Tesla recebe 150 milhões de euros da União Europeia para expandir rede de Superchargers

27 Comentários

A União Europeia tem procurado encontrar formas de criar uma estrutura forte para carregamento de carros elétricos. Entende que este é o futuro e como tal, quer dar aos cidadãos as estruturas para poderem crescer. Com novos investimentos nesta área, a Tesla conseguiu agora garantir 150 milhões de euros da União Europeia para expandir a rede de Superchargers.

Tesla União Europeia Superchargers financiamento

Ao todo, são 352 milhões de euros que a União Europeia tem de financiamento para apoiar infraestruturas de transporte elétricos. Quer garantir que os países e as empresas dedicadas a esta área possam crescer e aumentar a sua oferta, com benefícios óbvios para todos os que têm carros elétricos na Europa.

O plano é criar uma rede de postos de carregamento e outras infraestruturas que possam fazer desaparecer todas as falhas eque já foram identificadas. Uma das empresas que parece vir a beneficiar com uma parte grande deste financiamento é a Tesla.

Duas das suas subsidiárias na Europa (Itália e Polónia) vão receber um total de 148,72 milhões de euros para expandir rede de Superchargers em 22 países. Ao todo vão ser instalados ou atualizados 7198 Superchargers que a marca tem espalhados pela União Europeia.

Tesla União Europeia Superchargers financiamento

Pensa-se que, no caso da Tesla, grande parte do financiamento poderá ser destinada a atualizações para os novos Supercharger V4 da Tesla. Estes oferecem já uma potência de 350 kW, bem acima dos 250 kW do modelo anterior.

Portugal também está presente e este financiamento irá para a Mota-Engil Renewing, S.A., que com 1.160.000.00 € quer instalar 41 pontos de carga acessíveis publicamente. Estes vão ter uma potência de 150 kW e ser colocados em 13 locais.

Estes investimentos são importantes para os cidadãos e a Tesla parece estar a apostar forte na sua utilização. Vai conseguir aumentar a presença da rede de Superchargers, num momento que nos EUA cada vez mais marcas apostam no seu conetor. Poderá ser um movimento que a Europa seguirá, rumo a um novo padrão.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Osório
    Carlos Osório

    Convém dizer que a versão V4 dos carregadores da Tesla tem mais potência, um cabo bem maior e dá para carregarem VE de outras marcas, sem esse requisito não iriam receber ajudas comunitárias.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Vi um vídeo de uns portugueses que foram até Marrocos com um Tesla, o que é arriscado, mas conseguiram, a rede de carregadores da Tesla até existe em Marrocos. Curiosamente o primeiro carregador em Portugal que tentaram usar, que era da rede Mobi.E estava logo fora de serviço… Os da Tesla todos funcionavam.

    1. Avatar de Warhammer
      Warhammer

      Depois ainda falam mal da marca….

    2. Avatar de ZERTO
      ZERTO

      A UE no seu melhor. Quem fornece matéria prima é castigado e financia se quem está a tentar destruir a UE.
      Daqui a um ano esperemos ainda ter pão para pôr na mesa

  3. Avatar de Togas Pacho
    Togas Pacho

    Uma pergunta de leigo. Cada marca vai ter os seus carregadores e só compatíveis com os seus carros?
    Ou existe um investimento, em que permita por exemplo um desconto para os seus carros, mas compatíveis com todas as marcas?
    É que se for a 1ª opção será um erro. Carregadores compatíveis com todos aumenta a oferta de carregamento e iria acelerar a evolução para o mercado eléctrico.

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      A Propria Tesla , com o V4, está a expandir para outras marcas. Por isso, tranquilo 🙂

  4. Avatar de PTO
    PTO

    Que maravilha!

    Deve ser excelente gerir uma empresa sempre a receber dinheiro às pazadas dos contribuintes, americanos e europeus.

    E depois chamam-lhe um gestor genial. De facto é, a sacar dinheiro de terceiros para a sua empresa, sem dúvida.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Para isso tens que ser esperto porque para receber este dinheiro já o “gestor genial” teve de construir a maior rede de carregadores do mundo, quando ele anunciou isto toda a gente gozou incluindo outras marcas agora choram porque ele é que recebe o dinheiro para a expandir porque na realidade é a unica rede de carregamentos que se pode contar as outras o mais provável é estarem avariadas, realmente assim é fácil gerir só tens que antes contruir a maior rede de carregamentos do mundo quando está toda a gente contra ti.
      E destes casos há uns quantos quando o genial disse que ia contruir foguetões que aterravam para serem reutilizados toda a gente gozou a dizer que não era possível hj em dia tem o monopólio dos lançamento orbitais os outros já andam a chorar que a spacex apanha tudo. Havemos de lá chegar com o starlink ahah

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Temos na Europa 330.000 carregadores de carros elétricos que precisavam de melhorias com mais urgência que os 6000 da Tesla. De certeza absoluta. A Tesla apenas detem cerca de 1,8% dos carregadores na Europa e vai receber quase 50% do bolo. Isto é só imoral.
        A Ursa e o Timmers têm que ser postos no olho da rua. Estão a destruir a UE e os respectivos povos! PQP

        1. Avatar de João Corvo
          João Corvo

          Calma, que os outros já receberam a fruta (subsídios) toda e não souberam aproveitar. No caso de Portugal foi um desnorte com a rede Mobi a receber imenso sem correspondência de qualidade (alguém mamou).
          E os carregadores da tesla (mesmo os velhinhos) continuam a funcionar e aposto que nos 1,8% quase não existem indisponíveis.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu realmente não percebo o que se passa aqui. Ele é créditos de carbono na ordem dos vários mil milhões, ele é ajudinhas a carregadores que não fazem sentido nenhum pois não vão aumentar a rede, apenas a vão actualizar. Enfim cheira-me a esturro tudo isto!

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Os imperialistas a subsidiar a produção deles de EVs para cortar as pernas às exportações da UE. Os otários da UE a subsidiar os fabricantes dos imperialistas. Simplesmente brilhante.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Já se percebeu que com os da europa não podemos contar temos de dar dinheiro a quem fez a maior rede de carregamentos do mundo, mas não se preocupem que a tesla já abriu a rede a todas as marcas pagam mais é certo mas isso é a vida deixaram nos ir sem competição agora paga-se o preço

  6. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Tesla, sempre a mamar dinheiro do governo. O Musk charlatão ainda consegue enganar uns quantos.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Antes de mamar o dinheiro teve de construir a maior rede de carregamentos do mundo, enganar só se for os charlatões da mobi.e que mamam mamam mas está sempre tudo avariado na tesla eu sei que chego ao carregador e funciona por isso é que leva a maior fatia para alem de ser a maior é a mais fiável

      1. Avatar de EEQTR911
        EEQTR911

        Chegas agora quando o mercado de EVs é 5%. Se fosse 20% ficavas a pé.

    2. Avatar de Ciclista
      Ciclista

      Não é enganar… é a fornecer material que ninguém consegue ter…. então lembraram de fazer carros elétricos sem carregadores? Ahahahahahah

    3. Avatar de João Corvo
      João Corvo

      EEQTR911, arre que até chateia mandarem sempre bitaites sem argumentação.
      Enganar quem?
      Diga lá em quê? Na maior rede de carregamento? Numa empresa em quem a NASA confia para enviarem astronautas para a ISS? No conjunto bateria/motor mais eficiente dos automóveis elétricos? Se erra? Claro que sim.
      Mas chamar charlatão a Musk é uma pura idiotice

      1. Avatar de EEQTR911
        EEQTR911

        Tás mesmo apanhadinho pelo Musk charlatão. Não tens salvação.

        SpaceX não é Tesla. O Musk manda bem menos na SpaceX.
        A NASA tem a corda ao pescoço. Existe muita burocracia para fazer seja o que for.
        Model 3 tem uma qualidade de construção parecia com um Fiat de 1970. Existe dezenas de opções melhores no mercado para quem quer um carro a sério.

  7. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Vai tudo ter à Tesla, eles já sabiam, preveram o futuro antes da UE pensar nesse problema.

  8. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Que mania de só lerem o título. Não será só a Tesla a beneficiar destes financiamentos…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Mas é quem leva a fatia maior. E no artigo até tens uma empresa portuguesa que vai beneficiar.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Sim, eu não estou a criticar o título.
        As pessoas é que não lêem o artigo nem os anexos. Nos comentários só se vê ‘ataques’ à Tesla.

  9. Avatar de George M
    George M

    Muito verdadeiro com os comentários que não sao Haters. O gênio está realmente colocando o mundo de joelhos e beijando o genial anel mindinho. Tudo o que Tesla faz é elegante, minimalista e os de Tesla são mais rápidos em CV do que os seus pela metade do preço. Os conectores de carga dos concorrentes são essas monstruosidades que parecem pertencer a uma planta nuclear. Ninguém fala sobre como a Alemanha está extremamente preocupada com a possibilidade da VW afundar, ninguém quer o Audi e-tron e estão sendo oferecidos aos seus funcionários pela metade do preço carros de 80-100 mil por 40-50 mil. Eles agora estão sendo oferecidos na China por 9 a 10 mil porque não podem ser vendidos… e este é um construtor Legacy com grande conhecimento que não pode ser derrotado. Os chineses não os querem porque não oferecem nenhuma habilidade tecnológica e os interiores ainda estão carregados de botões e telas múltiplas ridículas.

  10. Avatar de João
    João

    Há um problema, este investimento não vai ser aplicado a Portugal, pois a tesla não pode instalar carregadores em Portugal. E os portuguêses não vão ter acesso as V4

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Deixa lá que entre as V2 e as V3 o tempo que se perde numa carga é quase o mesmo ( a V3 apenas se destaca até ~40%).
      Se o comportamento for idêntico nas V4 não se perde grande coisa!

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Inacreditável.
    Mota Engil
    150 KW????????