Tesla preparou Model Y com maior autonomia e mais barato, mas ainda não é para todos

27 Comentários

Com muitas novidades a caminho já no próximo ano, a Tesla tem-se focado agora nas propostas que tem no mercado e que podem ser compradas. As suas duas novas fábricas vão certamente aumentar o ritmo de entregas e isso é muito positivo.

Agora, e do que se sabe, a marca de Elon Musk tem uma novidade a ser preparada. Irá lançar um novo Model Y com uma autonomia maior, mas curiosamente com um preço mais reduzido face ao que existe hoje.

Tesla Model Y autonomia baterias Elon Musk

Na recente apresentação da nova Gigafactory do Texas ficou pouco claro o que iria distinguir os carros fabricandos neste novo local. É normal a marca revelar algumas mudanças, mesmo que discretas e muito pouco úteis para os utilizadores.

Agora tudo parece ter ficado mais claro e mais direto para o que mudou. Sabe-se que a Tesla irá apresentar em breve um novo modelo do Model Y, com maior autonomia e com um preço mais baixo que os modelos agora disponíveis para compra.

Tesla Model Y autonomia baterias Elon Musk

O que distingue este novo modelo é mesmo a autonomia que este carro irá ter. A marca irá equipar esta proposta com a nova tecnologia de baterias células 4680, que irá garantir uma nova estrutura e uma melhor configuração.

Com esta nova configuração o novo Model Y irá conseguir uma autonomia de 450 quilómetros numa estrutura muito menor. Estas novas baterias são maiores que as normais propostas da Tesla, mas conseguem ter cinco vezes mais capacidade. Assim, e com menos baterias, conseguem mais quilómetros e menos espaço ocupado.

Tesla Model Y autonomia baterias Elon Musk

Outra novidade que este Model Y Standard Range AWD vai trazer é o seu preço, que ficará mais baixo. Com uma proposta base de 59.990 dólares, ficará cerca de 3 mil dólares mais barato que a atual proposta, o Model Y Long Range AWD.

Por agora este novo Tesla parece estar limitado nas suas vendas e não está acessível ao público geral. A marca de Elon Musk quer por agora garantir o acesso apenas aos seus funcionários, a quem já entregou alguns carros deste novo modelo.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTO
    PTO

    59.990 dólares.

    É o que eu digo, elétricos ainda são carros para ricos.
    Vai demorar muitas décadas até termos um parque automóvel predominantemente elétrico.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Aquilo é equiparável a um X3 ou GLC por isso também é normal não custar trocos…

      1. Avatar de Zezé
        Zezé

        O Pessoal gosta de comparar o incomparável… Tendo em conta um qualquer carro de gama média, BMW 320, Mercedes 220, X3, GLC, GLA, etc… anda tudo à volta do mesmo preço, comparar o preço de um tesla com o de um Sandero… é que não dá.

      2. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Lamento mas não é, a Tesla não é uma marca premium, os preços são caros porque os carros elétricos são caros. Por exemplo o model Y compete com Kia ev6, Hyundai Ioniq 5, Ford Mach e, etc…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          nenhum desses tem possibilidade de 7 lugares

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quanto é que custa um carro a combustão da mesma gama?

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        a fazer 5s dos 0-100? ou 3.5s ?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Podes ter carros da mesma gama a fazer um a fazer 5s dos 0-100 e outro 3.5s.
          A gama de um carro não é definido pelo tempo dos 0-100.

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O Dacia Spring (100% eléctrico) custa cerca de 18.000 €
      Sim, é ligeiramente mais caro que um a combustão, mas não me parece um preço só para ricos.

      1. Avatar de Dane
        Dane

        O Spring tem design infantil, é lamentável.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Mesmo design que a versão a gasolina….. diferença de 3.500€

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Ao design fecha-se os olhos, dá para habituar. O pior é ser um carro muito limitado, só para umas voltinhas em cidade ou estradas secundárias. Para viajar em auto-estradas não serve, era preciso parar quase a cada 100 kms.

  2. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    https ://cdn.vidaativa.pt/uploads/2019/11/765_360_122958-fresh-fishes-on-ice_1555958606.jpg

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Carro eléctrico NUNCA, mas nunca mesmo, vai ser para todos. Em dez anos a tonelada de lítio multiplicou o preço mais de 15 vezes. Quanto mais lítio for extraído, menos lítio sobrará para extrair, logo com preços cada vez maiores.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      é uma forma de ver as coisas; as reservas inesgotáveis de Petroleo e Gas é que fazem com que o seu preço esteja sempre próximo do -zero 😉

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      adoro gente cheia de certezas: “NUNCA, mas nunca mesmo” 😀
      mas quem é que te disse, de forma perentória e definitiva, que no futuro o lítio vai ser necessário nos carros elétricos?
      nem atualmente é o único elemento utilizado nos carros elétricos quanto mais no futuro…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Correcto, há o sódio, que é muito mais abundante e mais barato, mas no actual estado da tecnologia tem uma densidade energética mais baixa. O que obrigava a acrescentar muito mais peso aos carros, que já com o lítio são pesadíssimos. Por isso ainda não foi utilizado comercialmente.

    3. Avatar de Dane
      Dane

      Grunho, esqueces o desenvolvimento. Daqui a 5 anos tens metade da bateria para o dobro da autonomia, a inteligência humana não para.

    4. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Em 10 anos as baterias já nem vão ser de lítio…

  4. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    Isso é evolução

  5. Avatar de Corrector
    Corrector

    Atenção à informação. O tamanho das baterias (pilhas) é maior, e são mais densas energeticamente, mas a quantidade de baterias montadas é inferior e a autonomia deste novo modelo é efetivamente mais baixa que os modelos Y actuais. Corrijam isto, até porque, como é obvio, não fazia sentido oferecer mais por menos. Era bom que assim fosse…

  6. Avatar de SM
    SM

    Há por aí alguém que tenha uma noção do valor comercial de um carro eléctrico ao fim de 6/8 anos? Ou que já tenha comprado um?

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Standvirtual, por exemplo – filtras por ano – filtras por combustivel.
      De nada.

  7. Avatar de Marco Arraiano
    Marco Arraiano

    A história do Bocage e a última moda!

    Ao Bocage no tempo que os alfaiates faziam fatos por medida, e alguém ofereceu pano a metro para mandar fazer um fato! O Bocage dobra o pano e metê-lo ao ombro o qual o trazia sempre! Alguém lhe pergunta, Bocage porque trazes o pano as costa? Responde, estou à espera da última moda! O Boje morreu com o pano as costas e a última moda nunca chegou.

  8. Avatar de Vitor Ferreira
    Vitor Ferreira

    Coments desnecessários e um cheirinho à velha história da raposa e das uvas…”estão verdes” ou seja, não posso ter um elétrico então vou dizer mal.
    O carro elétrico veio para ficar e vai ser o futuro. Vão intensificar as restrições aos motores de combustão.
    Vai acontecer como nos telemóveis no inicio eram caros e tijolos, agora são elegantes e com uma autonomia considerável. Vão aparecer novas baterias de lítio em estado sólido e lítio + enxofre etc… que vão aumentar bastante a autonomia. É só aguardar….

    1. Avatar de SM
      SM

      E o que diz a sua bola de cristal como se vão fazer os carregamentos? É que enquanto for preciso ligar o carro a uma tomada, os carros eléctricos nunca serão o futuro. Isso é o que diz a bola de cristal da lógica e do bom senso.

      1. Avatar de Vitor Ferreira
        Vitor Ferreira

        Caro SM, então toda a industria automóvel que está a gastar triliões na atualização /viragem para o elétrico, está a fazer aposta errada…por causa da “tomada” 🙂 e do seu bom senso! Boa Páscoa!