Tesla quer mudar as regras da Europa para o seu camião Semi ter mais sucesso

30 Comentários

A entrada da Tesla na Europa já aconteceu a vários níveis e em várias frentes. Os seus carros já circulam nas nossas estradas há alguns anos e a Gigafactory é uma realidade que muito em breve estará visível e a produzir.

Curiosamente, a Tesla parece agora interessada em dar mais destaque aos seus veículos e quer tentar mudar a lei que vigora em alguns países. O mais beneficiado será mesmo o camião Semi, ao poder circular todos os dias.

Tesla Semi camião trânsito veículos

Tesla quer mudar regras de trânsito na Europa

Não é uma lei global na Europa, mas alguns países proíbem a circulação de veículos pesados ao domingo e nos dias feriados. Esta é uma limitação que tenta libertar as estradas de veículos mais poluentes e barulhentos, garantindo que o trânsito consegue circular de forma mais fluída e sem poluição.

Esta regra que é transversal, poderá em breve ser levantada. É essa a ideia da Tesla, que terá já iniciado conversações secretas com o governo alemão para que seja levantada esta regra. Esta informação está a ser avançada como real e de confiança.

Tesla Semi camião trânsito veículos

O camião Semi quer uma exceção das regras

As alegações da Tesla estão baseadas nas capacidades de condução autónoma do seu camião Semi. A empresa terá igualmente alegado que ao não serem poluentes, os seus camiões podem circular nas estradas sem ter um impacto negativo a vários níveis.

O ponto principal está na suposta indiferenciação que esta lei aplica. Não distingue os diferentes tipos de camiões, estabelecendo apenas que devem obedecer a estas regras entre as 00:00 e as 22:00 de domingos e feriados.

Tesla Semi camião trânsito veículos

Estes veículos não condicionam o trânsito

O Ministério dos Transportes Alemão já reconheceu os contactos feitos pela Tesla e também os seus argumentos para liberar os camiões Semi. Foi garantido que este tema está a ser avaliado e que os argumentos da empresa americana vão ser tidos em conta para uma eventual exclusão.

É curioso como a Tesla procura alterar as regras para que os seus veículos possam ser usados em qualquer situação. Os argumentos apresentados são válidos, mas importa avaliar de forma mais alargada a sua aplicação. Caso seja aprovada, provavelmente será depois alargada a todos os países da União Europeia.

Tesla ganha em Tribunal e pode continuar a construção da fábrica na Alemanha

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helena
    Helena

    A tesla continua com a palhaçada…. Mas enquanto houver burros irá continuar assim.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Ainda bem que os há, para podermos ler coisas como as que escreveu. Foi em cheio numa terça de carnaval. Comecei a rir ainda antes de sair de casa.

    2. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      Palhaçada? Porquê palhaçada? O camião é zero emissões, não tem nada de piada nem de burrice…

    3. Avatar de Eu
      Eu

      A helena é doutora e ninguém sabe querem ver!?

    4. Avatar de King Banido
      King Banido

      Concordo com a parte dos burros, eles que comprem os prototipos e que ajudem a equipa de investigação da Tesla a melhorar os seus produtos, sendo testers de brinquedos caros, mas quanto a este tema, onde está a palhaçada? Faz todo o sentido terem pedido essa abebia… Afinal de contas, a proibição é devida à poluição sonora e ambiental!

    5. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Ok, vamos portanto alterar leis e regulamentos para favorecer uma unica empresa, prejudicando a concorrência … e as pessoas acham isso normal

      1. Avatar de Radamel
        Radamel

        Acho que se a concorrencia estiver no mesmo patamar, nao sera prejudicada. Caros srs da Volvo, MAN, Renault, etc, podem dar o passo em frente e melhorar o desenvolvimento das vossas propostas para deixar o “velho” motor a combustão para trás.

      2. Avatar de Vx
        Vx

        A lei continua igual, não tem é previsto veículos semelhantes que não sejam causadores dos problemas que levaram a criar a lei…quem está a ser favorecida até agora é a concorrência fóssil…

  2. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    E ao se proibir a circulação de camiões aos domingos e feriados liberta-se o condutor para estar com a sua família… sim, eu sei, existem muitas profissões que estão activas 365 dias e 24 no ano, são as que efectivamente não podem parar. A distribuição pode parar desde que tudo seja bem coordenado…

  3. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Faz todo sentido, onde as restrições para a circulação dos camiões estiver relacionada com o ruído e/ou as emissões. Quando esse é o caso, não se deve aplicar a um veículo eléctrico.

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Mas nesse caso que a lei seja alterada para todo e qualquer veiculo elétrico, independentemente da marca.

      1. Avatar de Radamel
        Radamel

        Claro. Não poderá ser de outra forma. Ou acha que nas leis vai estar escrito “excepto Tesla”?

      2. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        É esse o pedido da Tesla, como é óbvio.

    2. Avatar de Marco Silva
      Marco Silva

      Mas sentido como? Então e o descanso de quem trabalha? Então e trabalhar menos horas semanais? Então e os fins de semana para descanso semanal? Como é que é possível ir-mos atrás de gente com ideias invertidas, simplesmente porque “pensamos ter simpatia” por alguém que não conhecemos para além do que nos quer mostrar? É que na realidade, e pelo que vai saindo, Elon Musk é alguém que não olha a meios para alcançar os seus fins!

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        O que e que isso tem a haver? Os outros nao trabalham tb ao Domingo? As leis laborais e que definem o montante de horas semanas/ diarias que se pode trabalhar. Nao e uma lei que proiba a conducao ao domingo que passa a ser lei de trabalha. Voces misturam cada cena. Quando assinas o teu contrato vem la o teu horario, tu aceitas ou negoceias como queres.

        1. Avatar de paulo rodrigues
          paulo rodrigues

          Que outros trabalham ao domingo? Está, naturalmente, a se referir aos médicos, enfermeiros, assistentes operacionais dos estabelecimentos onde trabalham as duas primeiras profissões que citei, forças policiais e militares, bombeiros, protecção civil, profissionais dos transportes públicos, piquetes água/saneamento e electricidade, recolha RSU… deve faltar mais alguns cujo esquecimento peço desculpa, mas quantos trabalhos deveriam estar parados, pelo menos sábado à tarde e domingo? Por exemplo a distribuição de combustível… grandes superfícies… estas “bestas de incentivo ao consumo” não tem qualquer respeito pelos seus trabalhadores, onde este é bem notório quando colocam os seus trabalhadores a trabalhar, no dia 24 de Dezembro, até às 19hrs e, na Jerónimo Martins, o 1º de Maio não é respeitado!

          1. Avatar de Paulo L
            Paulo L

            Ja se vê que tu ao fim de semana gostas de ficar em casa a vegetar e a olhar para as paredes.

            Pessoalmente gosto de :
            – Ir ao cinema
            – Almoçar ou jantar num restaurante
            – Viajar de Avião e ter serviço de catering a bordo, checkin, embarque, etc.
            – Passear de carro e poder abastecer se necessário
            – Ter transportes públicos se necessário
            – se estiver em casa, ter electricidade para ver televisão (ver noticias e programas), gaz, etc.

            Percebeste o espirito da coisa?
            Quem trabalha estes dias tem folgas na mesma, durante os dias de semana.
            E antes que perguntes, eu trabalho fins de semana, e noites, e muitas vezes mais do que 8 horas consecutivas, o único que sempre pedi aos meus empregadores é que me paguem ao fim do mês.

            Faz um favor á sociedade, tira a cabeça de dentro do c* e olha á tua volta, não sejas hipócrita, ninguém acredita que tu não consomes serviços ao fim de semana.

  4. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Objetivo: mais uns milhões em prémios, pelo desempenho e pelos objetivos alcançados! Mais há frente, alguém vai apanhar os cacos e suportar o buraco financeiro que está a ser criado! Sejamos sérios, existe alguma viabilidade a curto ou médio prazo para equacionar o transfer dos veículos pesados, de combustão para elétrico? Não, não há! Então qual o propósito desta tentativa de suborno? Simplesmente fazer publicidade à borla, e ainda com apoios financeiros da UE. E para quê? Somente para incrementar volume de negócios da empresa e, por essa via atingir objetivos e no fim ganhar os tão almejados bónus! O resto são cacos e os outros que os apanhem depois, que ele faz-se à vida e sai de cena!

    1. Avatar de King Banido
      King Banido

      Os outros que apostem em Camiões electricos…

    2. Avatar de Tiago Trindade
      Tiago Trindade

      Penso o mesmo! Nada mais do q publicidade à borla. Como aquela frase de Elon Musk:”os automoveis a combustão estão em vias de extinção ” …
      Q tb não concordo, que eu saiba, a energia menos poluente é a do hidrogênio.
      E ainda não consegui perceber pq não existem carros movidos a água? Motores de combustão que libertam vapor de agua, com sistema de hidrolise!
      … Alguem sabe qual é o prcesso de construção de uma bateria de um carro eletrico, o que implica e quem o faz?

  5. Avatar de King Banido
    King Banido

    Se a proibição for só por causa da poluição sonora e ambiental, concordo que seja permitido, é que nem faria sentido não ser aprovado…

  6. Avatar de iSad
    iSad

    lol Dream on Tesla.

  7. Avatar de Jorge Fonseca
    Jorge Fonseca

    ainda gostaria de ver os camiões americanos engatados com os reboques europeus que no mínimo de comprimento rondam os 19:50mts!! durante 2009 e 2011 paguei sim umas multas por causa da medida!! porque na Europa (país do terceiro mundo) funciona so as leis para gastar e movimentar dinheiro!! e não para ganhar dinheiro nem existe segurança!! não e por NADA que foi proibida a construção de cabouvers apartir de 1999!! 2004 em Canadá!! Europa e fama mas na realidade e o continente mais ladrão que deve existir no planeta

  8. Avatar de Antoninho Pitágoras
    Antoninho Pitágoras

    Só se esquecem também de dizer que vai obrigar certas pessoas a alterar a sua vida, para também ter de trabalhar aos domingos.
    Sim há outros empregos que trabalham, mas camionista já é um trabalho duro que chegue.

    1. Avatar de Radamel
      Radamel

      A ideia é que os camioes serao autonomos. Assim, nao precisam de camionista ao domingo.

      1. Avatar de Paulo L
        Paulo L

        Autónomos !!! E depois como fazem greves durante os períodos de maior necessidade ou bloqueios de estrada em período de férias

        Os autónomos ainda tem muito que crescer, primeiro á que criar o sindicato dos não-motoristas autónomos

  9. Avatar de ALGO
    ALGO

    E se os camiões forem todos, mas todos, Tesla o transito será mais fluido?

  10. Avatar de Adolfo Noites
    Adolfo Noites

    Com que então um camião eléctrico não condiciona o trânsito… isto há com cada génio!

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Acho que não apanhaste o espírito da coisa, mas deixa lá, fica para a próxima …

  11. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    Em resposta ao Paulo Silva: não vou ao cinema, o cinema vem até cá a casa… tenho condições para tal. Almoços e jantares em restaurantes são muitos, pese embora coma muito melhor em casa. Tenho sempre bons vinhos em casa. Andar de avião só se for mesmo obrigado, não me agrada (já andei)… catering? Como escrevi, sou exigente com o que como. Passear de carro… a minha vida é conduzir, farto de conduzir e andar de carro estou eu! Transportes públicos não passam à minha porta. A electricidade (o fornecedor) tem sempre os seus piquetes, como o descrevi. Olha tenho 4 receptores E2, capazes de trazerem o cinema para casa, sistema de som DTS, 1 box Android e um 1 tv Android, um PC, mais de 3000 canais. Antes que pensas que pensas, sou funcionário público e trabalho todos os fins de semana e de noite. Não frequento grandes superfícies ao fim de semana, tenho tudo o que preciso em casa, ou vou à descoberta de quem sabe cozinhar… também procuro cerveja artesanal… o que eu escrevi é que muitos serviços podiam não existir, pelo menos, ao domingo! Não entendes, paciência.