Tesla domina na Europa à medida que o mercado dos carros elétricos cresce em fevereiro

52 Comentários

Apesar de muitas fontes de informação sugerirem que a procura de carros elétricos está a diminuir, a verdade é que estes continuam a ganhar força na Europa. Isto é visto de forma simples, com as vendas globais a continuarem a aumentar apesar dos incentivos estarem a ser reduzidos. O mês de fevereiro mantém este cenário, com a Tesla a dominar o mercado na Europa.

Tesla Europa carros elétricos fevereiro

A Tesla continua a dominar o mercado na Europa

Depois de um ano de 2023 muito interessante no mercado dos carros elétricos, esperava-se muito para ano atual. Assim, fevereiro de 2024 viu um aumento de 10% ano a ano nas vendas de carros elétricos, em linha com o crescimento geral do mercado. Os plug-ins captaram 20% da quota do mercado europeu.

Apesar de uma ligeira desaceleração, o segmento dos carros elétricos está ainda em crescimento na Europa. Os veículos totalmente elétricos continuam muito mais populares, detendo 13% do mercado, enquanto os híbridos detêm 7%.

Fevereiro registou cerca de 202.500 de novos registos de carros elétricos na Europa. O número do ano até agora é superior a 400.000, mais uma vez com uns sólidos 20% do mercado total. O reinado da Tesla na Europa permanece incontestado. Em fevereiro, quase 20.000 novos Tesla Model Y foram registados, e o Model 3 ficou num distante segundo lugar, com mais de 8000 unidades vendidas.

Tesla Europa carros elétricos fevereiro

Mercado de carros elétricos cresce em fevereiro

Curiosamente, apesar da sua popularidade, os modelos ID.3 e ID.4 da Volkswagen não ficaram entre os dez primeiros de fevereiro, ficando em 19.º e 20.º, respetivamente. Presenças notáveis ​​no mercado de veículos elétricos incluem o Peugeot e-208, o Volvo XC40 e o MG 4, que cresce rapidamente.

Quando se trata de marcas, a Tesla continua a ser a campeã indiscutível, superando ligeiramente a BMW e a Mercedes-Benz. Quanto aos grupos automóveis, o Grupo Volkswagen mantém a liderança com 19,5% de share, enquanto a Stellantis segue com 12,2%.

Este cenário poderá em breve ser reforçado com novos números, não apenas da Tesla. As marcas chinesas ganham força na Europa e em breve as suas vendas vão disparar, com ofertas como a da BYD a serem cada vez mais interessantes para os consumidores.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Que giro, quando o lobby do petróleo já dançava à volta da fogueira com a queda das vendas dos EVs. Doce ilusão.

    1. Avatar de rui
      rui

      E cairam, só não foi dos bons EVs… Mas quem é que comprar um ID3 que começa 2 mil euros acima de um Model 3? Obviamente Tesla e outras marcas como a MG vendem e não tarde a Renault está lá nos tops com eles tambem…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A Renault já vende o Megane elétrico base mais barato (pouco é certo) que as versões a gasolina e gasóleo…

      2. Avatar de TdSR
        TdSR

        Só compra Tesla quem percebe zero.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o que percebe o senhor de tesla ? Diga lá que sistema de transmissão tem o Tesla ?

    2. Avatar de ZERTO
      ZERTO

      Deixa os eléctricos chegarem aos 50% e vamos ver o preço da electricidade a subir para 5 ou 6 euros o kw. Depois não se trata de produzir mais ou menos barris mas sim de a natureza permitir produzir em quantidade suficiente ou não. Se hoje já voltamos a ter electricidade produzida a carvão imagine quando a procura for 10x superior a oferta

      1. Avatar de Realista
        Realista

        €5 a 6 o kW???

        Tens a noção que ligar uma placa elétrica de 1350w para afazer a comida (30 horas por mês) custaria €200!!

        Que absurdo.

      2. Avatar de JL
        JL

        Você depois fica prejudicado, já que depois tem de pagar mais caro o combustível, e imagine como ficam as soluções que vocês tanto defendem que dependem de electricidade, nem chegam a ver a luz do dia.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nada de novo, a Tesla já está falida desde 2003.

    2. Avatar de JL
      JL

      Acho que não próxima semana vai à falência.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Já se sabia já estão na falência há mais de 15 anos

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Isso e o bitcoin.

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Todos os dias temos nuvens negras sobre o Musk, mas ele não pára é sempre andar e a ver o pessoal a destilar… Acho que quando chegar ao número 1 de homem mais rico ele vai parar só vamos ver é coisas ainda mais fora da caixa.

      1. Avatar de TdSR
        TdSR

        Agora é que não chega outra vez a n1.
        O X vale cada vez menos. O Musk minou aquilo de bots e fakenews.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    A tesla revolucionou o mercado e hoje em dia toda a gente tem ou quer ter um! Ja convenci toda a gente da familia a mudar para a tesla e 0 reclamacoes. Carros a combustao tem de ser proibidos, ja assinei uma peticao para isso acontecer ja este ano em Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra!

    1. Avatar de Kush
      Kush

      Aí no retângulo um carro a pilhas não e a melhor opção, já nas ilhas é!

    2. Avatar de SM
      SM

      O egocentrismo e a patetice de mãos dadas, como de costume. Nada de novo.

    3. Avatar de Maxgiger
      Maxgiger

      Qualquer coisa que sai do “ideais” de alguns, toca a proibir. O que tem de existir são diversos combustíveis disponíveis a população. Nem tudo o veiculo tem de ser elétrico.
      Isto até parece o pessoal que vai para o ginásio! “Descobrem” o que é bom e como acham que é bom, pensam que todos devem seguir pelo mesmo caminho. Até pego um pouco da tua frase, “Ja convenci toda a gente da familia a mudar para a…” Mas nem todos podem ir para o ginásio, no entanto sempre existem alternativas a ida ao ginásio. Ou também devem ser proibidas?

    4. Avatar de luis
      luis

      nao podes fazer isso quando em Coimbra tens autocarros da smtuc com 30 anos a circular que fazem uma fumarada que mete medo…

    5. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      Boa sorte com isso…

    6. Avatar de metemaistabaco
      metemaistabaco

      Eu assinei 2 petições para proibir carros eléctricos! 2-1

    7. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Troll fraquinho, fraquinho…

  3. Avatar de bigname
    bigname

    Para quem anda na estrada, hoje em dia vê-se o dobro de Testas em relação a um ano. E vai continuar.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “As marcas chinesas ganham força na Europa”
    Contam aqueles que estão estacionados há mais de 18 meses nos portos europeus?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sejas assim, sabes que é verdade. Nunca houve tanta oferta no mercado automóvel e a vender bem.

    2. Avatar de JL
      JL

      Agradeça à Tesla que reservou os camiões para seu transporte, deixando os outros sem transporte. Looool

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Será? Não deixou de baixar 20% no trimestre.

        1. Avatar de JL
          JL

          É o que dizem algumas notícias.

        2. Avatar de JL
          JL

          Errado, as vendas da Tesla caíram 8.5%

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Q4 2023: 484.507 carros VS Q1 2024: 386.810 carros, baixa de ~20,16%

          2. Avatar de JL
            JL

            Raramente se faz comparações com o trimestre anterior, já que durante o ano existem sempre flutuações, dai fazerem sempre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem que fazer, caso contrário está a aldrabar a linha.
            Se recuar 1 ano e fizer a mesma análise vai verificar exactamente o contrario, ou seja, houve um crescimento entre o último trimestre de 2022 e o 1⁰ trimestre de 2023. Ou seja a linha vinha com forte tendência ascendente.

            Não há como esconder, a venda de carros Tesla está em queda livre.

          4. Avatar de JL
            JL

            Está em queda livre ? sim, os diesel, que eles não têm.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hum?!

          6. Avatar de Realista
            Realista

            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/global-ev-sales-up-12-march-down-9-europe-rho-motion-says-2024-04-11/

            Global electric vehicle sales rose to 1.23 million units in March.

            Sales rose 27% in China and 15% in the United States and Canada.

            Rho Motion has predicted that global electric car sales will rise between 25% and 30% this year.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá vêm eles com a VELHA ladainha a querer meter tudo no mesmo saco:
            ” Global sales of fully electric and plug-in hybrid vehicles (PHEVs) rose 12% in March versus the same month in 2023″
            Claro que ng duvida que só à conta da BYD é PHEV’s a pontapé…na China. Contam para esta estatística, mas não contam para ombrear com a Tesla nas estatísticas de vendas de elektros. LOL
            O sumo desta noticia é mesmo a cacetada que os BEV’s+PHEV’s continuam a levar na UE.

          8. Avatar de JL
            JL

            Cacetada ? quais ? os diesel?

            https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-10-1-in-february-2024-battery-electric-12-market-share/

            “Electric cars
            In February 2024, battery-electric car sales grew by a modest 9% to 106,187 units, maintaining a stable market share of 12%. Among the four largest markets, Belgium (+66.9%), France (+31.8%), and the Netherlands (+20.9%) saw significant double-digit gains, while registrations in Germany declined by 15.4%.

            Sales of new hybrid-electric cars surged by 24.7%, driven by substantial growth in the four largest markets: France (+41.5%), Spain (+26.5%), Germany (+16.4%), and Italy (+16.1%), which collectively account for over 70% of EU sales. Sales totalled 255,511, accounting for 28.9% of the market.

            Registrations of plug-in hybrid electric cars also increased by a notable 11.6% to 64,351 units, stemming from solid growth in key markets like Germany (+22.3%), Belgium (+21.8%), and France (+11.8%). Plug-in hybrid electric cars now represent 7.3% of EU car sales.”

            “Petrol and diesel cars
            In February 2024, the EU petrol car market expanded by 6.1%, primarily driven by increases in the four largest markets, notably in Italy (+33.4%), along with Spain (+3.7%), Germany (+2.3%), and France (+2.1%). Although petrol remains the most popular power source among buyers, its market share dropped from 36.9% to 35.5% this year. By contrast, the EU diesel car market contracted by 5.1% in February. A decline was recorded in several markets, including three of the largest: France (-30.5%), Spain (-17.4%), and Italy (-11.8%). Germany diverged from this trend, with diesel sales growing by 9.7%. Diesel car sales reached 113,891 units, accounting for a market share of 12.9%, down from 15% last year. ”

            Até os a gasolina que estão agora na moda cairam.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que é que lhe escapou no título do artigo do @Realista postou?:
            “Global EV sales ..in March… down 9% in Europe, Rho Motion says”

            Caso ainda não se tenha tocado, a linha descendente vai continuar:
            Agosto de 2023_ BEV 21,0%_Diesel 12,5%
            Setembro de 2023_ BEV 14,8%_Diesel 12,7%
            Outubro de 2023_ BEV 14,2%_Diesel 12,0%
            Novembro de 2023_ BEV 16,3%_Diesel 12,2%
            Dezembro de 2023_ BEV 14,6%_Diesel 13,6%
            Janeiro de 2024_ BEV 10,9%_Diesel 13,4%
            Fevereiro de 2024_ BEV 12,0%_Diesel 12,9%
            —/—
            ??Março de 2024_ BEV ??%_Diesel ??%
            (aguardam-se cenas dos próximos capítulos. É já nos próximos 5 dias que a ACEA terá que vir a terreiro e já pela 3ª vez este ano, reconhecer a triste realidade)
            Aposto em míseros 12,6% de elektros, estupendo para que já atingiu 21% há uns meses. Se isto não é uma queda com estrondo, já nem sei o que lhe diga lool

          10. Avatar de JL
            JL

            A triste realidade dos diesel e gasolina a descer ? Pois, é o que se vê.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nop para as vendas os diesel e gasosas caírem, os elektros teriam q ter subido e o q se tem verificado é exactamente o contrário.

          12. Avatar de JL
            JL

            Tanto que subiram que está ali a acea a dizer que subiram. Mas ok, já vi que não consegue ler essa parte.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A ACEA tenta dar a volta à realidade à custa do vocabulário. Sei que custa ver elektros a baixar recorrentemente apesar de qs oferecidos e diesel’s a subir.
            Já lhe deixei os nrs dos últimos 7meses da própria ACEA.
            Mais 5 dias e temos o 8⁰ mês, sendo os últimos 3 com os elektros sp a levarem na corneta.
            Acabaram os delírios e daqui a 2 meses temos aí o PPE para dar a estocada final na fantasia elektra.
            Vá-se preparando.

          14. Avatar de JL
            JL

            Mas não estão a baixar, estão é a aumentar, houve sim meses que baixaram, mas onde está a novidade disso ?

            Mas alguma vez colocou aqui números certos ? nem uma conta a uma média sabe fazer, quanto mais.

            Vamos esperar então.

            Ah claro, a acea agora é que está errada.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Bolas vc é mesmo cabeça dura.
            Tome lá um boneco. Pode ser que assim entenda!
            A evolução das vendas de BEV vs Diesel nos últimos 8 meses na UE:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZlD9fS7nTCcFud9BQ?e=cKtaPq

          16. Avatar de JL
            JL

            Agora fabricou uma gráfico ao seu jeito.

            Mas não lhe disse já que não pertenço a um rebanho de gente ridícula como você ?

            A acea está errada também. Looooooooool

          17. Avatar de Realista
            Realista

            https://alternative-fuels-observatory.ec.europa.eu/general-information/news/100-electric-vehicles-12-new-car-sales-europe-january

            The European passenger plugin vehicle market scored 199,000 registrations in January. Positively, BEVs (+29%) continued to grow despite the drop in EV incentives in a number of markets. Plugin hybrids (PHEVs) were also on the way up, growing by 23% year over year (YoY). BEVs started the year solidly ahead of PHEVs (61% BEVs vs. 39% PHEVs).

            Regarding other powertrains, plugless hybrids were up from 26% share in January 2023 to 29% in January 2024, while petrol was down 2% YoY to 36% and diesel continued its slow drop into the abyss, falling from 16% a year ago to its current 12%. At this pace, expect diesel sales to end around 2027….

            “Porrada na europa.”

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL fabriquei? São os nrs da ACEA. Não é nada fabricado. É apenas a imagem da realidade convertida dos nrs. loooloool
            A coisa devia ter disparado com tanto subsídio mas apenas os vejo a definhar

            @Realista, 12% só se adicionaram alguns PHEV’s
            “Janeiro de 2024_ BEV 10,9%”
            Já agora, nos EUA vai pelo mesmo caminho ou pior eheheh

          19. Avatar de JL
            JL

            Mais um argumento falso, porque diminuíram quando deixaram de ter inventivos.

            Não invente, porque nos diesel aconteceu o mesmo, só dispararam quando tiveram incentivos e ainda têm, já que a maior parte deles são comprados por empresas.

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que pachorra pá.
            Diga lá o de acabaram com os subsídios? Na Alemanha e mais onde?

          21. Avatar de JL
            JL

            Noruega, Portugal, Suíça, Suécia, França reduziu.

            Sim Portugal só tem IVA para empresas o incentivo para compra ainda não chegou e quando chega só dura 2 dias.

            Sim, realmente a pachorra para tanto disparate já começa a ser demais

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se tiverem registados e matriculados então sim contam