Tesla irá gastar 500 milhões em Superchargers este ano depois de despedir a equipa

16 Comentários

A Tesla tem estado num frenesim grande no que toca aos seus funcionários. Nas últimas semanas foram várias as situações de despedimentos, com destaque para a equipa associada aos Superchargers. No meio desta confusão e incerteza, Elon Musk veio agora garantir que a Tesla gastará 500 milhões em Superchargers este ano após despedir a equipa.

Superchargers Tesla Elon Musk despedir

Foi na semana passada que Elon Musk demitiu toda a equipa de associada aos Superchargers da Tesla em meio a despedimentos mais amplos na empresa. Isto levou a que existissem mudanças nos planos da empresa para alargar a instalação de novas estações e que esteja instalada a confusão entre os seus parceiros em projetos que decorrem.

Claro que é certo que sem dúvida isso irá resultar numa desaceleração da implementação de novas unidades de carregamento da Tesla. Esta rede é essencial para os bons resultados da marca, ainda mais nos EUA, onde abre a rede de Superchargers a outras marcas.

O próprio Elon Musk disse há algum tempo que a Tesla ainda prevê instalar novos Superchargers. Claro que isso acontecerá a um ritmo muito inferior e com o foco a estar na adição de carregadores às estações existentes. Agora, o CEO da Tesla veio mostrar os seus planos para esta parte da empresa.

Do que Elon Musk revelou no X (ex Twitter), a Tesla irá investir 500 milhões para expandir a sua rede de Superchargers. Com este investimento, a marca irá focar-se em criar novas estações de carregamento e alargar parte da já existentes. Este valor não irá contemplar custos de manutenção.

A Tesla nunca divulgou os custos de implantação dos Superchargers, mas alguns dados apontam para 45.000 a 50.000 por carregador. Isso significa que 500 milhões gastos este ano levariam à mesma implantação do primeiro trimestre deste ano.

Nunca ficou clara a razão pela qual a Tesla despediu toda a equipa dos Superchargers. Há quem avance que terá sido uma reposta à posição da sua líder, que se recusou a dispensar os números de funcionários que Elon Musk pretendia.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…com o foco a estar na adição de carregadores às estações existentes.”
    Brinquem brinquem. Há uns tempos ardeu uma estação em Espanha devido a sobrecarga.

    1. Avatar de JL
      JL

      Claro que ardeu…. Lol

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Brinquem, brinquem já arderam centenas ou milhares de postos de combustível pelo mundo.

    3. Avatar de João
      João

      A Refinaria de Matosinhos também ardeu uma vez na história dela…
      Acho que o mal disto tudo é mm haver eletricidade, olhando ao raciocinio do ilustre Yamahia.
      Aqui há uns 20 anos ardeu um transformador aqui da minha aldeia… falta de manutenção msmo… e agora que me lembre, se calhar já tudo andava de carro eletrico.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Provavelmente por existir fornos electricos ele julga que aquilo faz fogo

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Essa é a vantagem dos combustíveis. É impossível arder

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não esta em causa se o combustível arde ou deixa de arder.
        O que está em causa é que sobrecarregar a mesma estação pode não ter bons resultados a esse nível. O exemplo do posto Tesla em Espanha é pertinente por via disso mesmo. Provavelmente tiveram mais olhos que barriga.
        https://www.google.com/amp/s/www.salamancahoy.es/salamanca/provincia/incendio-transformador-electrico-parking-elecrerc-moviliza-bomberos-20231108141911-nt_amp.html

        1. Avatar de JL
          JL

          Obvio, até porque isso só acontece porque era para carros eléctricos.

          Errado, os carregadores tesla e até outros, usam um transformador só para eles.

          A sério que está a dizer que os eletricistas não sabem fazer contas ?

          Claro, se fosse para outro assunto já não era pertinente, basta ver o numero de explosões em bombas de combustível que acontecem por esse mundo fora, isso já não é pertinente, já que é normal.

          https://oantagonista.com.br/brasil/posto-de-combustiveis-explode-e-causa-incendio-em-porto-alegre/

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Felizmente para a Tesla ainda não há barcos a circular no espaço e a partir os carregadores em consequência de manobras mal calculadas. loolool

            Não se apoquente, o caso de Salamanca não é único:
            https://www.cnbc.com/2019/11/18/tesla-supercharger-fire-at-wawa-store-in-new-jersey.html
            Agora, caso não tenha percebido, o alcance do meu comentário inicial era chamar a atenção para o facto de se em estações feitas de raiz poderem dar problemas, Imagine qd lhe adiciona gambiarras como a Tesla pretende fazer agora. Belo cocktail explosivo que estão aí a preparar. Ehehe

          2. Avatar de JL
            JL

            Esse caso não tem nada a ver com a potência do local.

            Mas vai dizer que os electricistas não sabem fazer contas à potência instalada ?

            Até porque os próprios carregadores já têm isso em conta, todos eles, nunca passam a potência máxima instalada.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em princípio os electricistas sabem, quem manda neles é que pode não querer saber.

          4. Avatar de JL
            JL

            Claro que não, o electricista responsável até assina o termo de responsabilidade só porque lhe mandaram.

            Você devia aprender mais sobre o mundo em que vive, pensar mais com a cabeça e menos com o coração.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Claro que não está em causa, a única coisa que interessa é se outras tecnologias possuem algum tipo de risco. Convém escolher somente umas e ignorar por completo todas as outras

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Acho que é bastante claro a razão dos despedimentos, na América do Norte já tudo vai usar os sistemas deles, provavelmente os novos carregados V4 que carrega 250kwh a 800v será a última interacção e não haverá num futuro próximo uma V5, logo toda a equipa responsável pela investigação e desenvolvimento não faz já sentido existir, tal como as equipas que estava a trabalhar nas interligações com outras empresas.
    Agora basta haver produção de equipamentos e expandir o já criado sem reinventar a roda…

  3. Avatar de Faiscas
    Faiscas

    Qualquer coisa arde se não for refrigerada…. Onde existe energia existe calor ..

  4. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    Eu tenho medo mesmo é do hidrogênio TDi :):):)