UE quer obrigar a China a ceder a sua tecnologia de baterias às fabricantes ocidentais

58 Comentários

Há não muito tempo, a China não tinha força para responder às fabricantes do ocidente. No entanto, o país tem evoluído e, numa reviravolta curiosa, a União Europeia (UE) parece querer obrigar o país asiático a ceder a sua tecnologia de baterias.

Baterias carro elétrico

Durante anos, a China foi um mercado atrativo para as fabricantes ocidentais. De tal forma, que as autoridades chinesas impuseram direitos aduaneiros elevados aos automóveis produzidos noutras regiões do mundo e incentivaram, dessa forma, as empresas estrangeiras a formar joint ventures com grupos locais, de modo a poderem fabricar veículos no país.

Desta política, que terminou em 2022, surgiram joint ventures como a Changan Ford, a Dongfeng Nissan, a FAW-Volkswagen e a SAIC Volkswagen. Deste modo, foi estabelecido um fluxo interessante de know-how tecnológico.

 

Crescimento da China estremece e UE

Atualmente, as empresas chinesas fabricam automóveis capazes de rivalizar com os modelos europeus, americanos e até japoneses – quanto mais não seja, em matéria de preço.

De facto, graças a um forte apoio estatal, tido como anticoncorrencial pela UE, e à transição para uma mobilidade elétrica, as empresas chinesas estão a expandir-se, conquistando vários mercados, globalmente.

Considerando o crescimento chinês, a UE ergueu barreiras protecionistas, em forma de taxas aduaneiras sobre os carros elétricos fabricados no país asiático. Desde então, as duas entidades têm estado em conversações, por forma a resolver este combate comercial.

Segundo um relatório do Financial Times, a UE quer obrigar as empresas chinesas a transferirem a sua tecnologia e propriedade intelectual para grupos europeus, em troca de acesso a subsídios.

Aparentemente, Bruxelas está a preparar um programa de subsídios de mais de mil milhões de euros para desenvolver uma cadeia europeia de fornecimento de baterias.

Agora, resta esperar para conhecer a resposta chinesa. De ressalvar, contudo, que a China aconselhou as suas fabricantes a “guardarem” a tecnologia dentro do país – dando prioridade à exportação de kits, em vez de fabricarem carros completos na Europa -, com o objetivo de evitar que a sua tecnologia chegue às concorrentes ocidentais.

 

Como é que a chinesa BYD cresceu a ponto de enfrentar as empresas ocidentais?

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Dias
    Nuno Dias

    O pessoal da China é que tinha a fama de copiar tudo. Agora querem inverter os papéis.

    1. Avatar de 30linasrt
      30linasrt

      How the tables have turned.

      1. Avatar de trolha333
        trolha333

        Correction: how the turns table.

    2. Avatar de Paninhos quentws
      Paninhos quentws

      A europa a exigir o meamo que eles exigiram decadas a fio ou passavam fome hoje. Se forem justos aceitam caso contrario vao ficar sem apoio ocidental e colapsar

      1. Avatar de Xanax
        Xanax

        Hoje estás inspirado… Já tentaste uma carreira como comediante?

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      O mundo munda, o problema da maioria dos europeus(os americanos também o fazem em menor grau) é que cristalizam o pensamento por culpa da cultura de um jornalismo politico indigente que nos deu a estagnação e criou um défice gigante de capitalismo.

  2. Avatar de Joao M.
    Joao M.

    “obrigar”?
    Ou seja, a UE por um lado quer (ou alguns querem) taxar a importação de carros vindos da China mas, por outro lado, quer que a China cena tecnologia em troca de subsidios.
    Porque não, digo eu, não ser um “quid pro quo” – que não custa dinheiro ao contribuinte – em que – em troca de tecnologia não há taxas? Porque já sabemos que quem paga as taxas é o consumidor final..

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      O qui pro quo é os chineses fabricarem cá e assim evitam as taxas…tal como a China obrigou os investidores a fazerem lá e com partilha de conhecimento…isto é mais que justo! Exigimos agora, aquilo que eles nos exigiram antes!

  3. Avatar de PGomes
    PGomes

    Após decadas coma China a roubar tecnologia ocidental, agora é apenas justo que façamos o mesmo com tecnologia da China.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Força, é só comprar um BYD e começar a desmanchar e estudar…

      1. Avatar de Inculto
        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          E é isso que qualquer fabricante com meio cérebro deve fazer a qualquer produto dos competidores.

    2. Avatar de JL
      JL

      Até foram os europeus que foram para lá levar a sua tecnologia, se é que alguma vez a tiveram…

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ao ponto que isto chegou a Europa percebeu agora que já ficou para trás tecnologicamente e agora tem que andar a mendigar…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      É muito fácil, basta perder completamente a vergonha.

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      Quando o pessoal estava todo em casa cobideiro não faltou avisos do que a China estava a preparar com a compra da matéria prima…. Aqui na Europa é só Artolas…

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      Já há muito que ficou atrás nos produtos de tecnologia de consumo, os jornais é que censuram como novos produtos tecnológicos chegam primeiro ao mercado Chinês, Coreano, India e Indonésia.

      Isso tem efeito na qualidade de vida e produtividade.

  5. Avatar de Mendes
    Mendes

    Mas…na europa (portugal incluído) não formaram a melhor geração de “cérebros” nas ´decadas recentes?
    Hummm…o que é que estas ditas gerações, recentes, fizeram que fique na história?
    Eheh…observo sentado o declínio deste miudos europeus.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não, caso fosse não se via opiniões como a sua.

      1. Avatar de Mendes
        Mendes

        Infelizmente, eu não dei opinião…parece-me ter sido uma constatação.
        Em verdade, fico triste, mas, não foi por falta de aviso o que este viés provoca (sabem em que direção)…

        1. Avatar de JL
          JL

          Então é opinião.

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      Só se for para inventar leis de cobrança de imposto…

    3. Avatar de Mapril
      Mapril

      Ainda me lembro, no início da globalização, quando se liberalizaram as trocas comerciais com a China, havia uns que receavam que isso iria trazer desemprego, porque as nossas indústrias não poderiam competir. Mas outros, a maioria, diziam que o que era importante era o saber e o conhecimento. Nas sua soberba, esses iluminados achavam que nós, portugueses e europeus, éramos muito superiores aos povos de outras latitudes, e portanto nada havia a temer. Afinal, temos o que merecemos.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Estas gerações novas criaram o wokismo, o globalismo, o sabe-se lá o que.. Tudo tretas para trabalharem menos e receberem mais.

  6. Avatar de 0.0
    0.0

    Desenha-se um futuro risonho e inovador pra Europa.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    UE quer obrigar a China?
    E vai fazer isso como e com o quê?
    Já lá vai o tempo em que a Europa punha e dispunha
    Os Chineses investiram tempo e dinheiro nestas tecnologias de baterias e agora vem a UE e olha passe para cá a tecnologia que é para as minhas marcas não falirem.
    Quer dizer, se pedirem com bons modos talvez seja possível…
    Que ridículo.

    Burocratas inúteis.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Mas quando a China obriga o resto do mundo a fazer o mesmo para vender lá já não há problema?
      https://www.techopedia.com/news/eu-to-demand-tech-transfers-from-chinese-companies-for-subsidy-access
      outro artigo a ilustrar a questão.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Freak, que se saiba, os Chineses não vieram cá e levaram as fábricas para lá.
        Quem foi foi porque quis e pelo lucro fácil e rápido.
        Se a China exigia passar a tecnologia para lá, tinham bom remédio, que era não ir.
        Foram e agora querem o quê?

        E mais, a Europa não tem moral para pedir justiça seja pelo que for
        Ao longo dos séculos os Chineses sempre foram enganados pelos europeus.
        Mudaram-se os tempos….

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          A China vem cá por amizade e solidariedade, é?

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            A China vem cá pelo dinheiro.
            Exactamente o mesmo motivo pelo qual o ocidente se deslocou para lá.
            Ou foi por amizade tb?

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Então prontos, dás-me razão!
            Agora é a vez dos chineses provarem do remédio que obrigaram os outros a tomar quando quiseram vender lá.
            Mais que justo!

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      Vai deixar de comprar leitões…

  8. Avatar de JC
    JC

    A UE que tenha juízo…

  9. Avatar de Ivo
    Ivo

    A União Europeia (UE) está atualmente a pressionar a China a compartilhar sua tecnologia de baterias com fabricantes ocidentais. Esse movimento não é novidade, considerando que, no ano passado, a UE enviou comissários para investigar as fábricas de veículos elétricos (VE) na China, que são substancialmente financiadas pelo governo chinês.
    Contudo, ao invés de se concentrarem nas investigações prometidas, os comissários se dedicaram a entender os processos de fabricação das baterias de veículos elétricos, incluindo suas composições químicas e outros detalhes técnicos. Algumas fábricas de VE na China concordaram em compartilhar certas informações, enquanto outras se mostraram relutantes em fornecer dados.
    Como resultado dessa abordagem, a UE chegou à conclusão de que o governo chinês está, de fato, financiando suas fábricas de veículos elétricos.

  10. Avatar de Xanax
    Xanax

    Boa sorte em forçar um governo a dar o que quer que seja… A China não são lacaios dos EUA, como a UE.

  11. Avatar de Andre
    Andre

    Mais um elétrico a arder. Foi junto ao meu escritório. Que flagelo

    https: //www.cmjornal.pt/cmtv/videos/detalhe/20241120-135011-carro-arde-no-parque-das-nacoes-em-lisboa

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde diz que é eléctrico ?

      Flagelo ?

      ” Carro arde no Parque das Nações em Lisboa. Incêndio foi extinto pouco tempo depois do alerta. Correio da Manhã …’

  12. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Andaram anos a gozar e falar mal dos chineses e dos VE, Agora choram. Era mais que sabido que este dia ia chegar.
    Estão a começar a acordar

  13. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Too late.
    Tarde piaste…

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu estive a ver um poscast,
    Onde descubri que o numero de Alemães a fugir para a Russia é muito grande, muito maior do que eu imaginava.
    É facil perceber porquê.

    1 ) Os extremistas dos verdes,
    2 ) O projecto Ucrânia,
    3 ) Grande probabilidade de a Alemanha fazer a sua 3º tentativa num seculo, de destruir a Russia.
    4) Destruição da Segurança Energética deles
    5) Em case de guerra nuclear(É o mais certo), a Russia e extremamente grande, e extremamente fria.
    6) As marcas começam a fugir da Alemanha, pois percebem o que se está a passar, e sabem que muito dificilemtne a coisa fica por aqui.
    7) O Litio do donbass, parece perdido
    8) A Lei ditatorial alemã, prende pessoas por expressarem a sua opinião publicamente(3 anos de prisão).Vi nesse podcast que ha uma mulher membro do sistema politico Alemão, que lhe iam retirar os filhos, porque ela tinha uma opinião diferente da do regime.Solução?Pegou nos 5 filhos dela, e fugiu para a Russia, e continua a participar na vida politica alemã de lá, mas fa-lo remotamente.Tentaram bloquea-la, mas os colegas dela cá avançaram e defenderam-na.Fiquei chocado!
    9) Perda de competitividade devido ao custo energético.

    Provavelmente ha mais motivos.

    A Europa, em Particular a EU, desenha os melhores motores de combustão interna do mundo, de longe.
    A china por sua vez desenha os melhores motores eléctricos, muito mais barato, e uma escala de produção inimaginavel.

    A forma que a EU tinha de se proteger da China, era proteger o que ela faz de melhor, mas os extremistas dos verdes, mudaram as regras do jogo, a declarar que o mundo ia acabar se não nos livrarmos do petroleo, a china viu a oportunidade e avançou, claro.

    Agora querem a tecnologia das baterias chinesas, a china não vai entregar obviamente.
    MAs mesmo que entrega se, na EU para fazer extração de minerios altamente poluentes como o Litio, é preciso conseguir reciclar salvo erro pelo menos 85%.
    A china por sua vez tem a tecnologia Russa, que reciclava 95%, e agora ja conseguem 99.99%.

    A china tem o knowhow dos electricos, tem a energia necessaria, os russos controem-lhe centrais nuclares e vendem-lhe quantidades inimaginaveis de energia, a baixo custo…não é possivel de forma nenhuma concorrer com eles.Demos um tiro nos pés com a febre do litio do donbass, demos varios outros tiros, um outro foi fazer guerras economicas, com as sanções unilaterias.

    Que cambada de lunaticos..

    1. Avatar de JL
      JL

      Tem a certeza que viu um podcast ou inventou ? Quem é esse lunático do podcast ?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não é o lunatico do podcast, a senhora em causa é membro do governo alemão.
        Se não sabe informe-se a Alemanha , tal como os EUA,Russia é um país Federado.

        A senhora em causa é a Olga Petersen da Região de Hambu
        rgo algo assim.
        Pelo que percebi pela entrevista ela fugiu porque começaram a ameaça-la que lhes tiravam os filhos, se ela não “mudasse a opinião dela”.

        Ela pegou nos miudos e esilou-se na Russia, e faz o trabalho dela na Alemanha, remotamente a partir da Russia.
        Ela Nasceu na Russia algures na Sibéria, e foi pequena para a Alemanha, com os País, algo assim, ela é filha de pais Alemães.

        Não consegui perceber se os pais dela eram diplomatas, se empresários na Russia.
        Ela fala Russo perfeitamente, tal como metade da população Alemã.Secalhar hoje em dia já não é metade, será tipo 1/3, eu não sei exactamente.
        Na Russia também vês muita gente a falar Alemão, incluindo o Presidente, e é engraçado que apanhei um taxista, aqui em lisboa, com o qual tive uma grande conversa, sobre Novosobirsk, pois ele é de lá.
        Essa região é uma Região de Alemães basicamente.

        Mas tu não values cada caracter que teclo, e não tens o minimo necessario para uma conversa sobre o tema, por isso fico por aqui.

        Mas o meu comentario era direcionado, áo teu colossal desconhecimento, e á tua desvalorização do problema.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que não tenho, até porque não vou muito à bola com lunáticos, até porque vem um dizer uma coisa e depois aparece outro, ou supostamente, a dizer outra.

          Eu não posso valorizar um problema que não existe, mas obviamente se existem veículos eléctricos, eles são os culpados de tudo. Loooook

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Esses pseudo alemães não serão russos de gema!?
      Fugir de um país que se diz ditatorial (mas com eleições livres e sem receio de acidentes com janelas) por uns alucinados para ir para um país efetivamente ditatorial que prende e assassina as vozes contra o regime é de mentes verdadeiramente iluminadas!

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Esse bilhete já está comprado? É melhor fugir do flagelo Europeu e ir em Busca do sonho Russo, onde há prosperidade e liberdade

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Pedro, aqui há uns tempos valentes eu escrevi aqui mesmo que em 10 ou 20 anos os europeus brancos iriam fugir para os países de leste.
    Os motivos são mais que óbvios e nem vale a pena martelar mais nisso.
    Fui chamado de maluco, para variar.
    De facto eu estava enganado.
    Não é daqui a 10 anos, pelos vistos é agora.

    Eu já sabia de muitos alemães a fugirem para a Hungria, agora para a Rússia, desconhecia.
    Mas não é nada que me surpreenda.

    Isto é apenas o início…

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Migrar para uma Polónia ainda percebo, agora para uma Rússia que espalha miséria!?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Muro de Berlim foi deitado abaixo mesmo por isso, para o pessoal poder fugir para o Leste

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Toni, esses tempos já lá vão.
        As coisas mudam.
        Nessa altura a URSS colapsou.
        Agora tem a Europa a colapsar.
        Actualize-se, não fique preso ao passado.

        A Rússia e já agora a China, não são o que vê e lê nos media.
        Tem os seus problemas, como todos os países,.mas tem outras vantagens que a prazo serão extremamente valiosas e chamativas.

        Montes de alemães, principalmente idosos, estão a mudar-se para a Hungria.
        E não serão só idosos, óbvio.
        Não me admira nada que em breve comece a haver emigração de alemães às carradas para a Polónia e Hungria e eventualmente Rússia, porque não?

        A Europa está numa crise muito grave.
        Não é só económica, é a nível geral.
        O pior disto tudo é que as pessoas estão anestesiadas pelos media e não vêm, ou não querem ver, os problemas que aí estão a chegar.

        Depois quando as coisas acontecerem, logo se vê….
        Pois, só que nessa altura tarde piaste.

        Vc aqui em Portugal, por exemplo, tem não sei quantos milhões de pensionistas e funcionários públicos.
        Dá 10 euros de aumento a cada um e tem 5 milhões de votos garantidos.
        Já ganhou as eleições.
        Acha que os reformados vão pensar como Portugal estará daqui a 10 anos?
        Querem lá eles saber disso para alguma coisa…

        Vc vê alguém a agir perante o vandalismo que ocorre em Lisboa neste momento?
        Um indivíduo que pega fogo a automóveis vai a tribunal e o juiz liberta-o e diz lhe apenas para não se aproximar de isqueiros?
        Não faz mal, usa-se fósforos ou um maçarico.

        Que país é este?
        Que futuro vê vc num país destes, sabendo que a Europa é igual?

        Dá que pensar, não dá?
        Agora imagine isto multiplicado…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Meter Polónia e Hungria no mesmo saco que a Russia 😀
          Existe uma razao pela qual Montes de alemães, principalmente idosos estão a mudar-se a Polónia e Hungria. Muitas zonas do Algarve vivem mais alemaes que portugueses. Da mesma forma que Milhares de ingleses mudaram-se para espanha.

          Se milhares de ingleses estao em Espanha e milhares de alemaes estao no Algarve, isso significa que em Breve estao a dar o salto para Marrocos.

          Marrocos é o proximo destino dos alemaes, holandeses e ingleses

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Toni, a Rússia é um país enorme e com imensas potencialidades.
            Quem lhe diz a si que num futuro próximo queira receber europeus para trabalhar ,porque terra por lá é o que não falta e as industrias criam-se, haja vontade para isso.

            O que hoje é, amanhã pode não ser.

            Grande Toni, é isso mesmo, os velhotes alemães estão a ir para a Hungria devido ao bom tempo Húngaro.
            Aliás, as praias de Budapeste não há quem as não conheça… e o Sol por lá é muito apelativo tb.
            Poupe-me…
            Estão a ir para a Polónia e Hungria devido à falta de segurança na Alemanha.
            Abra mas é os olhos.

            Se pensa que engana o PorcoDoPunjab, está bem enganado…

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Vão para a Polónia e Hungria somente porque estão na EU e o nivel de vida é bem mais baixo. Por isso é que vão principalmente idosos com a reforma da alemanha vivem lá bem.
            Vendem a casa, com 50% desse dinheiro compram uma por lá e vivem que nem Reis.

            Basta conhecer minimamente como funciona a dinamica das populacoes dentro da UE.

            https://www.numbeo.com/cost-of-living/compare_countries_result.jsp?country1=Germany&country2=Hungary

            https://www.numbeo.com/cost-of-living/compare_countries_result.jsp?country1=Germany&country2=Poland

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      A Russia e a Alemanha, historicamente estão muito mais ligadas, do que a Alemanha, e o sul da Europa.
      É preciso lembrar que as Elites Russas casavam os filhos precisamente com os Alemães.
      A Imperadora Catarina…o que acham que ela é??É Alema claro, e os Russos adoram-na.
      Ela criou os primeiros hospitais publicos do mundo na Região de São Pitesburgo,etc.

      Antes da 2a Guerra mundial, quem é que acham que foi viver para a Russia em massa?Alemães claro, para a região de Novosibirsk.Foi de lá que os Russos ensinaram os Alemães a contruir tanques de guerra,etc.
      Claro mais tarde a Alemanha atacou-os…os Russos são muito ingénuos.
      Depois da 2a guerra mundial, para onde acham que os engenheiros Alemães foram viver?pois, muitos deles foram para a Russia..

      Em suma, não fique chocado, os liders Alemães sabem falar Russo, teem uma ligação muito grande, de amor e Odio talvez.

      É preciso Lembrar que a Alamanha é composta por 3 etnias diferentes.

  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Toni,
    Os idosos estão a ir para a Hungria não é por ser mais barata, se fosse por isso já o fariam desde sempre.
    O que não foi o caso.
    Esta ida deles está relacionada principalmente pela enorme falta de segurança existente na Alemanha.
    Todos sabemos os motivos, não vale a pena bater mais nesta tecla.

    Um alemão que tem um canal no YouTube explica esta situação muito ao pormenor.
    É a falta de segurança o principal motivo.
    As pessoas não se sentem seguras como antigamente.

    Parabéns à Merkel e seguintes….

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      bingo!
      subescrevo inteiramente.
      Já vi muito youtuber Alemão, até o Kim .com, concorda que a Alemanha…não é uma democracia.
      E secalhar nunca o foi, era é desfarçado, agora com a supressão de opinioão publica, pessoas perseguidas, e desaparecidas,etc pois claro que não ha como nega-lo.

      Aqueles que o negam, dadas as evidencias, é porque se colocam do outro lado do “muro”!
      Estamos em 2024, até “ministro da verdade” a EU já tem, até um cego consegue ver.

      Com as revelação que teem vindo ao de cima dos planos secretos que a Alemanha tem para atacar a Russia, pois ..os menos atentos começam a percebe-lo agora, mas eu vi todo este processo desde o inicio, e sim foi começado ou acelerado pelo Governo Merkel, pelo menos foi durante o turno dela.
      Estes que vem agora, só estão a dar seguimento ao que tinha sido começado lá atras.
      A das maquinas de lavar, era ministra da defesa no ultimo governo Merkel..coincideincias??…na ha coincidencias nestas coisas.

      Os Alemães que falam Russo estão a fugir para a Russia, os outros( que se calhar, odeiam a Russia ) fogem para a Hungria, e é muita muita gente que deixa o país desde 2022.
      É que .. eles sabem como é que a Alemanha consegue criar enormes exercitos, no ultimo seculo já foram 2 vezes..a caminho da 3a.

  17. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Antes que me esqueça, sim, a Hungria é segura.
    Porquê?
    Todos sabemos a resposta….

  18. Avatar de António Teixeira
    António Teixeira

    Auxílios de Estado às suas indústrias, em especial à automóvel, é uma especialidade europeia, com os seus fundos e fundinhos. Seria interessante comparar o fluxo desses auxílios na China e na União Europeia; é provável que tenhamos uma surpresa. A meu ver, muitas empresas chinesas começaram a produzir veículos elétricos sem passar pela fase dos motores de combustão interna, dispensando investimentos elevados e processos produtivos caros: é essa a essência da sua vantagem competitiva no sector automóvel. O resto são desculpas