Tesla em piloto automático embate num carro da polícia. Condutor estava a ver um filme

41 Comentários

Alguns condutores dos elétricos Tesla confiam na tecnologia para lá do razoável. Um caso paradigmático desta confiança cega aconteceu na passada quarta-feira. Segundo informações, o condutor de um Model S deixou o carro em piloto automático para ver um filme no seu telefone.

O acidente não provocou feridos, mas deixou o carro-patrulha bastante danificado.

Imagem carro patrulha atingido por um Tesla Model 3


Tesla Model S em piloto automático e condutor a ver um filme

A polícia da Carolina do Norte apresentou acusações contra um condutor cujo Tesla colidiu com um carro da polícia na manhã de quarta-feira, informou a televisão CBS 17 de Raleigh.

Conforme as informações, o condutor admitiu aos agentes que havia ativado o piloto automático do seu Model S e, no momento do acidente, estava a ver um filme no seu telemóvel.

Um agente do condado de Nash e um agente da Patrulha Rodoviária estavam na beira da estrada enquanto respondiam a um acidente anterior, quando o Tesla bateu na viatura da polícia.  O impacto entre o Tesla e o carro-patrulha empurrou os agentes para o chão.

Relatou o canal CBS 17.

Imagem Tesla Model S acidentado

No acidente não houve feridos. Contudo, o condutor foi acusado de ter violado a lei do Estado e de ter uma televisão no carro.

É um importante lembrar que nenhum carro no mercado hoje é totalmente autónomo. Assim, os condutores devem estar sempre atentos à estrada, independentemente do tipo de automóvel que possuem ou do tipo de tecnologia de assistência ao condutor com a qual o automóvel está equipado.

 

O que confundiu a tecnologia do Piloto Automático?

Segundo os agentes, naquele momento eles estavam a fechar um via de circulação. Nesse sentido, era importante haver total atenção humana para não permitir que a tecnologia falhe quando está em modo autónomo.

Assim, este caso veio mostrar “que a automação nunca substituirá a atenção dos condutores, que não enviam sms, não estão ao telefone, mas focam-se no que fazem, que é conduzir”.

Concluiu o xerife Keith Stone.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
    Abreu

    Gente estúpida estes americanos.. então vai a conduzir e a ver um filme… Pode ter autopilot mas sempre de olho no fogão( não me refiro ao iPhone) mas totalmente natural para um país que elegeu um burro para presidente! Kkkk

    1. Avatar de JL
      JL

      Cá também elegeram um… lol

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Não se compara ao trumpa.. nem de longe.. ao menos burro não e!

        1. Avatar de JL
          JL

          Entre ser burro ou ser um pau mandado, o diabo que diga qual é a diferença.

          1. Avatar de AP
            AP

            O Trump não é pau mandado… de vez em quando diz umas bacoradas, os assessores ficam logo com suores frios para arranjar uma justificação ou mitigar o estrago, a seguir ele é aconselhado e decide não insistir no erro.

          2. Avatar de JL
            JL

            Por acaso estava a falar do Costa

        2. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          a tua IGNORâNCIA é assustadora, se é que se poderá chamar ignorância, pessoalmenete a palavra que se utliza para individuos como tu é outra,…não e de surpreender no estado em que o país se encontra!

          TRUMP2020

          where is marselfi?!

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Traduz isso amaricano

        3. Avatar de Mark Casila
          Mark Casila

          nao e burro mas e traidor …. o pais a ser vendilhado aos bocados e o bosta a assobiar para o lado, o morcela entao nao se falar

      2. Avatar de Stalin
        Stalin

        Foi? Traduz lá isso.

        1. Avatar de JL
          JL

          O actual primeiro ministro.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      tu es um gênio pelos visto! kkk
      O tuga tem mania mesmo, com uma taxa elevada de ignorância, prova disso e a esquerda no poder, país destruído, pobre e ainda se põem a chamar estúpido para os outros,.. KKK

      triste

      1. Avatar de Rui
        Rui

        És mesmo tontinho para. Ao usar o termo que merecias .

        O ouro país civilizado (eles acham que são) e precisamente os eua, por cá temos sistema de saúde pública, educação pública apoios imprescindíveis para um país ser justo e evoluído.

        Cuba e melhor país para viver do que os eua mas mesmo assim andam por vezes uns idiotas com a mania que por lá e que é bom e Portugal não presta.

        Ponham os olhos nos mortos sejam por covid outport guerras idiotas com única finalidade de roubar recursos para manter máquinas de guerra idiotas

        1. Avatar de ratel
          ratel

          Pois ou Rui tu não sabes bem o País em que estás ,medes o Pais pela saúde publica e educação estas é a esquecer-te que depois de 40 anos de falsa democracia o povo continua escravo.

      2. Avatar de David
        David

        Ambos os países têm coisas boas e outras más…e vocês os dois demonstram o mau de ambos!
        Mas tb o mau do “Tuga” o nosso não é bom, o do vizinho é sempre melhor!
        Pena que as boas férias serve apenas para ver o 5% de bom que cada país tem…e esquecem o resto dos pais que visitam… informem-se antes e em vez de picardias, se não estão contentes com algumas coisas do vosso país, nomeadamente a política, façam por mudar, sejam a mudança… e votem e mostrem a vida indignação nas urnas… mas leiam antes acerca dos partidos… não vá votarem no “Ventura” por pura burrice!

        E a propósito, apesar de tudo, temos um país muito bonito e com uma gastronomia fenomenal e um amplo espaço marítimo cobiçado por todos! Visitem mais o vosso país e descubram Portugal, vejam menos instagrams e praias e redescubram mesmo o maravilhoso país que temos!

        Abraço!

        Costumam dizer entre os emigrantes que o único “problema” de Portugal são os portugueses!

        País com pouca educação, e como um pastor e o ser rebanho… ele fala e todos seguem! A informação está toda disponível para ler, mas preferimos praia e churrascos… pq preferimos não decidir e reclamar do que os outros decidiram por nós!

          1. Avatar de Mark Casila
            Mark Casila

            +2

    3. Avatar de Guilherme Tiago
      Guilherme Tiago

      A chamarem os americanos todos estúpidos porque um iluminado fez algo parvo… Então lamento imenso, mas nós também somos todos uns estúpidos segundo a tua lógica. Vem-me à cabeça uns miúdos a andarem a 200 km na circular e a fazer filmes para o Instagram

  2. Avatar de Flavio
    Flavio

    Deve ter o carro com o hackmode? Se não estou em erro em andamento não reproduz vídeo. Daí Secalhar a falha fo autopilot

    1. Avatar de Tiago Alves
      Tiago Alves

      Na noticia esta escrito que o condutor estava a ver no telemóvel, o que é ainda pior…

    2. Avatar de MIGUEL MARCAL
      MIGUEL MARCAL

      Está na noticia que o filme estava a ser visto… no telemovel.

    3. Avatar de JL
      JL

      Não se percebe se estava a ver no telefone ou na televisão, mas no ecrã do carro não era de certeza.

      1. Avatar de Stalin
        Stalin

        Já entendi a cena do “burro”. Não sabes ler nem interpretar… ok.

        1. Avatar de JL
          JL

          Obrigado esperto.

          1. Avatar de Stalin
            Stalin

            Esperto deves ser tu. Eu não sou canídeo. os canídeos é que são ESPERTOS…

    4. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      Se leres a notícia toda até ao fim vais perceber…

    5. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Se calhar convinha ler a parte da notícia em que diz que o senhor em questão estava a ver um filme no TELEMÓVEL

  3. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Sempre que chega o mês de apresentação da tesla – setembro battery day – lá vem um chorilho de noticias como estas …
    Depois o autopilot inclui vários pacotes, o autopilot banal e o FSD – Full Self Driving que é extra e tens pagar uns milhares a mais, quantos idiotas se espatifaram ao telefone era o que eu gostaria de saber?

    1. Avatar de JL
      JL

      É a malta a ajudar a tesla, só num ano valorizou 10 vezes.

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Acho que a malta americana se esqueceu que o KITT (apesar da ideia duma tecnologia altamente avançada) é algo irreal…

  5. Avatar de ze
    ze

    Proibem telemoveis ao volante e depois permitem ecras e mais ecras touch dentro dos carros! Ainda por cima com capacidades de Media.
    WTF???? Está tudo doido?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Logo no primeiro parágrafo:
      “ ver um filme no seu telefone.”

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    “Assim, este caso veio mostrar “que a automação nunca substituirá a atenção dos condutores, que não enviam sms, não estão ao telefone, mas focam-se no que fazem, que é conduzir”.

    Concluiu o xerife Keith Stone.”

    Está tudo dito!!!

    Podem dizer maravilhas do piloto automático mas para mim não faz sentido nenhum usar um sistema que não é infalível… e ao pormos a nossa vida num piloto automático… é estúpido…

  7. Avatar de Justino, o Justo
    Justino, o Justo

    Foi a tecnologia que se confundiu. Não foi mais ninguém.

  8. Avatar de Pastilhas
    Pastilhas

    Não querendo tomar partidos… Mas olhando para factos.
    Todo e qualquer acidente com um tesla é notícia porque tem um piloto automático…. Todo e qualquer outro acidente com milhentas de outras marcas, passa despercebido e estes porque somos nós os condutores, pelos visto olhando para os comentários, somos menos estúpidos, mais eficientes e menos falíveis.
    Só não percebo então a seguinte relação.
    Há 2 acidentes por cada 8,3 milhões de quilómetros feitos houve com um tesla com recurso, mais ou menos, ativo do sistema.
    Em comparação, nós, seres superiores, tivemos 1 acidente a cada 770 mil quilómetros. (Dados da NHTSA, National Highway Traffic Safety Administration) isto só na América. Metam lá outros e certos países que estes numeros upa, upa…

    Talvez todos os carros devessem era trazer um assistente estúpido e o Homo Sapien supercondutor. Nem que fosse, para que em caso de acidente, podermos dizer a culpa foi da maquina.

    Mas pelo menos os acidentes na mesma relação já citada, passariam de 6 para 1.

    Claro que há um Iluminado que virá dizer: “bla bla bla … pois mas isso é todas as marcas…” No entanto, aqui esta em causa o sistema que as conduz.

    1. Avatar de JL
      JL

      Pena que a Tesla nem agradece a publicidade, mas é como diz, tudo o que acontece com um tesla é um bicho de 7 cabeças, por essas e por outras já é das marca mais valiosas do mundo, num ano valorizou 10 vezes.

      1. Avatar de Jazz
        Jazz

        As avaliações bolsistas são, na grande maioria, ridiculas e irreais. Dependem de muitos fatores, como especulaçao de grandes investidores e expetativas futuras que nem sempre se concretizam… Agora, a Tesla como construtora de EVs está a a anos luz da concorrencia, só falta um pouco mais de qualidade montagem.

        1. Avatar de JL
          JL

          Concordo a 100%

  9. Avatar de eh pah não
    eh pah não

    Benvindos ao futuro!

    Continuo a dizer: prefiro estar a conduzir e ter o carro a assistir-me ou avisar-me no caso de eu falhar do que ter o carro a conduzir e ter eu de estar constantemente com atenção para garantir que ele não falha.

    O que a Tesla está a tentar implementar é a segunda opção… péssimo na minha opinião.

  10. Avatar de eh pah não
    eh pah não

    Aliás, o autopilot não tem nada a ver com segurança. A agenda é outra. A segurança é só a desculpa para ser aceite.

  11. Avatar de TRaveller
    TRaveller

    Era bom saber qual o “autopilot” instalado nesse carro, existem vários níveis de condução autónoma e a Tesla conforme os anos e os extras pagos tem níveis condução autónoma diferentes.