Tesla diz que pode reciclar 92% dos materiais das células de bateria

61 Comentários

Embora sejam, aparentemente, menos poluentes do que os carros com motor de combustão, os elétricos encerram várias questões que estão longe de ser unânimes. Por exemplo, o ciclo de vida das suas baterias que, segundo argumentam alguns especialistas, está longe de ser uma vantagem. Nesse sentido, agora, a Tesla diz ser capaz de reciclar 92% dos materiais das células de bateria.

Este passo poderá ser altamente significativo no verdadeiro impacto dos carros elétricos.

Baterias da Tesla

Esta semana, a Tesla publicou o seu Impact Report relativamente a 2020. No documento, a fabricante de veículos elétricos afirma ter a capacidade de recuperar aproximadamente 92% dos materiais das células de bateria, uma vez que o seu processo de reciclagem sofre melhorias constantes.

Enquanto fabricante de carros elétricos, a Tesla sempre esteve muito consciente do impacto que a produção das baterias dos seus carros representa para o meio ambiente. Por esta razão, sempre trabalhou e investiu no sentido de melhorar o seu processo de reciclagem, estabelecendo este crescimento como um objetivo prioritário.

Então, a Tesla tem vindo a trabalhar, há muitos anos, com empresas especializadas em reciclagem, por forma a melhorar a sua capacidade de completar o processo nas baterias em fim de vida. Dessa forma, espera reduzir o custo ambiental dos materiais de mineração necessários à produção de baterias.

Afinal, esta é uma das questões mais recorrentemente levantada por aqueles que se posicionam contra os carros elétricos.

O conjunto de baterias da Tesla foi concebido para durar mais do que o próprio veículo. Devido a isto, poucas baterias Tesla de consumo – mesmo as dos nossos Model S com quase nove anos de idade – foram desativadas até à data.

Assinala a Tesla no seu Impact Report 2020.

Mais do que isso, refere que as suas fábricas de baterias começaram a incorporar um “sistema interno de reciclagem em circuito fechado que garantirá que 100% das baterias da Tesla recebidas sejam recicladas e até 92% dos seus metais brutos reutilizados”.

Tesla

Tesla pretende um sistema de reciclagem seguro e rentável

No relatório, a Tesla confirma que a primeira fase da sua infraestrutura dedicada à reciclagem de baterias foi instalada na Gigafactory do Nevada, no quarto trimestre de 2020. Além disso, acrescenta que esta instalação aproxima a indústria dos veículos elétricos da reciclagem de baterias em escala.

Como fabricante do nosso programa de células internas, estamos melhor posicionados para reciclar os nossos produtos de forma eficiente para maximizar a recuperação do material chave da bateria.

Escreveu a Tesla, revelando que as próximas infraestruturas chegarão à Gigafactory Berlin-Brandenburg.

Globalmente, a Tesla revela que o objetivo é desenvolver um processo de reciclagem seguro, de baixo custo, com altas taxas de recuperação e de baixo custo ambiental.

 

Leia também:

As baterias também têm um fim de vida. O que acontece depois?

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Com artigos destes começa a ser dificil defender os carros a combustão como sendo a opcão mais limpa e amiga do ambiente.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Tendo em conta que por exemplo as baterias são fabricadas em fábricas na china que trabalham a carvão, porque obviamente são onde a mão de obra é mais barata, dizer que “é difícil defender os carros a combustão como sendo a opção mais limpa” cai totalmente por terra.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Então explica lá a gigafactory que eles contruíram no nevada totalmente auto suficiente em energia eletrica para produzir baterias…

        1. Avatar de Rambo
          Rambo

          Isso do autosuficiente tem muito que se lhe diga. É autosuficiente em quê concretamente? Por outro lado não se esqueça que praticamente todas as matérias primas usados no fabrico de um carro elétrico são extraídas de algum lado e carecem de ser transportadas. Redefinir uma industria inteira é uma loucura completa e vai ter custos irrecuperáveis para o ambiente. Espero que vá-lha apena…

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            Quase que tive um aneurisma ao ler as duas últimas palavras…

          2. Avatar de RC
            RC

            Ena, que se passou aqui, em 2021 ainda existe malta que pensa que os veiculos a combustão e os combustiveis são enviados pelo São Pedro.

            Xeeddada–…..ssse

        2. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          Tecnicamente são autosuficientes, o problema é que investiram 800 anos da electricidade que gastariam normalmente. Além de que a solarCell está falida e aumentar os preços acima de 500% a pessoas que já tinham contratos para instalar módulos idênticos aos que foram montados no Nevada, levando a desistências e processos judiciais por não cumprirem os contratos, alguns assinados e pagos em 2018 e montados este ano, com o valor extra a pagar.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            800 anos de investimento, será que está correcto? Ouvi dizer que era um milénio de investimento.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Como é que é feito o fabrico dos combustivel? É com recurso a energias mais limpas? E o seu processo de reciclagem, como é feito?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não, mas fracking tem menos consequências para os ecossistemas do que lithium mining.
          Os menos informados é que só veem CO2 à frente, existem coisas bem piores que o CO2 a acontecer para a pseudo revolução dos electricos.

          1. Avatar de RC
            RC

            Provas, já que está tão bem informado !!!

            Então e quando acabar, voltamos para as cavernas ?

          2. Avatar de RC
            RC

            É que desde que existe facebook toda a gente virou cientista.

          3. Avatar de RC
            RC

            Por exemplo, o uso de água só é mau quando usado para extrair lítio, quando usado para extrair petróleo não é problema algum.

          4. Avatar de RC
            RC

            Há pessoas que em pleno 2021 ainda não perceberam que um litro de combustível só dura uma vez, enquanto um lítio de lítio dura milhares de vezes , pode ver reutilizado e voltar a durar milhares de vezes outra vez.

            É isso, vai ser a pseudo revolução, é por isso que cada vez se vendem menos. LOOOOL

          5. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            https://interestingengineering.com/clean-evs-and-dirty-lithium-mining-business

            Além da água necessaria ser exponencialmente superior na mineração de litio, o maior problema são as lavarias das minas que introduziem quimicos nocivos nos solos e nos lençois freaticos.

          6. Avatar de RC
            RC

            Ok, agora venham os dados para a extração e refinação de combustiveis:

          7. Avatar de RC
            RC

            Sobre o cobalto não esquecer que também é usado na refinação.

      3. Avatar de rui
        rui

        rapidamente estão a mudar isso a china já usa mais 7% de energia renovável que os USA

        1. Avatar de Rambo
          Rambo

          É residual. Consulte a matriz energética mundial.

          1. Avatar de RC
            RC

            29% é residual ?

          2. Avatar de Rambo
            Rambo

            @RC aproximadamente 10%, pelos dados de 2019.

            https://ourworldindata.org/energy-mix

          3. Avatar de RC
            RC

            Ah ok, eu vi em 2020, como o consumo foi menor, a percentagem subiu.

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Nah. Certas pessoas vão sempre inventar uma nova desculpa para defender os seus preconceitos.

  2. Avatar de Rambo
    Rambo

    Quase tudo é reciclável, mas atualmente só 12% do lixo separado é reciclado. É preferível sempre a reutilização à reciclagem. Será viável economicamente? Tomara que sim, caso contrário será o maior tiro no pé da humanidade.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Falta ali é que vão gastar 9800 milhões de euros anualmente, a enviar as baterias para uma das 2 fábricas mundiais que as reciclam. É um “pequeno pormenor”, pois ao aumentarem a quantidade de baterias a reciclar, os custos vão ser gigantes, que levará a aumentos de 30000 a 90000 euros no preço de cada carro vendido e o duplicar (talvez até mais que isso) na instalação de novas baterias.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        2 fábricas mundiais no passado, no presente e no futuro

        1. Avatar de Rambo
          Rambo

          Mesmo com mais fábricas continua a ter um custo ambiental altíssimo, custo esse que não tinha com os combustíveis fosseis. Não estou a dizer que a tecnologia não evolua e deixe de sê-lo, no presente é um problema grave.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ou seja a extracão, transformacão e queima (consumo) de combustiveis é menos poluente que a reciclagem de baterias.
            Está apontado.

          2. Avatar de Rambo
            Rambo

            Toni da Adega, não tenho tantas certezas como tem, o que eu sei é isto:

            “But electric cars have their own dirty little secret: Every electric vehicle, and most hybrid vehicles, rely on large lithium-ion batteries weighing hundreds of pounds. One of the largest, the battery for the Mercedes-Benz EQC, comes in at 1,400 pounds. Typically made with cobalt, nickel, and manganese, among other components, these batteries cost thousands of dollars and come with an environmental burden: They require ingredients sourced from polluting mines and smelters around the world, and they can ultimately contaminate soil and water supplies if improperly disposed.”

          3. Avatar de RC
            RC

            @Rambo, e quantas vezes dura esse bateria em relação a um litro de combustivel ?

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ok. Visto o combustível vem de uma fonte debaixo da bomba de gasolina e os carros a combustão vêm do stand. Faz todo o sentido serem muito mais limpo os veículos eléctricos que precisam de ser fabricados.

          5. Avatar de Rambo
            Rambo

            RC a poluição não se resume a emissões de CO2. Se me garantir que toda a energia elétrica é produzida de forma limpa menos mau, caso contrário, está a trocar um problema por outro. Neste caso tem a agravante de estar a converter uma industria inteira e isso consome muita energia e principalmente recursos naturais, alguns deles, raros. Neste momento a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo, ainda são as fosseis (principalmente o carvão), com as biomassas chega quase aos 70%. Com o aumento do consumo de energia elétrica essa energia virá de onde?

          6. Avatar de RC
            RC

            Rambo, então um veiculo que emite 300 gramas de CO2/km (globais, não só pelo escape) de um lado e do outro tem um que emite 75 gramas, é trocar um problema por outro ?

            Portanto, o melhor é voltarmos ao veículos que haviam nos anos 80 e 90 que o problema fica todo igual ? É isso ?

          7. Avatar de RC
            RC

            Mas converter a industria inteira porquê ???? as fabricas que faziam blocos de motores a combustão passam a fazer blocos de motores electricos, são diferentes ? são, mas as máquinas CNC podem ser reprogramadas e em termos de moldes fazem novos moldes, já que também o fazem para cada tamanho de motor ICE.

            As fabricas que montam electronica para os carros a combustão passam a fazer o mesmo para os electricos.

            As fabricas que montam, não precisam de alterar nada a mais do que já fazem quando mudam de modelo.

            A extração de mineirio é igual, só tem mais uma que é o fabrico de baterias, que já existe.

            É assim tão complicado ? vale a pena meter o mundo em risco o fim do petróleo e depois termos de fazer cavernas novas para irmos morar ?

            Já agora se defende o hidrogénio, saiba que veículos a hidrogénio são elétricos, essas brincadeiras que fizeram em adaptar motores ICE para usar hidrogénio, são apenas testes e protótipos, a razão é simples, são extremamente ineficientes, menos ainda que a gasolina, e o hidrogénio custa 5 vezes mais que a gasolina.

            Mas é o costume, para elétricos não vai haver energia e rede suficientes, mas para veículos que consomem 10x vezes mais de eletricidade já é possível.

            Só posso atribuir isso a traumas de infância onde as pessoas embirraram mesmo com esta tecnologia.

      2. Avatar de Rambo
        Rambo

        Exato. Acho que o pode vir a acontecer é existir uma taxa/imposto (mais um), pago pelo comprador do veículo, para a reciclagem da bateria. Como já acontece com os óleos, pneus, etc. A questão aqui é o alto valor da bateria e consequentemente o valor do imposto que será significativamente maior. Transformando-se num subsidio pago ás empresas de reciclagem. Assim será certamente um bom negócio…

        1. Avatar de RC
          RC

          O que acontece quando vende a bateria de 12v estragada do seu carro ? você paga ou pagam-lhe a si ?

      3. Avatar de RC
        RC

        Gostava de ver links sobre esse tema.

  3. Avatar de pj Correia
    pj Correia

    a tesla afirma…..
    eu posso afirmar o que quiser …
    provas?????
    o automóvel é um meio de transporte condenado.
    o automóvel tem de ser pouco “volumoso”, “pouco potente” e usado o menos possível.
    se é elétrico?? eu acredito pouco nessa possibilidade, a “busca por minerais” vai “matar”.

    1. Avatar de robin
      robin

      Pudemos sempre voltar a carroça , mas também produz poluição, sonora e o cavalinho deverá usar fraldas.

    2. Avatar de RC
      RC

      Não é isso que está escrito, o que está escrito é que a tesla confirma..

      Como sabe é uma empresa cotada na bolsa, se for mentira isso vai-se descobrir mais tarde ou mais cedo e não seria nada bom para a mesma.

      Por a busca de minerais ser um problema para toda a industria, não só esta, é que se procura soluções onde os mesmos possam ser reciclados.

      Mesmo que o carro particular esteja condenado, que eu concordo, qualquer solução que os substitua necessita de minerais, as pessoas não vão ficar quietas em casa.

      Já sei que vai dizer que a solução é hidrogénio, mas é elétrico na mesma e também usa minerais, alguns ainda mais nobres que os que as baterias usam, platina por exemplo.

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A tesla recicla/pode reciclar 92% das baterias, no entanto há empresas (na Europa) a reciclarem baterias (há mais para lá das baterias de carros), praticamente a 100%…. Sendo que afirmam que os materiais que as constituem são infimamente recicláveis… e claro um negócio com um exponencial enorme de futuro!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Qual é a diferenca entre 92% e praticamente a 100% ?

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Praticamente 8%

  5. Avatar de dqdq
    dqdq

    estou à espera da opinião do sandokan

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Em Portugal tem que se apostar urgentemente na energia nuclear, principalmente no reator de Tório a sal fundido .

  7. Avatar de Rui
    Rui

    O titulo da noticia não bate com o conteúdo: …”sistema interno de reciclagem em circuito fechado que garantirá que 100% das baterias da Tesla recebidas sejam recicladas e até 92% dos seus metais brutos reutilizados”…

    Também acho piada ao conceito de aproximação de industrias, pela construção ao lado. Na minha rua também lançaram comida-curativa, existe fast-food e uma farmácia. 😀

  8. Avatar de E_Porque_Não
    E_Porque_Não

    E porque não questionar de modo razoável as coisas que nos são ditas como verdades em causa própria?
    Uma leitura deste artigo insuspeito (ver link) talvez clarifique o estado de coisas na actualidade.
    https://undark.org/2021/01/21/electric-car-looming-recyclability-problem/
    Quanto ao resto cada um faça a sua análise…

    1. Avatar de Rambo
      Rambo

      Bom artigo. Está aí tudo…

      1. Avatar de RC
        RC

        Que tem uma noticia antiga a ver com uma recente ? é esta que alegra os seus olhos ?

  9. Avatar de Sc
    Sc

    O que vão fazer aos outros 8%?
    Tanto faz…eléctrico ou a combustão estamos em contagem decrescente há muito tempo. Tudo o resto é para vos entreter…

    1. Avatar de RC
      RC

      8% são perdas de materiais que não podem voltar a ser usados para baterias, provavelmente vão arranjar solução para eles em outras atividades, como fizeram com as eólicas onde não havia reciclagem e agora já se fazem materiais isolantes para habitações.

      1. Avatar de me and me
        me and me

        tem tudo.
        nao é porque a tesla veio dizer que vai reciclar ate 92% dos materiais das suas baterias que o vai conseguir fazer ja amanha.
        o artigo explica bem o problema das baterias e da sua reciclagem. mas ler está escasso…

        1. Avatar de RC
          RC

          Qual artigo ?

          Existem mais empresas a dizer o mesmo, portanto não é nada do outro mundo, o resultado da reciclagem também tem a ver como são fabricadas, agilizando os processos de fabrico para mais tarde poder recuperar esses materiais é uma meta, já que recupera materiais essenciais para o fabrico de novas e assim baixar os custos de produção.

          A tesla é a empresa atualmente que mais valor em bolsa tem, no caso dos fabricantes de automóveis, algumas das suas promessas têm tardado mas não tem falhado.

          1. Avatar de me and me
            me and me

            https://undark.org/2021/01/21/electric-car-looming-recyclability-problem/

            estava no comentario acima.

            volto a dizer, nao é por eles dizerem que o podem fazer, que significa ja o estarem a fazer.

            para alem do que como foi referido no mesmo artigo, existe sempre o problema da logistica, onde nao se pode garantir que todo o processo seja “verde”.
            ja nao vou falar de dinheiro, pq isso existem sempre com muito dinheiro para deitar fora.

          2. Avatar de RC
            RC

            É um artigo já bastante antigo.

            Eles não precisam de garantir, vai acontecer o mesmo que aconteceu com as baterias de chumbo, oleos lubrificantes usados, óleos de cozinha usados, antes era preciso forçar as empresas a fazer a reutilização/reciclagem, porque o processo era caro e pouco se aproveitava, hoje é um negócio de muitas empresas e até pagam pelos resíduos que é a sua matéria prima.

            Aqui os preços da materia prima tendem a subir e a busca por outros vias está a fazer dispararar a busca de soluções, a panasonic por exemplo já usa os minerios recuperados da empresa RedWoodMaterials nas suas novas baterias, e muitas outras vão aparecer. Os problemas resolvem-se quando aparecem, tal como aconteceu nos anos 90 com as baterias de 12v abandonadas, óleos e filtros.

            https://li-cycle.com/

            https://www.youtube.com/watch?v=xLr0GStrnwQ

            https://www.duesenfeld.com/

          3. Avatar de RC
            RC

            Só no fim de ler pela segunda vez esse artigo entendi onde está o problema.

            Existem realmente baterias de litio que são complicadas, nomeadamente as que usam sais de litio, mas não é verdade que as dos veículos as usem, tanto que nem têm a designação de baterias de litio, as baterias dos carros são NCM e NCA, têm litio sim, mas uma pequena percentagem, entre 2 a 3%, ao contrário das lipo e lico que chegam a ter 30 a 45 % de litio na sua composição, estas usadas em telemóveis, portáteis e todo o tipo de gadgets.

  10. Avatar de Paulog
    Paulog

    A minha já é reciclada pois comprei o carro em 2a mão

  11. Avatar de E_Porque_Não
    E_Porque_Não

    De facto o artigo partilhado aborda a problemática da reciclagem nos dias de hoje é o ponto de vista de um entendido na matéria! E não me parece que seja assim tão desactualizado um artigo publicado em Janeiro de 2021, mas tudo bem!
    Entretanto, argumenta-se que já existem processos de reciclagem de baterias mais eficientes, pois um deles é muito bem tratado neste video de um canal YouTube que aborda muito bem as matérias da mobilidade eléctrica e suas problemáticas.

    https://youtu.be/Bpe8HalVXFU

    Mas acima de tudo é importante debater este tema com adesão à realidade, confiança num futuro mais sustentável mas também mais responsável de todos.
    E porque infelizmente estamos fartos dos bons exemplos que nos são vendidos como tais, e que depois não são assim tão fantásticos.
    Resta-me continuar a ter esperança num mundo melhor e a fazer a minha parte o melhor que souber! E sempre disponível para aprender…
    Um bem haja a todos!