Tesla deixa de vender dois dos seus carros mais populares na Europa

16 Comentários

Quem estiver a pensar comprar um Tesla Model S ou um Model X na Europa tem agora uma má notícias. A empresa de Elon Musk decidiu suspender por completo as encomendas de ambos os veículos no território europeu. Agora só é possível encomendar um Model Y ou um Model 3. A piorar a situação, não existe informação para este novo cenário.

Tesla Europa Model Y Model X

Tesla deixa de vender dois dos seus carros na Europa

Os configuradores para o Tesla Model S ou Model X não estão disponíveis em Portugal e em quase toda a totalidade da Europa. Nestas regiões, a empresa apenas permite que os utilizadores naveguem pelo stock atual. A empresa não revelou os motivos porque não podem ser adquiridos. No entanto, é sugerido que pode ser devido a problemas de fornecimento de ambos os modelos.

Ao contrário do Model 3 e do Model Y, fabricados em várias fábricas da Tesla em todo o mundo, o Model S e o Model X são fabricados apenas na fábrica de Fremont, na Califórnia. Isto prejudica consideravelmente a Tesla em caso de qualquer falha ou problema na cadeia de produção.

Tesla Europa Model Y Model X

Além disso, potenciais problemas de produção do Model S e do Model X estão a causar atrasos nos prazos de entrega nos Estados Unidos. Isto, por sua vez, pode fazer com que os prazos de entrega sejam muito mais longos na Europa, o que levaria a Tesla a interromper a produção para evitar prazos de entrega exorbitantes.

Model S ou Model X: só os que estiverem em stock

Na verdade, esta não é a primeira vez que a Tesla toma esta medida. A empresa já suspendeu a compra do Model S e do Model X em dezembro de 2021 e reabriu o configurador em agosto de 2022. Assim, a impossibilidade de comprar um destes modelos irá provavelmente durar alguns meses.

Tesla Europa Model Y Model X

Outro motivo pode ser a dificuldade em vender os seus principais veículos. Segundo os dados do último relatório de resultados da Tesla, as vendas do Model S e do Model X caíram consideravelmente em comparação com o período homólogo.

A Tesla não divulga quantos modelos Model S e Model X vende. A categoria “outros modelos” lista 21.551 entregas até ao segundo trimestre de 2025. Segundo as estimativas, do total de “outros modelos”, cerca de 8.000 a 9.000 entregas seriam do Cybertruck, deixando o Model S e o Model X com aproximadamente 13.000 unidades vendidas. Isto seria menos 37% do que as entregas do ano passado.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Talvez para escoar o stock existente, dai só se poder escolher o que já existe, parece-me o mais lógico.

  2. Avatar de rui
    rui

    Estes carros foram renovados no US e isso não foi transposto para cá, provavelmente querem limpar stock antes de disponibilizar o modelo novo.

  3. Avatar de E o resto é história
    E o resto é história

    Limpeza de stocks e aplicação das novas tarifas….
    Uma vez que são veículos fabricados exclusivamente nos EUA.

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Há o rumor que pode vir aí o Model C. O EV de 18500 euros (23000 dólares) que poderá adicionar 500000 euros, em acessórios e software, incluindo os 199 dólares (ainda não há preço europeu) para internet Starlink.
    Depois, há o problema das tarifas, do Trump. O aumento, de 5%, levaria a uma subida de 18%, do preço de cada carro. Ora 100% são produzidos, nos EUA, preços ainda não reflectem, as novas taxas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto um carro se 20000 euros que pode em extras ficar em mais de meio milhão de euros, muito bem.

    2. Avatar de PLM
      PLM

      As tarifas é só da Europa (UE) para os EUA. No sentido contrário não há aumentos de preço porque a União Europeuia “encolheu-se”. Agora, cabe-nos a nós, consumidores, não andar a comprar produtos americanos. Podemos falar da UE se ter encolhido, mas se as pessoas a criticam e elas próprias n´ão fazem nada, então mais valeria estarem caladas.

    3. Avatar de Zé da Quinta
      Zé da Quinta

      As tarifas do Trump não serão antes 500000%? Veja lá isso. Ou já trocou de teclado?

    4. Avatar de JL
      JL

      Meu caro, preço da starlink já existe há vários anos e custa entre 29 e 40 euros por mês.

      https://www.starlink.com/pt/

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Essa não serve para usar em movimento.
        O custo para nessa modalidade até é superior
        https://www.starlink-prices.com/business/mobility/eur/high

        1. Avatar de JL
          JL

          Nop, em viagem é de 40 euros por mês, mas pouco interessa, para que isso serve num carro ? Até nisso o homem inventa.

          https://www.starlink.com/pt/service-plans

          1. Avatar de Yamaha
            Yamaha

            Esse de 90€ tem muitas limitações. Se for para usar parado e não houver congestionamentos pode ser que se safe.

          2. Avatar de JL
            JL

            A única limitação é o tráfego limitado a 50gb.

  5. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    A Tesla a desmoronar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Está quase, é para a semana.