Tesla finalmente adiciona o português aos idiomas dos seus carros elétricos

35 Comentários

Os proprietários dos carros elétricos Tesla vão receber nos próximos dias uma nova atualização. Assim, além de várias novidades prometidas, a empresa de Elon Musk vai adicionar o idioma português.

O novo firmware irá incluir, além do novo idioma, outras novidades, como, por exemplo, melhorias nas câmaras de segurança e na câmara de marcha-atrás.

Imagem interior dos Tesla que vão receber o idioma português


Novo idioma nos carros elétricos Tesla

A Tesla lançou umas notas de atualização para a próxima versão do seu software. Atualmente, os Tesla estão a usar a verão 10.2 (2020.20…) e a próxima, a versão 10.2 (2020.24) irá trazer várias novidades.

Conforme podemos ver nas notas de lançamento, serão melhoradas as visualizações de condução, as imagens das câmaras de vigilância do carro, da câmara de marcha atrás, câmara do habitáculo, além de outros aperfeiçoamentos em vários pontos técnicos da viatura.

Num dos pontos, a empresa refere que será adicionado o suporte para o idioma português. Assim, além das melhorias na dinâmica dos componentes e serviços, a Tesla ensina o carro a falar o nosso idioma. Esta atualização de idioma inclui comandos de voz, voz de navegação e interface gráfica do MCU.

Portanto, se é proprietário de um Model S, Model X e Model 3 terá a possibilidade de trocar o inglês ou qualquer outra língua para português através de uma atualização de software feita remotamente.

Apesar de ainda não ter chegado a Portugal, vários utilizadores já estão a mostrar as novas funcionalidades em utilização.

 

Leia também

Mais novidades da Tesla! Há mais um jogo interessante nos carros elétricos de Elon Musk

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TM
    TM

    Resta saber se é português de Portugal ou do Brasil

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Português de Portugal, amigo. Não tem nada que agradecer 😉

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        Obrigado amigo!

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não faria sentido ser PT-BR, visto que não existe quase “suporte” no Brasil da Tesla

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tecnologia traduzida em PT? Nahhh. Não se metam nisso. Aprendem mas é de vez a ler inglês que só têm a ganhar.

    1. Avatar de Rui Banaco
      Rui Banaco

      aprendam

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      Os Tesla não são só tecnologia. Também são carros e pode haver clientes que não se interessem tanto por tecnologia e só queiram mesmo um carro.

      Há também motivos pelos quais isto é importante para os que, como eu, usam o inglês sem qualquer problema. Por exemplo no sistema de navegação é importante a língua coincidir com o país onde se está. Em inglês é muito difícil perceber alguns nomes de ruas em Portugal e praticamente impossível usar comandos de voz para navegar para destinos com nomes em português.

      Eu pessoalmente estou habituado ao inglês mas, assim que chegar o update, vou mudar para português para tirar partido disso nos comandos de voz e nas vocalizações que o carro faz.

  3. Avatar de jorge
    jorge

    E se for o PT do Brasil sera algum problema, em todos os idiomas existem algumas diferenças, em alguns mais em outros, mesmo no inglês, no castelhano e até no francês, no PT ja houve mais diferenças.

  4. Avatar de jorge
    jorge

    Até na Tugolandia existem diferenças entre o norte e o sul, o PT correto é aquele se fala a norte do rio Douro, o resto é um PT clonado.

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      do porto para baixo é marrocos

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Os grandes shôtores do antigamente saíram do centro! xD

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Está a falar do Salazar (Santa Comba Dão) e do Sócrates (Castelo Branco)? Ou do Marquês de Pombal (distrito de Viseu)?

        1. Avatar de jaugusto
          jaugusto

          E tb aquele tipo que fazia buracos na testa e ganhou in premio Nobel (avanca, Aveiro)

    3. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Esse complexo…

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Os PT a norte da invicta sao PTS de 1ª, quanto ao resto sao mouros.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      O resto são portugueses.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        És da invicta? É que se és, és mouro, porque de acordo com a tua ideia só os que estão a norte da invicta é que são PTS de 1ª. logo os que são da invicta são mouros (uma vez que não estão a norte da invicta).

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Já também metiam português é nos diesel…

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      I see what you did there 😀

  7. Avatar de Joca
    Joca

    Bem, isto passados 5 anos de terem colocado o primeiro carro à venda é um enorme feito, ainda mais se pensarmos que o português é a 5ª língua mais falada no mundo. Outras línguas não tão importantes já estão lá desde o primeiro dia…. O verdadeiro peso e importância de Portugal.

    P.S. E duvido que seja PT/PT

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      O primeiro Tesla vendido oficialmente pela marca em Portugal foi em 2017. Ou seja, 2020 – 2017 = 5? Boa…

      O Português é uma língua bastante falada e influente no mundo. Isto é um facto. No entanto é a 9ª em numero total de falantes, a 6ª como primeira língua e a 15ª como segunda língua. Mas o realmente importante para o contexto é que Portugal é o único mercado de língua portuguesa onde a Tesla está presente. Ou seja, pouco significante em termos de utilizadores totais, como é, por exemplo, o norueguês.

      E é PT de Portugal.

      Resumindo, tudo ao lado. Parabéns 😉

      1. Avatar de Joca
        Joca

        O 1º tesla vendido foi em 2015. Pelas minhas fontes, mas admito que esteja errado, não admito que não saiba fazer as contas.
        2020-2015=5
        Boa… Foi ao lado
        Vai à wikipédia…
        https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa
        Do lado direito tens lá 5ª língua nativa
        6ª como segunda língua.

        PORRA! OUTRA VEZ AO LADO JÁ VISTE!!!!
        A insignificância foi o que quis frisar, mas não te preocupes que o mercado português tem potencial para ultrapassar o norueguês em poucos anos.
        Agora faz-me um favor deixa a azia de lado e informa-te melhor (muda as fontes). Eu não insultei a tua inteligência como tu fizeste ao insinuar que eu não sei fazer contas…

        1. Avatar de Lotto
          Lotto

          Deixa lá o coitado do Ion…passa os dias cheio de manias

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Já que comentaste, podias ter tentado refutar o meu comentário. Preferiste não acrescentar nada… Isso é próprio de quem tem uma mania, mas daquelas que não das boas.

            Vai ajudar o Joca a procurar as fontes dele que dizem que a Tesla colocou o primeiro carro à venda em Portugal há 5 anos. Quando encontrares podemos falar dessas manias e da forma como passo o dia.

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          Tens fontes que mostram que o primeiro Tesla vendido em Portugal foi em 2015? Podes por aqui essas fontes? É que eu SEI que o primeiro Tesla vendido pela Tesla em Portugal foi entregue em 2017. 2020-2017=3. 35. Em cheio!

          Em 2011 era a 5ª. Hoje é a 6ª. Na mesma Wikipedia e com dados de 2019: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_languages_by_total_number_of_speakers. OUTRA VEZ EM CHEIO, JÁ VISTE???

          Eu nunca disse que o mercado português vai ou não vai ultrapassar outro qualquer. O facto é que, neste momento, a Tesla tem muito mais clientes na Noruega.

          Tu escreveste em que a Tesla colocou à venda o primeiro carro há 5 anos e eu SEI que isso aconteceu em 2017. Ou inventaste uma data na tua cabeça e escreveste sem confirmar ou, efectivamente, não sabes fazer contas.

          Vou ficar à espera da tal azia e das tuas fontes…

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Damn, ele nem responde xD

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O mercado português poderá ter potencial para ultrapassar o norueguês visto ter o dobro da população, mas actualmente na Noruega num mês vendem-se quase tantos Teslas como em Portugal num Ano inteiro.

          Vendas 2019
          Noruega – 18 798
          Portugal – 1 979

    2. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Exacto, por isso, o “finalmente” que está no título está bem aplicado.

  8. Avatar de Lotto
    Lotto

    Está um model s a venda de 2014. Anunciado como… nacional

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Até podem anunciar que é lunar… A Tesla só vendeu o primeiro carro cá em 2017. Antes disso, os poucos corajosos que iam buscar um lá fora tinham que se deslocar a França e, mais tarde, a Espanha, caso precisassem de algum serviço no carro.

      1. Avatar de Oman
        Oman

        Duvido que chegassem lá inteiros ! Talvez de reboque…

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Se precisam de serviço, é muito provável que o reboque seja também necessário de qualquer forma…
          Se estás a sugerir que os Tesla não conseguem ir a Espanha ou França, posso garantir te que sei de pessoal que já fez road trips pela Europa, incluindo até ao Cape North 😉

  9. Avatar de Mateus
    Mateus

    Sou Brasileiro, aqui nem tesla tem. Só as carroça da Volkswagen cara e ruim.

  10. Avatar de Mateus
    Mateus

    Ah, e carro elétrico praticamente inexistente.