Tribunal chumba tributação de veículos usados importados em Portugal

48 Comentários

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) reiterou hoje que o regime de tributação que Portugal impõe a veículos usados importados não está conforme à legislação comunitária porque não considera “a desvalorização real”.

Se o Tribunal de Justiça declarar a existência do incumprimento, o Estado-membro em questão deve dar execução ao acórdão o mais rapidamente possível.

Tribunal chumba tributação de veículos usados em Portugal

Tributação de veículos usados: O que está em causa?

Num acórdão hoje proferido sobre uma ação por incumprimento interposta pela Comissão Europeia, o TJUE considera que, apesar das alterações já introduzidas após um acórdão de 2016, o regime de tributação português para os veículos usados importados não toma em conta “a desvalorização real desses veículos, nomeadamente na redução da componente ambiental”.

Quando um veículo é vendido como usado num Estado-membro…

o seu valor de mercado, que inclui o montante residual do imposto de registo, será igual a uma percentagem, determinada pela desvalorização desse veículo, do seu valor inicial

não está prevista [em Portugal] nenhuma redução da componente ambiental que reflita a desvalorização do valor comercial do veículo a esse título

Embora os Estados-membros sejam livres de definir as modalidades de cálculo do imposto de registo de modo a ter em conta considerações relacionadas com a proteção do ambiente, deve ser evitada qualquer forma de discriminação, direta ou indireta, relativamente às importações provenientes de outros Estados-membros, ou de proteção em favor de produções nacionais concorrentes

Refere o acórdão do tribunal.

Tribunal chumba tributação de veículos usados em Portugal

Apesar dos contribuintes poderem optar por outro método de cálculo do imposto em causa, requerendo ao diretor da alfândega que o recalcule com base na avaliação efetiva do veículo em questão, “a existência de um método alternativo de cálculo de um imposto não dispensa um Estado-membro da obrigação de respeitar os princípios fundamentais de uma norma essencial do Tratado sobre o Funcionamento da UE, nem autoriza esse Estado-membro a violar esse Tratado”.

Caso a Comissão considere que o Estado-membro não deu execução ao acórdão, pode propor uma nova ação pedindo a aplicação de sanções pecuniárias, revela a Lusa.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jon
    jon

    está mais que na hora de acabar com esta chulice!… só golosos no Estado

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Está descansado que eles arranjam novo imposto…

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        fácil!

        Ainda não acabou o ano e já estão 2 mil milhões para pagar para o próximo orçamento! é fácil de perceber que vai haver mais subida de impostos…

        1. Avatar de Imf
          Imf

          Quem paga a multa sao sempre os mesmos.
          Pagar a multa sai mais barato que o lucro obtido irregularmente.
          Moral de hiatoria: andar na ilegalidade compensa.

          1. Avatar de Thomas
            Thomas

            Compensa para os que mandam. Para o zé povinho tem de comer e calar…

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Eu também acho que pagamos muitos impostos, mas ainda vemos alguma coisa, temos alguns direitos.
        Há países em quase não se paga impostos, tipo Tailândia por exemplo, o iva é de 7% e tudo o que seja alimentação é de 0%, mas depois as pessoas não têm qualquer tipo de proteção do estado, trabalhas até morrer não há hospitais públicos, atualmente os países Asiáticos por causa da Covid, estão a passar por dificuldades inimagináveis, há pessoas mortas no centro de Bangkok devido a fome e Covid, Indonésia igual etc, como quase não á turismo que é o grande sustento por aqueles lados à aldeias inteiras a passar fome.
        Há impostos que não compreendo, como o IMI dsa casas, na murada de família não devíamos de pagar imposto, no meu caso que tenho casas alugadas, sim tem toda a logica que isso aconteça, mas na morada de família não têm lógica nenhuma.

        1. Avatar de António Almeida
          António Almeida

          A grande questão está nos direitos de uns e o abandono de outros. Metade da Nação sobrevive com rendimentos abaixo dos 500 €, tendo trabalhado a vida toda para alimentar milhares de parasitas pendurados nos pagadores de impostos. E em cima deste desconforto, têm a assistência na saúde tarde e a más horas, enquanto no sistema que os suga dá tudo e à escolha. A falsa democracia que agrada a alguns, para a maioria já devia ter acabado a bem da justiça e igualdade.

          1. Avatar de Theboice
          2. Avatar de Omg not again...
            Omg not again…

            Em 2011 eu dizia o mesmo e era insultado de tudo e mais alguma coisa… Alguns até de fascista me chamavam… Saí daí e foi o melhor que fiz 🙂
            Em 10 anos a minha vida melhorou imenso, ao contrário do país onde nasci que continua a mesma pobreza de sempre…

        2. Avatar de Manuel Pedro
          Manuel Pedro

          Portugal tem muito para oferecer aos portugueses? Comparando com os outros países da comunidade europeia. Não se esqueça que não deve comparar o incomparável

        3. Avatar de David
          David

          Não podemos continuar a pensar que ter uma perna partida é menos mau do que ter as duas partidas.
          Não temos nada a ver com o que é feito noutros países, temos de ver com olhos bem abertos o que é feito no nosso.
          No nosso pagamos para a eventualidade de algo acontecer, pagamos antes para teoricamente, sermos servidos depois: uma palhaçada!

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Lá vem mais uma multa comunitária ao estado português!

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      É mais uma multa(zinha) mas tudo vai ficar na mesma.

  3. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Novo imposto a caminho.

  4. Avatar de Thomas
    Thomas

    Eu tentei trazer o meu carro comigo quando me mudei para portugal e pediam 10.000€ pelo imposto quando no mercado do pais de onde vinha o carro ja so valia 9.000€… Tive de o deixar la e andar ca a pé…

    1. Avatar de Thomas
      Thomas

      A parte de andar a pé é a brincar. Comprei ca o carro mais velho que consegui. Porquê? pelos vistos nao pagam quase nada e quanto mais poluentes e velhos melhor neste pais… É so fumo preto? Sim. Passa na inspeccao? Sim.

  5. Avatar de GM
    GM

    “o Estado-membro em questão deve dar execução ao acórdão o mais rapidamente possível.” – As instruções são: “…o mais rápido possível…”. A tributação continua porque, simplesmente, não foi possível alterar. E assim o Governo mantém, estes e outros como seja o IVA sobre o ISV, em vigor. Não foi possível. Portanto, dizer “o mais rápido possível” é meio caminho andado para a perpetuação. A instrução do tribunal deveria simplesmente ser: ” imedatamente”, sem apelo nem agravo.

    1. Avatar de Thomas
      Thomas

      +1;
      Contra o ze povinho eles entendem o que quer dizer “o mais rapido possivel”.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Há livre circulação de pessoas e bens o mesmo devia ser aos carros e motas.
    Devia de ser possível comprar um carro ou mota em qualquer país da UE e poder circular com ele livremente sem a obrigação de ter de legalizar no país de residência.
    Nos EUA compras em qualquer estado e podes circular a vontade com ele por outros estados.
    Há agora o roaming dentro na UE, devia ser extensível aos veículos automóveis

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      A solucao e a Europa passar a ser uma Federacao, e so espero que isso aconteca para breve.

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Para centralizar ainda mais o poder institucional?

        1. Avatar de GM
          GM

          Tão centralizado como são os EUA, que também são uma federação de estados. O Brasil idem. A diferença é que esses estados nunca foram países independentes, e resultaram de colonização. A Europa é uma agregação de estados independentes, com interesses mais ou menos coincidentes, mas identidades distintas. Torná-la uma federação, apesar de desejável para que haja uma voz una nos interesses quer internos mas nomeadamente externos, parece-me difícil (mas não impossível), nomeadamente devido aos antecedentes históricos.

          1. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            Os estados-unidos nunca foram unidos. Para serem teriam de usar as mesmas técnicas de controlo dos chineses.

    2. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      “Do I need to register my vehicle in New York State?
      It depends

      if you aren’t a resident of New York, the registration from your state of residence is valid here
      if you move to New York and become a resident, you must register your vehicle here within 30 days of becoming a resident (moving)
      if you are a resident of New York and you get a vehicle from another state which you will be driving on New York State roadways, you must register the vehicle here within 30 days.”

    3. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Se usar o seu msisdn registado na tuga continuamente num qualquer outro país europeu com acordo de roaming, ao fim de determinado consumo, seja ele chamadas, sms ou dados, o operador começa a alertá-lo que poderá passar a cobrar esse mesmo consumo.

  7. Avatar de maroisegi
    maroisegi

    e devolver o este roubo aos portugueses? isso seria muito mais correcto que aplicar uma multa ao estado que so significa ter que pagar 2 vezes quem importou e 1 quem nem importou. Mundo corrupto!

  8. Avatar de Luisão
    Luisão

    Gostava que alguém deste governo me explicasse porque é que os automóveis em Portugal são dos mais caros da Europa, quando ainda por cima somos dos mais mal remunerados e com um salário mínimo mais baixo da Europa. Alemanha, França, Suíça, Espanha… qualquer carro é mais barato nestes países com um poder de compra incomparável a Portugal.
    IUC sobre o IVA é legal? Para que é que andamos a pagar tantos impostos? tenho um carro com 19 anos a pagar 57€ de imposto, acho ridículo.
    Neste país não tenciono comprar carro novo, é um roubo aos bolsos dos contribuintes.

    1. Avatar de Omg not again...
      Omg not again…

      Uma ligeira correcção… Na Suíça não há salário mínimo, com a excepção do cantão de Genebra.

    2. Avatar de GM
      GM

      Outra ligeira correcção: não é IUC sobre IVA, é IVA sobre ISV, no momento de aquisição de viatura nova.

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      São mais carros porque os tugas compram à mesma, até podem andar a comer enlatados durante 10 anos, mas o belo do carrão a porta é que não pode faltar.
      Eu sou suspeito adoro carros e motas mas tenho plena consciência que é o pior negócio que se pode fazer, é igual a abrires a janela e mandares fora o dinheiro.
      Tenho carro mas é um comercial apenas dois lugares chega para mim e para a minha esposa.
      Não condeno ninguém por comprar o carro dos seus sonhos, não é isso que está em causa, apenas se formos corretos e analisarmos o dinheiro que perdemos com as desvalorização do mesmo é muito grande.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        A pior compra que se pode fazer, a menos que se ganhe dinheiro com ele, como profissional e que o Excel mostre uma margem de lucro sobre cada km percorrido. De resto, na maioria das situações, o carro particular é um dos piores investimentos que se pode fazer na vida, desvalorizando constantemente, dia após dia, só servindo para dar despesas ao orçamento familiar, e passado (cúmulo dos cúmulos!) a maior parte do tempo arrumado a um canto , num estacionamento ou numa garagem. Muito mais lógico, feitas bem as contas, será usar serviços pontuais de aluguer para férias, etc, se na realidade o carro fizer MESMO falta. Mas muitas vezes as pessoas têm inclinação para sobrepor as paixões à razão, perdendo imenso dinheiro com isso.

        1. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          Concordo com a análise mas ao mesmo é por isso que vivemos numa democracia cada 1 sabe de si.

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Isso tem a ver com a gestão de cada um. Se prefere poupar (comer as tais latinhas de sardinha) para ter um bom carro então que seja não é coisa que faça mal a ninguém. Mas os preços dos veículos serem o que são para os salários que se praticam neste pais é um ultraje.

        Em relação a carro velho (mais poluente) pagar menos “imposto ambiental”, bom a razão é clara: eles sabem muito bem quanto ganham as pessoas que tem os tais carros velhos – nunca foi uma questão ambiental, é sim uma questão de cobrar a quem se consegue cobrar.

  9. Avatar de Joselito
    Joselito

    Muitos do que se calhar aqui comentam também têm alguns trabalhos por fora e os mesmos não são declarados ao estado.

    Muito mais fácil vir para aqui armado em legislador e mandar umas postas de pescada.

    1. Avatar de Luisão
      Luisão

      Não sei se alguém daqui tem trabalhos por “fora”. Achas que uma pessoa ter que trabalhar para ganhar mais um pouco para pagar contas ou para juntar para uma casa, carro ou para um pé de meia é crime? Ok, todos nós devemos pagar impostos, descontar para a SS, etc etc… mas neste país se ganhas mais um pouco pagas logo uma batelada de IRS.
      O Estado português sufoca as pessoas com impostos sobre impostos, para quê? Tens um bom sistema de saúde? Sabes ao menos onde são aplicados os teus impostos na realidade? Se não fores funcionário público das finanças não compreendo o teu comentário.
      Engraçado que não reclamas a quantidade de impostos que se paga na aquisição de um carro

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Fuga aos impostos, é só isso! De resto está tudo bem!

        A fraca mentalidade que as pessoas têm de ser reger sempre pelos maus exemplos tem a ver com a educação que nos é exigida.

      2. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Bem dito este personagem Joselito está de acordo com os impostos imputados.

        1. Avatar de Joselito
          Joselito

          As personagens sabem ler, ao contrário de ti. Onde está escrito por mim que estou de acordo com os impostos imputados?

          Volto a repetir, muitos criticam o estado mas são os primeiros a quebrar regras!

          1. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            Sei ler especialmente nas entrelinhas, muitos que não criticam o estado são aqueles que aparentemente não quebram regras.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      “Se calhar”. O argumento morreu aí.

      Bom fim de semana.

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        É tudo uma questão de semântica, bom fim de semana e obrigado pela argumentação!

  10. Avatar de Carlos Braga
    Carlos Braga

    A única coisa que tenho a dizer porque quem não sente não é filho de boa gente, é a excessiva carga fiscal existente em Portugal no setor automóvel tendo em conta os rendimentos médios dos portugueses. Segundo algumas estimativas o setor na sua totalidade impostos sobre os aquisição de automóveis/oficina/IC + impostos sobre os combustíveis tem um impacto de quase 2/3 no orçamento corrente. Portanto neste caso particular é sintomático a vontade do estado em tentar aproveitar o fato de existirem mais possibilidades de compra de carros na UE que em Portugal, assim aproveitando a onda verde que alguns tolos cavalgam faz este tipo de habilidade. Agora pergunto o que vai fazer este estado que mantem uma maquina estatal brutalmente desequilibrada em termos de um número excessivo funcionários públicos em setores nos quais os nossos parceiros e concorrentes não utilizam essa arma de redução/absorção de emprego, quando os combustíveis fosseis deixarem de ser main stream? É que é um pinga pinga diário que irá desaparecer e não há substituto! Só vejo uma solução é a redução brutal do setor estatal para acomodar esta situação! Não consigo conceber que sejam criados impostos alternativos para recolha dos impostos correntes como os quais existem atualmente. Reparem neste dado microeconómico um deposito de gasolina de 50 litros atualmente rendem ao EP sensivelmente cerca 50€ diretos e no momento. Num carro elétrico futuramente isso não vai acontecer em muitas situações !!! Aonde é que o EP poderá ir buscar estes 50€ a você que terá um carro elétrico que abastece em sua casa num painel solar/Sistema de baterias seu sem estar ligado a rede?

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Por acaso sabe assim por alto quantos funcionários públicos estão inseridos no plano da task force em relação à vacinação?

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Por acaso Portugal está abaixo da media Europeia no número de funcionários públicos, a media é de 15% e Portugal está em 13%.

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Ora aí está. Muitos dos que comentam aqui troquem lá o emprego que têm para a AP. Mas façam já!

  11. Avatar de contacto
    contacto

    Mais impostos pq os funcionarios publicos aumentaram. Para os pagar tem de haver impostos