Tesla passa a monitorizar condutores dos seus carros quando estão em Autopilot

11 Comentários

Com todos os problemas que a Tesla tem tido com os seus carros, é importante que a marca recolha e monitorize a sua utilização. Só desta forma consegue provar a origem das falhas, que na maioria das vezes está associada a quem conduz.

Assim, e para dar uso a todo o hardware presente, a marca tem uma novidade. A partir de agora, e de forma independente, passa a monitorizar condutores dos seus carros quando estão em Autopilot.

Tesla carros câmara condutores Autopilot

Mais segurança nos carros da Tesla

Com uma panóplia de sensores e câmaras colocados nos seus carros, a Tesla tem forma de monitorizar constantemente os ocupantes dos seus carros. Estes sensores muitas vezes não estão a uso, mas esperam apenas a oportunidade de se revelarem essenciais.

É precisamente isso que agora vai acontecer com a câmara que está presente no espelho retrovisor dos Model 3 e Model Y da Tesla. Até recentemente sabia-se da sua existência, sem qualquer função, mas agora vão finalmente passar a ter um propósito bem definido.

Elon Musk explicou para que serve a câmara interna do Tesla Model 3

Câmara para monitorizar condutores

Do que a marca revelou, esta câmara passará a ser usada quando os carros usam o Autopilot, para avaliar a atenção do condutor. Este é o sistema de condução autónoma da marca, mas que requer ainda a intervenção humana de forma constante.

Até agora, e como é sabido, a Tesla dependia apenas de sensores no volante para avaliar a presença e atenção dos condutores. Este sistema, como foi várias vezes provado, é simples de contornar, com uma simples bola. A partir de agora, a câmara irá ativamente avaliar o condutor.

Tesla carros câmara condutores Autopilot

Usado para avaliar a utilização do Autopilot

Curiosamente, esta mudança na Tesla segue-se a vários anos de rejeição por Elon Musk deste tipo de sistemas. A ideia do homem forte da construtora americana era usar estas câmaras para monitorizar a utilização dos carros em situações de empréstimo ou táxi.

À luz dos problemas que a marca tem tido, é essencial garantir esta informação e esta monitorização. Assim, e mais do que ilibar a Tesla de responsabilidades, fica garantido que os condutores estão ativamente atentos ao que se passa quando o Autopilot é usado nos carros.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elektro
    Elektro

    Daqui a pouco o autopilot tem tantas restrições que mais vale comprar um veículo normal a combustão

    1. Avatar de scp
      scp

      Nem todos os elétricos vêm com condução autónoma, na maioria os veículo elétricos têm as mesmas funcionalidades que um a combustão.
      Só porque a Tesla aposta nesta tecnologia não quer dizer que as outras fabricantes vendam elétricos dessa forma.

  2. Avatar de João Magalhães
    João Magalhães

    Uma camera dentro do meu carro a apontar para mim ? Não me parece o mais correto. Tirarem o auto-pilot seria a melhor solução, aliás, nem sei como é permitido.

  3. Avatar de Raven
    Raven

    Dado o facto do ser humano ser sempre propenso a não cumprir regras, nem quando se trata da própria segurança e vida, tem de haver um controlo sobre este tipo de tecnologias… Caso haja um acidente grave e o dono do Tesla vá a dormir, estou para ver como não iriam implicar a marca por ter este sistema disponível… Somos claramente pouco inteligentes nestes aspetos!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      “…humano ser propenso a não cumprir regras,…”
      Fala por ti!! Eu sempre cumpro as regras 🙂

      1. Avatar de Raven
        Raven

        Ironia porreira

  4. Avatar de PTO
    PTO

    Um bocado de fita isoladora colada na frente da câmara e está resolvido.

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Quantas câmaras o carro tem mesmo??

  5. Avatar de o infectado
    o infectado

    E ninguém se queixa da privacidade?

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Em breve:
    TESLA multa clientes por não estarem atentos na condução, multa é dividida entre a empresa, polícia e estado.

    O dinheiro sai directo do cartão de crédito e o recibo é enviado para o e-mail do cliente.
    Os clientes que não concordaram com as novas condições tiveram de devolver os veículos, e entraram para uma lista de condutores perigosos por parte das seguradoras. O estado está ponderar nova legislação para tornar obrigatório este sistema de monitorização automático, e todos que recusarem perderão a sua habilitação legal de condução pois estão a colocar criancinhas em perigo.