Tesla falhou no prometido! Vendas disparam no trimestre, mas não cumpre objetivos anuais

35 Comentários

A Tesla tem objetivos muito precisos e detalhados para as vendas dos seus carros elétricos. 2022 foi um ano importante para a marca, até porque algumas novidades foram trazidas para o mercado e para o seu catálogo de ofertas.

Com o fim do último trimestre do ano de 2022, a Tesla apresentou agora os seus resultados para os últimos 3 meses do ano. Ao mesmo tempo, revelou os dados anuais de produção e de vendas, mostrando que ficou aquém do prometido, mesmo com um trimestre recorde.

Tesla vendas trimestre carros elétricos

A cada novo trimestre a Tesla tem mostrado a sua força como construtora automóvel. A produção atinge números cada vez mais atrativos e as vendas não abrandam, mesmo com todos os problemas e oscilações do mercado. Elon Musk não tem ajudado, e a sua posição no Twitter não tornou a empresa apelativa.

Ainda assim, segundo o que foi agora revelado, o último trimestre de 2022 foi mais um que ficará para a história. Foram batidos novos recordes, tanto de produção como de vendas, mas estes números não ajudaram a cumprir o objetivo anual da Tesla que estava definido.

4º Trim 2022 2022
Produção Entregas Produção Entregas
Model S/X 20.613 17.147 71.177 66.705
Model 3/Y 419.088 388.131 1.298.434 1.247.146
Total 439.701 405.278 1.369.611 1.313.851

No que toca ao período que agora termina, o Model 3 e o Model Y representaram a maior parte das entregas da empresa no 4º trimestre de 2022, com 388.131 desses veículos elétricos a chegar aos consumidores antes do final do ano.

Em comparação, o Model S e o Model X, os mais caros da Tesla, foram responsáveis ​​por 17.147 entregas no mesmo período. A Tesla produziu 439.701 veículos no quarto trimestre, estabelecendo mais um recorde importante.

No que toca ao total anual, a marca tinha previsto um aumento de 50%, para 1,4 milhões, face ao ano anterior. Ainda assim, em 2022, as entregas dos seus carros elétricos cresceram 40% em relação a 2021. O número apresentado mostra que o valor atingiu 1,31 milhões, enquanto a produção cresceu 47% em relação ao ano anterior, para 1,37 milhões.

Depois de um ano complicado em várias frentes, com a COVID-19 e com limitações nas linhas de produção, a Tesla conseguiu mostrar que ainda está no topo. Os valores apresentados, não apenas no trimestre, mas no ano completo, mostram isso mesmo. Falhou no prometido para 2022, mas ficou muito perto do que se dispôs a fazer.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Portanto preveram um aumento de 50% e “só” aumentaram 40% com um guerra na ucrania pelo meio realmente parece-me um falhanço ahahah

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Exacto…
      Falta de assunto/qualidade pela CS mainstream.

      Quanto aumentaram as outras Big One´s nos segmentos de EV (Hybrid e 100% EV), mesmo? Número total e percentagem?

      Com este tipo de comparação isso já sería jornalismo assim é só, desculpem, jornalixo.
      Com tanta tecnologia, internet disponivel e a informaçao cada vez mais afunilada e menos informativa, enfim. Depois queixam-se que as audiências vão reduzindo pois passam para informação independente (cada vez melhor).

  2. Avatar de Américo Mendes
    Américo Mendes

    No seguimento do que escrevi anteriormente (aguarda moderação), vamos lá a dar informação para melhor juizo de valor.

    Dados de 1º semestre:
    “Sitting somewhere between Chinese EV startups XPeng & NIO and American EV powerhouse Tesla, Volkswagen Group delivered 217,100 full electric vehicle (BEV) sales to customers in the first half of 2022. NIO delivered 50,827 vehicles in that time period, XPeng delivered 68,983, and Tesla delivered 564,743.”
    Fonte: https://cleantechnica.com/2022/07/15/volkswagen-group-reaches-217100-ev-sales-in-1st-half-of-2022/

    O Grupo VW, um dos maiores, serve de exemplo. Observe-se o gigante:
    Em Nov2021: 616300
    Em Nov2020:672300
    Mais 9%
    Fonte: https://www.volkswagenag.com/en/InvestorRelations/news-and-publications/Deliveries_to_customers.html

    O que dizer…de quem produziu 1.3 milhões e só cresceu 40%.

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Errata: Nov2022 em vez de Nov2020

    2. Avatar de Lelo
      Lelo

      Está é uma notícia de e para os mercados financeiros, acionistas e investidores.
      Não é para ti em particular, nem para te agradar ou não…

      1. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Claro que eu não tenho nada a ver com isto (alvo da informação, como indicas).
        Mas, no que escreves, que concordo, perguntamos se o público do PPL são esses três alvos específicos ou o público em geral.

        Se é geral, parece-me, daí a crítica. Devem/podem pegar numa informação específica e depois fazer da sua lavra, dando informação geral para o comum dos mortais, onde me incluo. @ficaadica

        1. Avatar de Lelo
          Lelo

          Correto.
          Mas a meta dos 50%/ano de crescimento foi traçada pela própria empresa, não são apenas expectativas de analistas. Por isso, hoje, está a cair mais 10%.
          A notícia é factual, publica e global.
          Não vejo qualquer juízo de valor.
          Com isto à parte, pessoalmente considero, mesmo assim, que o resultado é muito bom, tendo em conta todas as condicionantes.

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vc apenas está a ver o mês de Novembro.
      Na realidade, a vw ATÉ Novembro de 2022 vendeu 7,420,500 unidades.

      Nem queira ver os nrs da Toyota!

      1. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        A avaliação, da própria VW é SOMENTE referente a EVs.
        O tema é este.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Sim eu sei qual é o tema.
          O nr. que vc transcreve (672300), diz respeito às vendas do grupo VW durante o mês de Novembro de 2022.
          Nesse doc. não fazem distinção entre BEV’s e combustão.
          Reveja o doc. e comprove por si.

      2. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Vá ver melhor a fonte.
        O que indica a VW é a produção ATÉ Novembro, em 2021 e em 2022.
        616300 e 672300, respectivamente.
        …de EVs.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Veja lá se assim já percebe:
          https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7go0N2z3NJzD8uCUQ?e=Hk85cs
          Se acha que tem razão assinale na imagem onde vê que as 672300 são BEV’s e devolva-a.

          Antes disso aproveite e faça “scroll” do PDF da sua fonte e verifique com que tipo de viaturas são constituídas essas 672300 unidades. Conhece algum MAN eléctrico?!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olha outro que não sabe ler dados e vende logo 9,900 a cada mês. Maravilha.
            Por isso é que anda tanta confusão nessas cabecinhas. Mais que confusão diria fanatismos; Só olham para um lado eheheh

            E Lamborghini ou Bentley já viu algum?

          2. Avatar de RC
            RC

            Onde é que disse que vendia ?

            Eu apenas disse que conheço os man eléctricos, nem sequer fui ver números nem estou interessado nisso. A minha pila nem vai crescer nem mingar com isso. LOL

          3. Avatar de Américo Mendes
            Américo Mendes

            Meu caro, considerei que poderia ter visto mal, mas, veja o relatório completo da VW na fonte infra. Portanto, a informação colocada está certa. E eu não tenho de estar certo, importa é que a informação esteja.

            No Q3 vendeu um total de BEV: 149300
            De Q1 a Q3 vendeu um total: 366400

            Indica um crescimento de 2021 a 2002 (até Q3) de uns fantásticos…25%. O que nem é mau pois ainda estão a pisar terreno novo :-).

            Portanto, veja melhor os números e repito, só falamos de BEV!

            “Volkswagen Group BEV sales by brands – Q3 2022
            The Volkswagen brand was responsible for the majority of the all-electric sales (57%), with a substantial contribution from Audi (21%) and Skoda (10%):

            Volkswagen (cars): 91,200 (up 21.7%)
            Audi: 27,000 (up 34.8%)
            Skoda: 14,700 (up 1.7%)
            SEAT/Cupra: 9,300 (up 247.9%)
            Porsche: 6,200 (down 29.7%)
            Volkswagen (commercial vehicles): 600 (down 45.4%)
            other (MAN, Scania, Navistar): 360 (up 260%)
            Total: 149,300 (up 22.3% year-over-year)
            Sales in Q1-Q3 2022:

            Volkswagen (cars): 207,200 (up 23.5%)
            Audi: 77,000 (up 45.9%)
            Skoda: 36,900 (up 14.8%)
            Porsche: 25,100 (down 12.5%)
            SEAT/Cupra: 17,600 (up 98.6%)
            Volkswagen (commercial vehicles): 1,700 (down 24.1%)
            other (MAN, Scania, Navistar): 960 (up 60%)
            Total: 366,400 (up 25.0% year-over-year)”

            Fonte: https://insideevs.com/news/617016/volkswagen-group-global-bev-sales-2022q3/

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Então o Yamahia que andava por aqui a dizer que os outros é que não sabiam ler dados agora deixou de piar? Que estranho!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que raio de comentário. Vai lá ver melhor.
            Não me digas que tb não consegues ver. Isto ainda anda mais grave do que eu pensava looolool
            Os 672300 não são os nrs dos BEV’s até NOV. São as vendas do grupo VAG DURANTE o mês de NOV!
            Irra…eheheh

  3. Avatar de secalharya
    secalharya

    Ou seja, o habitual.
    A Tesla nunca cumpre as metas.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Aumento de 40% nas vendas, mas que grande fail.
      É preciso despedir o Musk, não é aceitável um crescimento tão baixo.
      A continuar mais 6 meses e estão falidos

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Exato, imagino só a meta ser um aumento de 50% em 1 ano e só atingirem uns vergonhosos 40% eu até tinha vergonha de divulgar estes numeros, enquanto isso há construtores a descer 30% em vez de subir 40%

  4. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Assim se vê o que o título de um artigo influencia nos comentários aqui colocados 🙂

  5. Avatar de Aquelequevocesadoram!
    Aquelequevocesadoram!

    Só para termos uma ideia do crescimento de outras empresas
    Apple 14%
    Google 9%
    Amazon 14%

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Quando o mercado já está saturado é mais difícil crescer.
      Manter já é uma vitória!

  6. Avatar de z-life
    z-life

    A ambição e objectivos que Musk coloca são brutais.

    O que que seria uma sucesso esmagador para maioria (senão mesmo todos) os fabricantes de automóveis, é um falhanço para a Tesla.

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Nem mais.
      Se a empresa iniciar em alguns anos a produção no segmento B (acho que é este, tipo Golf/Megane) que obrigatoriamente terá outros volumes, pode ser um caso sério, ou ficar somente nos segmentos actuais, veremos.
      Por ora, em 2023, vai entar num segmento muito importante nos EUA, nas pickups.

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        Tirando a parte do motor e tecnologia, o model 3 já é pior que um golf.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          E tirando mais umas coisas fica ainda pior

  7. Avatar de blablaefactos
    blablaefactos

    Factos. Independentemente, do que cada um acha, e dos que apressadamente, vestem acirradamente a camisola tesla, quais fieis a defender o bispo, quem em 31 dez 2021 tinha açoes da tesla e as manteve, neste momento tem um valor em carteira, com queda superior a 70%. Se isso é uma sucesso, parabens. Qdo invisto fujo desses sucessos. Mas cada um sabe de si.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Exacto, o crescimento foi extremamente baixo e muito longe do que seria aceitável. a Continuar assim o futuro (se houver) vai ser muito negro

  8. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Apple, Google, Amazon e Microsoft são governantes absolutos em seus setores. Esse ano começa o teste da Tesla. Acredito que a parte mecânica irá pesar contra ela, considerando que existem empresas fazendo isso a mais de 100 anos. Se eu fosse escolher um critério de compra, iria escolher mecânica sobre software. Outro ponto: eles possuem muita dificudade em desenvolver nomos modelos, o que move a industria.

    1. Avatar de João Corvo
      João Corvo

      Mas não se esqueça de que em motores elétricos, baterias e eficiência a Tesla bate todos e está ainda uns bons anos à frente. Começou bem mais cedo que as outras.

      Não é só software.

  9. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Acionador elétrico a muito tempo é mais robusto que o de explosão. Eficiência, resistência e durabilidade são fundamentais na indústria pesada. Isso para dizer que não é possível determinar se possuem a melhor tecnologia. Quanto a bateria, digo o mesmo. A quantidade de jogadores nesses dois setores é enorme. A Tesla gasta pouco em R&D em comparação com os vizinhos. Basta ver o número de patentes que registra por ano.

    1. Avatar de RC
      RC

      Gasta pouco só pelas patentes ?

      A tesla libertou muitas patentes para quem as quiser copiar.