Tesla Model Y pode perder o estatuto do carro mais vendido na Europa para o Dacia Sandero

45 Comentários

O posicionar do Model Y no topo das vendas na Europa no final do ano passado, surpreendeu muitos. O carro elétrico da Tesla bateu toda a concorrência e assumiu uma posição que se pensava ainda demorar muitos anos a ser realidade. Agora, e um ano depois, há um novo líder a preparar-se para a assumir a liderança. Falamos do Dacia Sandero.

Dacia Sandero Tesla Model Y europa carro

A não ser que a Tesla consiga um milagre na reta final, o Telsa Model Y muito provavelmente não assumirá a liderança como veículo mais vendido na Europa este ano. Essa honra parece ir para um tipo de veículo totalmente diferente, o hatchback ICE Dacia Sandero.

O Dacia Sandero saltou para a frente após grandes lideranças nas vendas de novembro e de 11 meses, segundo a informação mais recente que foi disponibilizada. O Dacia Sandero lidera, com os seus concorrentes mais próximos, o Volkswagen Tiguan, com 21.506 a 18.618, em novembro.

Estas posições surgem conforme os números preliminares da Dataforce. Os dados mais recentes representam 97% das vendas na União Europeia, nos mercados da EFTA e no Reino Unido. A Hungria, Portugal e Eslováquia ainda não divulgaram os seus números finais, refere o relatório.

Dacia Sandero Tesla Model Y europa carro

Até ao momento, o Model Y está em sexto lugar até novembro, com 181.781 vendas. Isso significa que tem 65 mil vendas a realizar para alcançar o Dacia Sandero. Ainda assim, a Tesla tem historicamente oferecido grandes ofertas para impulsionar as vendas de final de ano. Isso inclui um ano de Supercharging gratuito para os compradores do Model Y na Europa que adquiram um veículo antes de 31 de dezembro.

No ano passado, o Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa, tornando-se no primeiro carro elétrico a fazê-lo. Embora tenha assumido o seu lugar durante alguns meses no ano passado, os resultados de final de ano foram muito próximos aos do Dacia Sandero, com um preço competitivo de 13.051 dólares (12.000 euros).

É claro que a BYD teve o maior número de crescimento de vendas, com o modelo Song. Este está a ser um sucesso com um aumento de 42% nas vendas em comparação com o período homólogo, pelo que 2025 provavelmente trará alguns novos concorrentes para o top 10. A Tesla, também, espera-se lançar a atualização do Model Y chamada Juniper no início do próximo ano, pelo que poderemos muito bem ver o Model Y de volta ao topo das tabelas em breve.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mais um velho
    Mais um velho

    Só demonstra a pobreza que vai na Europa que ninguém aparentemente quer admitir…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      1000x o Sandero ao “assoprado” model 3. Que grd trambolho saiu dali, feio que dói e zero harmonia de linhas.

      1. Avatar de JL
        JL

        Estão a falar do model y e ele vem falar do model 3. LOOL

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Sempre lhe disse q o Y é um 3 assoprado. Vc anda mesmo esquecido e estou a ficar preocupado. Acho que vc já não vai laços o Memofante. Isso está grave. A partir de hoje recomendo Leqembi.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, um y é um y, o 3 é o 3.

            Se não entende nada de automóveis ninguém tem a culpa, daqui a pouco um Audi A4 é um A3 esticado. Looool

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Model Y é baseado no Model 3 tem a ver não só mas tb com a utilização da mesma plataforma que foi pensada para um “sedan” estar a ser usada para fazer um SUV e portanto o resultado final é o Y sofrer limitações de design por causa disso. Quiseram fazer um SUV sem grande investimento em design num SUV. O resultado é um Model 3 soprado,desajeitado e desproporcional.
            Portanto design muito desagradável, então visto de certos ângulos é de fugir, uma aberração completa.

          3. Avatar de JL
            JL

            Sendo assim todos os carros têm a mesma base, todos têm 4 rodas.

            O design é bem melhor que a grande maioria, que parecem tijolos contra o vento.

            Daí ser um dos veículos mais bem conseguidos em termos aerodinâmicos, continuo a dizer que as outras marcas fazem carros para andar no espaço e andam na terra, a Tesla é das poucas que mete um carro no espaço mas faz os para circular na terra.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tanta retórica para chegar à conclusão inicial: O Y é um model 3 assoprado. Mais valia vc ter embuchado pq é a verdade e ter ficado calado de inicio.

          5. Avatar de JL
            JL

            Qual é a diferença entre um a3 e um a4 ? é um ser esticado em relação ao outro ?

        2. Avatar de Tone
          Tone

          Que fale do cheiro a plástico do D@cia….

      2. Avatar de Mário2
        Mário2

        Yamahia vais para o inferno por dizer isso.
        Elektro é que é bom, ainda incomodas o sacerdote dos elétricos que se espuma todo.

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      No tem nada a ver com pobreza, até porque quem tem um carro novo não é pobre nem muito menos é da classe baixa.
      O pessoal escolhe este carro porque faz o que interessa que é de ir A a B a um preço reduzido.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      só demonstra a pobreza da tesla, é onde competem em qualidade, entrada de gama

    4. Avatar de JL
      JL

      No entanto não é a marca que mais vende, logo não é tanto por ai.

    5. Avatar de Jota
      Jota

      Só demonstra que os “outros” carros estão muito caros!

  2. Avatar de SF
    SF

    A Tesla vai lançar um modelo Y renovado no início do próximo ano, também se fala nalgumas alterações ao modelo 3. Quem quer comprar Tesla está a a adiar a compra.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O model 3 já foi mais q alterado.

      1. Avatar de JL
        JL

        Está quase perfeito

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Longe disso.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então que defeitos encontrou nos seus testes ?

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          carrega 100% da bateria em 5min?

          1. Avatar de JL
            JL

            Na verdade não sei quanto tempo demora.

  3. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    Não confundir carro mais vendido com marca mais vendida. Como marca a Tesla é irrelevante.
    Nos carros novos matriculados na Europa (UE+EFTA+UK) por marcas, em novembro e no acumulado Jan-Nov – a Tesla:
    – Em novembro de 2024 comparado com novembro de 2023: teve uma queda na quota de mercado de 3,4% para 2,5% e uma queda nas vendas de 28,4% (vendeu 26.191 carros em Nov/2024 contra 36.563 em Nov/2023)
    – No acumulado de janeiro-novembro de 2024, comparado com o período homólogo do ano anterior: teve uma queda na quota de mercado de 2,8% para 2,4% e uma queda nas vendas de 13,7% (vendeu 282.691 carros contra 327.635).
    https://www.acea.auto/files/Press_release_car_registrations_November_2024.pdf

    1. Avatar de JL
      JL

      Quer dizer então que marcas como:

      Volvo
      Nissan
      Suzuki
      Mazda
      Jaguar Land Rover
      Mitsubishi
      Honda

      São tudo marcas são irrelevantes ?

      1. Avatar de Mário2
        Mário2

        São marcas de nicho, além de que a Volvo já é mais chinoca que europeia.

        1. Avatar de JL
          JL

          A Volvo é sueca.

          Ah bom, só se tivessem acima da tesla é que eram marcas de não nichos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Volvo é China e como tal vai levar com a pastilha.
            Btw, a Volvo cresceu.

          2. Avatar de JL
            JL

            A Volvo é sueca. Já vi que nem de marcas entende.

            Mas segundo alguns comentadores, é uma marca irrelevante. Lol

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Volvo é tão sueca, como a MG é inglesa.

          4. Avatar de JL
            JL

            Tanto é sueca que se identificam como tal.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É principalmente por causa das etiquetas com bandeirinhas nos bancos.
            Há dias tb comi uma comida com bandeirinhas da Colômbia, mas isso aconteceu ali para os lados do Estoril. De certeza que a comida era colombiana.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas estamos a falar da marca ou do produto ?

    2. Avatar de JL
      JL

      *São tudo marcas irrelevantes ?

      1. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        Não reparei. Só reparei que, comparado com o período homólogo, a Tesla vendeu menos 28,4% em novembro e menos 13,7% no acumulado de janeiro-novembro.
        Para uma marca com uma quota de mercado de 2,4% dão-lhe importância a mais.

        1. Avatar de JL
          JL

          Talvez por ser a única marca só com elétricos, e mais nova.

  4. Avatar de SF
    SF

    Simplesmente é a marca que reinventou os carros eléctricos e a toda uma indústria automóvel, e é uma referência em inovação.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Qual foi a inovação?

  5. Avatar de Croft Lara
    Croft Lara

    Tanto anti Tesla. É assim que a marca ganha estatuto. Por muito que digam, vende.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O q vai fazer a Tesla para atingir os 2 milhões prometidos para este ano?.
      Parece q,ainda faltam 706 344.
      Cheira-me que Tesla vai matricular muitos carros como veículos de serviço até ao final deste mês.

      1. Avatar de JL
        JL

        Faz igual as outras, abranda a produção.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Aposto que não. O Musk vai cumprir o objectivo! Venha quem vier.

  6. Avatar de PJA
    PJA

    Entanto, nos Estados Unidos o Ford serie F é o mais vendido, 650000. Assim anda o mundo.

  7. Avatar de semerodk
    semerodk

    Grande lol!

    Por isso a Tesla vai falir daqui a uns anos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ainda falta muito ? já ouço isso há 12 anos, estamos a ficar impacientes. É que depois fico com um clássico.