Última hora: UE confirma taxas para veículos elétricos chineses

81 Comentários

A União Europeia (UE) confirmou a aplicação de taxas para veículos elétricos chineses, com efeitos imediatos. A decisão já era mais ou menos esperada, mas a UE sublinha que a aplicação desta medida tem efeitos imediatos (já a partir de amanhã). Para a UE,  há uma “subsidiação injusta” do lado de Pequim.

Última hora: UE confirma taxas para veículos elétricos chineses


Já é conhecida a decisão da UE no que diz respeito às importações de carros elétricos chineses. A partir de amanhã, dia 5 de julho, serão aplicadas taxas elevadas às importações de veículos elétricos a bateria que sejam fabricados na China. Segundo uma publicação da Euronews, Bruxelas acusou Pequim de conceder aos seus fabricantes de automóveis enormes subsídios que levam a preços artificialmente baixos e a uma concorrência desleal.

Com base na investigação, a Comissão concluiu que a cadeia de valor dos veículos de baterias elétrica na China beneficiam de subsídios injustos, e estão a colocar a ameaçar os produtores de veículos elétricos na União Europeia

Segundo a investigação realizada, o dinheiro público foi usado em “todo o lado”, como, por exemplo, a extração das matérias-primas, necessárias para produzir as baterias, até aos serviços de transporte marítimo utilizados para trazer os produtos acabados para as costas europeias, refere a publicação da Euronews.

Última hora: UE confirma taxas para veículos elétricos chineses

A decisão, publicada esta quinta-feira, prevê direitos diferenciados, calculados em função da empresa-mãe, do volume de negócios anual e do montante presumível das subvenções recebidas. As taxas a aplicação são as seguintes:

  • BYD: 17,4%
  • Geely: 19,9%
  • SAIC: 37,6%

A Comissão Europeia referiu estar em contacto com as autoridades chinesas para encontrar uma solução que não dependa de restrições económicas.

Segundo foi revelado pela Comissão Europeia, os veículos chineses têm uma penetração de 8% no mercado comunitário – que poderá duplicar para 15% em 2025, se a mesma taxa se mantiver – e custam menos 20% do que os europeus.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    E a seguir vai ser taxas para plataformas como AliExpress, vi isso ontem.

    Resumindo mais taxinhas para manter cada político em Bruxelas que precisam 40.000€ por mês.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Não, Rodrigo, não. As taxas é para evitar arrebentar com o que resta da indústria europeia e evitar que se repita o que aconteceu com os fabricantes europeus de painéis solares que foram rebentados pelas importações chinesas.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Melhor dizendo o povinho é que vai pagar a taxa, porque não te preocupes os eurodeput*dos que mamam 40.000€ mês podem bem com a taxa.

        Até aqui tudo Mamou da China, agora tudo quer levar taxas aos chineses!

        1. Avatar de GM
          GM

          O problema é não jogarem com as mesmas cartas, ou as mesmas armas. ” China conseguiu tirar milhões da pobreza”. Pois conseguiu, com a ajuda e aproveitamento do ocidente, sobretudo empresas que mantiveram preços reduzindo custos, aumentando margens. E em contrapartida, levaram know-how para a China, que se aproveitou às claras e às escuras desse know-how, e agora combate o ocidente com a mão de obra mais barata. Colocando em risco as empresas ocidentais. Depois dessas dominadas, o terreno é deles.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          E o povinho vai mesmo ficar caladinho e mansinho a alombar com as taxinhas que a direita reacionária despeja para cima dele.

          1. Avatar de GM
            GM

            Não sabia que Costa&Cia, incluindo PCP, LIVRE e BE, eram de direita….

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Que tem o costa, o PCP, o Bloco e o Livre a ver com as taxas sobre os poucos carros eléctricos que o povo poderia ainda comprar?

          3. Avatar de GM
            GM

            O que tem a ver? Taxas e taxinhas, adicionais ao IMI, adicionais ao não-sei-quê, que são provisóriamente definitivos (têm sido, vamos ver agora). Reversões daqui e dali, em que a única que foi implementada foi a reversão da trajectória na evolução positiva do país, iniciada em 2011 até finais de 2015. De qualquer modo, o Governo de Costa&Cia patrocinou, por meio do FA/FEE, a aquisição de VE’s. Esses FA/FEE tinham/têm receita nas taxas e taxinhas acrescentadas aos combustíveis fósseis.

          4. Avatar de JL
            JL

            Errado, o fundo ambiental deu uma percentagem, e não tem como receita os combustiveis fosseis, mas sim as taxas de carbono.

          5. Avatar de GM
            GM

            E os combustiveis fósseis libertam o quê, entre muitos outros? Vapor de água em quantidade?

          6. Avatar de JL
            JL

            Ha por aqui quem diga que é o gás da vida. Looool

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não vão evitar nada. Querem guerra, vão tê-la, e acabou. É o princípio do fim da direita e da extrema direita no poder.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Ainda agora começou. É o fim do autoritarismo de pensamento único da esquerda, extrema esquerda e esquerda radical, isso sim! Veja França e aqui também estamos a mudar. Mesmo o parlamento europeu é centro direita.

  2. Avatar de Zeca Tone
    Zeca Tone

    Quando a UE quis entrar com os seus produtos dentro da Jugoslávia a metade do preço do que se praticava localmente, levando uma nação – outrora autosuficiente – à bancarrota , já está tudo ok.

  3. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Provável resposta chinesa somar as taxas e aplicar o montante a todas as marcas europeias. Afinal é só uma taxa de 74,9 % aplicar às marcas.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Para já a resposta da China têm sido nenhuma, ameaçam ver das tarifas de importação de porco e espumante.

      1. Avatar de GM
        GM

        Pois, mas a China depende e muito do ocidente. Tem 1,4mil milhões de bocas para alimentar….

        1. Avatar de Manuel Gouveia
          Manuel Gouveia

          E estão mesmo à tua espera para lhes dar de comer!

          1. Avatar de GM
            GM

            Brasil (sobretudo carne e cereais), Argentina, Ucrânia, e não só

  4. Avatar de Traumatologiaeortopedia
    Traumatologiaeortopedia

    A subsidiação chama mão de obra barata.

  5. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Ao artigo é bom mas acho que podiam completar com mais informação.
    https://www.reuters.com/business/autos-transportation/eu-imposes-duties-china-built-evs-leaving-four-months-talks-2024-07-04/
    (escusam de publicar este comentário:) é só para partilhar o link com o autor do artigo

  6. Avatar de Superfan
    Superfan

    Não se pode acusar a China de dumping. Os carros chineses são vendidos lá a metade do preço do que vendem aqui. Mostra bem a falta de competividade dos europeus.

    1. Avatar de Chiquinho
      Chiquinho

      Ou será que as despesas de fabrico (mão de obra, direito sociais dos trabalhadores ,restrições ambientais) que se praticam lá sejam totalmente desfasados do que se pratica na Europa?

      1. Avatar de GM
        GM

        É mais por aí. Além de controlarem o ciclo de fabrico do início ao fim, o que não acontece com as marcas ocidentais.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Aonde vocês não perceberam que esses produtos são altamente subsidiados? Não sabem ler?

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Os europeus e americanos deslocalizaram uma grande fatia das suas empresas para a China pela sua mão de obra barata onde obtiveram rentabilidades altíssimas, mas nós consumidores pagamos esses bens a preços elevados. Agora os chineses exportam os seus bens a preços bem inferiores pela manufactura mais baixa e nós consumidores só temos acesso se pagarmos essas tarifas. Para o Ocidente ou é subsidiação ou ameaça á segurança nacional. É só rir com estes vassalos…Aha ah

  7. Avatar de nuno a
    nuno a

    Não existe um único fabricante europeu que não dependa de componentes ou maquinas fabricadas na china para construirem os seus automóveis , não existe o 100% fabricado na Europa, se a China decidir aplicar o mesmo critério a todos os componentes ou maquinas que os fabricantes europeus necessitam isto vai ser um grande tiro no pé.

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      +1… vão abrir uma guerra sem precedentes… dependem da china para tudo… quero ver agora fazer exatamente o mesmo no material dos carros europeus.

  8. Avatar de Ze Nabo
    Ze Nabo

    Se o governo chines subsidia a BYD…como é óbvio não é uma concorrência saudavel. É Mesmo para rebentar Mercado. Logo acho bem esta TAXA.

    1. Avatar de JL
      JL

      Como fazem os governos europeus com as suas marcas ?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Quais? Se o fizessem talvez as viaturas fossem mais baratas! Mas afinal, com tantas alterações climáticas para quê querem mais automóveis? Aonde está a real preocupação com os recursos e gestão dos mesmos? É simplesmente estúpido comprar algo no outro lado do Mundo só porque ali não se respeitam as mesmas regras em praticamente nada: desde direitos humanos, à gestão ambiental, gestão de recursos e práticas comerciais justas e equatitativas! Não somos cidadãos? Somos apenas “consumidores” apáticos e viciados em compras? Que lógica da batata.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quais ? Pode começar pelo governo português a injetar dinheiro na Autoeuropa.

          A preocupação existe, mais até dos chineses.

          Então e comprar carros europeus que são fabricados na China? Também faz sentido ?

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Quais?
          Renault, BMW, Mercedes…é só ver os milhões e milhões que receberam de fundos europeus é tudo público podes consultar podes é ficar parvo com tanto milhão.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Se é tudo público, mostra, em vez de bojardares 😉

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Oh @ves-GPT a sério que precisas da minha ajuda para encontrar informação a fundos europeus?
            E que tal em vez de bojardares abrires uma nova aba e fazeres pesquisa?

            Queres que te meta a papa na boquinha, mas pronto se não encontrares e se pedires com jeitinho meto aqui fontes de 2024, 2023 para BMW e Renault, mas tem muitas mais marcas e mais marcas, até te posso dar uma ajuda o último que já se soube a 2 meses antes das eleições europeias foi para a o hidrogênio no valor 1.4 biliões (€1.4bn) e a BMW já conseguiu a sua parte do bolo foi notícia por toda a comunicação social do sector.

          3. Avatar de Aves
            Aves

            A UE abertamente acusa a China de subsidiar a produção e exportação de VE para a UE.
            Mas os produtores de VE chineses, que pediram ao governo chinês que aumentasse os impostos sobre a importação de carros da UE, sem dar qualquer justificação, ou o governo chinês, não diziam que a UE subsidia os carros como motor de combustão – se isso fosse verdade?

            Efetivamente, a Airbus, BMW e Michelin e outras 8 empresas estão a receber milhões em auxílios da UE para desenvolver tecnologia de hidrogénio com baixo teor de carbono. E o que é que isso tem a ver com subsídios à produção e exportação de automóveis, designadamente para a China?

          4. Avatar de Aves
            Aves

            2020, Covid … Novidades, há?

          5. Avatar de Mário
            Mário

            @Aves, vou fundar uma empresa e pedir dinheiro ao Estado…
            Muitas empresas precisavam de apoios para o covid e não tiveram… e a Renault coitadinha… aliás, a indústria automóvel europeia estava e está falida, basta ver que a china levanta a voz e tremem todos.

          6. Avatar de Aves
            Aves

            O que não faltou foi empresas apoiadas por causa do COVID. Lê-se na notícia:
            “A Renault encerrou quase todas as suas fábricas e suspendeu quase toda as vendas de veículos devido às medidas de confinamento e restrições impostas em França para tentar conter a propagação da pandemia. Cerca de 90% do pessoal do grupo em França foi colocado em lay-off.”
            O que é que os apoios COVID às empresas têm a ver com subsídios à produção e exportação?

          7. Avatar de FM
            FM

            Rodrigo com o @ves-GPT não vale a pena argumentar….. é o senhor da razão.

  9. Avatar de Andre
    Andre

    Espero que essas taxas subam ainda mais.
    Se as referidas marcas se establecerem na europa, com fabrico dentro da UE, essas taxas certamente desaparecem.

    Caso contrário, acho muito bem mesmo que esse bloqueio na forma de tributação adicional seja feito.

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      Depois a china faz o mesmo e diz-me la depois como a UE fabrica os carros ca (Audi’s, Bmw, Mercedes etc tec) que usam peças chineses

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Adaptam-se! A isso chama-ze evoluir! Vivi mais de metade da minha há vida sem nada vindo da China, e vejam só proporcionalmente tínhamos uma vida perfeitamente normal! Estranho, mas verdadeiro. Eu que nada compro chinês, continuouito bem, quiçá muito melhor quem anda atrás de quincalhiraria ou produtos copiados ou de tecnologia ocidental roubada.

        1. Avatar de PAULO PEDROSO
          PAULO PEDROSO

          Nao compras nada chines? dizes tu… compras e acredita que compras e muito pode é não ser diretamente

          1. Avatar de Pedro P.
            Pedro P.

            Cuidado @Jose, aqui o @Paulo sabe o que se consome aí em casa…

      2. Avatar de Andre
        Andre

        Adapta-se e criam industria propria.

        Mas recorda-te que o consumo interno na China não lhes dá autosubsistencia em termos de produção. O mesmo não se pode dizer da UE

  10. Avatar de andre
    andre

    ou seja, os contribuintes chineses estavam a subsidiar carros baratos para os europeus.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Claro, estavam e estão. A ideia é rebentar com tudo que sejam mercados Ocidentais! Seja lá como for. Por mim, bem podem pôr as frágeis barbas de molho.

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Principalmente os empresarios ocidentais que têm fabricas na Asia e querem rebentar. Vão para o Bangladesh produzir roupa, no Vietnam electrónicos, na China outras coisas..
        Os ocidentais querem mesmo rebentar também é bombástico nas promoções loucas. E no black Friday ui ui.
        Vamos lá ver as empresas tugas no Linkedin e as suas seções de procuração de produtos.

  11. Avatar de Aves
    Aves

    Que confusão. Conforme já estava previsto:
    – As taxas provisórias entram vigor hoje, dia 4 de julho
    – Mas a Comissão Europeia admitiu que só serão cobradas taxas de importações adicionais quando forem definitivas – a 4 de novembro. Até lá a taxa de importação cobrada continua a ser de 10%.
    Basta ver como foram obtidas as atuais taxas provisórias:
    – Fabricantes abrangidos pela amostra na verificação efetuada pela UE: BYD: 17,4% (+7% de taxa); Geely: 19,9% (+9,9%); SAIC: 37,6% (+17,6%)
    – Fabricantes não abrangidos pela amostra: 21% (+11%)
    – Fabricantes que não colaboraram: 38,1% (+18,1%)
    Para se obter as taxas finais, os não abrangidos pela amostra, com taxa provisória de 21%, podem pedir alteração – e, por certo, os que não colaboraram podem mudar de ideias. E dependem ainda de negociações com a China, que pode, nomeadamente, reduzir os subsídios (ou ameaçar com aumento das taxas de importação, por exemplo, de carne de porco).

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Correção, com a taxa atual de 10%, a taxa provisória de:
      – BYD passa para 17,4% (+7,4% de taxa)
      – Os que não colaboraram passa para 38,1% (+28,1% de taxa).

    2. Avatar de Aves
      Aves

      A questão das taxas provisórias, em vigor a 4 de julho, e das taxas definitivas, a 4 de novembro, andava-me a confundir. Como é que a coisa funciona segundo o The Guardian:
      “A partir de sexta-feira, os importadores de veículos chineses para a UE serão obrigados a prestar garantias bancárias aos serviços alfandegários para pagar as taxas alfandegárias. O dinheiro só será cobrado se a Comissão Europeia concluir no outono que a indústria automobilística teria sido prejudicada sem essas taxas.
      Uma decisão final sobre as taxas definitivas – que estarão em vigor por cinco anos – só será tomada no outono, enquanto se aguarda uma votação dos 27 estados-membros da UE”.

  12. Avatar de Discípulo do profeta
    Discípulo do profeta

    Há falta de porcos na China ?

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      produz quase 60 milhões de toneladas, mas é o maior importador do mundo de suinos mais 100 mil toneladas.
      Recentemente já fizeram negocio com empresas da America do Sul, NZ e Australia. A Europa pode começar a ir dar uma volta à curva grande.
      Fica bom a ver se o presunto desce de preço no pingo doce.

  13. Avatar de Isaltino
    Isaltino

    Quando estiverem 4 ou 5 meses á espera de uma peça qualquer feita na china, depois agradeçam XD

    1. Avatar de JL
      JL

      Um familiar está há quase um ano à espera de uma peça para um Mercedes, portanto…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Esta a fazer um mealheiro para pagar a peça?

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, está é com o carro parado porque are já nem pode fazer inspeção porque a dashboard não funciona.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            falo dos BYD que estão parados também á espera de peças após uma colisão…

          2. Avatar de JL
            JL

            Estão parados onde ? Mostre lá.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois, bem me parecia que foi outra realidade.

        2. Avatar de Pedro P.
          Pedro P.

          🙂 Sabes que aqui o JL tem um primo para cada situação, e uma tia para qualquer comentário necessário

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah sim, então mostre lá essas situações ? até hoje só reportei esta situação de um familiar, e já dura há quase 1 ano.

  14. Avatar de Manuel
    Manuel

    As construtoras europeias também são altamente subsidiadas pelos seus países com a diferença que as marcas não repassam a diminuição de custo para os clientes. Querem mamar dos dois lados.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Nem mais… Mas sobre isso não vale a pena falar. A malta ainda fica a saber que está a pagar 75% extra .

  15. Avatar de Bola Sete
    Bola Sete

    A BYD não vai criar uma fábrica na Hungria? Os automóveis construídos/montados lá não serão considerados importação, logo não serão taxados desta forma, correto?
    Esta é talvez a questão mais pertinente nisto tudo.

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      É a mesma coisa como os Japoneses a criar as fábricas na Europa para produzir os Toyota, Honda, Mazda, etc. ou os Coreanos a criar as fábricas na Europa para produzir Hyundai e Kia.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      À partida não sofrerão com estas taxas, mas pelo que li depende do volume de peças pré montadas / material importado usado na linha de produção. Acontece que um xico-esperto na Itália andava mais a montar do que a fabricar carros chineses e está a caminho de levar uma multa por isso.

  16. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Ontem já era tarde.

  17. Avatar de Tiriri
    Tiriri

    EUROPA:
    -Aperfeiçoar métodos de fabrico?
    -Reduzir custos?
    -Procurar alternativas?
    -Criar tecnologias?
    -Reduzir margem de lucro?

    Não! Vamos só deixar a concorrência mais cara….

  18. Avatar de SouHumanoNaoOcidenal
    SouHumanoNaoOcidenal

    Mais uma vez estão a ver a coisa pelo lado errado.
    Taxar a China porquê?
    Vamos fazer um exercício mental.
    Mas antes vou deixar esta nota aqui: em 2023 houve um aumento de 5.1% de milionários.
    Agora o exercício mental: eu sou um fabricante de automóveis europeu e preciso de dinheiro. Como obtê-lo? Aumento de capital ( accionistas) ou empréstimos (bancários) ou emprestimos obrigacionistas.
    Tudo isto é uma divida.
    Entra na equação um fabricante de automóveis chinês. Tal como os europeus para iniciar e ter projeção recebes subsídios. Mas ao contrário dos ocidentais (europeus,americanos, sul coreanos e japoneses) o chinês tem de correr para alcança-los. Os ocidentais é o alvo a abater. Subsídios, criatividade, perseverança são ingredientes que o chinês tem. Muito devido ao mau tratamento e desprezo dos Ocidentais aos chineses. Não esquecemos que o Ocidente ( Europa, América e Japão) subjugaram a China durante muito tempo. A China começa a vender ao Ocidente, no entanto, já com qualidade superior ao produto ocidental, e a preços mais baixos. O fabricante europeu, devido as suas responsabilidades de pagar aos acionistas, Bancos, etc, tem de vender. E tem de vender um produto mais caro e com menos qualidade. O consumidor sabe disso. E logo não compra. O fabricante tem soluções para resolver isso: renegociar a sua dívida, baixar a produção e com isso despedir, vender ativos ou então pressionar os governos a agir para por um lado não baixar a produção e despedir e principalmente pagar as suas dívidas.
    Os governos estão endividados até ao tutano. Os governos não querem se unir e acabar com as offshores, paraísos fiscais, fiscalizar os bancos, baixar os monopólios empresariais e taxar verdadeiramente as grandes fortunas.
    Lembram-se do aumento de 5.1% de milionários?
    O problema está aí. Precisamos de menos ricos e menos monopólios de empresas.
    Por outras palavras precisamos que os governos nacionais acabem com as ferramentas que artificialmente aumentam as desigualdades .
    Fortunas como a do Musk com mais de 200 mil milhões não deveriam exisitir.
    Imaginem uma regra em que as fortunas não podem ser superiores a 10 mil milhões. 190 mil milhões da fortuna do Musk seriam do governo.
    Haveria hoje esta discussão de taxar a China?
    Não.

    1. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      Ja nao falta muito para o primeiro fim de semana de setembro na atalaia. Vemo-nos por la!!!

  19. Avatar de SouHumanoNaoOcidenal
    SouHumanoNaoOcidenal

    Só como exemplo do que falei peguem em todas as fortunas dos EUA e vejam se não dava para pagar a dívida americana. Esse dinheiro pagava a dívida e entrava na economia de novo.
    O que esta a acontecer é que essas fortunas artificialmente são bancos que emprestam dinheiro a altos juros a Economia. Se fossem diminuídas drasticamente iriam baixar dívidas nacionais, baixar taxas de juros, etc..

    1. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      Olha este que gosta de impostos para os outros e direitos para ele.
      Deve ser primo da Mortagua este!!!

  20. Avatar de Vasco
    Vasco

    Só quando é a Europa (contribuintes europeus) a pagar 100% fábricas de empresas americanas é que não há problema …

  21. Avatar de bruno
    bruno

    isto tambem vai afetar os carros Volvo, da Geely?