Tesla lança modo “Mad Max”: condução autónoma mais agressiva chega às estradas

18 Comentários

Um novo modo apareceu nos veículos Tesla. E o seu nome, “Mad Max”, diz praticamente tudo!

 


O sistema de condução autónoma da Tesla, o Full Self-Driving (FSD), não para de evoluir, tornando-se cada vez mais capaz de lidar com situações de condução complexas.

E mesmo que já tenha estado na origem de alguns incidentes, o gigante norte-americano continua a introduzir funcionalidades ousadas, como o seu mais recente acréscimo: o “Mad Max”.

Ilustração do Tesla Mad Max

Um modo Mad Max surge na mais recente atualização de software da Tesla

Uma nova atualização do software Tesla 2025.32.8.10, que inclui a versão 14.1.2 do FSD, acaba de ser lançada. Esta versão introduz o “perfil de velocidade MAD MAX”, que sucede ao modo “Hurry”.

Este novo modo propõe um estilo de condução mais audacioso, com velocidades mais elevadas e uma cadência aumentada de mudanças de faixa. Os condutores interessados nesta nova forma de deixar o carro conduzir podem espreitar o vídeo abaixo para ver uma demonstração prática.

Devemos recear uma condução mais perigosa?

Percebe-se assim que a condução autónoma não se limita simplesmente a deixar o carro levar-nos ao destino enquanto fazemos outra coisa. É possível desfrutar de uma condução muito mais desportiva, sem sequer precisar de segurar o volante.

Resta agora saber se este tipo de condução, caso venha a generalizar-se entre os vários tipos de veículos autónomos, não poderá a longo prazo aumentar o número de situações de risco ou de acidentes.

O anúncio despertou em força a comunidade Tesla nas redes sociais, com reações em massa — algumas aplaudindo a funcionalidade, outras a manifestar preocupação. E você, vai querer experimentar?

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    E até faz ultrapassagens pela direita, esse mito que a malta do pplware diz não existir

    1. Avatar de Max
      Max

      No vídeo não vi o Tesla fazer nenhuma. Nem na zona urbana (havia bifurcações à frente, com placas a indicar as direções e cada veículo seguia a via mais indicada – cá não é considerado ultrapassagem). Na autoestrada/via rápida também não, fez as ultrapassagens todas pela esquerda, exceto em mudanças de direcção.
      Quanto à condução “mad max”, que a Tesla suspendeu em 2018 e agora reintroduziu, também não vi nada. Dizem que pode exceder o limite de velocidade permitido. Olhando para o conta-quilómetros no canto superior esquerdo ecrã (em mph), na zona urbana o máximo que vi , em zona urbana foi 34 mph (55 kmh) na via rápida 78 mph (126 kmh), que está dentro do limite de velocidade legal.

  2. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Vai ser bonito.
    Quem se lixa é sempre o mexilhão, neste caso, os outros condutores.

  3. Avatar de Max
    Max

    “… sem sequer precisar de segurar o volante” … “a condução autónoma não se limita simplesmente a deixar o carro levar-nos ao destino enquanto fazemos outra coisa.”
    Não é esse o filme. O FSD da Tesla é de nivel 2 de automação que exige: “Intervenção humana constante: O condutor tem a responsabilidade total pelo veículo e deve estar sempre atento, com as mãos no volante e pronto para intervir.” É também o que diz a própria Tesla.
    Precisa de ir com as mãos no volante … mas não precisa de o segurar, enfim … Agora fazer outra coisa sem ser olhar para a estrada, com o FSD não pode.

    1. Avatar de Max
      Max

      A apreciação da electrek sobre o momento escolhido pela Tesla para reintroduzir o modo Mad Max:
      “A NHSTA iniciou quatro investigações separadas sobre FSD no ano passado. A empresa está a aguardar a decisão de um juiz num caso contra o DMV da Califórnia sobre a a utilização dos nomes de Autopilot e Full Self-Driving.
      No meio de tudo isso, a Tesla decide lançar um recurso chamado Mad Max.
      Mesmo que fosse incrivelmente seguro, seria muito idiota.
      Como de costume, gosto de lembrar aos leitores que a Tesla não assume nenhuma responsabilidade pelo seu sistema ADAS, Autopilot e Full Self-Driving. Eles exigem que os motoristas prestem atenção o tempo todo e estejam prontos para assumir o controle. Eles podem cometer erros idiotas no pior momento.”
      https ://electrek.co/2025/10/16/tesla-mad-max-full-self-driving-mode-ignores-speed-limits/

      1. Avatar de ComoAssim
        ComoAssim

        Aves Aves… Dá preguiça de ler os teus comentários 😛

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Come o que eu quiseres … mas diz qualquer coisa que se aproveite 😉

  4. Avatar de Roger
    Roger

    Kkkk… Curti demais isso aí. Mas nem me pagando entro no carro.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Em Lisboa já é praticamente impossível chamar um comfort ou black e não calhar um tesla.
      No outro dia podia jurar que estava a ser conduzido pelo JL

      1. Avatar de João Corvo
  5. Avatar de PJA
    PJA

    Mad Max, o que ele inventa. Falta a motosserra no porta-bagagens.

  6. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Mas qual é a razão deste canal estar sempre com as piores críticas á Tesla e seu grupo?
    É que nunca ou quase nunca se referem a outras marcas muitas vezes com o mesmo tipo de problemas!

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso já é dos teus olhos. Repara que a notícia não tem nada de “piores criticas”, até é algo positivo. Mas há pessoas que, de tão martirizadas (ou fanáticas) pela vida, tudo o que veem entendem que é uma crítica negativa 🙂

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Se já a conduzir normalmente é só bestas, então assim nem se vai poder sair à rua.

    Já estou a ver o sistema a avariar e a ir do Marquês até ao Rossio a levar tudo à frente.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Com a avenida sempre parada só se for pelo passeio

  8. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    O Elon Musk é um fora da lei! Mas os fanáticos pela marca já estão abrir os olhos e a voltar para carros a gasolina.

    1. Avatar de JL
      JL

      Loolll, ahh secalharya, sempre com o seu fanatismo típico.

  9. Avatar de paninho_quente
    paninho_quente

    “E mesmo que já tenha estado na origem de alguns incidentes”
    Sim foram só 2 ou 3…