilizados, mas mesmo assim prefiro os TVDE, porque pelo menos posso reclamar de uma forma rápida e até posso avaliar o condutor e até sei quem é o condutor antecipadamente.
    Quanto o preço, voltem a andar de táxi e deixam de reclamar doa TVDE’s na hora…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Errado ! Podes chamar um taxi pela app no final até tens mais vantagens, no final do percurso vês logo quanto pagas sem extras nem surpresas e depois na aplicação tens um pedido de avaliação ao serviço e condutor ! E ainda mais, quando previamente pedes o serviço podes definir a forma de pagamento, dinheiro, MB, paypal,.. !

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Que afirmação tão parva… este mundo está cada vez mais podre. Se todos pensassem como você pode ter a certeza que vendia a minha mercedes e ia buscar a sucata mais barata que houvesse… e limpezas? De mes a mes sacudia os tapetes e estava bom… ah e bem que podia arrumar as malas lá atrás que eu nem tirava o rabinho do assento… e já agora mostre-me onde está escrito que o motorista é obrigado a abrir portas e carregar malas etc etc. Cortesia não vem na lei, nem regulamentos e muito menos é uma obrigação. Se os meus clientes a têm é porque merecem, porque se apanhar maltinha com tiques de altivez bem que se … uma boa noite e veja lá se consegue elevar a sua vida para 5 estrelas para deixar de ser tão 4 estrelas ou 3 nem sei bem como se revê…

  10. Avatar de Profeta
    Profeta

    Eu acho que a meu ver devia haver criterios mais rigidos das candidaturas a tvde. E tambem a propria empresa analisar x numero de clientes vs y numero de motoristas. Depois ha muita oferta e pouca procura. Com os taxis e a mesma coisa. Agora qual tem melhor qualidade de servico ? Acho que se apanham de tudo um pouco, bons e maus motoristas em ambos os servicos. Um familiar meu uma vez mandou chamar um tvde, e o motorista ficou parado num determinado lugar a espera que ele fosse la ter. Quando ainda faltavam umas centenas de metros ate ao local. E so um exemplo da qualidade de servico que se pode ter. Pessoalmente nunca gostei muito da entrada da tvde no mercado , embora tambem raramente utilize esses servicos.