Tesla quer começar a produção do Model Y na Gigafactory alemã muito em breve

8 Comentários

E escolha da Tesla de colocar a sua primeira fábrica em território europeu não foi pacifica. Muitos países queriam ter este ponto de produção de uma das mais modernas marcas de carros, mas que, na verdade, não o conseguiram.

Agora que a Gigafactory alemã está quase pronta, Elon Musk veio abrir um pouco mais o livro. Os seus planos apontam para que muito em breve o Model Y comece a ser fabricado neste local, como há muito era esperado.

Tesla Gigafactory alemã Model Y Elon Musk

Elon Musk definiu um plano bem claro para as fábricas da Tesla. Quer ter uma presença forte em todos os locais onde a marca tem um mercado forte e onde sabe que a procura dos seus carros elétricos vai ser elevada. Centraliza isso em pontos chaves, de onde depois vai distribuir.

Na Europa o primeiro local escolhido ficou na Alemanha, onde será o quartel-general da marca para o velho continente. Ao ter produção local consegue tornar mais baratos os seus carros e agilizar os processos de entrega desses mesmos carros elétricos.

14 meses após ser iniciada a construção da Gigafactory alemã, tudo aponta para que esteja pronta em outubro. Foi o próprio Elon Musk que o revelou numa recente visita ao local da fábrica onde muito em breve vai começar a ser construído o Model Y da marca.

Esperamos obter a aprovação para fabricar os primeiros carros talvez em outubro, se tivermos sorte

Durante uma visita feita com Armin Laschet, o candidato do partido conservador alemão para suceder a Angela Merkel como chanceler, o CEO Elon Musk disse que a nova meta é outubro. Para tal, é ainda necessário muitas autorizações do governo alemão.

Tesla Gigafactory alemã Model Y Elon Musk

Este último ponto tem sido um dos maiores problemas da Tesla e de Elon Musk. As queixas de lentidão têm-se acumulado e segundo Elon Musk têm atraso todo o processo de construção da Gigafactory alemã.

A posição e a opinião de Elon Musk ficaram bem patentes num comentário proferido na visita: “Às vezes, fica-se com a impressão de que inventar algo novo é tecnologicamente mais fácil do que desmontar a burocracia na Alemanha”. Ainda assim, esta nova data deverá ser válida, depois da Tesla perder o dia 21 de julho, antes apontado como o mais provável.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    E para quando em Portugal? Tanto dinheiro investido e até agora batatas

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Como assim? A fábrica é na Alemanha, não Portugal. Está na notícia

    2. Avatar de Edgar
      Edgar

      como assim, Portugal? a fábrica em Berlim é para servir o mercado europeu…eles não precisam de uma fábrica em cada país, a Europa não é assim tão grande

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Não sei se era a isso que se referia o Rui Pereira, mas a fábrica esteve para ser instalada em Portugal: https://pplware.sitedev.pt/informacao/giga-fbrica-da-tesla-pode-ser-instalada-em-portugal/

      Mas com um governo que considera um empresário um inimigo e neo-capitalista….. preferiram que a Tesla vá explorar a mão-de-obra barata da Alemanha! Oh wait……

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Não é só uma questão de governo. Logística também é importante, atualmente a península ibérica ainda está muito separada do resto da Europa. E não esquecer supply chain que existe na Alemanha.

  2. Avatar de jca
    jca

    Basta ver pela última filmagem aérea do local para se perceber que também não será em Outubro que vão começar a produzir seja o que for.

    1. Avatar de Estradiol
      Estradiol

      Mas é óbvio que não, ele mete-se no país da principal concorrência e achava que ia ter a vida fácil? Se tiver as autorizações para inicio de 2022 já não será nada mau…

      1. Avatar de Depp
        Depp

        Isso das concorrenciais e novelas, é tudo conversa para os media.
        A Tesla está a passar pelo mesmo processo que qualquer empresa passa para ter sede e abrir uma fábrica na Alemanha.
        A Tesla até tem fornecedores na Alemanha e em que todos ganham na agilidade do processo.