Turbo-Rotundas: Para quando em Portugal? Saiba como funcionam

64 Comentários

Foi em 2014 que o Código da Estrada sofreu algumas alterações. Relativamente à circulação em rotundas, existiram algumas mudanças, mas muitos dos condutores parecem ainda não ter percebido o “esquema”.

Se circular numa rotunda tradicional pode parecer complicado, como solução Portugal poderá adotar as “Turbo-Rotundas”. Saiba como funcionam.

Turbo-Rotundas: Para quando em Portugal? Saiba como funcionam


Sabe circular corretamente nas rotundas? Se ainda tem algumas dúvidas, aconselhamos a leitura deste artigo. Além das rotundas que conhecemos, alguns países têm vindo a implementar Turbo-Rotundas cujo objetivo é reduzir os acidentes e garantir uma maior fluidez do tráfego. Além disso, as Turbo-Rotundas permitem também reduzir a concentração de dióxido de carbono.

Turbo-Rotundas: Para quando em Portugal? Saiba como funcionam

Turbo-Rotundas – Como funcionam?

O conceito de Turbo-Rotundas nasceu na Holanda em 1996, pelo investigador Lambertus Fortuijn da Universidade de Delft. Como se pode ver pelo vídeo seguinte, as marcações são diferentes das atuais e também a circulação de veículos. Como referido, o objetivo é garantir que os veículos circulem mais rapidamente, que haja uma redução da concentração de dióxido de carbono e obviamente que aconteçam menos acidentes.

O conceito tem excelentes resultados em outros países europeus. Segundo informações, na Holanda, a redução de acidentes em rotundas é superior a 80%. Além da Holanda, países como a Polónia, Alemanha, Finlândia, Noruega e Eslovénia também já têm rotundas deste tipo.

 

Leia também…

Código da Estrada: Sabe circular corretamente nas rotundas?

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Conceito bastante interessante. Infelizmente não compativel com a mentalidade do Português comum. ‘demasiado complexo’.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Com a falta de civismo e falta de respeito que existe nas estradas portuguesas só vai gerar mais confusão.
    As pessoas não respeitam o código da estrada nas rotundas, basicamente é a lei do “salve-se quem puder”.
    Ainda há muito chico esperto que se mete à ganância e quem quiser que saia da frente, mas pronto é o mundo em que vivemos!

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não interessa! O que importa é caçar multas, de preferência sem grande trabalho, como com um radar.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        sim se caçar multas faz mudar o comportamento de alguns em relação ‘a velocidade então havia de haver mais caças!!!

        1. Avatar de Pitágoras
          Pitágoras

          Sabes que o radar só te apanha se andares em excesso de velocidade. Mas a culpa é sempre do outro e estado.

      2. Avatar de Palm
        Palm

        Sabes que os radares só apanham os que andam em excesso de velocidade.

    2. Avatar de Pitágoras
      Pitágoras

      Tem toda a razão, todos nós cometemos erros. Alguns condutores quando vê um erro do outro é capaz de acelerar para apertar e poder buzinar. Podendo mesmo originar o acidente em vez de evitar.

  3. Avatar de António José Campos
    António José Campos

    A questão das rotundas, pelo menos por cá, é que se criaram regras para todas de igual forma, sem ter em conta o desenho específico de cada uma (quantas faixas de entrada e saída em cada sentido de trânsito) e o volume expectável de trânsito nos diversos acessos e saídas.
    Acho que não faz sentido e até pouco inteligente, ter uma estrada de acesso a uma rotunda, com 3 faixas para entrar na mesma, com duas faixas em qualquer das saídas e depois obrigar todo o trânsito que quer sair na primeira saída a ter que circular na faixa mais à direita. Então para que serve a faixa da esquerda nessa saída? Na prática, segunda a regra, só a faixa da direita da saída poderá ser usada.
    Do mesmo modo, se numa zona e numa das entradas da rotunda o tráfego é maioritariamente para a primeira saída, podemos ter uma fila de kms na faixa da direita e a faixa da esquerda não ter nenhum veículo.
    Isto são apenas exemplos, que se podem transpor para as restantes entradas e saídas de uma rotunda.
    Ou seja, antes de fazerem as leis, deviam olhar para o todo e não apenas para determinadas rotundas, ou determinados locais, provavelmente mais movimentados, mas que não podem definir uma regra geral.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      O código da estrada não é explicito nessa parte mas não é obrigatório estar na faixa mais à direita para sair. Não pode é estar na faixa mais à direita para contornar!!!

      Em caso de acidente o culpado é sempre quem estava a contornar a rotunda “por fora” – ou seja na via mais à direita. Com excepção de veiculos pesados.
      Agora se está a circular numa rotunda com muitas vias (ex.3) e quer sair numa saida e está na via da esquerda, deve acautelar-se e seguir progessivamente para a via do meio e se possível para a direita para então sair e não cortar à maluca.

      De qualquer forma, o código da estrada está mal feito em portugal precisamente porque não tem em conta o tipo de rotundas que existem.

      Tenho uma rotunda perto de mim que já falei nela várias vezes em que para além de estar desviada para a esquerda, a saida mais à direita tem logo um traço continuo e obriga futuramente a virar à direita. Portanto quem quer continuar em frente tem obrigatoriamente de sair para a segunda via e não pela primeira. Isto escrito é muito confuso, desenho à pressa no paint aqui:
      https://imgur.com/a/zEg68h7

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        ou não sabes ler
        ou nem sequer leste o Código

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Tinha que vir este chico esperto. Tu é que não deves saber ler. Falas tanto e sabes tão pouco eu percebo a tua revolta.

          1. Avatar de CaptianObvious
            CaptianObvious

            “Em caso de acidente o culpado é sempre quem estava a contornar a rotunda “por fora” – ou seja na via mais à direita” – Isto não é verdade per si. Dois veículos dentro de uma rotunda, têm as mesmas regras tradicionais de trânsito, ou seja, o veiculo mais à direita tem prioridade sobre outros que estejam a querer entrar na sua faixa de rodagem. Portanto, MESMO que o da direita esteja em transgressão por não estar a sair onde devia, o da esquerda não pode cortar à direita sem mais nem menos. Em caso de embate, o da esquerda perde a questão. A transgressão por andar pela faixa mais à direita da rotunda, não confere prioridade nenhuma a quem está à esquerda.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        O código é explicito e diz que passada a saída anterior à que pretende usar deve mudar para a faixa da direita.

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Exacto. Temos uma lei diferente do resto do mundo. Em todo lado a regra é simples. É proibido ultrapassar pela direito, inclusivé dentro das rotundas. Cá temos um regra que não resolve nada e só atrapalha.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    No fundo é só uma espécie de rotunda com linhas contínuas. Não vai dar em nada, caso seja implementado esse conceito por cá. Resolve-se parte do problema com separadores. Fazem mal a rotunda, siga mais outra volta, ou batem no separador.

    Já que o comum português só aprende quando lhe vão ao bolso, isso já ajudava um pouco.

    1. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      separador ? o melhor é fazer muros de betao de 5 metros se nao ainda saltam o separador.. da maneira que conduzem muitos.. dasss

  5. Avatar de HC
    HC

    Isso era uma boa solução se depois não tivéssemos “arquitontos” e “inginheiros” a criarem rotundas como a que está nas Estrada dos 4 Castelos em Palmela, parece mais um feijão com a curva á esquerda que a “rotunda” faz a meio, já tinha visto rotundas oblongas.. agora em formato feijão…..

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      nao estou a ver o problema, é assim para maximizar o espaço, ja que os predios já la estavam.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Artigo 1.°
      […]
      p) «Rotunda» – praça formada por cruzamento ou entroncamento onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal;
      […]

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      so podes estar a brincar! então qual o mal com essa rotunda?! querias que a rotunda ficasse um pouco mais estreito podendo causar problemas com carros a circular do que uma linha perfeita?

  6. Avatar de HC
    HC

    Isso era uma boa solução se depois não tivéssemos “arquitontos” e “inginheiros” a criarem rotundas como a que está nas Estrada dos 4 Castelos em Palmela, parece mais um feijão com a curva á esquerda que a “rotunda” faz a meio, já tinha visto rotundas oblongas.. agora em formato feijão…..

  7. Avatar de Luis
    Luis

    No fundo o funcionamento é o mesmo, só “obriga” os condutores a cumprir as regras. Muito bem!

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Basta colocar uma linha contínua dentro da rotunda .De forma a que só seja correto entrar na rotunda para sair na segunda, e posteriores saídas. Mas para isso era preciso saberem respeitar linhas continuas…

  9. Avatar de Realista
    Realista

    Isto ia impedir muitos “chico-espertos” de fazer rotundas por fora nas horas de ponta com aquela cara de desentendidos como se fosse a primeira vez que estão a passar ali…

  10. Avatar de PowerVerde
    PowerVerde

    Vou ver muitos camiões e autocarros a galgar essas turbo rotundas por estarem mal calculadas, como é habitual em Portugal.

  11. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    A rotunda do Marques de Pombal foi uma tentativa de implementar este modelo, mas colocaram semáforos que tira toda a lógica da coisa…

    1. Avatar de cpereira
      cpereira

      Os semáforos já lá se encontravam antes das alterações aplicadas à rotunda do Marquês de Pombal

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      não tem nadinha a ver

  12. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Em Coimbra temos turbo rotunda deste tipo e funciona bem. O maior problema das rotundas é simples de sintetizar: onde existia um cruzamento substitui-se por uma rotunda, nem que seja uma rodela com uma placa a dizer que é para contornar. As vias de acesso que deveriam ser organizadas de forma tangencial à entrada/circulação são diretas convidar a passagem a direito como se ele não existisse, rotunda em planos inclinados e descentradas do eixo da via, outras com formas esquisitas, saídas coladas umas às outras e por vezes com visibilidade quase nula etc. Claro que a educação e respeito pelos outros condutores comum na maior parte dos “circulantes” não ajuda em associação com a total ignorância de quem as constrói, apenas porque sempre fica nais barato do quer semaforização adequada, transforma o nosso dia a dia num verdadeiro calvário.

  13. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    Desde que o modo de circular e entrar nas rotundas foi alterado que a condução nas mesmas piorou e muito. Não foi por causa da alteração mas sim porque a maioria dos condutores não sabe como circular ou não quer saber. Em rotundas com quatro ou cinco entradas todas elas com sinais para dar prioridade existe muito menino que apesar de se apresentar pela esquerda entra na rotunda como se estivesse a andar numa recta. se ao chegar a uma rotunda com varias entradas e se tiverem outros carros ara entrar nas outras só tenho que esperar que entrem os carros que estão nas entradas a minha direita e depois entro eu. Isso não acontece com a maioria dos condutores que não dão a prioridade se chegaram ao mesmo tempo que eu a uma entrada na rotunda a minha esquerda entram como se viessem a circular a direito e se eu entrar na rotunda porque cheguei ao mesmo tempo que ele e estou a direita anda levo umas apitadelas valentes.

    1. Avatar de peferreira98
      peferreira98

      Lamento mas quem está dentro da rotunda independente da ordem de chegada, tem prioridade face aos que estão de fora desta.

  14. Avatar de BradPitas
    BradPitas

    Estas rotundas são optimas, numa ida recente a Monte-gordo – Vila Real de Santos António, dei-me com uma que funciona muito bem. Mais segura, rápida e com menos propensão a acidentes.

  15. Avatar de João
    João

    Só quero um resposta: se o condutor pretender inverter a marcha, ou seja voltar para trás, voltar pela “estrada em que veio, mas no sentido oposto” (não literalmente pela mesma estrada, claro!!!) como faz???

    neste conceito, não há possibilidade de inverter a marcha, para o caso de enganos!

    Tirando isso, venha essas rotundas!!! Não as acho nada complicadas.

    Acho que seria, sim, o fim de certas “palhaçadas”!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Olá João, dúvida pertinente, mas sim, é possível, apesar de a animação não o mostrar.
      Repare que no lado oposto da rotunda onde entra, encontra um “tracejado” à esquerda podendo aceder à parte interior da rotunda, volta a fazer 1/2 volta e tem acesso à estrada de onde veio, obviamente em sentido oposto 😉

  16. Avatar de João
    João

    uma questão:

    como inverter a marcha?

  17. Avatar de Jls
    Jls

    Em Oeiras houve uma a funcionar normalmente durante muitos anos, foi agora retirada a propósito do arranjo urbanístico para a construção de um supermercado.

  18. Avatar de João
    João

    Parece-me bastante simples o conceito!

    Só tenho uma questão:

    e se um condutor pretender inverter a marcha?

    Este modelo não contempla essa possibilidade

    1. Avatar de João
      João

      lamento a repetição… mas o raio dos comentários não apareciam!

      1. Avatar de MferRo
        MferRo

        Podes repetir as vezes que quiseres, que os chico espertos a favor dela, não te vão responder… pq afinal, não sabem tudo, mas como parece ser fixe no desenho, estão a favor… 🙂

  19. Avatar de GM
    GM

    No filme exemplificativo, até parece funcionar bem, sem qualquer problema e em harmonia. Agora, para baralhar e dificultar um pouco mais a “coisa”, acrescentem-lhe a incógnita “hora de ponta”, e vamos ver como funciona. Para apimentar mais o problema, reduzam o diâmetro da rotunda para 2/3. E mais ainda, em vez de termos 4 entradas / 4 saídas, termos 5 entradas / 4 saídas, sendo que a 5ª fica a cerca de 45º entre as entradas/saídas antes e depois dela.
    O problema maior das regras actuais na circulação nas rotundas prende-se fundamentalmente, primeiro porque parte dos condutores não respeitam minimamente ou nada mesmo a forma de circular, e a montante porque o legislador não teve em linha de conta a relação de escala entre os veículos e as dimensões possíveis para as rotundas. É muito diferente circular na rotunda do Marquês de Pombal, ou numa rotunda em que o centro é praticamente um bidon de 200L (que as há).

    1. Avatar de João
      João

      LOLOL

      @GM, comentário 5 estrelas!!!

      Ainda ninguém se lembrou de fazer dum bidon o ornamento para essas rotundas de 200L!!!
      Olha que ficava castiço e ainda poupavam uns trocos com as pedras!!! ahahahahah!!!

  20. Avatar de cpereira
    cpereira

    Difícil é executar o chamado “U-Turn” na rotunda… se quero efetuar a inversão de sentido e sair na saída onde dei entrada… parece complicado…

  21. Avatar de Filipe
    Filipe

    É a mesma lógica de um cruzamento com duas vias de trânsito em cada sentido, mas em vez de semáforos cedes a passagem.

  22. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    O conceito não é mau, mas na prática não serve. Já apontaram acima alguns problemas, acrescento o desperdício de espaço desta arquitectura.

  23. Avatar de Patanisca
    Patanisca

    Isso na Alemanha funciona muito bem.. mas lá respeita-se o código.

  24. Avatar de Rotundas
    Rotundas

    A construção das rotundas foi e é, segundo um engenheiro de uma câmara municipal, uma forma de “obrigar” o condutor a andar devagar. Vemos inúmeros exemplo de rotundas em pequenas localidades que não necessitariam de existir. Depois existem as outras que são verdadeiros convites aos toques e acidentes… e quando há um acidente numa rotunda pára tudo. Pergunto: as regras de circulação em rotundas também se aplicam a pesados? É porque se assim os pesados teriam que andar de faixa em faixa dentro das rotundas (o que não conseguem fazer).

    Numa nota à parte. Alguém fez cálculos que permitam perceber quanto custa uma rotunda em termos de gastos adicionais em combústivel sabendo que a distância mais curos entre dois pontos não é um semi-círculo? São milhões de viaturas a andar às voltas em vez de seguir em recta 24h por dia durante anos.

  25. Avatar de Jorge
    Jorge

    O funcionamento é basicamente igual ao das rotundas normais quando toda a gente as usa correctamente.

  26. Avatar de Pereira
    Pereira

    Em Oeiras há (havia, agora tiveram de tirar) uma com um sistema MUITO mais simples e mais prático: Rotunda em espiral.

  27. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Ui, agora é que o pessoal se vai passar… lolol Não conseguem circundar correctamente as rotundas normais, quanto mais estas! lol
    Nas rotundas muito movimentadas e onde seja possível deve é ser feito um viaduto e a rotunda por cima. Simples.

  28. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Se nas rotundas ditas “normais” não sabem fazer, imagina nestas. Estou curioso para ver.

  29. Avatar de José Camarinha
    José Camarinha

    Aqui no Algarve o principal problema são os estrangeiros que fazem as rotundas todas pelo exterior causando acidentes diários… Há rotundas em que cumprir as regras é sinónimo de acidente.
    Depois, nem a própria GNR cumpre as regras. O Código da Estrada refere que se o acesso à rotunda tiver 2 faixas, se se entrar na faixa da direita só se pode sair na 1ª saída.
    Ora, 95% dos carros (incluindo muitas viaturas da GNR) que vão pela faixa da direita continuam em frente.
    E depois ainda buzinam a quem cumpre as regras…

    As turborotundas iriam esclarecer a culpa em caso de acidente devido aos traços contínuos.
    Neste momento, as seguradoras dão 50%/50% ou seja, dão a razão ao infrator, referindo que a redacção do Código da Estrada indica “mudar de faixa tomando as devidas precauções” ou seja ceder a passagem ao infrator que se acha com razão…

  30. Avatar de JJ
    JJ

    A Rotunda do Marques, em Lisboa, aplica um conceito semelhante…

  31. Avatar de nop90
    nop90

    hahahahaha nem as normais quanto mais as turbo. Primeiro invistam numa educação decente, exames rigorosos, parem de DAR a carta a toda a gente, depois sim, podemos avançar.

  32. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu para evitar acidentes faixa da direita é para sair na 1a saída ou em frente, faixa da esquerda para inverter marcha. Quantos sustos já apanhei em que queria seguir em frente e vem pessoal a contornar a rotunda por fora para inverter marcha…

  33. Avatar de João Cena
    João Cena

    Cá não funciona. Há muito portugueses…..

  34. Avatar de Pablo
    Pablo

    Pesados e Articulados de Mercadorias/Passageiros a entrar rotunda como um carro, 5 estrelas…

  35. Avatar de Apolo
    Apolo

    Trata-se simplesmente de forçar a circulação correta através da posição das faixas. Basta não esquecer de entrar na rotunda pela faixa direita para sair na primeira saída e pela faixa esquerda para sair nas restantes.

  36. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Claro,, agora façam um vídeo de uma simulação mas com 50carros a quererem todos entrar na retunda ao mesmo tempo como acontece em qualquer retunda local numa hora de ponta a ver se é assim tão simples

  37. Avatar de Henrique
    Henrique

    Para quê complicar o que é simples? O único problema das rotundas normais são os condutores e não a rotunda em si! Por mais básicas que sejam, quase ninguém sabe circular nas rotundas. Em primeiro lugar todos pensam que tem um STOP à entrada da rotunda… NÂO TEM malta!!! Se a rotunda está vazia… SIGA… nem precisam de abrandar e façam um favor DÊEM PISCAS quando saem da rotunda para quem está prestes a entrar poder saber da vossa intenção!!! Não compliquem o que é simples!

  38. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Por acaso não acho que seja uma grande ideia. Em rotundas com muito transito, ou o tráfego circula livremente, ou então entope e ninguém se mexe. É uma ideia engenhosa, mas que na vida real em ambiente denso, só vai criar entropia pois reduz a utilização do espaço disponível. Para além disso, o video faz passar despercebido que a dimensão da rotunda é considerável e por isso, não é recomendável em rotundas relativamente pequenas por causa dos veículos longos. Ora se é pouco eficiente em rotundas pequenas e/ou em espaços com muito transito, quer-me parecer que não vale o investimento. Mas eu não sou o “velho do restelo” que não aceita a inovação, esta é que não me parece assim tão boa como parece 😉

  39. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Isto é o conceito inicial da rotunda do oeiras shopping. Muito bom!