Trânsito: a sua fila é sempre mais lenta que as outras?

7 Comentários

Está no meio do trânsito com o seu veículo e tem a sensação que as outras filas estão a andar e a sua não? Pois, acontece com regularidade, mas há estudos que explicam tal situação.

Trânsito: a sua fila é sempre mais lenta que as outras?


Segundo um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, tal acontece porque os condutores têm “aversão ao último lugar”. De acordo com o que foi estudado, quando as pessoas se colocam numa fila, a pé ou de carro, ficam, ao fim de uns minutos, impacientes pelo tempo que julgam que a espera vai levar.

Para tentar ultrapassar tal situação, as pessoas começam a mudar de fila. O resultado é que a mudança de fila, ou até várias mudanças de fila, acabam por (às vezes) fazer com que as pessoas percam mais tempo do que se, simplesmente, permanecessem na fila inicial, segundo é referido.

Trânsito: a sua fila é sempre mais lenta que as outras?
Young man sitting in his car very upset and stressed after hard failure and moving in traffic jam

Como “contornar” tal cenário no trânsito?

De acordo com o estudo, para evitar o desconforto e a “aversão ao último lugar”, os condutores devem:

  • Tentar abstrair-se do andamento das restantes filas
  • Escolher a fila mais à esquerda. 
    • Tal opção porque a maioria das pessoas são destras e, dizem os cálculos matemáticos, têm tendência a escolher também a fila da direita.

Além do cenário de muito trânsito nas estradas, o estudo da Universidade de Harvard refere que tal se aplica em filas para o cinema, para concertos, para os refeitórios, etc.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Essa de escolher a fila mais à esquerda só funciona em países sem regras de vias

    1. Avatar de Fred
      Fred

      E em Portugal onde os condutores são grandes esquerdistas (ver autoestradas)

  2. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Totalmente errado. A solução é : estar quietinho na mesma via e só sair dela quando chegar ao destino, cumprindo até lá as regras do código, ou seja, ir pela direita.

  3. Avatar de Zem
    Zem

    A da fila mais à esquerda não funciona na VCI…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Em PT não funciona porque a via da esquerda é a de ultrapassagem e a que não tem carros a entrar, por esse motivo toda a gente vai para lá.
      Existem sítios onde isso é tão notório que a via mais à direita muitas vezes acaba por ser mais rápida

      1. Avatar de Luís A.
        Luís A.

        Completamente de acordo!!

  4. Avatar de Ze Manel
    Ze Manel

    Eu sei que se o pessoal não andar aos zig zag entre faixas, e der uma distancia de segurança do carro em frente, o transito flui lentamente, mas flui! Menos embraiagem e menos travão.
    Os impacientes buzinam, ultrapassam a acelerar e logo de seguida, pisam o travão… Enfim, gostam de andar colado aos cus dos carros!