UE pode vir a banir a fibra de carbono dos automóveis

75 Comentários

​Sim, a União Europeia está a considerar proibir o uso de fibra de carbono em automóveis a partir de 2029. Saiba qual a razão desta proibição.



Tal possível decisão acontece no âmbito da proposta de revisão da Diretiva relativa aos Veículos em Fim de Vida. O objetivo é tornar os processos de reciclagem mais sustentáveis e reduzir os riscos para a saúde e para o ambiente.

Mas qual a razão para banir a fibra de carbono?

Apesar de ser um material leve e resistente, ideal para reduzir o consumo energético dos carros, a fibra de carbono apresenta grandes desafios ambientais:

  • É difícil de reciclar.
  • Contém resinas que, ao serem destruídas, libertam micropartículas potencialmente nocivas.
  • Essas partículas podem causar problemas em equipamentos de reciclagem, além de irritações na pele e vias respiratórias dos humanos.

Mas não tudo são boas notícias. A proposta está a gerar resistência por parte dos fabricantes de automóveis, que consideram difícil substituir a fibra de carbono num prazo tão curto. Empresas japonesas como a Toray, Teijin e Mitsubishi Chemical, que dominam o setor, seriam particularmente afetadas, uma vez que a Europa é um mercado importante para estas empresas.

Se a proposta for aprovada, o uso de fibra de carbono em novos automóveis será interdito a partir de 2029.

Se tal acontecer, a fibra de carbono junta-se à lista de substâncias restringidas na União Europeia na qual figuram materiais como o chumbo, o mercúrio, o cádmio, etc.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Se banissem as baterias é que faziam bem.
    Tb não são fáceis de reciclar e libertam substâncias nocivas.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Também deviam banir o petróleo. Polui as cidades todos os dias, estraga os ambientes marinhos e causa doenças respiratórios.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Devia mesmo começar por aí.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        As baterias também fazem isso tudo e ainda são dificeis de reciclar!

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas as baterias não duram só uma vez.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Não, duram 57 anos ou 6 897 988 km e degradam 0.4% aos 5.000.000 km.
            Também deixam de produzir energia e carregar em 3 segundos aos 6.000.000 km

          2. Avatar de JL
            JL

            Há delas até com mais.

            Não, as baterias não produzem energia.

          3. Avatar de Anung
            Anung

            As das pessoas normais não produzem, mas as tuas produzem e não é necessário ficar a segurar no cabo!

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            Quando o pessoal é hater perde completamente o sentido. Parecem os MAGA.
            Desde quando é que baterias que duram anos e anos poluem mais que todos os dias queimar e libertar para a atmosfera litros e litros de combustivel fossil. Isto para não falar na poluição causada na extração e transporte do petroleo para cada pais.

          5. Avatar de Bruno
            Bruno

            Anung, adorava mesmo ver o estudo, mostra-o aqui, por favor, que diga que uma bateria com uma durabilidade de 15 a 20 anos polui mais do que a constante extração, transporte e queima de petróleo, com todas as suas emissões, fugas e derrames.

          6. Avatar de JL
            JL

            Só as pessoas super ?

            Foi ? Então onde disse isso ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Bruno, não sei, mas parece que em relação a esta temática ainda andas a apanhar bonés. Já tens matéria mais que suficiente no Pplware entre artigos e comentários que respondem à tua questão.
            Podes começar por aqui:
            Pergunta:
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306_EN.html
            Resposta:
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
            Acho que é um bom ponto de partida. De um lado, tens um alucinado pró-elektro, o Responsável pelo European Green Deal que já foi com os porcos, e do outro um deput@do que, com toda a legitimidade, colocou a questão.

            A resposta do alucinado? Demorou 6 meses. Ainda por cima responde com evasivas a uma coisa que se responde com cabeça, tronco e membros em 5 minutos.

          8. Avatar de JL
            JL

            Comentários ? quais ? os seus ?

            Mas onde isso responde à questão dele ?

          9. Avatar de Bruno
            Bruno

            @Yamahia, o estudo que colocaste acima tem um problema. É que o professor contou com a poluição da extração das baterias, mas esqueceu-se de contar com a poluição da extração do petróleo e transporte. Vai ler sobre as controvérsias do artigo.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Bruno
            “…If you add to this the CO2 emitted by the power plants that produce electricity, scientists have shown that the actual emission of the Tesla Model 3 can be between 156 and 180 grams of CO2 per kilometre…”
            O estudo também não contou com a poluição da extração e transporte do gas, do carvão petróleo necessários para a produção de electricidade. 
            Da mesma forma tb não está a contar com a poluição resultante do descarte das baterias.
            E esse descarte até pode acontecer muito antes da estimada vida útil das mesmas. Facto que recentemente até deu bronca das grandes.

          11. Avatar de JL
            JL

            Como ? Se eles duram mais ? Já viu algum carro eléctrico durar apenas 60 mil kms ?

          12. Avatar de JL
            JL

            Agora é que reparei, então mas a fonte é uma revista de automóveis ?

            http://www.auto.wprost.pl

          13. Avatar de Bruno
            Bruno

            @Yamahia Vivemos num país onde mais de 70% da energia elétrica anual provém de fontes renováveis. Além disso, a quantidade de energia necessária para carregar carros elétricos, mesmo quando proveniente de fontes não renováveis, é incomparavelmente menor do que a energia gasta para extrair, refinar e transportar o petróleo. Sem falar que grande parte desse transporte é feito por navios, que estão entre os principais responsáveis pela poluição atmosférica.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Uma coisa é o que se diz que se produz

            Outra completamente diferente é a que se consome:
            https://pplware.sitedev.pt/motores/afinal-a-adocao-global-de-eletricos-nao-reduz-as-emissoes-de-co2/comment-page-1/#comment-3650274
            P.S. Falta aí aquela a carvão que entra à socapa vinda de Marrocos.

          15. Avatar de JL
            JL

            Não, não falta, já lá está.

            E o artigo é bem explícito, nas redes com renováveis superiores a 48% têm menos emissões, portanto estamos no caminho certo, já que estamos quase no dobro.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          @Yamahia Vivemos num país onde mais de 70% da energia elétrica anual provém de fontes renováveis. Além disso, a quantidade de energia necessária para carregar carros elétricos, mesmo quando proveniente de fontes não renováveis, é incomparavelmente menor do que a energia gasta para extrair, refinar e transportar o petróleo. Sem falar que grande parte desse transporte é feito por navios, que estão entre os principais responsáveis pela poluição atmosférica.

      3. Avatar de Fusion
        Fusion

        Também poderiam banir as pessoas. São eles que poluem as cidades todos os dias, estraga os ambientes marinhos e causa doenças respiratórios.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Pela logica do teu amigo Yamahia, deviamos efetivamente também banir as pessoas.

      4. Avatar de Stanley
        Stanley

        Então apontes outro substituto energético para a civilização, aproveitando a data, para 2029.

        1. Avatar de JL
          JL

          Aquela que já existe, electricidade, a única viável.

      5. Avatar de Inculto
        Inculto

        A UE é que devia desaparecer… Anda 10 a trabalhar para 90

    2. Avatar de JL
      JL

      Então depois andavam com carros a pedais ?
      E como escrevia os seus preconceitos aqui ?

    3. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      As baterias é que era… assim ficávamos todos sem poder utilizar os equipamentos que temos e iamos de férias! Quanto ao reciclar… já são recicláveis na ordem dos 97% e é uma industria em ascensão!

    4. Avatar de cAPEX
      cAPEX

      Isto!

      Mas o “movimento verde” altamente poluidor tem de continuar! Os governos querem tapar os olhos aos cidadãos!

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas é isso que você quer, tanto que diz que os menos poluidores são aqueles que você defende.

  2. Avatar de Factos
    Factos

    portugal é um Meme, mas a europa é realmente um antro de lobistas woke.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então quão é lobby desta proibição ?

  3. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Já baniram os cromados dos carros, agora a Fibra, o que falta mais? os plásticos?, era bom que se preocupassem com tanta coisa que polui mais e fecham os olhos. Eles querem os carros descartáveis, mas se esquecem que não temos tanto dinheiro para trocar a cada 5 anos.
    Era bom que tivessem políticas de economia para crescer a Europa como um todo, na agricultura, industria (que foi transferida para a China). Isso sim era uma boa política.
    Basta ver que não querem saber dos europeus, nem tem união nenhuma, pois quando foi a pandemia (algo muito grave) deveria ter tido uma política comum para todos na saúde, mas foi cada um por si e Deus por todos.
    Enfim, aqui na Europa com estas leis, o resto do mundo não quer saber de nada disso.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Se o crescimento que os capitalistas propõem é o envenenamento, então podem guardá-lo todo para eles.

    2. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      Muito bem dito.

    3. Avatar de JL
      JL

      Eles querem é carros duráveis, e que usem menos substâncias cancerígenas.

      E têm, o problema da agricultura é mais cultural do que económico.

      A Europa é tão má que todos querem vir para cá, que estranho.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        JL por isso é que uma empresa da minha terra meteu umas baterias para ligar aos painéis solares e tem lá o aviso bem escarrapachado “Toxic smokes” deve ser porque faz bem respirar aquilo

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Então tenha muito cuidado com os gases do seu telemóvel, que a química da bateria é muito parecida com a dos VEs, só difere em tamanho e encapsulamento

        2. Avatar de JL
          JL

          Pois tem. Vindo de si até deve lá ter “No Smoke”.

          Já agora que baterias são ? De chumbo ácido ? Então têm razão.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Todos querem vir?! Pode especificar quais?
        Que eu saiba os que querem e estão a conseguir vir para cá são os que outrora foram expulsos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Aqui tem:

          https ://www.publico.pt/2025/04/08/sociedade/noticia/imigrantes-portugal-ja-ultrapassaram-15-milhoes-segundo-aima-2129019

          Foram expulsos os que nunca cá moraram ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não deve nada à história vc, deixe-se estar.LOL

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “…Eles querem é carros ….e que usem menos substâncias cancerígenas.”
        De certeza que esses carros não são os elektros:
        -Incêndios de veículos elétricos podem aumentar o risco de cancro para as comunidades
        https://www.healthday.com/health-news/cancer/electric-vehicle-fires-may-raise-cancer-risk-for-communities

        1. Avatar de JL
          JL

          Nesse caso é pode, ainda por cima para os veículos que menos se incendeiam, no caso dos diesel é mesmo e está provado, não é um “podem”…:

          https://cancerfactfinder.org/pt-pt/exposicao-em-ambientes-profissionais/escape-de-motores-diesel/

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É por isso que os motoristas TIR morrem todos de cancro aos 30 anos. É que o escape vai mesmo por baixo da cabine e normalmente deita para o lado do condutor.

          2. Avatar de JL
            JL

            Desde quando os camiões têm os escapes dentro da cabine ? Eu tenho sugerido isso a muitos, mas nunca vi realmente acontecer.

            Por baixo, não, para o lado, e outros para cima.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Snorkel é moda americana.

          4. Avatar de JL
            JL

            E por cá também.

      4. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Não distorça o que comentei, pois o que quero dizer é que tem muitos outros componentes no automóvel que são poluentes, a quantidade de cromados é mínima e por isso, deveríamos acabar primeiro com os componentes em maioria, os cromados também, mas tem tantos outros componentes que são nocivos e continuam a ser autorizados.
        Quanto aos carros durarem… bem, os fabricantes cada vez mais fazem os carros sem qualidade nenhuma, uma vez que ganham nas peças depois.
        As baterias, ainda é um problema enorme porque não se tem uma por parte dos governos, uma estrutura para as reciclar ou depositar os seus componentes tóxicos. Vamos ver como vai ficar, pois neste momento são os fabricantes que arranjam maneira de as reciclar.
        Não adianta falar mal dos combustiveis fosseis e continuar a usar plasticos e derivados em todo o lado, temos de diminuir em tudo, e no mundo todo.
        Estamos na Europa, mas o resto do mundo não segue o que fazemos, e como e nível continental somos o que tem menos população, também somos os que menos poluímos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que são os fabricantes que as reciclam, é mesmo de lei, já desde 2009.

  4. Avatar de J
    J

    é graças a esse antro de lobistas woke que não comes tantos químicos, respiras melhor e bebes água melhor do que noutros sitios do planeta. há exageros claro que há, mas pelo menos o wokismo mata muito menos pessoas do que outras ideologias agora mais em voga.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Wokismo ê tudo aquilo lque não dá jeito aos capitalistas. As pessoas já conhecem essa cassete.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Wokismo é o prórpio capitalismo.
        Assim como a extrema – esquerda burguesa e a suas politicas de migração são os fornecedores de carne da máquina capitalista.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Vá lá, acertaste uma. Os mentores da importação massiva de migrantes são mesmo os capitalistas, para repovoar o exército industrial de reserva e provocar o dumping salarial. O salário que interessa ao capitalista é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Então mas agora os verdadeiros capitalistas são os comunistas, Livre e Bloco de esquerda? Lol

  5. Avatar de Anung
    Anung

    Querem realmente proteger o ambiente mantenham os carros por 30 anos e passem férias cá dentro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual é o seu carro com 30 anos ?

      1. Avatar de Camões
        Camões

        O meu é um VW Karmann-Ghia 1600 de 1967, se os teus a “energia limpa” durararem o mesmo, que duvido muito, vais ser canonizado pelo Pápa da altura.

        1. Avatar de JL
          JL

          E quantos KMS tem ?

          Até vão durar mais.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Não tenho nehum com essa idade, mas vai lá chegar e não falta muito

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mas aconselha os outros a fazerem aquilo que não faz ?

      3. Avatar de João
        João

        O meu é uma carrinha Renault Laguna 1.9 Diesel de 2004… Topo de gama, cheia de tecnologia para a época e sistema de som da Harman…900 Km com um depósito…e não troco a não ser que seja obrigado!

        1. Avatar de JL
          JL

          Portanto também não tem 30 anos

          1. Avatar de João
            João

            Ora que comentário…Não disse que tinha 30 anos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas a minha pergunta era com 30 anos.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    O Adamastor Fúria, já não sai da fábrica.

  7. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Só deviam ser permitidas a bicicletas de carbono, são uma maravilha, são caras e ninguém as deita fora, e duram uma vida!

  8. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Se existem coisas que deviam ser banidas, não só da Europa, eram os políticos 🙂 especialmente os que estão na UE na reforma dourada e que n\ao têm nada que fazer senão ter ideias de m**** todos os dias !

    1. Avatar de JL
      JL

      Os políticos são eleitos pelo povo, portanto estão a fazer a vontade do povo.

  9. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    A verdade é uma, é a unica coisa que sabem fazer bem, banir/proibir…

  10. Avatar de Sail
    Sail

    Devia-se era de banir a UE pois é uma ameaça à segurança e saúde dos europeus.

  11. Avatar de Algures
    Algures

    Um dia extingue-se a sociedade, as pilhas so para as lanternas e relogios, os que usam.
    Eu Quero V6, V8 e V12 o resto e lixo

    1. Avatar de JL
      JL

      Por isso mesmo não existem carros a pilhas por cá .

  12. Avatar de João Badalo
    João Badalo

    O que vejo é uma cambada de ganzolias, inuteis, estremistas, a tentarem fazer guerra comercial..
    Eu não sei até quando o povo vai permitir isto… vai chegar o ponto do chega!!

    Isto é uma forma de atacar, determinados Países, só aqui na EU eu vejo a Italia como o mais visado.
    Mas também muitos outros..
    E não é só nos carros, os aviões também já usam estes materiais..

  13. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Se parassem 90% dos cargueiros que só trazem tralha da China. Só produtos feitos com os plásticos, metais, etc mais nocivos que existem. E a juntar a isto toda a exploração infantil naquelas fábricas…