Teve um acidente? Esqueça a declaração amigável em papel

18 Comentários

Em 2016 que a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lançou uma app para substituir a Declaração Amigável em papel.

A app e-SEGURNET está disponível não só para dispositivos móveis como também para computadores pessoais ou tablets. Pode também usar através de um simples browser.

Recentemente a app foi atualizada.


Se tiver um acidente e precisar de uma declaração amigável… use esta app…

A aplicação e-SEGURNET facilita a participação e a comunicação de um sinistro automóvel à sua seguradora. Esta app foi criada pelas seguradoras, e é uma alternativa à tradicional declaração amigável (DAAA). Pode usar esta app para participar um acidente automóvel, desde que o seguro esteja válido em Portugal.

Permite ainda manter os seus dados e dos seus veículos facilmente acessíveis. A geolocalização, utilização de fotos e ajuda no preenchimento tornam a participação mais simples quando o acidente acontece!

Tal como referido, esta aplicação está disponível não só para dispositivos móveis como também para computadores pessoais ou tablets através de um browser de internet.

As funcionalidades disponíveis na web são as mesmas que são disponibilizadas no móvel, à exceção da utilização da câmara ou mesmo a geolocalização (dependendo dos dispositivos).

Não se esqueça que, caso haja feridos, deverá sempre chamar as autoridades ao local. De qualquer forma, pode usar esta aplicação para participar um acidente automóvel mesmo que haja ocorrência de feridos. Após o envio da participação, cada interveniente deverá preencher a informação adicional (equivalente ao vulgarmente conhecido como “verso da DAAA”), e nesse formulário indicar os dados relativos aos feridos.

Não existe nenhuma funcionalidade que esteja disponível apenas na web ou no móvel, pelo que a escolha da sua utilização depende de cada um e de que forma se sente mais à vontade para o fazer.

Segundo as informações, a app sofreu várias mudanças que garantem uma melhor experiência de utilização. O dowload pode ser feito aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Qual é o interesse dessa empresa em partilhar dados com outras empresas ou organizações, nomeadamente a localização e as fotografias e vídeos do dispositivo?

    Qual é o interesse dessa empresa em colectar dados de localização, informações pessoais, fotografias e vídeos?

    Afinal a aplicação é para substituir o papel pelo digital, ou para recolha de dados, fotografias, vídeos?

    1. Avatar de Zé Manel
      Zé Manel

      O Facebook coleta mais dados e ninguém se queixa.
      Quando você faz uma participação a segurnet já tem acesso aos seus dados.
      Eu pessoalmente já usei a aplicação e recomendo.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Se assim é, apague o seu registo na empresa «Facebook».

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      As tecnologias só te são úteis se forneceres os teus dados. Caso contrário, só tens a vertente lúdica e fútil. E tens de deixar de ser conspirativo.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Você não entendeu, mas eu volto a repetir, qual é o interesse dessa empresa em partilhar dados com outras empresas ou organizações, nomeadamente a localização e as fotografias e vídeos do dispositivo?

        Qual é o interesse dessa empresa em colectar dados de localização, informações pessoais, fotografias e vídeos?

        Afinal a aplicação é para substituir o papel pelo digital, ou para recolha de dados, fotografias, vídeos?

        PS: Os aplicativos/aplicações não necessitam de aceder/recolher dados, ficheiros, e informação presentes no dispositivo para funcionarem.

  2. Avatar de R
    R

    Tenho muitas reservas, mas entendo que seja o futuro.
    Gostava de ouvir comentários de quem perceba do assunto.

    1. Avatar de R
      R

      *”Ler comentários”

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Recomendo. Resolveu -me rapidamente um problema.

  3. Avatar de Bruh
    Bruh

    Pena é que parece que essa app não tem modo offline. Tens um acidente e não tens net, não funciona. Devia ter um modo offline onde salvasse a informação e depois desse para enviar a informação quando estivesse ligado à net. Penso eu de que…

    1. Avatar de Zé Manel
      Zé Manel

      E como é que ambos os intervenientes assinavam? Basicamente é feito através de envio de SMS para ambos os telemóveis dos intervenientes

  4. Avatar de Nokiti
    Nokiti

    Eu já utilizei e funcionou tudo bem. Ficou tudo registado. A validação no final foi realizada com uma sms enviada para o telefone de ambos com um código que depois de colocado fica dada como efectivada. Eu fiz em dezembro de 2021 quando me deram um toque a estacionar. No presente ainda não testei (felizmente) para saber como a app funciona com a nova atualização. Mas é prática. Em 2022 faz todo o sentido, ter logo tudo tratado e enviado no momento, em vez de andar com a papelada tosca atrás.

    1. Avatar de R
      R

      E o outro interveniente do sinistro? Também teve de utilizar a app? Assinou algo? Como é que validou/confirmou a informação enviada?

      1. Avatar de Zé Manel
        Zé Manel

        Através de SMS para assinar, e é enviada uma cópia através de email.
        A cópia é automaticamente enviada para cada seguradora.

  5. Avatar de Hali
    Hali

    Sem ter modo offline, ou envio por SMS não é funcional.

  6. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    É uma APP, quem não tem Internet ou usa um Nokia 3310 preenche o papel.

    PS: A versão para PC tb obriga a ter Net e um PC, ábaco e selo dos Correios não dá…

  7. Avatar de Hali
    Hali

    Sabes o que é wi-fi?

    1. Avatar de Saiyajin
      Saiyajin

      estás a pensar em convidar os sinistrados a utilizarem o teu wi-fi durante o preenchimento da declaração?