Tesla diz que não despediu funcionários por ficarem em casa devido à COVID-19

13 Comentários

Recentemente uma notícia referia que a Tesla havia despedido, pelo menos, 5 funcionários por estes terem optado por ficar em casa devido à COVID-19. Os funcionários queixavam-se de falta de compreensão e de apoio da empresa de Elon Musk, deixando várias outras críticas.

No entanto, hoje a empresa de carros elétricos falou pela primeira vez sobre o assunto. A marca afirma que não houve despedimentos e que os trabalhadores continuam empregados na Tesla.




Nesta quarta-feira, noticiámos que pelo menos 5 funcionários da Tesla se queixaram que a empresa de Elon Musk os havia despedido. O motivo devia-se aos trabalhadores terem optado por ficar em casa numa altura em que a pandemia da COVID-19 ainda está bastante expressiva.

Os funcionários acusaram Elon Musk de não ter palavra e de dizer uma coisa mas passado 10 minutos virar as costas aos trabalhadores. Inicialmente o CEO da empresa havia sossegado os funcionários, dizendo-lhes que quem não se sentisse confortável para voltar ao trabalho, poderia ficar em casa.

Tesla diz que não despediu funcionários que escolheram ficar em casa

Durante esta sexta-feira, a fabricante de carros elétricos emitiu um comunicado onde nega ter despedido trabalhadores que optaram por ter ficado em casa devido à COVID-19. De acordo com a Tesla:

Relatórios recentes a indicar que demitimos funcionários devido às suas preocupações com as práticas de saúde são falsos. Os funcionários referidos nas informações ainda estão empregados na Tesla e já lhes oferecemos trabalho por diversas vezes. Tudo o que pedimos é que os nossos funcionários conversem connosco e nos forneçam detalhes sobre as suas preocupações, para que possamos fazer o possível para ajudar a encontrar uma solução.

A Tesla não só ofereceu aos funcionários uma janela de tempo para ficarem em casa, sem questionar, como também renunciou à política de presença por várias semanas depois de termos tido aprovação para reabrir as nossas fábricas.

A empresa de Musk também explicou que os funcionários que optaram por tirar uma licença devido a preocupações com a sua saúde, ou devido a algum membro da família, também foram pagos.

Além disso, aqueles que têm familiares em risco em casa receberam duas semanas de licença remunerada até 31 de maio. A Tesla também oferece licença médica por 14 dias da COVID-19 aos funcionários em quarentena, em quarentena devido a familiares que estão doentes ou com teste positivo.

Em suma, a empresa explicou a sua versão da história, reforçando que continua a colocar a saúde e segurança dos seus colaboradores em primeiro lugar.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    E se tivesse despedido?
    Aqui em Portugal também temos COVID e eu nunca deixei de sair para o trabalho todos os dias.

    #fiquememcasa
    #vaificartudobem

    Oh sim… Se quero € tenho que ir trabalhar e mais nada!

    1. Avatar de dgfgfdg
      dgfgfdg

      É lamentável não se poder proteger, tenho pena de si.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        2021, 2022 ainda temos virus o pessoal vai ficar todo em casa?

        Posso me preteger sim e já o faço todos os dias.

        1. Avatar de dgfgfdg
          dgfgfdg

          O que é mau não é ir trabalhar, o que é mau é não ter a liberdade de poder optar entre poder ficar em casa a trabalhar , mais protegido, ou ir trabalhar fora de casa que inevitavelmente ficará mais exposto.

          1. Avatar de Apagador
            Apagador

            Não vivemos num mundo mágico. Grande parte dos empregos ainda exige uma presença física. É lamentável que assim seja quando chegam estas alturas de doença? Inegável, claro.

            É razoável esperar que um patrão pague indefinidamente a um trabalhador que não produz? (ou, no limite, dependendo da área, a quase todos, ou todos mesmo) Já nem tanto. No limite, num estado social quem devia ter que tratar destes casos era o estado, nunca o patrão. Para alguma coisa mama tanto dinheiro. Se não o sabe gerir, isso é outra história, em NADA relacionada com supostas obrigações do patronato.

          2. Avatar de Apagador
            Apagador

            E depois, há que pensar: nas actividades que exigem trabalho presencial, se se verificar que há a possibilidade de enviar os trabalhadores para casa através da utilização de tecnologia, MUITO PROVAVELMENTE a médio prazo esses trabalhadores (ou muito outros da mesma categoria estarão no olho da rua: depois da empresa tger experimentado uma alternativa tecnológica, talvez não precise tanto deles…)

          3. Avatar de Duniz
            Duniz

            Faz-me lembrar a história da formiga que foi despedida…
            Infelizmente vivemos num mundo que muitos de nós não sabem que se as formigas não trabalhassem presencialmente, a escada social desabava toda e ninguém, ninguém teria a hipótese de se proteger e ficar em casa..
            Não digo formigas em sentido ofensivo, apenas para realçar que, infelizmente os BES, GES, Reservas Federais, pouco se importam com a maioria da população, desde que trabalhem… haja covid ou não.

          4. Avatar de JJ_
            JJ_

            @Apagador… trabalhar em casa, não significa produzir menos ou estar a caminho de ser despedido. Isso é uma ideia muito errada e antiquada.

            Pode causar perdas de emprego, sim pode… mas não é para aqueles que ficam no intitulado tele-trabalho. Será mais para os serviços de limpeza e manutenção de edifícios. Que pelas empresas deixar de ter escritórios, devido ao tele-trabalho, deixam de precisar de limpar e manter esses espaços.

            Ao longo da historia houve empregos de deixaram de existir e novos surgiram. Por exemplo, antes da haver tractores, era preciso centenas de pessoas para trabalhar os terrenos agricultas, hoje só é preciso umas dezenas. Perderam-se empregos? Sim… Mas surgiram outros, que a sociedade gradualmente se adaptou e hoje ninguém diz que o tractor é um “ladrão” de empregos e muito menos se quer voltar a viver sem o tractor.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      só socio-comunas que vivem à custa do trabalho e dinheiro dos outros fica ofendido.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 só socio-comunas que vivem à custa do trabalho e dinheiro dos outros fica ofendido.

    4. Avatar de JJ_
      JJ_

      O ir trabalhar, não esta ligado ao facto de sair para trabalhar!

      Se o seu trabalho, não permite trabalhar em casa é uma coisa… mas isso não quer dizer que não exista quem consiga trabalhar a partir de casa.

      Por exemplo, para estar a fazer este comentário aqui, alguém teve de desenvolver este site, e para o desenvolver não precisou de sair de casa.

      Existe muito tipo de trabalho que é muito útil para a sociedade, o problema é quando se tem a ideia que só trabalha aquele que “anda com enxada na mão”.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        JJ_, o problema é que para alguém desenvolver este site em casa, muitos mais serão precisos no exterior para isso. Alimentação, manutenção de estruturas de água, eletricidade e rede, por exemplo, entre muitas outras atividades básicas e imprescindíveis.

  2. Avatar de joaquimr
    joaquimr

    oh jorgeg… isso está mesmo difícil…

    não arranja mais nada para dizer do que repetir slogans? parece mesmo que já estamos em campanha eleitoral…

    típico da tropa de choque populista que está constantemente em teletrabalho nas redes sociais e nos comentários dos fórums… muitas frases feitas e memes mas discussão séria e honesta já sai fora do âmbito

    discursos fáceis desses só servem para disfarçar uma coisa… a existência de alguns patrões e wannabees cuja cegueira põe o dinheiro à frente das vidas à custa de cujo trabalho vivem… para esses não interessa quantas pessoas morrem para poderem manter a sua posição

    as empresas e os patrões não são todos iguais…

    há os que estão a ter uma postura responsável e a zelar pela segurança e vida dos seus trabalhadores dentro das possibilidades que têm…

    e depois há aqueles, que não precisando, foram pelo caminho fácil de despedir e cortar salários, aproveitar os impostos que pagamos e não proteger aqueles que todos os dias lhes dão a ganhar dinheiro…

    já percebemos qual dos tipos de patrões tu defendes…

    não leves a mal… só populistas saudosistas do tempo da outra senhora e que só sabem destruir em vez de construir, é que ficam ofendidos