UE dá uma trégua e adia a norma de emissões Euro 7 até 2030

55 Comentários

Os fabricantes de automóveis estavam pressionados pela União Europeia (UE) que exigia a implementação da norma Euro 7 já a partir de 2024. As novas regras estabelecem critérios rigorosos que os fabricantes devem seguir para garantir a redução da poluição atmosférica e a melhoria da qualidade do ar. Contudo, tal exigência seria impossível de concretizar nos prazos, pelo que a UE adiou a implementação para 2030. Mas o que muda com a Euro 7?

Ilustração Euro 7


O que é a norma euro 7?

A Norma Euro 7 é uma regulamentação estabelecida pela UE com o objetivo de definir os padrões de emissões e desempenho dos veículos automóveis. Esta estabelece critérios rigorosos que os fabricantes de automóveis devem seguir para garantir a redução da poluição atmosférica e a melhoria da qualidade do ar.

Esta norma, que irá regular as emissões poluentes dos automóveis, furgões comerciais e veículos pesados, camiões e autocarros, à venda nos países da União Europeia, representa um marco significativo na procura por um futuro mais sustentável e saudável. A intenção da UE seria iniciar esta transformação já a partir de 2024.

Com as novas regras, espera-se uma redução significativa da poluição atmosférica e das emissões de gases nocivos antes de 2035, bem como uma melhoria na segurança dos veículos.

Uma das previsões relativas a esta norma, foca-se na redução de emissões de NOx: redução de 35% para veículos leves e 56% para veículos pesados até 2035. Adicionalmente, estima-se uma redução de 13% nas partículas para veículos leves e 39% para veículos pesados.

Imagem escape com emissões de NOx

Trégua ao setor automóvel europeu fortemente ameaçado

Depois de muito tempo com o medo instalado no corpo pelas decisões da Comissão de Transportes da União Europeia em referência à entrada em vigor da nova norma de emissões Euro 7, esta finalmente não entrará em vigor em meados da década como foi planeado, mas em 2030.

A decisão poderá estar relacionada com os muitos alertas deixados pelos fabricantes de automóveis. Segundo o setor, os fabricantes estavam a ser submetidos a uma pressão e assédio incomportável pela Comissão de Transportes da União Europeia.

Os alertas referiram claramente que para atingir as exigências da Norma Euro 7, seria necessário um investimento considerável para adaptar os motores de combustão às novas e mais exigentes normas de homologação e a imposição forçada dos carros elétricos, com a China no meio, aproximaram este setor do abismo da ruína.

Dificuldades em eletrificar são maiores do que o imaginado?

A realidade já se impôs ao organismo europeu, que começa a ver que as suas políticas restritivas, que afetam os seus cidadãos, não são assim tão fáceis de concretizar em apenas uma década.

Se no final de 2023 foi decidido que o novo Euro 7 entraria em vigor em 2026 e com um regulamento mais laxista para os carros novos, agora o Parlamento Europeu, que tem a última palavra, deu um passo de gigante ao adiar a entrada em vigor deste controverso regulamento para 2030. O regulamento entrará em vigor cinco anos mais tarde do que o previsto.

Bosch: 35 anos para eletrificar todos os carros do mundo

Um dos principais players do mercado automóvel e legitimamente uma das empresas com responsabilidade direta na evolução do setor, a Bosch, tem uma visão sobre o futuro da eletrificação do parque automóvel.

O CEO da gigante alemã deixou uma radiografia exata do que é a realidade, deixando a porta aberta para as regras serem sérias, ou apenas um sonho que acaba por se desmoronar. Segundo Stefan Hartung, atualmente, existem 1,4 mil milhões de veículos no mundo, a maioria dos quais com motores de combustão. Se continuarmos ao ritmo atual, quanto tempo demorará até que o mundo se torne, de facto, uma sociedade totalmente elétrica na estrada?

Nas suas declarações, Hartung afirmou:

Atualmente, são produzidos 90 milhões de carros por ano e, embora as vendas de carros eléctricos venham a aumentar, será em ondas. Se convertêssemos imediatamente todos os carros com escape [para eléctricos], seriam necessários cerca de 16 anos na Europa e, a nível mundial, entre 30 e 35 anos.

Estas declarações “destroem” o sonho da Comissão dos Transportes.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Claro e tem que ser, eles metem essas datas apertadas que não são realistas só para forçar e depois lá tem que adiar, vai ser como os motores térmicos adiam para 2040…

  2. Avatar de Fusion
    Fusion

    Como é obvio, alguém estava a espera de outra coisa?

    Deixem a coisa evoluir naturalmente sem obrigações. Tratem da infraestrutura primeiro, deixem baixar os preços e ser acessível e gradualmente incentivem a população mas principalmente as fabricantes para desenvolver propostas elétricas.

    Ex se fabricar x modelo elétrico têm benesses em y.
    Querem fabricar um modelo a combustão? Tudo bem mas terão zero benesses, ao invés que se fabricarem um elétrico ai sim teriam benesses, isto faria as fabricantes produzirem mais elétricos em detrimento de carros a combustão e por consequência as pessoas pouco a pouco iriam mudar, sem pressões e sem obrigações.

    Agora proibir e obrigar? Estamos tontos?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Completamente.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O ser humana só por si já é alérgico à mudança, então se forem empurrados/ obrigados ainda pior
      Como humanidade parece que estamos a recuar e não a avançar, temos de volta os ditadores, as guerras e fome, e com os custos de vida como estão qual quer dia estudar é só para os filhos dos doutores e engenheiros como era no tempo dos meus pais e vamos todos viver para de baixo das pontes, e o piro é que não é um exclusivo nosso.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      claro, a lei da oferta e da procura para ti é ficção

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Qual procura? 80% dos que compraram eléctricos voltaram a usar os térmicos.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Onde estão os dados e meta-análises que corroboram os dados que acabaste de dizer?

          1. Avatar de JL
            JL

            Nos sonhos dele….

  3. Avatar de Anung
    Anung

    UE e a sua gerência constituida por crianças mimadas….
    O o que se avizinha estes assuntos depressa passa para debaixo do tapete.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Crianças mimadas ? O que vale é que de vez em quando lá aparece o bom senso, porque de resto, as crianças mimadas estão cá fora, como os meninos (vândalos) da Climáximo.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Esses vândalos quem o fim dos combustíveis fosseis mas andam de automóveis térmicos.

  4. Avatar de Driver
    Driver

    Isto para ver se o preço dos automóveis abranda e os chineses não dominam ainda mais. Feito há pressa fica mais caro.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    WOW o medo de perder o poleiro é grande.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      hã ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A facção política de “esquerda” que domina no parlamento europeu está em vias de perder o poder. Por outras palavras, o poleiro.
        As eleições são já em Junho deste ano.
        Não tenho dúvidas de que esta questão em torno dos automóveis é uma das principais causas da forte possibilidade da UE virar à direita e consequentemente Timmermans e seus pares perderem o poleiro. Os partidos de direita divulgaram uma série de alterações que iriam promover em relação a esta temática e esse facto vem-lhes granjeando enorme popularidade ao ponto de estarem já na linha da frente para ganharem as próximas eleições
        Daí estarmos a assistir a uma série de decisões tomadas à pressa por parte de Timmermans e seus pares a ver se ainda recuperam os votos que lhes permitam continuar no poleiro mas em princípio já vão tarde e o dinheiro que esbanjaram para fora da UE a favor de mr.Musk já não o conseguem recuperar. Empobreceram sem sentido a UE e a poluição ficou pior.
        A uma simples questão muito pertinente:
        https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306_EN.html
        Timmermans responde 6 (SEIS!!!) meses depois com evasivas e remetendo uma eventual acção formal apenas para sali a 3 (TRÊS!!!) anos:
        https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
        Entretanto continuou de papo cheio a promover a sua política altamente penalizadora para um sector do qual dependem cerca de 14 milhões de pessoas e de um momento para o outro, no espaço de 10/15 anos, os motores Diesel deixam de fazer sentido, os gasolina têm de receber eletrificação para sobreviverem e os 100% elétricos tornam-se a salvação do mundo. É inquestionável a necessidade de se cuidar urgentemente do ambiente, no entanto, como já está mais que provado, não vão ser os carros elektros que vão conseguir tal feito. Antes pelo contrário. Os carros elektros apenas pioram a situação a nível global!
        Quiseram inverter o rumo de um grande navio que navegava em águas calmas e obrigá-lo a uma turbulência desnecessária, pelas várias decisões políticas demagógicas tomadas no seio da UE. Claro que muitos cidadãos e até governos (no último senso em 2023 eram já 14 governos) começaram a pôr em causa o que era mais que evidente! E ,portanto, em mais um golpe de rins hipócrita, como é seu apanágio, Timmermans e seus pares tentam tapar agora o sol com a peneira.

        1. Avatar de JL
          JL

          Loooooool

          Como queria que ele respondesse a uma questão tao infantil ?

          Se fosse eu nem sequer a respondia.

          A poluição ficou pior ? Ao que parece a sua poluição é que está cada vez pior.

          Já está provado porque quem ? Por si que não sabe fazer contas ? Mostre lá as provas de quem provou o contrário ?

          Só pelo que voce diz neste texto os eléctricos são melhores, dependem de menos 14 milhões de pessoas a trabalhar para eles,, já viu o que são 14 milhões de pessoas a poluir ? E as máquinas que eles usam.

          Enfim, a invenção deste homem não tem limites.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Na realidade 14 milhões respondem por 98,8%do parque auto da UE.
            Quantos respondem pelos restantes 1,2%, diga lá.
            Já agora para retirarmos daqui uma ordem de grandeza. E quanto implica e que custos tem para o planeta a matéria que vem de fora da UE para fazer funcionar estes 1.2%.

          2. Avatar de JL
            JL

            Que eu saiba em termos de matéria fora da UE, os a combustão são os que mais necessitam, cerca de 300x mais.

            Portanto assim se confirma, mais uma vez que os eléctricos até em termos de manutenção têm muito menos emissões, aliás, isso está cravado em muitos relatórios.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esquece-se que a matéria prima para gerar electricidade tb vem de fora da UE.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, só o petróleo é que vem dentro da europa, claro que sim.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu disse TB vem. Pressupõe-se q vem de fora.

          6. Avatar de JL
            JL

            Claro que sim, os eléctricos até gastam mais petróleo que os outros. LOOOL

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Gastam petróleo, gás, carvão, Fuel óleo, urânio etc, o que vier à rede é peixe.

          8. Avatar de JL
            JL

            Exato, Por isso são os preferidos, é que podem gastar um grande leque de fontes de energia e ainda assim conseguem ser os mais eficientes.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            São nada mais eficientes. Bem pelo contrário.

          10. Avatar de JL
            JL

            São 5 x mais eficientes.

  6. Avatar de Aves
    Aves

    Convém não confundir os alhos com os bugalhos. A UE aprovou dois grupos de regras que convém não confundir:
    – as regras sobre a emissão de CO2, até 2035 – ninguém lhes mexeu, há unanimidade, continuam plenamente em vigor
    – as regras sobre outros poluentes que não o CO2, como monóxido de carbono e óxidos de nitrogénio e também outras regras que visam combater as partículas de travões e pneus – isto é que é o Euro 7. Havia oito estados da UE que se opunham e a agora a sua implementação foi adiada.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    O único que acreditava, ou se calhar ainda acredita, é o nosso caro utilizador JL.

    Havemos de chegar à descarbonização, mas não é com estas datas sem sentido que só servem para satisfazer por umas horas os ambientalistas extremos.

    https://autoesporte.globo.com/mobilidade/noticia/2023/03/alemanha-salva-a-europa-da-extincao-de-carros-a-combustao-a-partir-de-2035.ghtml
    Fica aqui mais revés

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Estou achar estranho ele ainda não ter vindo aqui responder alguma coisa ou comentar, mas acredito que deva ter ficado retido num local qualquer e agora está a espera que o seu Tesla carregue para vir aqui, é aguardar 😀

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pode comentar pelo tablet. Mas até isso deve ter avariado.

        1. Avatar de JL
          JL

          *o sonho da malta eléctrica é ter combustíveis ainda mais caros que são dependentes de energias que dizem que não existem…

          Loool

      2. Avatar de JL
        JL

        Hein que há a comentar sobre isto ?

        Eu não disse que acreditava, aliás sempre disse que até 2050 era difícil ter 50% do parque automóvel electrificado.

        E não, nunca esperei para o Tesla carregar, isso parece ser o sonho molhado dos haters.

        Sem objetivos definidos não se chega a lado nenhum, essa é uma regra de organização e métodos muito importante.

        Sim sim, o sonho da malta eléctrica é ter combustíveis ainda mais caros, dependentes de energias eu dizem que não existem.

        Não yamahia, o Tesla não é nenhum Audi, que avaria muito e por isso fica a maior parte do ano na garagem, naquela garagem que só não serve para eléctricos.

        Já agora, já sabe quanto pesa a marreca do Toyota ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Já lhe respondi que o H2 a combustão não tem marrecas.
          Isso é coisa de carro elektro.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pronto, aqui tem, agora diga lá se isto não é uma marreca bem maior que até fica num nivel mais elevado, deve dar um prazer e uma condução muito boa com quase 500 kilos na parte traseira, onde normalmente podiam ir 2 ou 3 pessoas e leva ali 500 kg, um carrito de 4.3 metros a pesar quase 2 toneladas.

            Sim, são só 1910 kilos, enquanto o a combustão normal são 1440 kg.

            Então qual tem a marreca maior ?

            https://global.toyota/en/newsroom/corporate/40081554.html

            https://toyotagazooracing.com/gr/corolla/specs/

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Isso é treta. O custo dos combustíveis sintéticos (e-fuel) é proibitivo para uma utilização em larga escala.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        O custo? Queres elaborar isso? O preço por litro é €2 ou menos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, o custo é mais de 10 euros o litro e quem o diz é a Porsche.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “A eFuel Alliance estima que em 2025, os custos de produção de um litro destes combustíveis, com uma taxa de mistura de 4% com combustíveis convencionais, seja entre 1,61€ e 1,99€.”
            https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/o-que-saber-sobre-carros/combustiveis-sinteticos-sabe-o-que-sao
            Mas até  2025 não vamos precisar deles.
            A partir de 2035 (se é que esta maluquice vai avante) então sim mas apenas para carros zero kms.

            Por agora pode ir resolvendo a questão das emissões com biocombustíveis que devem andar nos 0,90€litro e são net 0 na mesma. Um carro que saiu em 2010 com taxa de carbono de 130, há-de estar a emitir no momento 130-15%=110g/km.

            O preço da Porsche é preço de laboratório. Qd a produção passa à escala industrial o preço do e-fuel tende a cair para 0,70€/l.

            Já agora a tendência dos fósseis tb será de queda.

            Portanto td bons ventos a favor dos combustão, ao contrário dos elektros que já pagam mais se tiverem q carregar fora. A tendência é q o preço da electricidade suba e qq dia até carregando em casa vão pagar mais q o equivalente a combustão.

          2. Avatar de JL
            JL

            Boa,, então quer dizer que a eletricidade vai custar quanto ? meio centimo o kwh ?

            Vai cair ? então como produzem mais ? é que segundo a parceria com a HIF onde investiram 70 milhões de euros, conseguem produzir combustível para 800 caros por ano, agora é fazer as contas e ver quanto custa. LOOOL

            https ://www.escapelivre.com/2023/02/porsche-reconhece-que-o-combustivel-sintetico-e-muito-caro/

            https://hifglobal.com/haru-oni

            Sim, se não houver vento não o vai ter, mas claro que só vai haver vento quanto se trata destes combustíveis, o vento escolhe…..

            Sim sim, eles até vão mete-los mais baratos, não tivesse já criado um cartel, ahhh desculpe, uma aliança…

            https://www.efuel-alliance.eu/initiative/members

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc nc conta com o custo da infraestrutura necessaria para o transporte da eletricidade.

          4. Avatar de JL
            JL

            E você conta com a infra-estrutura para os alternativos ?

            Nem preciso de contar, porque ela já existe, pode ser a mesma.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É a mesma que para electricidade. O transporte marítimo ou terrestre é igual em ambas as opções.

  8. Avatar de Grunho
    Grunho

    Mais uma cobarde cedência aos traficantes de automóveis, para que vendam mais brinquedos a vomitar veneno pelos escapes e com lucros maiores. E vão ficar todos felizes, governantes e capitalistas do negócio dos carros.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Qual a diferença para centrais termoeléctricas a vomitar 700grms CO2 por cada KWh produzido?

      1. Avatar de JL
        JL

        Toda a diferença, porque essas já poucas existem e não produzem apenas para carros, aliás, essa é a menor parte.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É o mix da Alemanha
          Vá ao electricy maps e confira por si
          Locais onde se produzem carros elektros e baterias para estes, não dá hipóteses. Na Polónia ainda é pior q tem 3 fábricas de baterias.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, confirmei agora, 166 gramas CO2 / kwh.

            E onde produzem também a combustão.

            Até Portugal tem fabrica de baterias.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem q ser qd estiverem a trabalhar. Agora estão parados de fds.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então segunda estão a produzir veículos a combustão ou eléctricos ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É elektros a Alemanha é o maior produtor de baterias para automóveis na Europa, com fábricas da Tesla (50 GWh por ano), LG Chem (40 GWh por ano), e Northvolt (50 GWh por ano).
            Veja como coincidiram as datas entre a implantação da Tesla na Alemanha e como a Alemanha desatou de imediato a procurar
            carvão e lenhite (os maiores emissores de CO2 conhecidos), levando tudo à frente como por exemplos recentes, florestas milenares devastadas, parques eólicos destruidos e aldeias inteiras arrasadas em busca de escavar os ditos. Sendo que estes apenas cobrem uma parte das necessidades, havendo que recorrer tb à queima de petróleo e/ou derivados, gás made in EUA e mais carvão com origem em outras paragens.
            Não foi uma simples coincidência!

          5. Avatar de JL
            JL

            E não são os maiores construtores de carros a combustão da europa ? há quantas décadas ? porque não reclama disso ?

            No entanto são dos que na Europa inventem mais em renováveis, a meu ver só cometeram um erro, fechar as nucleares.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, a coincidência foi a guerra, que lhes cortou o gás, mas desculpar-se disso com os eléctricos é pura infantilidade, como já costume da sua parte.

  9. Avatar de Vasco valente
    Vasco valente

    Como a política irresponsável e baseada em ideias irrealistas pode destruir a uma das últimas indústrias europeias. E no fim do dia sem efectivamente uma base racional ..pois a Europa é neste momento o único bloco econômico que mais reduziu as emissões de CO2 ( e é responsável por 12% do global ) Estados unidos valem 30% e estão com tendência de redução e a cinna vale 20 % e continua a subir !!

    Também por isto …. Qual é mesmo a ideia da nossa política energética … Pois no fim do dia mesmo que se cumpra o plano irrealista de redução CO2 ,no fim do dia a nível mundial , não tem consequências ( reduzir 50% de 12%) .

    Termino como comecei como a Europa está próxima e destruir uma das suas últimas indústrias.

    1. Avatar de JL
      JL

      E quer mandar no resto no mundo como ? com violência, falinhas mansas ou dando o exemplo ?

      Qual era mesmo a industria que tinha ? toda ela já era focada em importação, só está a apostar numa que realmente pode ser sustentável.

  10. Avatar de jota
    jota

    Pela primeira vez que ouço falar em motores térmicos, ao ler os comentários por aqui? É alguma novidade de mercado para substituir os elétricos?