Teslas batem mais que carros a combustível. Saiba as razões

192 Comentários

Na literacia associada ao segmento automóvel, há uma ideia que os Teslas (e outros veículos elétricos) são veículos bastante seguros… e é verdade! No entanto, há agora dados que revelam que os Teslas (e outro veículos elétricos) batem e sofrem mais danos comparativamente a carros movidos a combustível. Saiba a suposta razão!

Teslas batem mais que carros a combustível. Aqui está a razão...


Tesla Model 3 Long Range demora 4,1 segundos dos 0 aos 100 km/h

A Hertz anunciou recentemente que estava a vender 20 mil carros elétricos da sua frota e a substituí-los por veículos a gasolina. Um dos motivos apresentados pela empresa foi que os funcionários batiam mais com os carros, além que existem “custos ocultos na propriedade de um elétrico“.

No artigo publicado pela CNN, que usa o o caso da Hertz, é referido que os Teslas batem mais do que os carros movidos a combustível fóssil. O artigo começa por referir que conduzir um carro elétrico não é a mesma coisa que conduzir um carro movido a combustíveis fósseis. O facto de existirem mais acidentes em carros elétricos deve-se à aceleração, mas há outros fatores.

Esta diferença de acidentes, acontece sobretudo durante o primeiro ano, quando a adaptação ainda está numa fase inicial.

Voltando à questão da aceleração. Os motores elétricos são bastante potentes e isso nota-se bastante na aceleração. Por exemplo, um Tesla Model 3 Long Range demora 4,1 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Teslas batem mais que carros a combustível. Aqui está a razão...

Além da aceleração, também o som é tido como uma variável que contribuiu para o aumento de acidentes, mais concretamente a ausência de som. Refere o artigo que a falta de som não dá a noção da velocidade que o carro atinge num determinado momento.

Por fim, outro fator que é o peso! No geral, os carros elétricos são mais pesados. Quando batem, os estragos são maiores.

Em resumo, os carros elétricos são seguros como os movidos a combustíveis. No entanto, há algumas variáveis que têm contribuído para um aumento de acidentes. Não são propriamente problemas dos carros em si, bem pelo contrário, são sim características que requerem certamente novos hábitos de condução.

Segundo a LexisNexis, o aumento de incidentes é maior durante o primeiro ano após os condutores adquirirem um novo veículo elétrico, mas diminui depois disso.

Comentários

192

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    E falta de um kit unhas paras eles

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Tinha de vir o macho do volante…

      1. Avatar de Nuno Nunes
        Nuno Nunes

        Se te acentou o chapeu temos pena

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Eu tenho pena é dos erros ortográficos

        2. Avatar de zv
          zv

          Kits de unhas usa a minha mulher, mas se tu gostas de usar nada contra!
          Cuidado é que pode atrapalhar na condução… mas já deves estar habituado acredito eu.

          1. Avatar de Nuno Nunes
            Nuno Nunes

            quando falei que falta um kit unhas eu nao disse era do homem ou da mulher e eu fui igualitario

        3. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          @Nuno Nunes boa resposta… 😀

      2. Avatar de Fred
        Fred

        Qualquer utilizador de qualquer máquina deve saber o que está a fazer com ela e como a deve usar. Se isto é ser macho…
        Quem não tem este cuidado peca por falta de inteligência.

        1. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          … que aliás é o que mais acontece nas estradas independentemente dos tipos de veículos que conduzem…

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Por favor, não te faças de sonso. O sentido dessa frase das unhas não é esse. Tanto é que a resposta que deu prova isso.

          1. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            E qual é o sentido afinal já que vossa excelência é catedrática na língua Portuguesa?

          2. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            A expressão “falta de kit de unhas” sempre se referiu a falta de habilidade para conduzir principalmente em situações mais complicadas, não vale a pena tentar transformar também isto em mais uma situação woke, já chateia, e a netflix trata bem disso sozinha.

      3. Avatar de Vitor
        Vitor

        Atividade lingrinhas, vir para internet chamar os outros de machista.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Até o Ken Block tinha kit de unhas e no entanto também teve os seus acidentes.
      Todos têm kit de unhas até o verniz estalar…

    3. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      é verdade… é com cada labrego a não saber conduzir!

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Fora aquela cena dos carros terem vontade própria. Lutarem com o condutor contra o corte de uma curva, travarem a fundo sem necessidade etc .

    1. Avatar de JL
      JL

      Tudo mentira, não arranja outra que ao menos tenha um pingo de verdade ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É nestes momentos q me pergunto se vc usa de facto um carro elektro looolooolool

        1. Avatar de JL
          JL

          Só os carros eléctricos é que têm ajudas à condução ?

          Portanto assim confirma a mentira.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas de certeza q a Tesla é a única marca cujo CEO garantiu aos crentes que os seus carros dispensavam o condutor.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tem a certeza que é a única ? O que não faltam são empresas a afirmar isso .

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tenho e muitos dos inocentes que acreditaram já cá não estão para contar a história. O que é lamentável.
            E foi preciso as autoridades meterem-se no assunto para o discurso mudar nas letras pequeninas do manual de instruções.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ena, foram assim tantos? Então mostre lá quantos foram ?

        2. Avatar de João
          João

          Eu tb tenho um MYLR e confirmo que é tudo mentira o que dizes, como aliás tudo o que normalmente escreves neste site.
          Eu acho ques estás no top 10 de fãs da Tesla e não sabes. Em todos os artigos vens aqui escrever qq coisa negativa

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, não travam a fundo, considerando uma travagem brusca.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Venda as palas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quais palas ? Também vai inventar que foi uma travagem a fundo ?

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      ui via começar outra outra vez. Vou buscar as pipocas…

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Normal uma boa parte das pessoas só sabiam conduzir carros com mudanças, tudo leva o seu tempo.

    Eu já vi um vídeo de uma mulher que tinha um Tesla emprestado e estava a tentar meter gasolina na bomba de gasolina. 🙂

    1. Avatar de Álvaro+Campos
      Álvaro+Campos

      Ela achava que o carro tinha pouca gota, por isso não fazia barulho!
      É compreensível, não?
      LOL

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Quais são as habilidades necessárias para conduzir um carro sem mudanças? Quando era puto já conduzia carros sem mudanças na Feira Popular.

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Porquê, você conduz? Das críticas que faz de certeza que não.
        A correção do volante, que você pode desligar se quiser, não o leva para a parede, pelo contrário, obriga a corrigir a rota, sei de 1 caso que ia a olhar para o telemóvel (asneira…) e a correção salvou o de ir para a valeta.
        E as travagens, mais rápidas que eu próprio, só acontecem em casos de manifesta urgência, para isso é que existe, mas em todos os bons carros isso existe, acho eu

  4. Avatar de luisa
    luisa

    Se tivessem comprado um spring nao tinham este problema!

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Ou o AMI…

      1. Avatar de Koso
        Koso

        Já andei diversas vezes no AMI da empresa onde trabalho e recomendo para ambiente urbano. Até arranca bem nos cruzamentos/rotundas!

  5. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Só há custos ocultos para quem não tem cérebro para pensar.

    1) Baterias são consumíveis essenciais e o seu preço faz parte dos cálculos de “combustível” gasto. Toda a gente que use um smartphone sabe isso. A troca de um smartphone acontece geralmente quando a bateria morre e as baterias dos carros eléctricos vão morrer… e mais vale comprar um carro novo;
    2) O qu emais gasta pneus são acelerações e travagens bruscas. Os eléctricos têm acelerações brutais.

    Nos carros a combustão o motor pode durar várias décadas e é por isso que não quero carros eléctricos descartáveis. Eventualmente, terei de começar a importar carros de fora da Europa.

    1. Avatar de Moina
      Moina

      Não tem metas em trabalhos na importação de carros fora da Europa.
      Mantém e estima o que tens.

    2. Avatar de luisa
      luisa

      Estas errado! Devido as leis europeias, um telemóvel quando fica com a bateria fraca ou chegou ao seu fim é possível trocar! Aliás a Europa está sempre a forcar os fabricantes a produzir equipamentos com maior durabilidade e faceis de reparar! Porque achas que tens carros a combustão que duram bastante e podem ser reparados constantemente? Isto é uma evolução e vai acontecer também com os eléctricos quando houver mais legislação a forçar as marcas a permitir isso.

      Os carros a combustão nao tem o mesmo problema porque um carro de 400cv nao esta á mão de qualquer um! Normalmente carros destes são bastante caros e são modelos exclusivos ou de luxo. Já um electrico com 400cv é facil de comprar e a prova disso foi a grande adesão aos carros eléctricos!

      Vais ter de me mostrar um motor a combustão que dure varias décadas sem manutenção….

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Estás equivocada @Luisa,
        A bateria não é mais q um armazenador de energia. A bateria compara com o tanque de combustível num térmico. Nada mais além disso.
        Motores tens q comparar com motores. Por exemplo o motor do ModelS tem q ser substituído em média a cada 100mil kms.

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado e mentira novamente, tenho um com 200 mil e não foi trocado.

          Tem alguma base para afirmar isso ?

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Dá uma vista de olhos no dicionário só para saberes o que significa média.
            E já agora, atravessar a passadeira de olhos fechados é o mais seguro. Já o fiz uma vez e não fui atropelado…

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde está essa média ? como foi calculada ?

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Dicionário! Foi para ires ao dicionário e não para vires tentar arranjar um pai para a criança…

          4. Avatar de JL
            JL

            Ah entendi, quando se diz uma mentira mete-se a palavra média pelo meio e está tudo bem. Loooool

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O model S de bandeira da Tesla substuiu aprox 10 motores em 900.000 kms.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não substituiu 10 motores em 900 mil, é mais uma inventada por si.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois não. Já vai em 13 motores e não passa dos 100. Fará se passasse looolooolool
            https://autogear.pt/19-milhoes-de-kms-num-tesla-a-historia-de-um-recorde-13-motores-e-4-baterias/

          8. Avatar de JL
            JL

            Pois claro que não foram 13, foram 13 intervenções de motor, mas ok, a partir de agora uma mudança de óleo para mim é uma troca de motor, quantos motores já trocou ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qd se muda o óleo, o nr. de motor permanece o mesmo. Não é o caso desses.
            Quer ver que qd parte o motor de um térmico, o outro novo/recondicionado conta como muda de óleo?
            Só artistas loool

          10. Avatar de JL
            JL

            Quando se repara um retentor e rolamentos de um motor, também continua a ser o mesmo.

            Não, você é que está a considerar reparações como troca de motores.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sei do que está a falar.
            Até hoje para reter líquidos só ouvi falar na anilha do bujão lool
            Mudar o óleo não implica nada disso que está praí a alvitrar

            Se lhe avaria um motor e metem-lhe outro, já não é o seu motor. É outro, capisce?

            Se o que retiraram do seu carro pode ser reparado passa a ser motor recondicionado! Mas esses motores se entra água de fora ou do próprio líquido de refrigeração, são para deitar no lixo. Tornam-se irreparáveis e são a maioria. Tudo pq os proprietários acreditaram que o carro não precisava de manutenção! (está explicado no vídeo mais abaixo)

          12. Avatar de JL
            JL

            E onde o dono do carro diz que meteram outro motor, ele diz no vídeo que a tesla lhe reparava os motores em garantia e que agora fora dela tem uma oficina que também faz esse serviço.

            Só se torna lixo se não for reparado a tempo, o carro dá indicações que há problemas no motor, as pessoas não ligam e depois fica irreparável.

            Se quiser posso dar o número de telefone de quem o faz cá em Portugal.

        2. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          É cada aldrabice que você arranja… Então os motores dos S são diferentes dos outros todos, que fazem 400,000km nas calmas.
          Então eu fui um felizardo que tive um S com 250,000 km , puxei-o que se fartou (era o 1 eléctrico eheh) e vendi-o igual

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @António, tenha calma homem. Não há aldrabice nenhuma. Pode começar por ler a notícia contida no link que deixei acima.
            Entretanto tb pode ver possíveis causas do problema que é recorrente:
            https://youtu.be/QEc2Qgytubs?si=BDc0DYsxJOJDL-Nd

          2. Avatar de JL
            JL

            Só os teslas model s/x com motor largo é que têm esse problema, portanto todos os produzidos até 2016.

            Se o carro alertar para o facto e for reparado a tempo, praticamente todos são reparados, tal como ele diz que faz.

          3. Avatar de JL
            JL

            E já agora, a tesla já corrigiu esse problema, quem ainda tenha carros em garantia dos 8 anos pode usufruir dos novos motores que já não têm esse retentor manhoso.

            Um novo fora de garantia custa 3975.6 + IVA.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “E já agora, a tesla já corrigiu esse problema”
            Assim já tinha corrigido o problema das suspensões?
            A Tesla diz que corrige tudo e vai-se a ver continua tudo na mesma ou pior!
            “Um novo fora de garantia custa 3975.6 + IVA.”
            11.000 USD para ser mais exacto!

          5. Avatar de JL
            JL

            Das suspensões também.

            Errado, 3975.60 + IVA, vi agora no site de peças em PORTUGAL.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olhe amigo, ainda há dias lhe enviei um vídeo que mostra que a treta continua.
            Carro de 2022 com 7000 kms todo mamado por baixo e cheio de perigos ao nível do sistema de suspensão e respectivos apertos.
            De resto não melhoraram nadica no que concerne à espessura da tinta, locais sem tinta, painéis desalinhados, barulhos na direcção (que foi o que levou o carro a ser analisado numa oficina independente) e barulhos ao nível do pilar B.
            Fora ópticas cujo plástico parece ter vindo do armazém do chinês etc.
            Em resumo, resolveram nikles. Não se percebe pq os fãs escondem as evidências. Apenas se estão a prejudicar a eles mesmos.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quanto ao valor do motor. Não me interessa o que vc consulta no site.
            Isso pode estar incompleto.
            O que me interessa são os vários testemunhos a garantirem que pagaram 11000€+. Alguns até lhe enviei. Portanto ou há valores escondidos ou isso não está bem.
            Voltando àquele model 3 com 7 mil kms, já estava a babar óleo do motor. Portanto é mal geral!

          8. Avatar de JL
            JL

            Pode estar incompleto ? Eles não vendem os motores as peças.

            Há vários testemunhos onde e há quantos anos ?

            Nenhum pagou 11 mil euros, isso é mentira sua, mais uma.

          9. Avatar de JL
            JL

            7000 kms e todo mamado ? E você é tão santinho que acreditou ? Ah já seu, veio do pseudo-mecanico que não sabe comprar um parafuso para um Tesla. Looooooll

          10. Avatar de Nuno
            Nuno

            Com IVA dá 4889€. A mão de obra é quanto? 70€ e montam o motor em meia hora?

          11. Avatar de JL
            JL

            Não de obra depende de quem o faça, em 2 horas deve ser suficiente, segundo o que está no manual de serviço.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vamos lá a ver se lhe aviva a memória. Nc vi ng tão esquecido looollooloool
            Tem aqui mais um testemunho.
            ” I have a 2012 Signature Performance with only 66k on it and I have tried to do everything to keep this car pristine. I had taken it in several time previously for uneven acceleration(almost like a vibration when accelerating) which I thought was the signs of the DU starting to fail but each time they denied that it was a concern. They aren’t
            https://teslamotorsclub.com/tmc/threads/out-of-warranty-drive-unit-replacement-and-cost.226436/budging on the slightly out of warranty good will. They are quoting $10,900 to replace the DU.”
            https://teslamotorsclub.com/tmc/threads/out-of-warranty-drive-unit-replacement-and-cost.226436/
            10900USD
            Não há volta a dar. Os testemunhos já são mais que muitos.

          13. Avatar de JL
            JL

            Quer que lhe envie novamente o preço do motor ? ou já se esqueceu ? também posso enviar relatos de portugueses, onde pediram 6700 euros já com iva.

          14. Avatar de Ops...
            Ops…

            Falta a mão de obra sr. sabichão. E se achas que vais enganar alguém a dizer que são 2h e cobram 100€ então só te enganas a ti…

          15. Avatar de JL
            JL

            Não de obra de 2 ou 3 horas custa mais que o motor ?

          16. Avatar de Ops...
            Ops…

            Ai não sabes e estás a inventar??? É isso?

          17. Avatar de JL
            JL

            Tanto sei que posso dar número de telefone de 4 oficinas em Portugal que o fazem.

          18. Avatar de Ops...
            Ops…

            Já o preço não metes… Porque será?

          19. Avatar de JL
            JL

            Qual preço ? Nem que seja a 100 euros a hora dá 300 euros. É assim tanto ?

    3. Avatar de BC
      BC

      Diz-me que não percebes nada de carros elétricos sem me dizeres que não percebes nada de carros elétricos.

    4. Avatar de JL
      JL

      Já alguma vez trocou de telefone devido ao estado da bateria?

      Descartáveis são os a combustão, todos os anos descartam algumas coisas.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Quando trocares o teu eletrico logo vês

        1. Avatar de JL
          JL

          Então já trocou do seu ?

          É que nunca troquei nenhuma por este motivo.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @JL há quem faça longlife que dá até 2anos. Já elektros é vê-los a seguir para abate quase novos ao mínimo toque no trânsito

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah sim, onde estão eles ?

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @JL, eu no ano passado estive em Madrid a visitar familiares e em Getafe há um grande “ferro velho” e havia montes de Teslas, não sei se é mesmo dedicado a Teslas

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde estão eles ?

          3. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @JL está nos arredores de Getafe, alguns até estão tipo em prateleiras, tens com os mais variados tipos de danos, por isso é que digo deve de ser alguém que apostou em vender peças usadas para Teslas

      3. Avatar de Odius
        Odius

        Houve teslas que descartaram tejadilho e para-choques traseiros sendo que o meu a combustão nunca descartou nada e já tem a quase 17 anos.

        1. Avatar de JL
          JL

          E também há não Teslas a descartar peças em andamento.

          Não ? Então os óleos e filtros já devem estar em massa consistente, entre outros . Loooool

          Só é 10 anos mais novo que o meu mais velho.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os elektros não tem óleos e massas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Têm, a diferença é a tal da formiga paro o elefante, além de não mudarem com tanta frequência, levam uma fração dos a combustão.

    5. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      O motor de um combustão dura décadas se tiver pouco uso, mas em km 400,000 diria que é o limite para a grande maioria, mas a que custos?
      Já um VE , que tem fama de durar pouco, já há vários vídeos de táxis com 300-400,000km em muito bom estado, e vários testes a baterias LFP já demonstraram que podem durar 1000,000 km a um custo da manutenção quase 0

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        O carro com mais Km do mundo é um Volvo P1800, no EUA, quase 5 milhões de km, ouvi a história à dias na TSF, levou a primeira embraiagem com quase 2 milhões de Km.
        ” Recorde está no livro do Guinness.
        Como está no livro de recordes do Guinness desde 2014, este Volvo P1800 S de 1966 percorreu um total de 5,23 milhões de quilómetros.22/05/2023″

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E é a gasolina!!!

  6. Avatar de Zacarias
    Zacarias

    como o carro não bebe, a malta acha que tem de beber pelo carro e depois dá nisto

  7. Avatar de JMS
    JMS

    Isto é tão verdade que o prémio de seguro de um elétrico com danos próprios é mais barato que um combustão, considerando o mesmo valor de capital coberto. As seguradoras são conhecidas por gostar de perder dinheiro.

    O Model 3 LR na Europa faz 5 segundo dos 0-100 e não 4,1. Os sistema de ajuda à condução que todos os elétricos já trazem evitam 90% dos acidentes por distração que são grande parte dos acidentes.
    Agora uma coisa é certa Tesla que levam com outro carro por trás é um clássico, mas quem bate por trás paga…

    Tanta desinformação que coincide com o facto do carro(Tesla Model Y) mais vendido no mundo em 2023 ser um elétricos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Misturas seguros, vendas e no fundo não dizes nada que contrarie o que foi apresentado no estudo. Estás bem treinado.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “Isto é tão verdade que o prémio de seguro de um elétrico com danos próprios é mais barato que um combustão, ”
      Outro iludido. É exactamente o contrário.

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Não é, não. Já tinha aqui dito antes, havia 2 factos que aqui eram ditos e eu aceitava como verdadeiros, os seguros eram mais caros e os pneus duravam muito menos.
        Pois no meu caso não foi assim, o seguro contra todos os riscos foi mais barato que o meu ultimo combustão, e os pneus teem agora 55,000 e ainda fazem mais 5,000 de certeza.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @António, vc é realmente um caso especial/único e tem que ser estudado.
          Na verdade… Seguro recomendado pela Tesla https://app.qover.com/iab/quote?key=pk_8608895FC72565DF474D&locale=pt-PT&id=1d785aa6-d952-4f81-8435-05da62ac5568 entre 2770,13 € e 3457,68 €/ano dependendo do maior ou menor valor da franquia em caso de sinistro.

          Embora não estivesse em discussão, quanto aos pneus não há milagres. Maior peso e maior torque no arranque, chapéu. A bitola de vários users que tenho visto é entre os 20 e os 35000 kms. É realmente muito pouco!

          1. Avatar de JL
            JL

            Isso é porque você é um mau condutor, para mim e para o model y se fosse novo, dava 750 a 1100 euros. O que não me parece nada mau.

            https://app.qover.com/iab/quote?key=pk_8608895FC72565DF474D&locale=pt-PT&_gl=1*1fp2qjt*_ga*MTYzMzU0Mjg5MC4xNzA2NzM4OTg1*_ga_HML2JNJYZC*MTcwNjczOTEzMC4xLjEuMTcwNjczOTIzMi4wLjAuMA..&id=ddc21a60-9f9f-442d-8e28-cd455c43220a

          2. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Quero lá saber de seguros recomendados, você faria esse seguro? O meu Y , preço 50,000€ paga 660€ , com tudo incluído. Tranquil…
            E os meus pneus originais, Hankook, teem 53,400km neste momento, e devem fazer 57,000 – 60,000 km , cálculo eu. Isto é a minha vivência real, o resto são tretas suas.
            Já há umas centenas de Y por aí com 15 a 20 meses, os meus pneus não devem ser miraculosos, alguém que confirme .

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Um dos principais factores que fez como tanto a Herz como a Sixt desistissem dos elektros foi exactamente o o aumento do preço dos premios de seguro.
            A Reuters já tinha levantado a lebre em finais do ano passado, sobretudo por se estarem a verificar elevados custos de reparação em resultado de pequenos sinistros:
            Fica o testemunho de mais um. (TheGuardian)
            https://www.theguardian.com/money/2023/sep/30/the-quotes-were-5000-or-more-electric-vehicle-owners-face-soaring-insurance-costs
            Só não vê quem teima enfiar a cabeça na areia!

          4. Avatar de JL
            JL

            Foi ? Porquê? Porque os funcionários andavam a bater muito com os carros ?

            Só enfia a cabeça na areia quem acredita em simulações de seguro feitas por azelhas ao volante como você, que meteu lá que teve 4 ou mais acidentes em que foi culpado em menos de 3 anos, depois leva um prémio caro. Não estamos nos States meu caro, lá tudo é caro.

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Nos states nem tudo é caro. Têm gasolina a menos de metade do nosso preço e eletricidade a mais do dobro…

          6. Avatar de JL
            JL

            Nem o combustível é a metade do preço, nem a electricidade é ao dobro, mas sim, o combustível é mais barato e a electricidade tem zonas mais caras.

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            Comparei com o combustível que uso e com a eletricidade que pago e é exatamente como digo.
            Mas esqueci-me que sua excelência sabe tudo…

          8. Avatar de JL
            JL

            Não sei tudo, mas sei algumas coisas, é um pais que viajo frequentemente e sei os preços.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois então devia estar mais atendo qd viaja.
            A gasolina nos EUA está efectivamente a MENOS de metade do valor pago em Portugal!
            https://pt.globalpetrolprices.com/USA/gasoline_prices/

          10. Avatar de Nuno
            Nuno

            E a eletricidade a bem mais do dobro… Tal como disse. Mas o sr. deus que ai anda tem de ser sempre do contra só porque sim e mente a torto e a direito.
            Honestamente acho que é como aquela malta que compra um telemóvel por 1500€ e depois percebe que os amigos com telemóveis de 200€ fazem o mesmo que ele e então começa a inventar para não se sentir mal…

          11. Avatar de Nuno
            Nuno

            Pagavas mais de 8 cêntimos pela eletricidade em portugal em Junho de 2023???
            Granda cromo…

          12. Avatar de JL
            JL

            Quem disse que era a bem mais do dobro foi você, não eu ….

          13. Avatar de Nuno
            Nuno

            Exatamente. E sabes que 16 é o dobro de 8, certo?
            E sabes que tivemos as TAR a 9 cêntimos negativos, certo?
            Sabes que houve meses em que a eletricidade ficou de borla no ano passado e em janeiro ainda recebi dinheiro pela eletricidade que gastei, certo?
            Ora diz-me se 16 cêntimos de dólares não é bem mais que o dobro do 0 ou de 3€ de credito?
            Estarei a fazer mal as contas?

          14. Avatar de JL
            JL

            Nunca tivéssemos nessa altura energia a 8 cêntimos, no entanto esse custo foi devido às ajudas do estado.

            Ficou de borla para quem painéis solares.

          15. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não digas “nunca tivemos” porque parece mais uma vez que sabes mais do que os outros.
            Diz antes “nunca tive”.
            Se há coisa que não tenho são painéis solares e pagava bem menos de 8 cêntimos por kwh. Mas bem menos!

          16. Avatar de JL
            JL

            Nessa altura nunca foi a esse valor, e estava bem acima. Mostre lá então a fatura para vermos.

          17. Avatar de Nuno
            Nuno

            Aqui fica o print da fatura com o preço do kwh abaixo de 1 cêntimo…
            https://ibb.co/5TBJ2wp

          18. Avatar de JL
            JL

            Tal como disse, foi uma medida extraordinária para reduzir os custos durante um periodo de tempo.

          19. Avatar de Nuno
            Nuno

            A medida foi no valor das tarifas de acesso às redes e não no valor do kwh no mercado indexado.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então agora já não mostra o preço do diesel.

          Sim, baixou bastante, mas chegou a estar a 5.8 dólares o galão.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estava-se a falar de gasolina!

          2. Avatar de JL
            JL

            Pois pois.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois pois o q?
            Diesel nc foi exemplo nos EUA. Eles nc quiseram Diesel. Nem para camiões. Só a Europa promoveu o Diesel assim como agora está (va) a promover os elektros.
            A história diz-nos que isto vai dar m* daqui a uma década. Não falha.

          4. Avatar de JL
            JL

            Os camiões por lá a maioria já é a diesel, por isso é que têm o combustível barato.

            Por cá continuam a promover o diesel, até ao dia em que for mais caro que a gasolina.

          5. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Yamahia, não há carros a diesel nos USA? Ahh?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há poucos!

  8. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Pensava que só havia azelhas com carros a combustão, afinal também conduzem carros futuristas…

  9. Avatar de Infinity
    Infinity

    Alguns ganham a carta de condução na caixa do chocapic

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      … farinha amparo como se dizia “antigamente” nos tempos dos “Velhos do Restelo”

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        tambem, vai dar ao mesmo

        1. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          Sim é verdade. Eu ainda levei com a farinha amparo quando era mais novo… 😉

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    As coisas que vão buscar as estatísticas para criar notícias anti musk, enfim.

    1. Avatar de Vítor M.

      És um bocado distraído 😉 até porque não existe má publicidade. Apenas publicidade. E os dados são o que são. Ou queres que invente uns para te cair no goto? De certeza que não, que gostas da informação correta. Ponto, aqui está ela.

  11. Avatar de Joao+M
    Joao+M

    Epah, com cada uma. As coisas são ditas de uma forma como se a culpa fosse do carro. Que tal o foco de toda a narrativa ser “condutores de carros elétricos batem mais do que condutores de carros a combustão”; porque lendo todo o texto, o problema está entre o volante e o banco.
    Tenho um Tesla é também no inicio notei a grande diferença na aceleração e, por isso, como sei que tenho o pé pesado o que é que fiz – uso o modo “chill” na condução normal (principalmente em cidade e manobras) para nao ter surpresas caso o pé fique mais “descontrolado”.

    Gostava de ver estatisticas da quantidade de “batidas” antes e depois dos sensores de estacionamento serem generalizados nos carros. Acho que hoje em dia há mais “toques” de para choques e beijinhos entre carros do que há uns anos quando era preciso ter mais atenção a fazer manobras.

  12. Avatar de Chuck Norris
    Chuck Norris

    Onde andam os tesla fan boys para defenderem os carros a pilhas deles. xD

    1. Avatar de Zé+o+segundo
      Zé+o+segundo

      Anda aqui o JL chega e sobra para a palhaçada, já nem se perde tempo com estes tópicos… gastar o latim com sonhadores de bancada, não obrigado…

      1. Avatar de JL
        JL

        Palhaçada fazem vocês com estes comentários.

    2. Avatar de JL
      JL

      A Tesla não tem carros a pilhas, escolha outra marca.

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Deve ser por Wi-fi…

        Sinceramente JL, já cansas com essa história. Se fosses no mínimo “inteligente” perceberias que ao usar o termo “pilhas” a malta está no gozo porque sabemos perfeitamente que um veiculo elétrico na verdade usa uma ou mais baterias para guardar a energia que precisa para se movimentar. Fazer essa birra parva por causa duma questão gramatical é burrice. Desculpa mas é verdade, inventes tu as teorias que quiseres. Até porque pilhas ou baterias têm o mesmo principio que é armazenar energia…

        1. Avatar de JL
          JL

          É por ser engraçado é que não me canso.

          Não é nenhuma , tanto que existem carros a pilhas, depois como os identificam ?

          Não entendeu que esta é a maneira de fazer contra-gozo ?

          Errado, as pilhas não armazenam energia.

          1. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            Ok, pronto leva a taça.

            Sua Santidade falou… 😀

            Falar contigo é pura perda de tempo. Até me admiro com o é que o @Yamahia tem pachorra para te aturar…

            Abraço…

          2. Avatar de JL
            JL

            O yamahia não tem paciência, a safa dele é que inventa muito, logo tem sempre motivo de conversa.

            Lool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só lhe tenho transmitido factos. Não seja ingrato e aproveite para aprender alguma coisa, ao mesmo tempo que pode aproveitar para reconsiderar deixar de tentar enganar as pessoas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Factos da sua cabeça.

            Eu não enganei ninguém, e posto sempre os factos.

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            As pilhas não armazenam energia??? Então, armazenam o quê? Bananas?

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, as pilhas produzem energia com recurso a reações de oxi-redução.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Andámos estes anos todos a ser enganados até com os rádios a pilhas.

          8. Avatar de JL
            JL

            Não, andam é com preconceitos infantis, provavelmente provocados por traumas de infância. Looool

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E com as pilhas dos relógios.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Afinal aquilo não é pilhas e eram vendidas com tal.

          11. Avatar de JL
            JL

            Eram, essas são mesmos as pilhas, enfim, em pleno século XXI não sabem o que é o raio de uma pilha.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ahhh essa são pilhas, vá la.
            E as pilhas recarregáveis da Duracell? São o q?

          13. Avatar de JL
            JL

            São acumuladores do tipo secundário no formato de pilhas, daí o nome, e não nem sequer são destas químicas.

          14. Avatar de yamahia
            yamahia

            Já lhe tinha dito e repito a ver se é desta que lhe entra:
            As baterias são basicamente um conjunto de pilhas ligadas entre si. O funcionamento e a composição das baterias é o mesmo das pilhas

          15. Avatar de JL
            JL

            Se for bateria de pilhas sim, se for bateria de acumuladores não, o termo bateria associa-se ao conjunto de elementos, não ao tipo.

            E não, não entra porque foi isso que aprendi na escola e nas formações que tive.

            Errado, nem a composição nem o formato nem o funcionamento é igual, por isso mesmo se usar nomes diferentes para coisas diferentes.

          16. Avatar de Nuno
            Nuno

            Directamente do dicionário…
            Bateria: Agrupamento de diversos aparelhos (acumuladores, pilhas, condensadores, etc.) dispostos em série ou em paralelo.

          17. Avatar de JL
            JL

            Nem mais Nuno.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Ninguém te entende JL. Tens sempre razão e o resto do mundo está equivocado lol

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde disse que tenho sempre razão ? como não consegue refutar passa para o ataque pessoal ? não sabe que isso é uma má técnica ?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas qual técnica? Abre a pestana.. Estás constantemente em desacordo com toda a gente e estás sempre certo. Não achas isso estranho? Claro que não achas loool

          2. Avatar de JL
            JL

            Constantemente não, posso mostrar muitos posts onde estou de acordo.

            Não, não acho estranho, acho normal.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu sei que achas normal… Não deixa de ser negação!

          4. Avatar de JL
            JL

            Obvio, não pertenço a nenhum rebanho onde um fala e todos concordam.

  13. Avatar de Mascotes+electricas+nao+obrigado.
    Mascotes+electricas+nao+obrigado.

    JL , ja começou a missa novamente ?? 🙂

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se toda a gente acha que és um boneco se calhar… só se calhar atenção… és mesmo um boneco.

        1. Avatar de JL
          JL

          Toda a gente quem ?

          Eu só vejo incomodados que não têm argumentos e depois passam ao ataque pessoal.

          A maioria deles são apenas 1. LOOOL

          Errado, sou alguém que você se incomodam muito. E não, pode estar descansado que não me vou embora.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não LOL, não são 1.
            Ficaste batizado na primeira conversa em que afirmaste que algo estava mal escrito…culpando a pessoa em questão de não saber escrever Português, continuaste por apontar algo que não era de todo o errado e no final disseste que já tinhas dito o que estava mal sem nunca ser homenzinho e dar o braço a torcer.
            Tens um problema e sinceramente não tenho nada a ver com isso para dar consultas de psicologia. Boa sorte com a fase de negação.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quem ficou batizado foi você, tanto que estava lá mais gente a afirmar o mesmo que eu.

            Eu disse o estava mal, como foi cego e não quis ler…

            Não tenho problema nenhum, obrigado.

  14. Avatar de We+R+DOOM
    We+R+DOOM

    Quando tinha o meu Saxo 1.1, o meu cota emprestou-me o 320D notei logo grande diferença mas não me espetei.. estranho!
    Faltou referirem que alguns Tesla têm tendência em parar do nada no meio da auto estrada, ganham vida própria, leem mal alguma sinalização, não reconhecem alguns objetos, etc…

  15. Avatar de sabichao
    sabichao

    Se os carros a combustão com 400 cavalos são taxados até à morte, porque não o são os carros eléctricos? Se assim fosse e os fabricantes se vissem obrigados a vender carros eléctricos com 100 cavalos, já não batiam por ter “potência a mais”.

  16. Avatar de PJA
    PJA

    A guerra entre os fumarentos e os pilhas. Quem vai ganhar?

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      A estupidez humana…

    2. Avatar de JL
      JL

      Pilhas é impossível, não falou aqui neles.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Historicamente falando os carros a pilhas não são novidade. Já é a 3ª ou 4ª vez que se fazem à estrada e o desfecho tem sido sempre o mesmo…

      1. Avatar de JL
        JL

        São ? Então mostre lá que vezes foram essas.

        Dos a pilhas apenas pode falar a partir de 1966, e até foram algumas.

  17. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Estas estatísticas são música para as seguradoras. Não sei se não são encomendadas.
    “In the insurance business, there is a long-established connection between horsepower and the frequency and amount of insurance claims.”

  18. Avatar de Odius
    Odius

    Não há uma lei que obriga os carros eléctricos a fazer barulho?

    1. Avatar de JL
      JL

      Há, e todos os novos a partir de 2021 a cumprem.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Porque Diabos têm que fazer barulho?
      As pessoas que abram os olhos e deixem de olhar para o telemóvel.

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Diz isso a um cego que tenha o azar de atravessar a estrada e não “pressinta” que se aproxima um carro silencioso ó espertinho…

        Sinceramente, é com cada iluminado que até assusta…

        1. Avatar de Joao+M
          Joao+M

          O maior problema que tenho com peões não é com cegos mas com pessoas que vêem bem mas andam distraidas até a atravessar nas passadeiras (ou sem passadeira).

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Nas passadeiras és obrigado a parar venham a correr ou a saltar. NUNCA tive problemas desses.. É respeitar as velocidades e torna-se tudo mais simples.

  19. Avatar de PTO
    PTO

    Mas então quais são os tais “custos ocultos na propriedade de um elétrico” a que eles se referem?

    Isso foi o que mais me despertou o interesse para ler o artigo.

  20. Avatar de JS
    JS

    Fala-se/escreve-se sobre VEletricos la anda ele feito professor

    1. Avatar de JL
      JL

      Olá Hugo, está bom ?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não acertas uma literalmente loool

        1. Avatar de JL
          JL

          Acerto, ele é sempre o mesmo.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ou a tua paranoia é sempre a mesma. São coisas distintas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quando falo em Hugo não quer dizer que seja para si, este tipo é sempre o mesmo, muda muitas vezes de Nick e implica sempre comigo, isso até foi confirmado por um dos moderadores, se ele se chama Hugo ou Horácio para mim é igual…..

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então faz-te um homem e se tens algo a dizer diz. Não vejo aqui mais nenhum Hugo nos comentários pelo que posso assumir que estás a falar de mim.

          4. Avatar de JL
            JL

            E eu disse, e volto a dizer cada vez que me apetecer.

            Não viu mas há quem tenha visto, e até um moderador alertou para isso.

            Mas não estou a falar de si, desculpe se fiz entender isso.

            Repare nos vários artigos alguém que diz sempre o mesmo ou algo parecido como “cuidado, ele já ai anda”, tem sempre um nick diferente.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Disseste HUGO. Neste e em vários posts. Se não estás a falar de mim, sendo o único aqui até então, vou assumir, mais uma vez, que tens algum tipo de transtorno.

          6. Avatar de JL
            JL

            Sim disse, refiro me ao nome ou Nick que foi usado por essa pessoa, e como disse nada tem a ver consigo.

            Nem por isso, transtorno tem o rapaz que diz isto: “Fala-se/escreve-se sobre VEletricos la anda ele feito professor”

            Mais um que pensa que altera alguma coisa…