Tesla estará a ser investigada depois de 23 acidentes graves com o Autopilot

16 Comentários

Desde há vários anos que a Tesla um sistema que conduz de forma quase autónoma, o conhecido Autopilot. A marca tem apostado neste setor, para dar aos utilizadores uma maior autonomia e segurança durante a condução.

A marca estará agora a ser investigada precisamente por prováveis problemas neste sistema, que acabou por provocar acidentes graves.

Tesla autopilot NHTSA acidentes carros


Sistema que protege os carros e condutores

Apesar de alguma desconfiança, muitos reconhecem no Autopilot uma ajuda essencial para os condutores dos carros da Tesla. Este sistema consegue detetar e avaliar os elementos que estão próximos destes carros e reagir para o proteger.

Com alguns elementos de proteção, este mostra uma capacidade importante para impedir acidentes graves, sendo mesmo considerado o mais seguro do segmento. No entanto, em situações muito particulares, não consegue desempenhar o seu papel e vários acidentes têm surgido, resultado destas falhas.

Ford arrasa a condução autónoma da Tesla e chama-lhe vaporware

Tesla a ser investigada pela NHTSA

Como resultado, a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) estará a investigar a Tesla e o Autopilot. Ao que tudo indica, este sistema está a ser encarado como responsável por 23 acidentes graves e que ocorreram nos últimos anos. O objetivo agora passa por perceber se o sistema estava ativo no momento do acidente.

Destes 23 acidentes, o primeiro a ocorreu em 2016. Teve lugar na Flórida, onde um motorista faleceu quando o seu carro da Tesla não travou. Esta deveria ser a reação normal do Autopilot quando um camião se atravessou. A lista da NHTSA tem já 3 acidentes registados em 2021.

Tesla autopilot NHTSA acidentes carros

Acidentes graves com o Autopilot

A ideia da NHTSA é avaliar toda a informação disponível e aferir se o Autopilot estava ativo. Querem ainda avaliar se este sistema teve qualquer intervenção ativa nos acidentes e esta a ser usado nas condições corretas e definidas.

Sem ter respondido de forma direta, a Tesla alega que os seus carros são os que têm menos acidentes por quilómetro percorrido. Este valor é ainda menor nos casos em que o Autopilot está ativo. Resta saber então o que a NHTSA vai descobrir da sua investigação.

Usar o Autopilot da Tesla reduz em 7 vezes a probabilidade de ter um acidente

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Mas as pessoas ainda nao aprederam que é para estarem atentas? ahah espero que tambem investiguem a nissan que no outro dia tenho quase a certeza que o meu batia se eu nao fizesse nada

    1. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      Sim o meu Citroen, tambem ia batendo se eu não fizesse nada.

    2. Avatar de Fak
      Fak

      @Nuno
      como é que fica em questões de seguro ter um carro desses? é feito seguro “regular” ou há algum seguro especifico para esses carros? o valor do prémio aumenta ou diminui?

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        A descrição do sistema é clara. É um sistema de assistência de nivel 2, ou seja, a responsabilidade é sempre do condutor que tem que estar sempre pronto para intervir.

        A maior parte das seguradoras não tem condições especiais para estes carros. A única excepção que conheço é a Direct que tem um desconto de 5% para quem tem o Autopilot avançado.

        As seguradoras usam estatísticas para calcular os prémios. Não usam artigos do Pplware. No capitulo das estatísticas, parece haver vantagem para o Autopilot.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        É tudo igual a maioria dos carros novos ja tem este sistema de andar praticamente sozinha na autoestrada mas todos eles dizem que tens de estar atento e tens mesmo porque podem sempre acontecer imprevistos as pessoas é que acham que isto é infalivel. Depois muitos andam a dormir o carro bate e depois vao meter as culpas nas empresas

  2. Avatar de IonFan
    IonFan

    Chega ao fim do trimestre a começam as noticias de processos de accionistas, investigações da NHTSA, e por ai fora… Já é demasiado previsível.

    Para quem tem dúvidas de que se tratam de acções consertadas, é visitar esta página: https://www.nhtsa.gov/vehicle/2020/TESLA/MODEL%2525203/4%252520DR/RWD

    A maioria das queixas é de um tal de “KEEF” que posta este tipo de artigos como “prova” de defeitos e usa VINs aleatórios para as submeter. Talvez a Tesla não fosse quem a NHTSA devesse investigar primeiro…

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não me admira nada que ajam acidentes com Teslas!! O Autopilot é tão bom que nem reconhece gradeamentos e já estou a falar do que foi lançado este ano.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Tens um exemplo disso a acontecer ou é mais uma invenção das tuas, tal como a outra história do condutor português sem garantia para o para choques que caiu, apesar da garantia ser igual em todo o mundo e não haver casos reportados desse problema em Portugal?

      1. Avatar de F.C.
        F.C.

        Como sabes que nao ha casos reportados em Portugal? Es representante da Tesla, ou conheces todos os donos de Teslas em Portugal?
        Acho engraçado quando as pessoas falam assim.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Até prova em contrário, não há. Se tu ou o Samuel conhecem algum caso, é só meter aqui qual é. E a parte da garantia? Também não sei?

          Se meia dúzia de casos nos EUA vieram parar à imprensa nacional, achas que um caso português não vinha?

          O Samuel é um troll conhecido por inventar para sustentar as trollisses dele. És livre de achar que isso é correcto.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Se alguém não quiser ter acidentes rodoviarios basta não comprar um Tesla.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        E já agr qualquer outro carro porque muitos ja têm estes sistemas mas todos eles dizem para a pessoa estar atenta mas é claro que o ser humano é estupido e está a dormir depois o carro bate e vai meter as culpas na empresa ahah tao tipico.
        Já agr queria processar a rowenta porque pus o apirador deles a aspirar a rua e foi atropelado por um carro

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        ou então ficar em casa. de certeza absoluta ninguém tera acidentes rodoviaros em casa.

        1. Avatar de Valter
          Valter

          Olha que não, na vila onde moro, um velhote à muitos anos atrás estava a dormir descansado, quando um camião lhe entrou pelo quarto a dentro. Já não está cá hoje..

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      fiquei a tentar imaginar que tipo de gradeamentos é que há nas estradas ahah é como dizer que uma bimby é má porque não reconhece um trator ahah, os teslas tal como todos os carros que têm estes sistemas reconhecem obstaculos e pronto é muito dificil conseguir dintinguir do que é

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Como em tudo…confiam demasiado na tecnologia… e sinceramente a tecnologia é essencial em muitas coisas, agora nos carros, pessoalmente, mete-me medo por diversos factores e não estou apenas a falar em acidentes e parecidos…