Tesla passa a contar com idade da bateria para calcular autonomia dos carros elétricos

48 Comentários

A autonomia dos carros elétricos, e não apenas os da Tesla, dependem muito de vários fatores associados à bateria. Elementos como a temperatura podem mudar esta estimativa, mas há outros importantes. A Tesla quer garantir melhores informações e passa a contar com idade da bateria para calcular autonomia dos carros elétricos.

Tesla autonomia bateria carros elétricos

Desde sempre que a Tesla oferece aos utilizadores informações sobre a autonomia dos seus carros. Esta é calculada constantemente, adaptando-se a todos os elementos e à sua variação, procurando garantir a todos os carros elétricos a melhor informação.

Claro que este valor nem sempre é calculado corretamente, porque nem todos os elementos são tidos em conta neste processo. A Tesla quer mudar isso e a mais recente versão do software dos seus carros elétricos passou a ter mais um elemento em conta, falamos da idade da bateria.

A autonomia estimada da bateria agora incorpora características adicionais relacionadas com o envelhecimento da bateria ao longo do tempo.

Este novo elemento vem juntar-se a outros que a Tesla já toma em consideração no momento de calcular a autonomia. A marca espera que assim possa oferecer uma medida mais precisa no momento em que os utilizadores precisarem de saber quantos mais quilómetros vão conseguir fazer nos seus carros elétricos.

Ao longo dos anos a Tesla tem adaptado a sua fórmula e adicionado novos elementos para o seu cálculo. Falamos da utilização dos ventos laterais, do estado dos pneus ou a humidade e temperatura ambiente. Esta informação foi recentemente revelada de forma completa e alargada.

Tesla autonomia bateria carros elétricos

A nova atualização de software também adiciona outro recurso que pode ajudar um pouco na autonomia. A Tesla agora informará quanto tempo de pré-condicionamento a bateria precisa antes de ir para uma estação Supercharger.

Esta nova informação certamente que irá garantir cálculos de autonomia mais precisos e corretos. Se inicialmente poderá não ser visível, ao longo dos anos mostrará informação muito mais correta para os carros elétricos.

Tesla revelou os fatores usados para calcular a autonomia dos seus carros elétricos

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Pensei que já tinham isso em conta, claro que os 3 aspecto mais importantes continuam a ser:

    – Número de ciclos
    – Média de desgaste em cada ciclo
    – Voltagem/Amperagem

    1. Avatar de JL
      JL

      O número de ciclos não é importante, já nenhum fabricante usa essa contagem, porque não faz sentido.

      1. Avatar de Chuck Norris
        Chuck Norris

        Não faz? Se uma bateria tiver 1milhão de ciclos é igual a ter 100 ciclos? Palhaçada… Cada um come a palha que quer…

        1. Avatar de JL
          JL

          Que interessa os ciclos então ?

          Sim, parece que você anda a comer muita, mostre lá qual é a marca de carros que define ciclos para a bateria ?

  2. Avatar de JCarlos
    JCarlos

    Como os smartphones descartaveis a qualquer momento.

    1. Avatar de JL
      JL

      São tipos os veículos a combustão? Sempre a descartar peças e líquidos ?

      1. Avatar de Rick
        Rick

        o meu 2.0 disel com 200.000 e 8 anos tem descartado somente filtros, oleo e as normais peças de desgaste. O Tesla do meu vizinho com metade da idade já teve uma mão cheia de problemas…faz uns arranques fixes mas na AE vai a 100km/h se não tem de parar a meio numa pequena viagem de 400km eh eh

        1. Avatar de JL
          JL

          O meu eléctrico tem 10 anos 210 mil kms e só descartou filtros de habitáculo e 1 litro de óleo de transmissão e outro de travões, nem pastilhas levou.

          Se fizer uma viagem acima de 400 KMS até preciso de parar, no entanto das 2 ou 3 vezes que o fiz não perdi tempo como você faz todas as semanas mas bombas.

          1. Avatar de PETROLHEADs
            PETROLHEADs

            Eiiiiii que engenheiro mecânico temos aqui…
            Eu nem consigo imaginar como estão umas pastilhas de travão 10 anos depois ahahahahah
            Mas como disseste em outro post, os elétricos travam mais com o motor, só espero que nunca precise dos travões.

            Mas nos amamos-te na mesma JL Velhinho ❤️

          2. Avatar de JL
            JL

            Estão a menos de meio gasto, ou também têm prazo de validade ?

            Os travões físicos são usados quando os outros não chegam.

            Nós também, pelo menos pelos disparates que nos traz.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os Teslas não travam nada. Deixe-se de histórias.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pois não, usam a regenerativa a esmagadora maioria do tempo.

          5. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Não sabia que o Yamahia, que tanto fala de Teslas, não está informado que a travagem no Tesla é regenerativa, só usa os calços em situações de travagems muito bruscas de emergência , e quando a bateria está a 100% da carga

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Antonio, e a descer estradas de montanha, tb não usa?
            Esses gajos da Tesla acho q usam óleo de carroça. Máximo é DOT4. É precisamente numa situação de emergência que a coisa pode correr mal exactamente pq esse sistema de travagem não vale nada.
            Eu tb só uso travões em situações de emergência, qual é a duvida? E se quer saber, já nem me lembro da ultima vez q mudei pastilhas.

          7. Avatar de JL
            JL

            Por acaso é dot3.

            Só usa em emergência ? Então o seu tem regenerativa ou travão de montanha, parece um camião. Loooooool

            Claro que não se lembra, para isso é preciso usar o carro….

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu disse o máximo, acredito que o splaid não venha com dot3.
            Pelo contrário, muito kms. Que uso pensa q têm os travões num carro a combustão Lisboa/Almeria, aprox. 900kms?!
            Veja se acorda para a vida.
            Qt ao resto vcs têm o onepedal, mas ambicionam navegar à vela lol e nós temos a 1ª, mas podemos escolher 2ªs, 3ªs, 4ªs em função da inclinação. etc . Já vcs é sim ou sopas. Não há meios termos.

          9. Avatar de JL
            JL

            O S Plaid se tiver track package traz óleo melhor, aquilo que chamam TRACK-READY BRAKE FLUID, todos os outros é dot3.

            Claro que usa, não tem outra hipótese, o seu não tem onepedal, não consegue parar sem os usar.

            Navegar à vela ? não cheguei lá.

            Errado, trocou tudo, qualquer sistema regenerativo permite dosear a intensidade da travagem, até a carrinha velha faz isso.

            Já você tem 5 velocidades, mas só mete uma de cada vez e em sequência, ou se precisar de travar a fundo mete a primeira ? gostava de ver isso. LOOOOOOOOOOOOL

      2. Avatar de Julio Dinis
        Julio Dinis

        Então grande JL, espero que esteja tudo bem contigo, e queria agradecer pela malta o esforço que tu fazes aqui no pplware, é raro vir aqui mas sempre que venho estás lá sempre com os teus comentários, obrigado por não fazeres mais nada sem ser comentar os comentários do pplware, nós agradecemos.
        Abraço.

        1. Avatar de JL
          JL

          Cada um tem a vida que tem e quer ter, eu comento tanto como outros que andam por aqui, e faço o nos meus tempos livres.

        2. Avatar de JL
          JL

          Ah, já agora, essas tentativas de persoasão não resultam em nada e só confirma que ficam incomodados quando são confrontados com os disparates que dizem por aqui.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Baterias degradam-se, simples. È assim em todos os equipamentos com baterias.
    O que varia é o preço, e num VE velho mais vale comprar outro a estar a gastar uma pipa de massa para colocar uma bateria nova num carro velho, que no caso dos teslas isto é ainda pior.

    1. Avatar de JL
      JL

      E porque têm de comprar uma bateria nova ?

      Num carro velho a combustão, quando o motor se degrada também compra um motor novo ?

      1. Avatar de Chuck Norris
        Chuck Norris

        Quero ver o teu elétrico quando chegar aos 500mil km… a ver a autonomia que tem xD xD
        A serio que ainda andas a comparar os elétricos com carros a serio? xD

        1. Avatar de JL
          JL

          Combinado.

          Eu comparei onde ?

          O que são carros a sério ?

        2. Avatar de João
          João

          Quero ver sua transmissão automática chegar aos 300 mil km

        3. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          500,000km? Em 500,000km ele pouparia 55,000€ em combustivel, manutenção e impostos. Se a bateria aguentasse, bem podia dar o carro para a sucata , pois estava de borla.
          Já um combustão… Teria gasto 60,000€ em combustivel, manutenção (pelo menos) e taxas. E no fim o carro valia? 500€?
          Vocês não sabem fazer contas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Poupava nada @António.
            Recarregar no Intermarche fica o dobro do gasóleo.

          2. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Você diz algumas coisas interessantes (mas são cada vez menos), mas farta-se de dizer factos errados, que eu penso que é por pura demagogia contra os VEs, você lá saberá porquê.
            Para sua infelicidade eu tenho um gasóleo, grande com um Y e o Y para comparar, portanto eu posso falar com propriedade.
            Um gasóleo grande, mesmo em bomba do Intermarché (que é onde eu meto quase sempre) fica por 12€/100km, já o VE fica em casa, agora, por 2,8€/100, e nas outras , que não a Ionity, fica por até 6,5€/100, mas eu tenho um cartão estrangeiro, e a mim fica por 3€/100,excepto Tesla e Ionity.
            Porquê é mais barato para um estrangeiro, não sei nem quero saber, mas é assim.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @António. Creio que já lhe tinha mostrado que recarregar no Intermarché saí a 14€ por cada 100 kms:
            https://youtu.be/G7oiSxKaT1Q?t=666

            Que cartão estrangeiro é esse que dá para carregar em PT e ainda por cima a metade do valor? Teria dado jeito a muitos emigrantes e turistas que vieram cá no Verão e ficaram agarrrados com os carregamentos. Só os que tinham um Tesla se safaram mais ou menos bem.

            Adiante, com 90€ (abastecimentos sem descontos) ~ 60 lts faço 1000 kms (mínimo)
            Não faço parte do Clube Tesla, grupo do Facebook, mas hoje, nem de propósito, enviaram-me um testemunho (aliás 2 testemunhos) que até a mim me deixou de queixo caido:
            400€ para fazer 1200 kms
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPclffzkrUmoRKQS1A?e=wYebnE
            4€ para fazer 10 kms
            Para comparar
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPcnLBUX4gsXv9mV1A?e=DdpghG
            E ainda querem convencer um gajo a comprar um elektro? loooloool

            Só por curiosidade, que carro grande é esse que tem a gasóleo que faz 8l/100 a velocidades de AE, um jipe?

          4. Avatar de JL
            JL

            Você é tão tosco que não viu o problema da fatura de 400 euros ?

            232 minutos num posto de 50 kW
            292 minutos num posto de 100 kW

            1026 minutos de tempo opc

            726 kWh para fazer 1200 KMS ? Isto é algum camião da Tesla ?

            726 / 1200 = 0.605 = 60.5 kWh por 100 kms ? Isto é o quê?

            A sério que você anda a espalhar isto ? Alguém alterou alguma coisa, portanto andam infiltrados nos grupos para depois manipularem informações e fazer o que você fez, divulgar, isto para os que pertencem a um rebanho não há problema, porque um diz e todos aceitam.

            Enfim, ao desespero que chegaram…..

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não tenho razões para duvidar de testemunhos (são 2, não um) num grupo fechado e restrito.
            Eu como já disse não estou lá nem fiz questão disso.
            Como tal tem moderadores e portanto, já baniram esses gajos????!!!
            Qt aos consumos debitados na factura tb reparei nisso mas como já disse não tenho razões para duvidar da palavra dos membros do clube. Acredito mais que se tenham perdido kWh por dissipação ou resistência, o normal. A energia facturada nunca corresponde à que efectivamente entrou na bateria.

            Adiante. Mesmo que tenha havido lapso. O que está ali esta mais caro que o gasóleo, mesmo que o carro consuma apenas 20kWh/100.

          6. Avatar de JL
            JL

            Curiosamente fui ver e o dono diz que não foram 1200 KMS, que foram muito mais mas não sabe são certo.

            Claro que não tem, e até vai continuar com o sensacionalismo dos 60kwh /100 kms no futuro. Looooooool

            Enfim, a petrolhada anda mesmo desesperada que nem contas sabe fazer nem usar a cabeça para pensar.

            Sim caro, em 20 kwh, perderam-se 40 kWh. Faz todo o sentido. Loooooool

            Nem eu disse que era mais barato, já que deixar o carro durante horas a fio no carregador rápido sai caro.

            Fazemos um teste, eu pago lhe um depósito de combustível e você deixa o carro durante 6 horas em frente à bomba, depois vamos verificar qual saiu mais caro.

            Temos acordo ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ai disse que foram muitos mais q 1200 kms? Então pq escreveu que andou 1200?
            Já baniram o gajo ou não? E o outro, ainda continua lá?
            Isto de dar mau nome à Tesla tem q acabar. Há muito referral em causa, a nalta precisa de continuar a vender em pirâmide.

          8. Avatar de JL
            JL

            Disse, se quiser tiro print.

            Baniram porquê? Eles só banem os haters.

          9. Avatar de JL
            JL

            Não sei porque disse 1200, talvez para dar conteudo aos haters e aos infiltrados, qualquer pessoa com bom senso vê logo que foi muito mais, não vê que até encontra pessoas que acham que os carregadores têm 200 % de perdas de carga, quando os carregamentos rápidos até são os mais eficientes.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Motores há ás paletes usados em bom estado e com garantia e não se comparam aos preços de uma bateria, nem lá perto.

        Óh paladino dos VE, mas tu tens de te meter nos assuntos todos dos quais não percebes nada?
        Querem ver que agora temos o Aves dos veículos eléctricos?

        1. Avatar de JL
          JL

          Não há ? Já procurou ? E porque não há ?

          Quem não percebe nada são vocês, a vossa área não são os a combustão ? Porque não vão para lá ?

          1. Avatar de Fernando Marques
            Fernando Marques

            JL admiro a tua persistência… Discutir com petrolheads Xico espertos é falar com as paredes… ⚡⚡

          2. Avatar de JL
            JL

            Acaba por ser divertido… Lol

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Os VE não usam baterias de máquinas de barbear.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        De qual máquina de barbear?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Foi uma frase de retórica

  4. Avatar de Anung
    Anung

    7 em 17…..

    O homem não pára…

    1. Avatar de JL
      JL

      E só vão aumentar, cada vez mais….

  5. Avatar de Unknown
    Unknown

    Elétrico sem duvida o presente e futuro, quem disser o contrário não percebe nada.

  6. Avatar de Partido Maserati Man
    Partido Maserati Man

    Concordo André, e digo mais, aguardo que a carga fiscal me possa trazer o tão almejado Bugatti que eu não sou nada frouxo!

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Uma boa medida da Tesla a idade da bateria é importante, e não elas não são eternas.