Tesla vai recolher 135 mil carros por problemas nos ecrãs das suas consolas

41 Comentários

Não é normal haver problemas nos carros da Tesla. A sua manutenção é reduzida e isso é uma vantagem única face aos carros com motor de combustão. Claro que a marca tenta sempre ter níveis de qualidade máxima, para assim manter os condutores longe de problemas.

Ainda assim, surgem problemas com componentes-chave destes carros elétricos. É precisamente isso que foi identificado e que vai agora levar a Tesla a recolher 135 mil carros para fazer a substituição de um componente do ecrã das suas consolas.

Tesla

Um problema bem conhecido da Tesla

O problema que originou esta recolha dos carros da Tesla é bem conhecido. Desde há alguns anos que os utilizadores se queixam de problemas com os ecrãs dos seus carros elétricos. Em causa está a memória flash do MCU 1 (Media Center Unit), que está presente nos Model S e Model X mais antigos.

A vida útil desta memória parece estar, contudo, a ser reduzida, por culpa das constantes escritas. Estes registos servem apenas guardar os eventos que estão a acontecer nos sistemas da Tesla e para posterior consulta em caso de problemas.

Veículos Tesla apresentam problema na memória que não é barato de reparar

Uma memória compromete o ecrã dos elétricos

Até agora a Tesla estava a tentar (aparentemente) ignorar este problema, não o reconhecendo. As queixas acumularam-se com os ecrãs dos sistemas dos carros que deixam de responder e bloqueiam. Há ainda situações que requerem que estes sejam reiniciados. Há ainda falhas nos piscas, na câmara traseira e nas definições do desembaciamento.

Com muitas queixas a surgirem, a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) tem estado a pressionar a Tesla para assumir o problema. A marca recusa que os problemas sejam da construção da memória e alega que não era esperado que este componente tivesse uma vida útil igual à dos seus carros.

Tesla ecrã recolher problemas memória

Quase obrigada a recolher estes carros

Ainda que reservada ao mercado americano, a Tesla vai assim assumir a troca da memória de 8 GB por uma de 64 GB nos Model S (2012-2018) e Model X (2016-2018). Esta recolha abrange 134,591 carros e inicia-se a 30 de março. A marca garante ainda que os piscas, na câmara traseira e nas definições do desembaciamento vão manter-se a funcionar, graças a uma atualização de software.

Esta não é a primeira situação em que a Tesla tem de recolher alguns dos seus carros elétricos. Em todas as situações a marca tem reagido contra, mas apesar disso acaba por assumir a falha, muitas vezes para evitar problemas com as entidades reguladoras.

Tesla obrigada a recolher milhares de carros elétricos para resolver problema de suspensão

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Atento
    Atento

    Na realidade não havia outra opção à recolha.
    A opção dada pela NHTSA foi clara (na resposta à objeção apresentada pela Tesla), era de haver recolha voluntária ou, na ausência desta, era decretada a recolha compulsiva.
    Recolhiam … a bem ou a mal.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    A Tesla faz tudo à base do sensacionalismo, tudo à presa tipo “manda para lá que depois vê-se”! Só podia dar nisto! Casos como este vão suceder-se regularmente!

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Felizmente é só com a Tesla, pois absolutamente mais nenhuma marca no mundo faz recolhas deste género.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Recolha de veiculos foi mais uma inovacao da Tesla, isso e acidentes.
        Antes do aparecimento da Tesla recolha de veiculos e acidentes eram coisas inexistentes.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Tens de te actualizar um pouco mais…

          Aconselho a dares uma vista nas marcas que mais recalls fizeram… e acerca de acidentes relativos a problemas nos carros, dá uma vista de olhos na história do Ford Pinto…

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Esse não foi lançado no Brasil, garantidamente 😀

  3. Avatar de Ruben
    Ruben

    Quem diria que em 2021 uma marca de carros e obrigada a recolher para meter mais memoria, não querem obrigar a samsung a fazer o mesmo? é que tenho aqui um smartphne já meio lento e só tem 32 gb era fixe recolherem e meterem os 128gb

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Não é para aumentarem a memória, caso não saibas os discos ou cartões têm um limite de escritas, se o carro depende disto para funcionar a 100% a mim parece-me logico que ou colocam um modelo de flash que aguente o numero de escritas esperado para o tempo util do carro ou então têm de enquadrar a troca deste componente no plano de manutenções do carro.
      Ex.: na revisão dos 100 mil km troca pneus, travões e disco..

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        o que é a vida util do carro ? Então se ele durar 50 anos vou a tesla trocar ? olha que eu entao mais uns aninhos e a samsung ainda tem que me mudar a memoria do telemovel visto que tem ainda mais impacto do que num carro sinceramente acho isto meio estranho e pelo que tu dizes se tem um limite entao é um elemento de (desgaste) nao ? tal como os travoes de disco tem que se mudar as pastilhas e as marcas não vão fazer um recall para mudar as pastihas.
        Eles vão mudar a memoria de 8gb para 64gb em carros de 2012 a 2018 ou seja carros com praticamente 10 anos vao ter isto, compreendo de 2015 em diante

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          O motivo pelo qual eles têm que trocar é por todas as funções básicas e de segurança que só podem ser activadas pelo touchscreen como os piscas ou a sofagem para desembaciar os vidros entre outros.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Claramente os piscas não são pelo touchscreen, a sofagem sim

        2. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          A menos que aches normal que um carro de 2012 deixe de poder usar piscas e como tal não possa circular devido a “desgaste normal” do carro.

          1. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            Nao sei onde viram essa dos piscas mas os piscas tem um funcionamneto normal com uma manivela ou achavas que que era um botao no ecra ahaha alias a tesla foi obrigada a pôr um botao fisico de 4 piscas porque nao era permitido ser no ecra

  4. Avatar de ...

    “Não é normal haver problemas nos carros da Tesla”
    Desde para choque que caem com a chuva a avarias sem lógica são aos milhares as queixas sobre os veiculos.

    1. Avatar de ...

      Que tal aprender gramática e voltar cá?

      1. Avatar de danny
        danny

        Pois…gramática. Mas mesmo escrevendo com erros, escreveu bem.!

        1. Avatar de ...

          Caro @danny,contraditório,se ele escreveu com erros,não escreveu bem!

          Cumprimentos.

    2. Avatar de George M.
      George M.

      O pára-choque não caiu, a capa de plástico do pára-choque se soltou de pressões extremas de vento e água devido a uma falha de design que foi facilmente corrigida com parafusos extras.

      Tesla é classificado como o número 1 em testes de colisão, olhe, amigo, você pode aprender algo. Eu li em algum lugar que Tesla recebeu 5 estrelas e meia em vez de 5 estrelas no máximo, porque o carro quebrou a máquina que testou a resistência do teto.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    “Não é normal haver problemas nos carros da Tesla.”
    AHAHA, parei aqui.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Tesla é considerada a pior empresa de carros de todas nos EUA (fonte: https://www.driving.co.uk/news/american-survey-claims-tesla-build-quality-issues/ ). Todas as empresas têm péssimas prestações a nível de fiabilidade, mas a Tesla é a pior, a que está mais longe da que tem menos problemas (Dodge).

    De onde veio então essa ideia enganadora do paragrafo inicial? “Não é normal haver problemas nos carros da Tesla. A sua manutenção é reduzida e isso é uma vantagem única face aos carros com motor de combustão. Claro que a marca tenta sempre ter níveis de qualidade máxima, para assim manter os condutores longe de problemas.”

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Quando a audi e a mercedez tem ambas mais de 200 a tesla tem 250 com 20 anos de existencia contra a mercedez e a audi acho que a tesla está num excelente caminho

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        E quantos carros audi e mercedes existem a circular comparativamente a teslas ?

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Ora nem mais a mercedez e a audi fazem 300 vezes os carros que a tesla faz com mais nao sei quantos anos de experiencia, e caso nao saibas esse estudo é quantificado em problemas por 100 carros

  7. Avatar de Tuga
    Tuga

    Só as outras marcas é que tem problemas. Enfim…

  8. Avatar de Vasco
    Vasco

    Admiro a Tesla pelo facto de ter sido bem sucedida a comercializar inovação no segmento dos carros electricos, que esteticamente nem acho nada feios, mas apenas por isso. No que diz respeito a robustez e qualidade de construção do veículo em si, o que tenho ouvido dizer é que são montados à pressa, sem robustez e sem qualidade. As histórias de “terror” sucedem-se, para veículos que pelo menos em Portugal, não são nada acessíveis. Um carro é muito mais do que software e mecanicamente TEM de funcionar sempre.

  9. Avatar de Louro
    Louro

    Bem os meus dois estao abrangidos pelo recall…

    Lá vai o meu Model S ficar melhor do que aquilo que estava quando eu o comprei a 7 anos atras…

    Marcas a fazer recalls porque foram detectados problemas, nada de novo…

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      7 anos, e como está o SOH?

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Este foi dos primeiros e que tiveram alguns problemas com a bateria, no meu caso a minha foi trocada ao abrigo da garantia, apesar de já na altura ter ultrapassado o número de km de garantia, na altura perdi quase metade do range em uma questão de 2 meses.
        A bateria que foi substituída já levou com quase 200 mil km e tenho 89% da capacidade original.

    2. Avatar de Amorim
      Amorim

      Vives nos Estados Unidos?

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Gostava e saber em que factos se baseia o escriba deste artigo, para proferir a afirmação: “Claro que a marca tenta sempre ter níveis de qualidade máxima, para assim manter os condutores longe de problemas.”.
    Afirmação, que aparenta ser da sua exclusiva lavra.
    Mais, gostaria de saber como compatibiliza tal afirmação com as que seguem no artigo. A título de exemplo:
    – “Até agora a Tesla estava a tentar (aparentemente) ignorar este problema, não o reconhecendo.”;
    – “Com muitas queixas a surgirem, a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) tem estado a pressionar a Tesla para assumir o problema.”;
    – “A marca (…) alega que não era esperado que este componente tivesse uma vida útil igual à dos seus carros.”;
    – “Ainda que reservada ao mercado americano (…)”;
    – “Esta não é a primeira situação em que a Tesla tem de recolher alguns dos seus carros elétricos. Em todas as situações a marca tem reagido contra (…)” e
    – “(…)apesar disso acaba por assumir a falha, muitas vezes para evitar problemas com as entidades reguladoras.”.
    Peço desculpa pelas minhas limitações… mas não entendo!

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Escrita baseada nos best-sellers da Apple 😀
      Equipamentos desenvolvidos para se adaptarem perfeitamente ao utilizador …mas quando “dá raia” (exemplo antenagate), o problema é do utilizador que “nao se adaptou” ao uso “correto” XD.
      (brincadeirinha pessoal)

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Quem não entende sou eu, se não têm um regulador para defender o consumidor queixam-se, estes que têm queixam-se na mesma. Claramente não és cliente..

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Caríssimo, a questão que coloquei (não a si), nada tem que ver com o facto de ser ou deixar de ser cliente.
        Também nada tem de queixume, relativamente aos produtos Tesla.
        Reconduz-se, unicamente, ao texto do artigo. À utilização de expressões de carácter opinativo, conclusivo, sem demonstração do seu suporte factual e às incongruências dessas mesmas expressões com o restante texto do próprio artigo.
        Se não percebeu, leia de novo.

  11. Avatar de art
    art

    O problema destes carros da Tesla é que ao contrário dos outros , são problemas de iniciante …coisas básicas que falham …ainda lhes falta muito para a maturidade….problemas de pintura , partes dos carros que se soltam….mas aparato têm…é como aquelas miúdas que parecem muito atrativas , mas pela manhã assustam…..

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Lá isso concordo, mas tambem te digo que nenhuma marca fazia um recall para aumentar a memoria do sistema, o meu sstema está lento há anos e não vi a nissan fazer um recall, assim como a samsung não faz um recall dos smartphones que ficam lentos

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Não é para aumentarem a memória, caso não saibas os discos ou cartões têm um limite de escritas, se o carro depende disto para funcionar a 100% a mim parece-me logico que ou colocam um modelo de flash que aguente o numero de escritas esperado para o tempo util do carro ou então têm de enquadrar a troca deste componente no plano de manutenções do carro.
        Ex.: na revisão dos 100 mil km troca pneus, travões e disco..

        Além disso a marca não fez recall a Tesla não queria fazer nenhum recall, foi forçada a fazer NHTSA.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Sim mas fazem o recall porque o sistema ficava lento e bloqueava ora igualzinho ao meu não sei se a causa é a mesma ou não mas tambem não quero saber a consequencia é a mesma

    2. Avatar de wtvlol
      wtvlol

      E ainda diziam há uns anos que a Tesla estava avançada 10 anos em relação às outras marcas lol.

      Ainda têm de aprender muito com os “antigos” que já “viram frangos” há 100 anos.

  12. Avatar de jms74
    jms74

    2 coisas..
    Primeiro é normal haver muito# problemas com o# Tesla, muitos mesmo basta ir ao YouTube ver que tem muito mais do que outra marca de carros conhecida.
    Segundo o problema não é no ecrã mas sim no computador, a memória não funciona apenas para o ecrã mas sim para o computador que gere o carro.

  13. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    E os carros produzidos este ano à pressa também devem aprensentar problemas…

    A Tesla ainda tem que aprender muito com as outras marcas.