Vai comprar um Tesla? Os carregamentos no Supercharging deixaram de ser gratuitos

18 Comentários

Para além de toda a tecnologia que a Tesla coloca nos seus carros, um dos motivos que o levavam a ser uma escolha era a possibilidade de ter carregamentos gratuitos de forma vitalícia.

A Tesla vinha a alertar que esta oferta iria em breve ser descontinuada e acabou por fazer isso mesmo agora. Todos os novos Tesla vendidos deixam de poder fazer carregamentos gratuitos nos postos de carregamento da marca.

Tesla Supercharging carregamentos gratuitos

Desde que há 5 anos iniciou o processo de criação de uma rede de postos de carregamento rápido que a Tesla tem vindo a crescer e a tornar-se numa das maiores e melhores formas de carregar um veículo elétrico.

Para ajudar a dinamizar a sua rede, oferecia aos seus clientes os carregamentos que estes fizessem, sem cobrar qualquer valor e sem exigir nada em troca. Este era um atrativo muito forte e que agradava a todos.

Mas, e desde há 2 anos, que a Tesla vinha a alertar que iria terminar esta oferta, tendo inclusive mudado o modelo, passando apenas a oferecer a quem comprasse um Tesla, referenciado por outro cliente. Agora, e sem qualquer pré-aviso, a marca terminou esta oferta por completo.

Existe ainda um incentivo, mas que se limita a uma oferta de 100 dólares, para todos os que comprarem um Model S, Model X e Model 3 Performance, mas que dá apenas para um número limitado de recargas.

Apesar de Elon Musk sempre indicar que a rede de carregadores da Tesla não tem como objetivo o lucro, este valor adicional que vai passar a entrar na empresa, irá ser usado para expandir ainda mais a rede e levá-la a locais onde ainda não está presente.

Esta novidade pode também ter um efeito contrário para a Tesla, pois muitos dos que visitavam as estações Supercharger faziam-no porque era gratuita a sua utilização. Ao terem de pagar, vão provavelmente visitar outras mais perto e que cobrem valores mais baixos.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Já não vou comprar, se não posso carregar à custa do bolso de outros.

    1. Avatar de João
      João

      Posso estar enganado, mas julgo que as estações de carregamento da Tesla não estão ligadas à rede, são alimentadas por painéis solares e baterias. Assim estás a carregar à custa dos bolsos do sol 🙂
      A questão é o preço da manutenção das estações.

      1. Avatar de Joao Pinho
        Joao Pinho

        Bem, mais enganado não podias estar 🙂 estão ligadas à rede, pois a potência que elas exigem quando um carro está a carregar é brutal. Algumas sim, tem paineis solares e talvez algumas (muito poucas) tenham armazenamento de energia solar, mas praticamente todas são só ligadas à rede elétrica nacional. É porém ridículo estar a perguntar quem paga a eletricidade, pois é óbvio que quem carrega lá o carro não paga (os antigos), mas a Tesla certamente pagará à EDP.

    2. Avatar de Joao Pinho
      Joao Pinho

      Referes-te à custa do bolso da Tesla?

  2. Avatar de Mr A
    Mr A

    Apenas uma nota.
    Para mim, avisar que no dia seguinte deixam de ser gratuitos é um aviso..
    Continuação de bom trabalho…

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    “e que cobrem valores mais baixos”.

    Como podem afirmar isso se ainda não divulgaram o preço de carregamento??

  4. Avatar de Joao War
    Joao War

    Vai ser o bom e bonito quanto vai custar andar de carro com electricidade. Isso, as baterias e mais o preço da electricidade a subir em nossas casas para “compensar” o perda do imposto sobre combustíveis.

    1. Avatar de Joao Pinho
      Joao Pinho

      Eu vejo a questão da eletricidade nos carros algo bom, pois não irá existir os abusos que fazem, por exemplo, no preço dos combustíveis fósseis/impostos sobre os mesmos. Não podem aumentar os impostos, ou o preço da eletricidade de qualquer forma, pois isso mexe com toda a população. Não é tão fácil como nos combustíveis fósseis… espero eu.

  5. Avatar de Alexx
    Alexx

    Por curiosidade, quais são os valores em causa? e por cá, ouvi dizer que a partir de novembro passará a ser pago. O que não consegui perceber foi os custos desses carregamentos. Alguém acrescenta algo?

  6. Avatar de Louro
    Louro

    Por já estar a espera disto é que decidi comprar um Model X há uns meses.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Vou esperar pelo model 3 ou y. Fica mais em conta…

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Desculpem a arrogância mas quem tem dinheiro para pagar um Tesla, seja ele qual for neste momento, também tem dinheiro para pagar os carregamentos…

    1. Avatar de Joao Pinho
      Joao Pinho

      E alguém põe isso em causa?…

  8. Avatar de censo
    censo

    …a fantasia do eléctrico

  9. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Os carregamentos são pagos somente para os novos (entenda-se vendidos a partir da presente data) ou para todos??

    1. Avatar de Joao Pinho
      Joao Pinho

      Apenas para os novos a serem vendidos.

  10. Avatar de Marcos
    Marcos

    Meu caro, há meses que a Tesla me tem enviado emails a avisar que a oferta da referência para os carregamentos gratuitos ia acabar. Não percebo porque é que diz que foi sem aviso. Todos os que ofereciam essas referências sabiam disto há meses.

    1. Avatar de Vítor M.

      Quem quer um Tesla e tem como valor acrescentado o facto de ser gratuito? Esses nunca foram informados, apenas os proprietários dos Tesla 😉 que são uma pequena minoria.