Tesla ultrapassou Volkswagen e é agora a segunda fabricante automóvel mais valiosa

39 Comentários

Os últimos meses têm sido de crescimento para a Tesla. A fabricante automóvel tem conseguido bater recordes em marcas suas e isso tem sido visível em várias áreas onde a empresa atua.

O ponto mais visível deste sucesso da Tesla tem sido a bolsa de valores, com as suas ações a crescer exponencialmente. Agora voltou a destacar-se ao assumir a segunda posição no mercado automóvel como marca mais valiosa.

Tesla Volkswagen fabricante automóvel mercado

Tesla ultrapassou facilmente a Volkswagen

O crescimento da Tesla tem sido cada vez maior. Nos últimos 3 meses a marca duplicou o valor das suas ações em bolsa, batendo agora um novo valor máximo. Esta valorização permitiu à Tesla conseguir também uma posição de destaque.

Ao conseguir agora a valorização de 100 mil milhões de dólares, a fabricante americana esmagou as suas concorrentes diretas, conquistando a segunda posição nesta lista restrita. Ultrapassou a gigante Volkswagen e tem agora à sua frente apenas a Toyota, que dificilmente irá ultrapassar.

Tesla Volkswagen fabricante automóvel mercado

2ª fabricante automóvel mais valiosa

Este crescimento não aconteceu de um momento para o outro e a marca tem vindo a ganhar a confiança dos investidores. Já recentemente tinha sido dado sinal de que estaria a preparar-se para atacar novos patamares, o que, entretanto, se verificou.

Parte deste sucesso deve-se aos excelentes resultados que a fabricante americana apresentou recentemente. Com mais 50% de vendas e com a Gigafactory chinesa a começar as vendas, tudo aponta para que o crescimento seja ainda maior no futuro imediato.

Tesla Volkswagen fabricante automóvel mercado

O mercado quer obter ainda mais da Tesla

Os analistas têm alertado para esta valorização excessiva da Tesla, que pode simplesmente desaparecer dentro de pouco tempo. Ainda assim, o mercado tem aderido bem a esta escalada de preços das ações, que parece não abrandar.

Claro que esta posição não se reflete nos lucros. Aqui a Tesla tem ainda muito que crescer para atingir os valores da Toyota, Volkswagen e outros fabricantes. Ainda assim, mostra da força que a empresa tem nos mercado e na confiança que está a criar.

Um novo recorde! Tesla já vale mais em bolsa que a GM e a Ford juntas

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fulano
    Fulano

    Isto só é valido se a Tesla conseguir manter este valor durante 6 meses.
    De qualquer forma, vejo aqui uma certa manipulação do mercado de forma a garantir a sobrevivência da Tesla. Uma jogada de risco que veremos no futuro se deu resultado.

    1. Avatar de Mestre em direito
      Mestre em direito

      Lol desde a sua fundação que tentam noticiar o fecho da Tesla e o resultado é que as vendas e êxito aumentam a olhos vistos; mesmo um indivíduo que tentou noticiar falhas (falsas) para manipular as ações e comprar, foi apanhado e provou -se que tais falhas não existiam. O modelo 3 é um êxito e o Y está aí a sair; em elétricos não dão hipótese e só a KIA e jaguar fazem concorrência decente

      1. Avatar de 2123
        2123

        Espero que não mas a Tesla não continuará a subir no ranking muito mais tempo. Olhando para o mercado é notavel um aumento de modelo eletricos em 2020. Os carros começam a sair iguais ao seguemento em modelo eletrico e isso é um dos fatores que a tesla oferecia (diferença). Ora vai sair corsa, 208, capture, etc diversas marcas vão lançar modelos citadinos e utilitarios eletricos já este ano e nenhuma quer perder dinheiro.
        Outro factor da Tesla é a má construção do carro, eles tem o trunfo da tecnologio, o autopilot é sem duvida o melhor até hoje, mas isso não faz o carro. Talvez com o lançamnto de tantos novos modelos possamos ter um mercado mais competitivo para o eletrico, apesar de como opinião pessoal preferir o plug in hybrid, mesmo que em eletrico apenas atinja 100km de autonomia.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Depois de 2018 e 2019, pare que 2020 é que é o ano dos Tesla Killers… Só que não. A VW adiou o ID.3 para 2021 e a Mercedes vai reduzir a produção dos EQC porque não consegue ter baterias suficientes. Parece que afinal não assim tão fácil produzir carros eléctricos bons, nem para os qua andam nisto há mais de 100 anos. Continuaremos à espera de concorrência séria, que até será bom mas teima em tardar.

          Isso da qualidade de construção foi verdade e deu origem ao que hoje não passa de um mito. A qualidade é semelhante à dos fabricantes premium europeus. Não confundam simplicidade com qualidade.

          E, obviamente, é a tecnologia que faz o carro. Não falo da tecnologia que nos têm vendido até agora, falo da tecnologia da propulsão, que é o que realmente se paga num carro. Nisso temos sido enganados pelos fabricantes com venda e revenda da mesma tecnologia há décadas. Depois vão metendo uns faróis XPTO e uns auto-rádios com mapas para nos atirar areia para olhos e pensarmos que estamos a comprar o último grito da tecnologia, quando na realidade a maioria do custo está num motor e carroçaria 95% iguais a um de há 20 anos.

          1. Avatar de asdf
            asdf

            Mito não é, vá a um stand e veja os acabamentos das portas.
            Em relação à locomoção do veiculo, porque isto não são barcos para ter propulsores, tem vindo cada vez mais a ser diferenciado devido às emissoes. Nao quero dizer que com isto esteja a mudar para melhor, pelo contrario nota-se a redução das potências em motores de carros desportivos.
            Em relação à tesla são bons sim, mas não se pode comparar eletricos com combustão devido à arquitetura só ser semelhante em alto nivel. De resto o funcionamento é completamente diferente.

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @asdf
            propulsão (pro·pul·são):
            substantivo feminino
            Acto ou efeito de propulsar, de impelir para diante.

            É um mito. Eu tenho um Model 3 e o meu último carro era alemão.

            A (pouca) evolução que tem existido nos motores de combustão foi promovida pelas imposições dos regulamentos ambientais. Se não fosse isto, as marcas da velha guarda ainda atrasavam mais a evolução e a implementação das melhores tecnologias. Não é só a minha opinião mas também a opinião da UE, que está acusar a BMW, VW e Daimer de conluio para atrasar a implementação no mercado das melhores tecnologias disponíveis. Por vontade dessas marcas, só mudavam a chapa e meia dúzia de gadgets de 8 em 8 anos…

            Mas estamos de acordo no facto de não podermos comparar com carros a combustão por serem muito diferentes. Era precisamente disso que falava. Não podemos comparar um tecnologia completamente nova (para o mercado moderno) com uma tecnologia em fim de ciclo e, por isso, estagnada há décadas.

          3. Avatar de King Banido
            King Banido

            Ion, Estagnados estão esses teus pensamentos… Dizer que o motor a combustão não evolui a mais de 20 anos é mesmo de quem é amante da Tesla, comprou um e agora tem de o defender.

            Antigamente era tudo V12 e V10 e hoje em dia já tens carros com quase 120cv de 3 cilindros… Poupa-me a tua estagnação que claramente não pecebes nada do assunto, e olha que eu tambem não! Mas só pelo facto das bacuradas de não evoluirem…. Vai la comprar mais um Tesla vai.

          4. Avatar de IonFan
            IonFan

            Antigamente quando? Quantos cv tinha um 2.0tdi há 20 anos e quantos tem agora?
            Na gasolina é diferente por causa dos novos turbo, mas tal como nos diesel é a última cartada.
            Não sou eu que o digo, é a física. Os motores a combustão interna atingiram um planalto de eficiência porque estão muito perto do limite físico da energia que se consegue tirar do processo. É só abrires o capot de dois carros com 20 anos de diferença e, depois de tirar plásticos e peças relacionadas com controlo de emissões, são 95% iguais.
            Só não vê isto quem não quer…

          5. Avatar de King Banido
            King Banido

            Há 20 anos não haviam 2.0 TDI… Surgiram em 2004 se não estou em erro. Cheios de defeitos, mas é como tudo na vida com grande complexidade, até os electricos sofrem do mesmo.
            Começaram a surgir os V6 TDI num passado recente… 2.0 TFSI idem…
            Como podes ver, a evolução existiu sim, não de grande escala como é o salto para o electrico, mas antigamente aconteceu o mesmo… do cavalo para o carro a gasolina e por ventura, para o gasoleo.
            Porque que trazes as componentes do motor? Tens noção que o 1.8 a gasolina, nada tem a ver com o de agora? Queres cavalos? o Antigo motor 1.8 com turbo conseguiam produzir 150 de origem, o atual já produz 192… Os proprios motores, apesar de terem a mesma cilindrada tem composições bem diferentes e não é tudo devido ao turbo…

          6. Avatar de IonFan
            IonFan

            @King Banido, a maioria dos avanços na potência foram às custas dos consumos. Só mais recentemente e por imposição é que a eficiência melhorou e muito às custas da durabilidade dos motores. Podes ver aqui: https://www.bts.gov/sites/bts.dot.gov/files/legacy/8_6_new.gif

            Mas o que eu disse não invalida que tenha havido evolução. Houve muita evolução no último quarto do século passado, mas agora estagnou. Essa estagnação é fruto de se ter atingido valores de eficiência muito próximos do máximo possível pelas leis da física. Quanto desperdiças 70~80% da energia contida no combustível em calor e, ainda por cima, tens que usar alguma da energia que sobra para arrefecer o motor, não podes ter muita eficiência total. A física não perdoa…

          7. Avatar de oaoJ
            oaoJ

            IonFan você parece aqueles cromos que são compram Iphone para dizer que tem um quando sabe que é uma merda.
            Comprou um frigorifico para andar na estrada por qual motivo? ambiental? poupar em combustivel?
            Gostava de perceber que piada você vê num carro desses.

          8. Avatar de IonFan
            IonFan

            @oaoJ, estávamos aqui bem a trocar opiniões e argumentos cordialmente, quando aparece o João a partir para o ataque pessoal, sem sequer esboçar um único argumento contra o que disse. Mas isso é normal em pessoas com fraco argumentario…
            A resposta que merecia era outra, mas não vou descer a esse nível e vou responder cordialmente.
            Ao contrário de muitos que acham que determinado carro é o melhor porque compraram um, eu comprei um Tesla porque já achava que era o melhor há mais tempo.
            As razões pelas quais eu comprei são a aceleração que não se compara a nada na gama e muito menos no preço, a dinâmica de condução excelente, um conforto muito acima da média e, acima de tudo, a tecnologia que está vários anos à frente de qualquer outro.
            A poupança que me traz também foi determinante, mas só porque sem ela jamais teria orçamento para um carro do valor que foi. A parte do ambiente é um extra bem vindo.
            Sem experimentar, além de vir para aqui falar sem saber, nunca vai perceber a piada.

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Uma só palavra: Bolha

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      1. Avatar de RPG
        RPG

        Bolha dos leasings

        1. Avatar de 2123
          2123

          +1 tudo em nome de empresas para mamar…

    2. Avatar de Tudo é relativo!
      Tudo é relativo!

      O valor de uma empresa em Bolsa é uma coisa e o valor real enquanto força na indústria é outra coisa.
      Uma empresa pode estar com um valor astronómico na Bolsa e no dia seguinte não valer nada…. (WeWork por exemplo). E isto também foi dito no artigo, mas colocar um título onde se diz que que a Tesla ultrapassou a VW… Só mesmo em especulação na Bolsa e nos prejuízos acumulados!

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        Essa dos prejuízos é hilariante…
        A VW tem mais de 200b$ em dívida a longo termo enquanto a Tesla tem 13b$. Com as duas empresas a ter valores em bolsa de ~100b$ e podendo esta dívida ser convertível em acções, quem é que acha que está pior?

    3. Avatar de IonFan
      IonFan

      A Tesla estava artificialmente desvalorizada devido a desinformação. Agora que as teorias que sustentavam essa desinformação estão a cair uma por um, as acções estão a fazer rebound.

      Têm que perceber que o valor das acções não reflecte o desempenho actual de uma empresa, mas sim uma perspectiva de ganhos futuros. A Apple é um bom exemplo disto porque a empresa vale 1.400.000.000$, não pela dominância do mercado mas por ter a maior perspectiva de lucros futuros. A Apple chegou a ter 90% dos lucros da industria com apenas 15% de cota de mercado…

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Não e de estranhar pelos preços praticados..

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          É verdade que têm margens de ~25% nos carros, mas também é verdade que têm preços competitivos nos segmentos onde estão presentes. Isto tudo com EVs, onde mais ninguém consegue vender os carros sem perder dinheiro (talvez os Coreanos vendam ao preço de custo). Assim torna se fácil perceber porque é que o futuro parece ser risonho e a perspectiva do mercado põe as acções nestes valores…

  3. Avatar de Jonathan Vicente
    Jonathan Vicente

    A VW pode ser tornar a próxima Nokia. Ainda pior é que o mercado dos automóveis a margem de lucro é muito baixa só compensa pelo volume.
    O valor de mercado da Tesla é baseado na tecnologia e não no volume de vendas, a mesma é cotada como uma empresa tecnológica, daí o valor alto.
    Apenas para comparação, no artigo da Reuters, a previsão vendas deste ano é: VW’s $283b e Tesla $31b.

  4. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    ahahaha mas nao a Tesla vai à Falencia…… Só invejosos a falar… A Tesla é e será a maior empresa de sucesso de sempre !!!!

    1. Avatar de George M.
      George M.

      Circulando pelo ralo quase completo para Merc, BMW, Audi, Porche falharem. A Alemanha precisa da China, EUA e Europa. Com fábricas de giga em todo o mundo, as vendas estão caindo como uma pedra no momento da Nokia / Kodak na Alemanha. O começo do fim está começando …

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Toyota sempre foi e vai continuar a ser a mais valiosa do mundo

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Ya, e a Nokia sempre foi e vai continuar a ser a mais valiosa do mundo dos telemóveis. Tal como a Kodak sempre foi e vai continuar a ser a mais valiosa do mundo da fotografia…

      1. Avatar de asdf
        asdf

        Como todas as empresas de todas as areas de negocios, os maiores começam sempre a ser comidos pelos mais novos, devido a estes ter preços mais competitivos.
        A marca paga-se…

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Nestes casos e agora no caso dos automóveis, trata se de prepotência e falta de inovação. As economias de escala estão do lado dos gigantes. Jamais a Apple tinha destronado a Nokia se tentasse comercializar o Apple i3310. Não tinha hipótese de fazer um produto semelhante a um preço competitivo. O iPhone era bem mais caro mas suficientemente melhor e diferente para fazer toda a gente querer um.
          Os telemóveis não foram substituídos por telemóveis melhores. As câmaras analógicas não foram substituídas por câmaras analógicas melhores. A disrupção não acontece com as melhorias de produtos existentes mas sim com o aparecimento de productos assentes em tecnologias novas.

          1. Avatar de oaoJ
            oaoJ

            Não devemos estar no mesmo mundo, comigo tudo mudou para melhor.

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @oaoJ, onde é que eu disse que não mudou para melhor? Só disse que a mudança está muito lenta e dei argumentos para explicar o que disse.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      bla bla bla, wiskas saquetas.

  6. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Só mesmo em bolsa…
    No resto, a Tesla é uma minorca ao pé do grupo VW!!! LOL

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      E mesmo ao pé da marca VW.

  7. Avatar de George M.
    George M.

    Circulando pelo ralo quase completo para Merc, BMW, Audi, Porche falharem. A Alemanha precisa da China, EUA e Europa. Com fábricas de giga em todo o mundo, as vendas estão caindo como uma pedra no momento da Nokia / Kodak na Alemanha. O começo do fim está começando …

  8. Avatar de Se a bolha implodir. vale ZERO!
    Se a bolha implodir. vale ZERO!

    — Ralph Nader (@RalphNader) January 22, 2020
    “When the stock market bubble implodes, it will have been started by the surge in @Tesla shares beyond speculative zeal. Deep in debt, selling less than 400,000 vehicles last year, and challenged by several competing electric car models in 2020, Tesla’s stock valuation stunningly exceeds VW, which sold over 10 million vehicles last year. Watch out Tesla believers,” he said.

    Resumindo: Tesla 400.000 carros ano produzidos vs. 10 milhões VW. e para quem de cabecinha formatada à EM acha que todos os fabricantes tremem de medo com a Tesla vale a pena ler o seguinte: https://www.forbes.com/sites/greatspeculations/2020/01/24/tesla-stock-to-0/

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Esse senhor também tem que achar que a Apple é uma bolha. A Samsung, por exemplo, tem um valor em bolsa de 272b$ enquanto que a Apple que vende metade dos smartphones vale mais de 1.000b$…

      Quem pensa pela própria cabeça e não está formatado por ninguém, sabe que o valor da empresa em bolsa reflecte a expectativa dos ganhos futuros e não as vendas do ano que passou. A maior parte dos analistas falhou as previsões que, durante os últimos anos, davam a Tesla como falida no ano seguinte, porque continuam a analisar a Tesla como uma construtora automóvel e não como o que realmente é: uma tecnológica.

      Mas vamos analisar só a parte automotiva: A Tesla é líder destacada (quase o dobro do segundo lugar) na venda de EVs que, cada vez mais, se começam a afirmar como a tecnologia de mobilidade para as próximas décadas. A concorrência, como a refere o Ralph Nader, está para lançar um “Tesla killer” há pelo menos dois anos e, pelas últimas notícias, parece que dois dos mais aguardados – o VW ID.3 e o MB EQC – têm a produção em volume adiada para 2021. Até hoje nenhum dos denominados “Tesla Killer”, tanto os já lançados como os estão para o ser, consegue superar a autonomia do Tesla Model S 85 que foi lançado em 2012 (há 8 anos!!!). Aposto que há mais de 100 anos, na altura em que o automóvel estava a dar os primeiros passos e os lideres nas vendas de carroças vendiam 20 vezes mais carroças do que a Ford vendia carros, havia gente a achar exactamente o mesmo e que essa moda dos carros e da Ford era uma bolha…

      Quanto a esse artigo, importa dizer que o cenário que propõe é o de uma recessão. No caso de uma recessão a Tesla é das melhor preparada. Além de ter em caixa metade do valor que tem em dívida, vende no que ainda é um nicho. Como se tem provado nas últimas recessões, os nichos são os mercados menos afectados. Ao longo dos últimos anos estes artigos escritos por profetas da desgraça foram se multiplicando e no ano seguinte, ao mesmo tempo que a Tesla superava as expectativas, substituídas por uma nova teoria da falência. Neste momento, precisamente por falharem sucessivamente, têm muito pouca credibilidade. Isto é, aliás, uma das causas apontadas à escalada do valor das ações dos últimos dias, já que provavelmente estava artificialmente baixo devido a estas análises e teorias, que agora caiem uma por uma.

  9. Avatar de Emerson
    Emerson

    Só nos EUA mesmo. Essa cangalha poligonal atrai pontos e vértices. Mas deixa a Xiaomi largar seus modelos para o mercado externo e a Tesla vai ficar igual a Apple: fabricando opulência para um mercado cade vez menor.