Toyoda, presidente da Toyota, receia compromisso do Japão com os carros elétricos

39 Comentários

Há uns meses, embora muitas fabricantes estejam a decidir que passarão a desenvolver apenas carros elétricos, a Toyota anunciou que considera que ainda é demasiado cedo. Agora, Akio Toyoda fez alegações no mesmo sentido.

O presidente da Toyota alegou que receia um compromisso total com os carros elétricos, no Japão.

Akio Toyoda, presidente da Toyota e da JAMA

Uma das questões que tem atormentado as fabricantes de automóveis prende-se com o horizonte temporal que devem definir para se dedicarem exclusivamente ao desenvolvimento de carros elétricos. Ou seja, muitas delas não sabem se devem avançar para uma mobilidade completamente elétrica, ou se devem manter um ritmo mais realista e ir entregando opções elétricas, aos poucos.

De entre os céticos está Akio Toyoda, o presidente da Toyota, que também é o representante da indústria automóvel japonesa, através da JAMA. Numa reunião recente da associação, Toyoda referiu que as normas que forem aplicadas na Europa não poderá espelhar-se no Japão, uma vez que este é um pouco diferente.

Conforme recordou, o Japão produz, por ano, cerca de 10 milhões de carros, sendo que exporta metade desse número. Além disso, dependem da indústria dos carros cerca de 5,5 milhões de pessoas. Então, se o Japão acutilar a produção dos veículos com motor de combustão interna, ao invés de resolver o problema das emissões de outras formas, terá problemas. Por um lado, poderá perder a capacidade de produção interna, pelo que terá de transferir as suas fábricas para outros países; por outro, aquilo que produzir poderá deixar de ser exportado e tudo o que lhe está associado, como os empregos, será perdido.

Embora os carros elétricos representem uma quota significativa do mercado no Japão, de cerca de 40%, apenas uma pequena parte dessa percentagem está associada a carros totalmente elétricos ou híbridos plug-in.

Toyota

Nesse sentido, o presidente da Toyota receia que uma transição brusca para a mobilidade elétrica não seja a forma mais realista de a executar, na medida em que considera que estão a ser impostos objetivos à indústria e vontades aos consumidores.

A Toyota possui um longo historial de experiências com opções elétricas. Contudo, a sua aposta verga sempre para o lado dos híbridos, uma opção que a fabricante considera universal. Então, as previsões da JAMA sugerem que, até 2030, o Japão continuará a produzir cerca de 8 milhões de híbridos por ano e que manterá as suas opções com motor de combustão interna.

Apesar de saber que, até 2050, a neutralidade carbónica deve ser atingida, Toyoda está preocupado com os meios que estão a ser mobilizados para atingir esse objetivo.

Recorde-se que o Japão desenvolveu uma estratégia para que os consumidores adotassem carros elétricos. Embora tenha garantido uma rede de carregamento para carros elétricos, os japoneses não se sentiram suficientemente motivados e esses pontos de carga estão, agora, obsoletos e em desuso.

 

Toyota Mirai bate recorde mundial! Mais de 1.000 km movido a hidrogénio

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PePe
    PePe

    O titulo contem uma gralha.

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      Não tem gralha nenhuma. Toyoda é o nome do presidente da Toyota.

    2. Avatar de Atencioso
      Atencioso

      Não, é mesmo Toyoda…

  2. Avatar de Jota
    Jota

    A Toyota começou por ser um dos mais adiantados na questão dos carros elétricos, mas agora é um dos mais atrasados!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Será isso ou será que continua a ser o mais adiantado e já tem provas dadas que EVs não são o futuro e por isso não quer perder competitividade nem arrastar 5M de empregos atrás…

    2. Avatar de Naopossodizer
      Naopossodizer

      A Toyota está apostar no hidrogénio

    3. Avatar de TT
      TT

      Atrasado? Não! É realista! Os EV’s não são o futuro, nem pouco mais ou menos, e quando nas grandes cidades a malta andar à batatada para carregar o carro vocês vão começar a perceber isso!

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        O problema da carga dos EV’s não é nas grandes cidades, é na auto-estrada.

        1. Avatar de TT
          TT

          É nas grandes cidades quando existirem muitos EV’S e as pessoas quiserem carregadores para os carregar e não existirem em número suficiente!

        2. Avatar de Nino Nogueira
          Nino Nogueira

          Do certa forma Concordo com a idea do Presidente da Toyota, Toyoda e outro lado podem ficar para atraz se não seguirem as tendencias da tecnologia, a Toyota esta a correr o mesmo risco da Nokia, ficou acochegada porque bom Nome em termo de mercado mais ifelizmemente perdeu o Jogo perante a agigante da tecnologia apple, e vai acontecer o mesmo com a Toyota, perante agigante tecnologiaca Tesla ….

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já passou pelos eléctricos e aprendeu que os de célula de hidrogénio são melhores e como cereja no topo do bolo são rápidos a abastecer e levam baterias mais pequenas

  3. Avatar de Adeus
    Adeus

    Não tem gralha nenhuma. Toyoda é o nome do presidente da Toyota.

  4. Avatar de Paulo Cruz
    Paulo Cruz

    A Toyota está a ver o caminho da Tesla e a pensar: também vou ter de abrir uma empresa na Europa para ser competitivo nos elétricos e não queira nada…

    1. Avatar de TT
      TT

      A Toyota já tem várias fábricas na Europa… inclusive em Portugal

  5. Avatar de Tanso Mor
    Tanso Mor

    Já assistimos atualmente à triplicação do preço médio na produção de energia elétrica, pela maior procura e especulação à mistura, claro. Além da atual e futura deficiente rede de postos de carga, quando as necessidades de energia elétrica duplicarem, já se imagina o custo para os bolsos dos consumidores que a mesma vai sofrer, certo?

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      É um “nim”… com o desenvolver da tecnologia e a produção em massa, painéis solares e baterias para armazenamento da energia vão ser soluções muito interessantes de futuro para quem tenha moradia! Para prédios… pois o caso será diferente, inclusivamente para quem tenha que carregar na “rua”… Agora ninguém tenha ilusões, o custo da energia vai aumentar e muito!

  6. Avatar de lucas
    lucas

    O problemas sao os Lobbys, os do clima, os dos carros a pilhas , os da agenda global.

    1. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
      Lucas Caminhante das Estrelas

      E não esquecer os lobbys do petroleo também.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Os lobbys do petroleo são os mesmos agora do lítio, ou achas mesmo que iam ser tolos o suficiente para não comprarem a sua parte?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          E serão o mesmo do Hidrogênio. Como pensa que é produzido o 95% do hidrogênio hoje?

  7. Avatar de Duarte
    Duarte

    O maior problema vai ser o aumento da electricidade para compensar os impostos dos combustíveis. E electricidade gastam muitos aparelhos, não só os carros.

    Em Portugal o processo está em marcha.

  8. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Pick ups Toyota elétricas não vendem no Médio Oriente!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não é só no medio oriente, tudo que é Asia, Africa, America do Sul, é tudo toyota. Tudo terceiro mundo, onde os EVs nunca serão uma realidade.

      1. Avatar de Paulo J Santos
        Paulo J Santos

        Nunca? É um termo demasiado forte. Também diziam o mesmo dos primeiros veículos motorizados e vê-se o que aconteceu.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Muito sensato como costume e de mente mais evoluída que a maioria das marcas.
    Se bem que muitas marcas já se começam a aperceber que mudar bruscamente para veículos electricos só prejudica os carros eléctricos.
    Escusam comentários a dizer que é estupidez, não irei responder a não ser que seja uma discussão saudável. Atenção que não sou contra os carros electricos, nem quaisquer outros

  10. Avatar de eu
    eu

    “Embora os carros elétricos representem uma quota significativa do mercado no Japão, de cerca de 40%, apenas uma pequena parte dessa percentagem está associada a carros totalmente elétricos ou híbridos plug-in.”

    Alguém consegue explicar isto?

    40% das vendas são carros electricos mas apenas uma parte são electricos ou plug-in! Conhecem mais algum tipo de carro electrico?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol.. andas a dormir? FCEV logicamente.
      Japão e Dinamarca são lideres no hidrogenio, espertos são eles, burra é a UE.

      1. Avatar de Paulo J Santos
        Paulo J Santos

        Não me parece que existam assim tantos a hidrogénio.
        Elétricos e híbridos plug-in são diferentes de “híbridos clássicos”.
        Basta ver a quantidade de híbridos Toyota ou Lexus que não são plug-in que existem.

      2. Avatar de eu
        eu

        Zé Fonseca A. Para a próxima vez que quiser parecer mais inteligente pense duas vezes. Você consegue perceber o que são 40% de milhares de carros, para não dizer milhões?

        Pelo seu raciocínio a maioria dos 40% de carros electricos são a hidrogénio no Japão.

        Duas notas. Em primeiro lugar os carros a hidrogénio não são considerados electricos e, em segundo lugar o Mirai da Toyota é FuelCell que não faz recurso a sistema electrico para transmitir movimento as rodas.

        Antes de dizer asneiras informe-se.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          O Mirai só tem uma bateria que serve para por o motor a trabalhar. Para combustível usa hidrogénio. É como nos carros a combustão interna que usa uma bateria para dar o arranque ao motor.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Não, o fuel cell converte a união do hidrogenio e oxigenio do ar em presença de uma catalizador em eletricidade. O carro é movido por um motor elétrico não de combustão.

  11. Avatar de Manel
    Manel

    Toyoda = a cabeça dura.
    E ainda não foi substituído, esse é o meu espanto.
    Obviamente que motores a combustão vão continuar a vender, mas até quando, em que quantidade.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Espero que não, ele é que tem evoluído alternativas aos carros térmicos e até aos electricos, que todos sabemos que não são grande coisa ainda

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    É impossível todos conduzirem carros elétricos. Nem agora nem nos próximos 15 anos conforme alguns fabricantes querem.
    Simplesmente não há forma de carregar todos os carros. É impossível em cidades como Lisboa e Porto todos os residentes carregarem os carros na rua uma vez que o prédio em que moram não está preparado.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pois, há quem pense que o carro eléctrico leva uma bateria tipo 3 telemóveis…

      1. Avatar de eu
        eu

        Da mesma maneira que há pessoas que pensam que carregar um VE é uma coisa de outro mundo.

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Espero que a Toyota não cometa os mesmos erros que a nokia fez, ao não seguir as tendencias do mercado, e ficou para trás condenada ao fracasso, dificilmente voltara ao que era.