Última hora: Combustíveis vão baixar 20 cêntimos por litro segunda-feira

52 Comentários

Como temos assistido, a cada semana há novos cenários no que diz respeito ao preço dos combustíveis.

O primeiro-ministro anunciou que na segunda-feira acontecerá uma nova descida do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) que permitirá baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro, reduzindo 62% do aumento do preço da gasolina e 42% do gasóleo.

Última hora: Combustíveis vão baixar 20 cêntimos por litro segunda-feira


Combustíveis: Se tiver necessidade de abastecer o seu veículo, espere por segunda-feira

Na sua intervenção, na Assembleia da República, o líder do executivo defendeu que, “perante um cenário de inflação – ainda que temporário -, o Governo agiu de forma rápida e identificou respostas para fazer face a esta crise, com medidas económicas robustas e eficazes”.

Essas medidas, de acordo com o primeiro-ministro, vão “ajudar a conter os preços da energia e a mitigar o choque inflacionista, apoiar as famílias e as empresas e acelerar a transição energética, protegendo a coesão social e o crescimento económico”.

Posso por isso anunciar que, já na próxima segunda-feira, a nova descida do ISP, permitirá baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro, o que permitirá reduzir 62% do aumento do preço da gasolina e 42% do aumento do preço do gasóleo sofrido pelos consumidores desde outubro

Entre descidas de impostos e subvenções, de acordo com António Costa, a proposta de Orçamento “prevê mais de 1300 milhões de euros de apoio às empresas e às famílias”.

Última hora: Combustíveis vão baixar 20 cêntimos por litro segunda-feira

“É, portanto, um orçamento concreto, virado para o país real; um orçamento que nos permite prosseguir o rumo que traçámos, ajustando-se à nova conjuntura, sem nos desviar dos grandes desígnios nacionais”, sustentou.

Se tiver necessidade de abastecer o seu veículo, espere por segunda-feira, pois vai ser uma boa descida nos preços dos combustíveis. Descida será de mais cerca de 17 cêntimos por litro, que se somam à redução anterior do imposto. Contas feitas, o impacto será uma redução dos preços de venda das gasolinas e gasóleos superior a 20 cêntimos.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZE
    ZE

    Prognóstico so depois do resultado . Quando a esmola é grande, o santo desconfia

  2. Avatar de Visão abrangente
    Visão abrangente

    Quem anda a GPL que se lixe!

    1. Avatar de Danny
      Danny

      Mas será que é só para gasolina e gasóleo? Se calhar falam apenas destes 2 combustíveis, pois sao os mais usados, mas o ISP deve ser para todos os combustíveis…

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Quem anda a GPL que pague o mesmo imposto que a gasolina e depois que venha para aí chorar-se.

      1. Avatar de Visão abrangente
        Visão abrangente

        Se o litro de gasolina ou gasóleo estivesse agora a 3,50€ também choravas. O preço do GPL duplicou nestes últimos dois anos.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Quem me dera a mim que o preço da gasolina tivesse duplicado tendo como ponto de partida o mesmo preço do GPL. Com o choradinho do GPL podíamos todos muito bem.

          1. Avatar de Micas
            Micas

            Podes sempre instalar o “choradinho” do GPL. Apesar de não ser a solução final o planeta sentir-se-ia melhor e a tua carteira também.

          2. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            O GPL é mais barato porque é menos poluente ( e não só) logo não paga os mesmos impostos, e a gasolina não duplicou em dois anos nem nada que se pareça ao contrario do GPL. Eu posso bem com o meu choradinho do GPL, mesmo com o preço alto não tenho de dar um rim cada vez que vou a bomba atestar.

        2. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          Acho que está ser dramático!
          Não sei onde abastece. Mas tenho pago aumentos entre 0,2 e 0,3€ nestes 2 anos. Nem face a quando comprei o carro à 8 anos o valor na bomba duplicou. Vivo na zona litoral norte.

          1. Avatar de Visão abrangente
            Visão abrangente

            Não estou a ser assim tão dramático, mas para ser mais rigoroso são dois anos e meio. Abastecia a 0,55€/l, agora postos com valor abaixo de 1€ cada vez são mais escassos. Coloque-se um arredondamento “dramático” e está servida a realidade. Claramente não conseguiu valores como eu consegui, então não notou tanto a diferença, embora na mesma zona. Appvivagas.

          2. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            A dois anos certos metia no sitio mais barato da margem sul GPL a 0.57€, no mesmo sitio que continua a ser o mais barato está a 0.98€.

  3. Avatar de lumia
    lumia

    0.20€-0.06€ (aumento previsto do gasóleo na próxima semana, que já anunciaram nas noticias) = 0.14€ na prática

  4. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    De pouco adianta baixar o preço, quando assistimos a uma subida constante todas as semanas. Dentro de um mês, está descida não vai ter qualquer impacto. O espectável era termos um governo com sentido de estado e de entidades reguladoras que efetivamente fazem o seu trabalho, mas para isso, precisávamos todos de mudar de país.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      O que estás a ver é o Liberalismo a atuar… Aumento desenfreado do lucro até não poder ser mais.
      Quando der prejuízo, o estado paga. Afinal, segundo os liberais, é para isso que ele serve.
      Frase da Moda: A culpa é do costa

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        Nem me dei ao trabalho de escrever! copiei de um comentário de baixo!
        “Impostos (60%)+cotação (25%)+logistica (<5%) representa praticamente 90% do preço final."

        Amigo vai te embrulhar no cobertor com o Costa! ah e diz ao ouvido para baixar os impostos!

      2. Avatar de PovoManso
        PovoManso

        ISP e IVA representam mais de metade do preço de venda dos combustíveis em Portugal!

        Contra factos não há argumentos!

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Como um parte do imposto (ISP + IVA sobre o ISP) é fixa, a verdade é que quanto mais caro é o produto na origem, mais baixa é a parte dos impostos, por diluir mais a parte fixa. Em percentagem. nunca como hoje foi tão baixa a fatia dos impostos no preço do combustível. É incrível mas verdadeiro.

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      “O espectável era termos um governo com sentido de estado e de entidades reguladoras que efetivamente fazem o seu trabalho” isso dá muito trabalho. Já sabemos o que a casa gasta

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Daqui a 2 ou 3 semanas o cartel das gasolineiras trata do assunto.
    Irá engolir estes 20cents num ápice, e depois nem preços baixos nem imposto. Não se iludam aqueles que dizem que os preços altos é culpa do estado. É do cartel. O barril até pode estar a 10 dólares que vão sempre arranjar uma desculpa para não descer dos 2€litro

    1. Avatar de int3
      int3

      ah??
      Se tivesse a 10 dólares e andassem com 2€ por litro, eu abria uma cadeia de combustíveis e fazia metade do preço. Porquê é que não acontece com tanta concorrência?
      Ah espera. Impostos (60%)+cotação (25%)+logistica (<5%) representa praticamente 90% do preço final.
      Onde é que existe cartel??

      1. Avatar de who TF
        who TF

        Na realidade, o imposto não são os literais 60%, visto que boa parte do imposto é composto por valores de taxa fixa (como o ISP). se o preço do combustível aumentou mais de 60 cêntimos e o ISP desceu, o imposto há-de andar na ordem dos 50% (provavelmente). depois em relação ao resto, se com lucros inferiores a 10% as empresas tinham lucros de milhões de euros, então nem quero imaginar o cenário atual…

        1. Avatar de PovoManso
          PovoManso

          ISP e IVA representam mais de metade do preço de venda dos combustíveis em Portugal!

          Contra factos não há argumentos!

          1. Avatar de Zé

            continua a chamar manso e não faças mais nada que isso que resolves o problema

      2. Avatar de Luis
        Luis

        o ano passado o barril chegou a ter valores negativos. E o preço na bomba?
        e notícias ja de hoje, afinal contra a expectativa do governo afinal não são 20 cents, mas sim 14,5…. Ainda aedida não foi implementada já foram “comidos” 5 cents…
        Se achas que não há cartel, ou vives numa realidade paralela ou apenas és naif….

        1. Avatar de int3
          int3

          Quando teve preços negativos? Não foi no mercado spot. Foi nos futuros.
          Mesmo assim, foi o suficiente para baixar no mercado dos refinados para baixar o gasóleo abaixo de 1€.

          Não estou a perceber. Não é o governo que aumenta X ou Y no preço do combustível.
          O mercado dos combustíveis é dos mais transparentes e escrutinado que existe. Deve ser até onde existe mais concorrência e daí as margens brutas das bombas serem baixas.

          Mete o alumínio na cabeça.

  6. Avatar de aj
    aj

    mais uns cêntimos extra que vai entrar na margem de lucro, o governo que não tenha os olhos bem abertos com estes comercializadores, não

    1. Avatar de int3
      int3

      Que margem de lucro? Existe margem bruta que serve para pagar as despesas de quem vende. Podem ter ou não lucro dependendo da quantidade vendida…
      Além disso, as margens são publicas, os impostos são públicos, toda a composição está disponível para todos verem. Não há mercado mais escrutinado que este.
      Se o ISP baixa, toda a gente vai baixar porque a margem vai ter que se manter (para competir).

      1. Avatar de Hugo Ribeiro
        Hugo Ribeiro

        Tem razão int3.
        Esta malta papa a malguinha toda de propaganda que passa nos telejornais da Sic e até pedem mais e depois vêm para a internet dizer barbaridades.
        60% de impostos = bem
        Lucro de empresas privadas = mal

        1. Avatar de who TF
          who TF

          Na realidade, o imposto não são os literais 60%, visto que boa parte do imposto é composto por valores de taxa fixa (como o ISP). se o preço do combustível aumentou mais de 60 cêntimos e o ISP desceu, o imposto há-de andar na ordem dos 50% (provavelmente).

          1. Avatar de int3
            int3

            O IVA incide sobre ISP e da matéria-prima e até no imposto extraordinário que até é ilegal.
            Se o preço da matéria duplica e custa de 15 para 30 cêntimos por L, o IVA correspondente aumenta de 3,5 cêntimos para 7 cêntimos.
            O facto de a matéria ficar mais cara, tem também agravamento no imposto final.
            O ISP só desceu a sexta ou sábado passado (dia 30 ou 29). Engraçado na data do teu comentário. Até lá, andávamos com vauchers e só faltava cabazes como nos países do terceiro mundo.

  7. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O pessoal devia de olhar para os nossos vizinhos Espanhóis… combustíveis mais baratos logo à parteida e quando se vai pagar, ainda levamos com o desconto direto aplicado pelo governo espanhol, o que faz com que na pratica o combustível fique a valores idênticos a 2021… Por cá é o que se vê!

    1. Avatar de who TF
      who TF

      Com o aumento do preço dos combustíveis este ano, já foi falado nas notícias que o preço dos combustíveis em Espanha era semelhante ao de Portugal. Para além disso, supostamente Portugal está a espera da aprovação da UE (porque não estamos assim tão independentes pra tomar as decisões que queremos quando queremos) para a redução do IVA de 23 para 13% (igual a Espanha) e, nesse cenário, o peso dos impostos iria baixar consideravelmente (talvez 10%?).

      1. Avatar de PovoManso
        PovoManso

        Granda lata, para aplicar o ISP, temos autonomia suficiente, agora para baixar o IVA é preciso pedir aprovação da UE.

        Eliminem a carga fiscal do ISP, problema resolvido!

        Relembro que a carga fiscal do ISP era para ser temporária, “palavras do Sr. Antonio Costa”, agora vêm com a desculpa que é preciso pedir aprovação da UE. Estamos a brincar só pode!

        O Povo é Manso!

  8. Avatar de Profeta
    Profeta

    O esquema do costume baixa 0,20 aumenta 0,30 baixa 0,15 aumenta 0,20 o resultado final vai ser sempre aumento. E como nas apostas desportivas perde-se e ganha-se o balanco final o mais provavel e ficarmos mais pobres :p

  9. Avatar de antonio braga conceiçao conceiçao
    antonio braga conceiçao conceiçao

    AQUELES QUE ESTAO OLHAR PARA O AMBIENTE ESTAO A SER PREJUDICADOS O AUMENTO DO GPL TEM SIDO UM ABSURDO TENHAM ATENÇAO AO PROBLEMA ENFIM………

  10. Avatar de Black Russian
    Black Russian

    Descer 0,20c/€, só para o cartel das gasolineiras ganharem balanço para 0,40c/€ ……

  11. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    É desta que o gasóleo fica mais caro que a gasolina?
    Quantas semanas demoram a engolir estes descontos? 2 ou 3? O petróleo a baixar e os combustíveis a subir…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E então? O gasóleo sai da refinaria mais caro que a gasolina e só custa menos na bomba porque os consumidores de gasolina o subsidiam fiscalmente com 20 cêntimos de imposto a mais em litro. É de elementar justiça acabar já com isso e rachar a meio a diferença de imposto. E mais tarde indexar todo o imposto ao CO2 que sai dos escapes. E aí um litro de gasolina dá 2,31 kgs de CO2, contra 2,64 kgs para o litro de gasóleo.

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Quem consome gasolina? E quem consome gasóleo?

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Consome gasolina quem tem carro a gasolina, que normalmente são pequenos, consome gasóleo quem tem carro a gasóleo, que normalmente são grandes, luxuosos e caros. SUVs e limos de alta cilindrada. Não há limitação legal nenhuma ao uso do gasóleo, até para fins ostentatórios, recreativos e provas todo-o-terreno é livre.

          1. Avatar de mamba
            mamba

            sim, realmente o meu 250d de ’94 é realmente grande, luxuoso e caro…
            Há com cada um.

            De lembrar que todos os carros desportivos e caros são a gasolina, nos dias de hoje.

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Tá-se mesmo a ver que luxuosos são o Panda e o Seat Arosa a gasolina de 94, e que o 250d é carro de pedinte. Ele há mesmo cada um, é verdade.

          3. Avatar de mamba
            mamba

            quem me dera ter um carro recente a gasolina. Não ando com um carro com 30 anos porque me apetece, deixa estar.
            Compras-me um Panda ou um Arosa recente a gasolina?
            Dá para ver que hipocrisia não tem limites..

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Mas CO2 é o que as plantas precisam para viverem felizes!
        Quer prejudicar as plantinhas?

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          E CO2 é o que as nuvens precisam para concentrar evaporação até a despejar em chuvas torrenciais como nas inundações da Alemanha. Querem prejudicar os peixinhos?

  12. Avatar de Grunho
    Grunho

    Uma excelente oportunidade para as petrolíferas raparem para elas a redução do imposto.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Se o estado não intervir não interessa tirar 20cent. dos impostos. Refinarias ,, gasolineiras e brokers vão comer tudo… Os liberais não param. E depois ainda tem coragem de dizer que a culpa é dos impostos.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Com mais de 50% do preço a ser originado pelos impostos exigidos pelo estado, não admira que digam que a culpa é dos impostos!

  14. Avatar de SapoCocas
    SapoCocas

    Para o ano a Galp vem dizer que teve lucros record! Tipico!
    baixa 20 centimos esta semana mas para a proxima é sempre a subir!

  15. Avatar de nuno a
    nuno a

    ou as pessoas andam a faltar á matemática ou sao troles, culpam as gasolineiras á o cartel etc mas, nao querendo defender as gasolineiras vamos la ter bom senso.
    temos um valor 100% desses 100%, 40% é para as gasolineiras que compram a matéria, fazem a distribuição pagam ordenados impostos etc todos os custos necessários ate o produto chegar ao consumidor e dentro desses 40% tem uma % que corresponde ao lucro. os restantes 60% vai para o estado , limpinho , sem qualquer custo, são 60% com um lucro de 100%
    ou seja por casa 1€ gasto na bomba , 0,4€ vai para a gasolineira e 0,6€ vai para o estado
    agora pensem

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Mas o estado é o BOM, e as gasolineiras são as MÁS.

      Este é o discurso de quem não quer ter de analisar a situação um nadinha mais a fundo.
      Os mais de 50% irem directos para o estado em impostos, quando em tudo o resto de bens de consumo não vai além dos 23% não parece causar estranheza a tal gente.

      Diria que é algo tão essencial para o dia a dia actual que mais de 6% de imposto total seria um exagero. Para quem disser que não é essencial, porque anda o governo sempre a obrigar serviços mínimos e até a meter a GNR a distribuir combustível sempre que a malta que distribui decide fazer mais uma greve?