Toyota Mirai bate recorde mundial! 1360 km movido a hidrogénio

115 Comentários

É verdade que a aposta no segmento automóvel tem sido elétrica! No entanto, a aposta no hidrogénio, para mover motores elétricos, é também uma realidade. Em junho a Toyota anunciou que o Mirai tinha atingido um recorde de  1.000 quilómetros percorridos usando uma única célula de hidrogénio.

Recentemente esse registo foi batido, e o novo recorde do Toyota Mirai é agora de 1360 km.

Toyota apresentou a segunda geração do Mirai, o seu veículo movido a hidrogénio célula de combustível


Carregamento do tanque de hidrogénio não demorou mais que 5 minutos

O Toyota Mirai 2021, movido a hidrogénio, chegou ao Livro Guinness dos Recordes ao conseguir percorrer a distância mais longa com uma única carga. Ao todo foram 1360 km percorridos pelo sul da Califórnia no passado mês de agosto. De referir também que o carregamento do tanque de hidrogénio não demorou mais que 5 minutos.

O recorde foi alcançado com motoristas “profissionais” (Wayne Gerdes, especialista em recordes de distância, foi o condutor e Bob Winger o seu co-piloto) que conseguiram otimizar o desempenho do veículo de acordo com as condições climáticas e em direções previamente estudadas. A viagem foi realizada em três dias.

 

Comentários

115

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dude
    dude

    No dia em que extrair o hidrogénio de uma forma decente. Temos mais uma revolução industrial. Desta vez nao poluente.

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Neste momento pode-se estrair hidrogénio a partir de água. O problema é que precisas de lhe aplicar uma carga eléctrica muito grande para separar o H do H2O, mas assim fazes combustível a partir de água. Os projectos de hidrogénio que começam a aparecer por toda a Europa são desta forma.

      1. Avatar de AP
        AP

        E o que fazer às toneladas de sal resultante? Porque a água potável vá tornar-se cada vez mais escassa…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Neste momento existem pelo mundo fora minas de extração de sal para culinária p.e.. Se o SAL for um um subproduto, ele encontrará o seu lugar na economia, substituindo essas minas de sal.

        2. Avatar de Tonheco
          1. Avatar de Chacal
            Chacal

            Esta secção de comentários é espetacular haha!

      2. Avatar de Louro
        Louro

        @Edexote,
        E tal como qualquer outro processo de conversao de energia, as perdas sao demasiado grandes, portanto o melhor é nem usar o intermediario e usar elecrecidade directamente.

      3. Avatar de claro...
        claro…

        Electrólise necessita de mais energia do que a densidade energética do hirogénio…

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Isto é o futuro… esqueçam o carro a pilhas

    1. Avatar de Ei
      Ei

      Este também tem “pilhas” 😉

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Por enquanto, já há desenvolvimentos de carros a hidrogenio sem baterias, dá-lhe tempo.

        1. Avatar de RC
          RC

          Onde? mostre lá um ?

      2. Avatar de Miguel
        1. Avatar de RC
          RC

          Menos não, mais, além de usarem uma bateria eléctrica usam uma pilha de combustível, que até platina usa, grafite, cobalto entre outras, e tem uma duração bem inferior a uma bateria comum.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      @Manuel,
      É o futuro para quem quiser continuar dependente de um sistema de producao e distribuicao… para isso ficavamos com a gasolina e o diesel.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Para 80% da população mundial não tens outra hipotesse que não depender do sistema produção e distribuição.
        Para os restantes 20%, pelo menos 10% não estão interessados e outros 5% não estão interessados em fazer os investimentos necessários.

        1. Avatar de RC
          RC

          Por cá é o contrário, apenas 31% dos lares portugueses não têm como ter o carro a carregar em casa porque não tem estacionamento.

    3. Avatar de Elvino
      Elvino

      Manuel em breve teremos carro a pilhas (como diz) e com painel solar no tejadilho que se carrega ao sol. Consegue convencer no Futuro alguem a comprar o seu a hidrogenio???

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Vai ver qual o painel com maior eficiência do mundo (independentemente do preço) e a área do tejadilho é depois ficas apeado quando descobrires que demoras dias a carregar…

        No futuro quem sabe, mas a eficiência dos painéis solares é mesmo muito baixa.

        1. Avatar de RC
          RC

          Vá ver a eficiência do hidrogénio, não foge nada dos paineis solares, anda pelos 20% na mesma.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            e então?
            o que isso tem a ver com o Elvino e a sua afirmação?

          2. Avatar de RC
            RC

            Uma coisa pouco eficiente ligada a outra pouco eficiente, dá um grande eficiência mas em desperdício. LOL

  3. Avatar de Atento
    Atento

    Este é o futuro dos carros eléctricos. Apesar de não ser fã da marca, tenho que reconhecer que a Toyota está de parabéns e uns furos à frente dos restantes construtores nesta matéria.
    O reabastecimento faz-se no posto de combustível de forma em tudo semelhante ao actual (mais parecido com o GPL).
    Acredito que ainda será necessário esperar uns anos porque a infraestrutura para armazenamento/abastecimento (rede de distribuição de gás) ainda não está montada (apesar de haver a possibilidade de produção local por reformadores).
    O problema que durante muitos tempo assombrou esta forma de energia está rapidamente a desvanecer-se, com o desenvolvimento de novas membranas resistentes à contaminação (e que utilizam menos ou nenhuma platina).

    1. Avatar de Chacal
      Chacal

      Achas que está à frente da Honda? A Honda tem fuel Cell desde 2002 😉

      1. Avatar de Atento
        Atento

        A Toyota é mais antiga no desenvolvimento das fuel-cells; vem desde 1992.
        É responsável por uma enorme quantidade de avanços tecnológicos na utilização das fuel-cells em automóveis.
        Penso que não tem paralelo em mais nenhum construtor.

      2. Avatar de Antonio
        Antonio

        Honda fx clarity foi o primeiro construtor a criar carro a células de hidrogénio.

        1. Avatar de RC
          RC

          Nop, está muito adiantado no tempo, o primeiro foi a GM com o Electrovan, em 1966, procure por Electrovan e encontra muita informação.

    2. Avatar de Elvino
      Elvino

      Este NÃO é o futuro dos carros elétricos. Toyota ja abriu os olhos. Se em tantos anos nao conseguiu convencer o mundo com esta tecnologia consumidora de energia, vai enveredar por baterias de estado solido e dar por terminado o plano do hidrogenio nos carros. Para camiões, barcos, aviões é provável que consigam pois é facil abastecer em portos e aeroportos e empresas, por exemplo.

    3. Avatar de RC
      RC

      Por acaso está atrás de muitas, GM, Honda, Mercedes, Hyundai, entre outras que produziram protótipos também eles funcionais.

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Ora aqui está uma notícia sobre a indústria automóvel que me interessou bastante. Não comprarei nenhum carro a pilhas até que este tipo de tecnologia seja hipótese

    1. Avatar de Ei
      Ei

      Este também tem “pilhas” 😉

      1. Avatar de Miguel
    2. Avatar de Louro
      Louro

      @Ze,
      E fazes tu muito bem… especialmente se quiseres ficar preso a um sistema de producao e distribuicao, para além de gostares de ineficiencia energetica…

      É tao fixe acordar de manha, ir até a garagem e ter o “depósito” cheio todos os dias.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Para ter um sistema que carregue um pack de baterias robusto em apenas algumas horas, é necessário um carregador específico, suficientemente potente, e uma rede elétrica condizente. Supondo abastecimento público, quanto é que isso custa em tarifas e taxas mensais?

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Especialmente para os 60% de portugueses que nem garagem têm…
        E para os 20% que embora tenham garagem daqui a 10 anos não queiram pagar energia a preço de ouro. Resta os que vivem em moradias e estão dispostos a investir em produção e armazenamento de energia.

        1. Avatar de RC
          RC

          Errado, apenas 31 % dos lares portugueses não tem estacionamento próprio, página 14 do estudo do ACP – O condutor português.

    3. Avatar de RC
      RC

      Este também é a pilhas, alias, a 2 tipos de pilhas, as baterias comuns e as pilhas de combustivel.

  5. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Belo recorde. De certeza que fica mais barato na carteira. E caso para dizer tanto por tao pouco.

    1. Avatar de Eu próprio
      Eu próprio

      Neste momento abastecer um carro com hidrogénio fica bastante mais caro do que gasolina…

    2. Avatar de RC
      RC

      Por acaso não, EUA, UK, Noruega, tudo à volta de 60 a 80 euros por depósito, relembro que este record foi a andar a 30 kmh, suponho eu, porque o anterior a andar a 40kmh conseguiram 1000 kms.

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Já estou a prever que vão ver o hidrogénio a 10 euros o litro sendo que em Portugal vai ser 25 euros o litro.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não é por litro, é por kg e a tendencia é para ser cada vez mais barato, hoje em dia já com o mesmo valor já podes equiparar a um carro a gasolina, no futuro preve-se que chegue aos valores do GPL.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        @Zé Fonseca A.
        Antes de impostos…

        Boa sorte a cobrar impostos na elecrecidade que uso para carregar os meus carros.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Boa sorte ter dinheiro para pagar a electricidade que usas para carregar os teus carros daqui por uns anitos.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Para o hidrogénio baixar de preco, é necessario que o preco da producao de electricidade também baixe.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Errado, é apenas necessário investimento para produção em quantidade.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            E mais ao contrário dos EVs onde precisas de mais energia e não consegues fazer um paralelismo e crescer em tempo util à medida do avanço das vendas dos EVs, no hidrogenio podes aumentar a produção de acordo com o aumento da procura.

          2. Avatar de RC
            RC

            A electricidade não tem cor, se baixar para produzir hidrogénio, baixa também para os outros eléctricos e para casa.

            Milagres é em Fátima.

            Errado novamente, você num hidrogénio necessita de 4 a 5 x mais de electricidade para fazer os mesmos kms.

            Gostava de saber onde foi inventar tanto disparate ?

      3. Avatar de RC
        RC

        A tendência é que fique mais caro, já que a electricidade está a aumentar de preço, como usam eléctricidade, o preço do hidrogénio vai acompanhar o preço da electricidade.

    2. Avatar de RC
      RC

      Neste momento já é a 10 euros na Alemanha, fortemente subsidiado, Noruega 17 euros, EUA 15 dolares, isto por kilo, que é a unidade usada.

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    68k por um Toyota com 182hp… Bom negócio… Lol!

    1. Avatar de Chacal
      Chacal

      Também achei o preço assim pouco para o “puxado”, mas a tecnologia apesar de não ser nova, é bem mais complexa que apenas um carro a pilhas.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      The least-expensive 2021 Toyota Mirai is the 2021 Toyota Mirai XLE 4dr Sedan (electric (fuel cell) CVT). Including destination charge, it arrives with a Manufacturer’s Suggested Retail Price (MSRP) of about $49,500. Other versions include: XLE 4dr Sedan (electric (fuel cell) CVT) which starts at $49,500.

      PT é sempre PT, seja gasolina, gasoleo, EV ou FCELL.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        PT é sempre PT?
        Então esses preços não estão em dólares?
        Valha-me Deus!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Exacto, em PT são 68K, por um carro que lá fora custa 41K…
          Valha-me Deus..

          1. Avatar de Elvino
            Elvino

            E para abastecer com hidrogenio tem de ir a Espanha… belo negocio….

    3. Avatar de RC
      RC

      De 4 lugares e com pouco espaço de mala, não se esqueça.

  8. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    O maior problema do hidrogénio é a eficiência energética.
    A energia eléctrica utilizada para estes 1360 km, daria para fazer mais de 3000km num carro eléctrico.
    A grande vantagem é o tempo de abastecimento.

    1. Avatar de Naopossodizer
      Naopossodizer

      Acho que ficaste trocado, porque não é assim que se compara. Compara se o tamanho do depósito com o tamanho das baterias, e claramente o hidrogênio ganha.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Autonomia e eficiência energética ou consumo são coisas completamente distintas.

        Posso ter um veiculo com Autonomia de 200km mais eficiente que um com Autonomia de 1000km.

        A produção do hidrogénio é feita através de eletricidade, e requer quase 3x mais que veículos eléctricos.
        Se todos se queixam que produzir eletricidade para os carros eléctricos é mau, imagina hidrogénio que vai precisar do dobro da eletricidade.

        1. Avatar de Chacal
          Chacal

          O tempo que demoras a carregar várias vezes até conseguires fazer os 1000km, vais te aperceber que não é assim tão eficiente

          1. Avatar de nelson
            nelson

            quando se fala em eficiência energética estamos a falar de quanta % da energia está a ser usada para o que realmente pretendemos fazer e quanto é desperdiçado.

            Neste caso tens:
            Perdas a separar o hidrogénio do oxigénio (agua para hidrogénio)
            Perdas a comprimir o hidrogénio para poder ser armazenado de a pressões úteis
            Perdas de armazenamento (é difícil armazenar sem ter fugas)
            Possivelmente perdas de transporte se não for produzido no local de abastecimento
            Perdas na eficiência da célula de combustível e/ou motor

            Vs em carro electrico:
            Perdas de transporte (os cabos têm sempre alguma perda mas sem duvida melhor que o transporte em camião)
            Perdas no processo de carga da bateria
            Perdas no motor

            Isto faz com que os elétricos sejam 2.4x mais eficientes que os a hidrogénio.

            A única razão porque temos esta conversa é porque as petrolíferas e os posto de abastecimento não se querem adaptar a uma realidade onde 90% da infraestrutura que construiram agora não serve para nada e é fácil usar FUD para enganar o povo.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Chacal,
            Depende da capacidade da bateria e claro, da velocidade do carregador.

            Se for num Supercharger da Tesla, por norma o rate é de 1200km/hora que faz com que tenha a bateria carregada em mais ou menos 30 minutos, se for em casa, como deixo o carro a carregar durante a noite, tanto me faz que carregue em 20 minutos ou em 3 horas entao baixo o rate de carregamento consideravelmente porque nao faz sentido sobrecarregar a grid, de manha acordo, tenho a bateria totalmente carregada (no meu caso para cerca de 400km reais).

            se precisar de mais de 400km, já tinha de parar e tinha para esticar as pernas, casa de banho e eventualmente comer qualquer coisa, a vantagem, nao preciso de ficar ao pé do carro para o abastecer, estaciono, ligo o cabo e vou a minha vida, quando voltar tenho mais km para percorrer.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Isso quer dizer que se abastecer 5€ num carro faz o carro gastar menos ou mais se abastecer 80€.
            Abastecer 5€ é mais rápido.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Para um carro electrico precisas de energia continua ou então precisas de armazenar em bancos de bateriais, o hidrogenio podes estar a produzir e armazenar 24/7 tal como fazes numa refinaria.
          Embora precises de mais energia a mesma está sempre a ser usada, faz as contas e no final do dia vê qual é mais eficiente e qual vai gastar menos energia e vai significar menor investimento e menor impacto para o ambiente.

          Não esquecer ainda para os ideologistas do verde, este carro ao circular absorve co2 das nossas cidades poluídas e liberta apenas água.

          1. Avatar de nelson
            nelson

            Se fazes em refinaria perdes ainda mais eficiência com o armazenamento e transporte, de resto os carros não vão absorver co2, vão absorver o2

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se é possivel produzir hidrogenio 24/7 entao também é possivel produzir electricidade 24/7.
            E para produzir hidrogenio é necessario construir 2x mais, é preciso construir uma central electrica + unidade de producao de Hidrogénio.

            É tudo contra em construir central Electricas porque sao poluentes, mas construir uma central electrica + unidade de producao já amigo do ambiente.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            É possivel produzir electricidade 24/7, mas como não estás a consumir o que fazes com excesso? Para armazenares o teu investimento vai ver 10x superior ao dos paineis solares + turbinas eolicas.
            Central electrica? um pequeno campo de paineis solares chegam para estar sempre a produzir hidrogenio, vai lá ler sobre o hidrogenio verde.

        3. Avatar de Louro
          Louro

          @Toni da Adega

          Até que enfim alguém que usa a cabeca, obrigado por isso, pois parece ser raro aqui nos comentários.

        4. Avatar de PTO
          PTO

          “A produção do hidrogénio é feita através de eletricidade, e requer quase 3x mais que veículos eléctricos.”

          Estás redondamente enganado. Vai lá informar-te melhor.

          1. Avatar de Eu próprio
            Eu próprio

            Não está. Estes são os dados mais recentes disponíveis.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu não tenho a certeza, nem pesquisei, mas ainda assim existe menos mineração com carros a hidrogenio, o que é positivo

    2. Avatar de Antonio Filipe
      Antonio Filipe

      e a agua que emite é pura e pode ser ingerida.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Entao bebe a mesma e depois diz-me como correu.

        E o que emite é vapor de agua, nao é agua.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Por acaso é mesmo água. Tem inclusive um pequeno depósito que a armazena e a descarrega para o chão quando o carro pára ou quando atinge certo nível.

        2. Avatar de wtvlol
          wtvlol

          Vapor de água…é água :d

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            well, se condensares esse “vapor de agua”, não a deves beber, já agua não é só H20.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Isso para atravessar o deserto dá jeito

      3. Avatar de PePe
        PePe

        Não te metas nisso… faltam os sais e os minerais que te fazem falta. Conheço um caso de uma pessoa que bebia água resultante de um processo, água essa pura… tão pura que ele ficou com vários problemas, principalmente de ossos.

  9. Avatar de TSLAbull
    TSLAbull

    A continuar assim a Toyota vai falir até ao final da década…

    1. Avatar de Chacal
      Chacal

      Deves pensar que o negócio da Toyota é vender elétricos e fuel cells …

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Claro, o maior fabricante mundial de carros vai falir..

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Já assistimos no passado a gigantes a cair questao de meses, a Toyota ou qualquer outra nao sao melhores.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Basta viajar por Asia, Africa e America do Sul para perceber as probabilidades de uma toyota falir, podia o mundo todo civilizado virar EVs que a toyota continuava a ser o maior vendedor mundial.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Então porque?

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Vai falir mais depressa a Tesla que a Toyota, disso podes ter a certeza.

    5. Avatar de wtvlol
      wtvlol

      Quem vai falir é a Tesla.

      Já há dezenas de eléctricos melhores no mercado. Só compra Tesla quem tem sonhos molhados com o Elon Musk.

  10. Avatar de JCS
    JCS

    Realmente penso que os carros movidos a hidrogénio sejam o futuro e só espero que os grandes interesses das petrolíferas não atrasem ainda mais a sua rápida implementação.

    De salientar que os motores realmente são elétricos mas este sistema não têm pilhas (baterias) mas sim o sistema Fuel Cell (pilha de combustível pode dar aso a confusões mas isto não passa de um módulo que gera a eletricidade a partir do contato do hidrogénio com o oxigénio.)
    Deixo abaixo um link da abordagem da Hyundai ao hidrogénio em que achei a explicação de todo o sistema absolutamente brutal.
    https://www.youtube.com/watch?v=XaIypuuhhWM

    Já vi este vídeo há algum tempo, aliás se confirmarem a data do vídeo é de 29/08/2018 e quanto a mim o Covid-19 veio atrasar ainda mais o desenvolvimento desta tecnologia e a sua rápida implementação.

    1. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      As grandes petrolíferas estão a abraçar o hidrogénio. É a única tecnologia de futuro onde estes podem continuar a controlar o monopólio e ter os condutores dependentes deles para abastecer.

    2. Avatar de RC
      RC

      Tem sim, este é o verdadeiro carro a pilhas, pilhas de combustivel, é o FCEV – fuel cell electric vehicle.

      E sim, não diga disparates, tem bateria sim, igual à do Pirus. E tem mais sistemas que um carro a baterias (BEV), até tem um voltage booster para aumentar a tensão da bateria e fuel cell para alimentar o inversor que depois manda a corrente para o motor.

      Porque raio não procuram informações sobre ele no google, a toyota tem páginas sobre isso.

      https://www.toyota-europe.com/world-of-toyota/feel/environment/better-air/fuel-cell-vehicle

      1. Avatar de JCS
        JCS

        Muitos disparates foram ditos, mas por si ao longo destes posts a começar por:

        “uma pilha de combustível, que até platina usa, grafite, cobalto entre outras, e tem uma duração bem inferior a uma bateria comum.”

        Que grande confusão vai nessa cabeça a platina, grafite, e cobalto são materiais que são usados, mas para fazer a eletrólise, ou seja, separar o Hidrogénio da Água relembro que este é um dos muitos processos para separar o hidrogénio entre os vários que existem em que o objetivo da indústria será ou deveria ser escolher o processo de separação de hidrogénio mais económico e ecológico.

        Isto nada têm a ver com a pilha de combustível que eu prefiro chamar de célula de combustível (onde se gera a eletricidade a partir do contato entre o hidrogénio e o oxigénio vídeo acima a partir dos 4m).

        De salientar que esta célula de combustível ao contrário do que diz têm uma duração de mais ou menos 200.000 Km ou 10 anos aproximadamente o equivalente aos motores de combustão conforme dito no vídeo que indiquei aos 4m50s.

        Quanto á bateria suplementar lembro que também o carro a combustão a tem para fazer o arranque inicial de igual forma vemos aqui uma bateria que têm os mesmos efeitos e que basicamente acumula energia quando o carro trava ou abranda ou há excedente da eletricidade enviada pela célula de combustível.

        Vantagens do carro a Hidrogénio esperemos que venha a ser o preço mais baixo. Outra vantagem o tempo de abastecimento curto (de 3 a 5m) e carros mais leves por contrapartida do grande peso morto das baterias nos carros elétricos que serão tão mais pesadas e maiores quanto maior for a sua autonomia.

        1. Avatar de RC
          RC

          Não foi o que eu disse, eu não disse que eram consumiveis, a sua duração tem a ver com a oxidação dos materiais.

          Então é uma pilha ? não sabe o que é uma pilha, vá ao google, dispositivo que gera energia quimicamente.

          As suas preferências é consigo, até os fabricantes delas como a toyota lhe chama pilha de combustível, fica incomodado com isso ?

          Não é uma bateria suplementar, é a bateria do sistema de alta tensão, para quê inventar ?

          Tem uma bateria de alta tensão para armazenar compensar as flutuações do consumo e produção da fuel cell, senão nem conseguia arrancar num semaforo a tempo dele ficar vermelho novamente.

          Pode vir, mas até agora não estou a ver nada, carro de 4 lugares com essa autonomia e com um custo muito mais baixo já tem dezenas electricos.

        2. Avatar de RC
          RC

          Não se esforce muito para explicar como funciona FCEV, eu já trabalhei com esses sistemas, no inicio do anos 2000 até existia uma fabrica de fuel cells cá em Portugal, que visitei vários vezes e ainda tenho algumas fuel cells deles.

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Estes desenvolvimentos são bons, mas que ninguém tenha ilusões, o preço da energia seja ela qual for não vai baixar independentemente dos custos de produção, o governos não vão perder esse rendimento, logo arranjam forma de carregar com impostos …

  12. Avatar de dude
    dude

    Sempre ouvi dizer que o hidrogénio num copo de agua, dava para iluminar uma pequena cidade durante 24horas. Só falta a tecnologia se aperfeiçoar… A lot… Alguem tem aí essa tecnologia na garagem ou no sótão? Cheguem-se a frente!

  13. Avatar de Fernando
    Fernando

    a muito tempo que nao lia uma conversa de jeito . Sim senhor tudo gente inteligente

  14. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    O hidrogénio não faz qualquer sentido a não ser para encher os bolsos dos do costume…
    É necessário 11 litros de água potável para fazer um litro de hidrogénio… 11/1 é um rácio que faz todo o sentido num mundo onde morrem milhares de crianças e não só por ano por falta de água potável… tenham vergonha usem a água para salvar vidas e não encher depósitos…. sem falar na energia necessária para todo o processo, sabem quanto custa manter o armazenamento de hidrogénio a 300Bar à baixa temperatura… É ridículo… mais uma vez os interesses egoístas de alguns sobre o bem e a vida dos outros… ridículo….

    1. Avatar de Ufa
      Ufa

      Santa ignorância …
      Primeiro tem que ir aprender química no secundário, depois pode vir mandar bitaites …

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        chega-te a frente e ensina lá.

      2. Avatar de Hugo Sousa
        Hugo Sousa

        Olha o ignorante… O hidrogénio vem de onde então?… do gás natural?… aí estamos a falar de hidrogénio “azul” que eu saiba tb é origem fóssil… é que nem estamos com crise no gás nem nada… era mais uma boa dependência… gás para fazer electricidade para fazer o hidrogénio do gás… ora aí está a solução… Com eficiência na ordem dos 40%… Apenas colocaria o gás a 1800% mais caro….
        Quem precisa de aulas de química não sou eu de certeza, pois trabalho na área da energia e sei como tudo funciona, ao contrário de muitos… O hidrogénio verde usa energia eléctrica renovável para fazer a separação e produção do hidrogénio… neste processo com energia (verde) a eficiência máxima de laboratório é de 43%… Mas precisamos na mesma de 11 litros de água por cada litro de hidrogénio… informação existe e é gratuita… ora faz tudo sentido gastar água limpa 11/1 para encher depósitos, quando morrem milhares devido à não ter acesso a água potável… pena não ser a teus a precisar, se calhar sabias o que significa…eu já ajudei muitos e continuarei ajudar a levar água potável a aldeias é mais valioso que diamantes para esta gente…. De fato camelos ignorantes tb se vê muitos…

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Uiiii, tanta asneira num parágrafo só!
      Impressionante!

    3. Avatar de Hugo Sousa
      Hugo Sousa

      Gostaria de salientar que o documento produzido pela união europeia (pelos políticos que defendem os interesses de alguns) é bem claro, este documento supostamente desmente, mas depois é completamente teórico e falso, pois defende e depois justifica com uma suposta solução que não é contabilizada, por exemplo admitem que nível molecular é necessário nove litros de água para cada kg de hidrogénio…a serio, e o processo de separação é 100% eficiente?!?! (muito longe disso)…é cada uma… como dizer que se pode ir buscar a água a centrais de Dessanalização … a sério … quantas centrais seriam precisas para apenas 100.000 carros a hidrogénio já alguém fez a conta … e sabem quanto custa uma central média … pois …e esta não gasta energia certo ???

    4. Avatar de RC
      RC

      E também é necessário 40 kwh de eletricidade por cada kilo de hidrogénio produzido. Depois ainda consome mais uns kwh para circulação e compressão. Só na compressão são 2 a 4 kwh por cada kilo

    5. Avatar de RC
      RC

      O problema não é a água, já que o carro devolve a água que foi gasta. O hidrogénio é o “transportador” da eletricidade, usa-se eletricidade e água ( entre outros elementos que se gastam no processo, sim, as fuel cell não são eternas) para produzir hidrogénio e depois esse hidrogénio é usado para produção de eletricidade, a eficiência destes processos é de 20 a 22%, quando um electrico a baterias vai dos 73% a 80 %.

      Sobre a poluição, mais uma vez o electrico a baterias ganha por muito, já que a produção de fuel cells também usa mineriais e um precioso, que é a platina, só o fabrico dos depósitos emitem mais gases poluentes que uma bateria.

      Podem ver estas informações neste link, ultimo estudo lançado a comparar as emissões dos vários tipos de veículos, onde mais uma vez os BEV são os menos danosos para o ambiente: https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf

  15. Avatar de Marco III
    Marco III

    1 carro 2 condutores e 3 dias para fazer 1360kms? Isso dá 4 dias para fazer Lisboa a Paris…. espetacular o futuro a hidrogénio mas acho que vou de avião.

    1. Avatar de Hugo Sousa
      Hugo Sousa

      Grande comentário… muito fixe… realmente este pessoal perde a noção muito rapidamente… lol… logo que haja uma rede capaz de carregamento autonomia de 400km é o ponto… Com 15 min de carga, nem dá tempo para o café….

      1. Avatar de Marco III
        Marco III

        15m não dá para beber um café?

        1. Avatar de Hugo Sousa
          Hugo Sousa

          Referia-me à pausa do café… que é sempre perto de 30min… fato registado na Brisa por exemplo… Eles têm essas informações para gerirem os espaços… e estamos a falar fora de horas de almoços e jantares… acho que a média andava nos 33min. em 2019…

          1. Avatar de RC
            RC

            Quer dizer então que os elétricos com baterias têm tempo suficiente para carregar 80%.

      2. Avatar de RC
        RC

        Foram tantos dias porque andaram a 30 kmh, isto sou eu a supor, já que no teste anterior onde conseguiram 1000 kms andaram entre 40 a 45 kmh.

        É o modus operanti destes artigos, nada contra o PPLWARE porque recolheu informações onde foi primeiramente postado, mas nunca mencionam a velocidade média ou o tempo exacto de fazer o percurso, e também nunca dizem quanto custou abastecer, se bem que essa é fácil, se foi na Califórnia os preços andam a 15 a 17 dólares o kilo, ou seja, algo em torno dos 84 a 90 doláres.

  16. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Estupidez. De carro. Carros a hidrogênio nunca serão o futuro !!!!

    1. Avatar de RC
      RC

      Só são para quem não pesca nada do assunto, até já aqui vi inventarem tecnologia que o carro nem tem. LOOOL