Tesla de 100 mil euros não paga IUC? Opel Corsa paga?

137 Comentários

O Imposto Único de Circulação (IUC) é um dos temas da atualidade e são muitas as contas que se tem feito. Nas redes sociais muito se tem falado sobre o assunto e um dos posts mais populares é referente ao Tesla de 100 mil euros não pagar IUC, enquanto que um Opel Corsa B vai pagar 156 euros. Será que é verdade?

Tesla de Tesla de 100 mil euros não paga IUC?


IUC: Proposta orçamental limita o aumento a 25 euros…

A resposta é sim! Como se sabe, em Portugal todos os carros exclusivamente elétricos, usufruem atualmente de isenção do pagamento anual de IUC. Assim, e independentemente do valor comercial do veículo – ou da marca – não vai pagar este imposto.

Refere o Polígrafo que, quanto ao Opel Corsa B, produzido de 1993 a 2000 e com cilindrada de 973 cm3 a 1.686 cm3 (valor que vamos considerar para os cálculos neste artigo), o seu comprador teria que pagar, até agora, 22,48 euros de IUC, segundo o simulador.

Como se sabe,  a proposta orçamental limita o aumento a 25 euros  por ano “até que a taxa de IUC represente a totalidade da tributação relativa ao CO2 emitido por estes veículos”, e, como tal, é de esperar que o proprietário deste carro só pague esse valor ao fim de cerca de três a quatro anos.

Carros

De acordo com informações, mais 2 milhões de carros vão pagar mais IUC. Este imposto pode aumentar até 400% em algumas situações. Segundo cálculos da Deloitte, um carro com 900 de cilindrada e com matrícula de maio de 2005, pagou este ano 19,34 euros de Imposto Único de Circulação. No entanto, com as mudanças do Governo, o IUC vai atingir os 96,92 euros (uma subida de 401%), ao longo dos próximos anos – saber mais aqui.

Comentários

137

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    nem um mercedes de 150 mil

  2. Avatar de Awake
    Awake

    A resposta é SIM…até que todos se encontrem a pagar valores de IUC absurdos e que não resolvem qualquer causa ambiental.

    Entre 2025 a 2030 ainda iremos ver o estado a começar a cobrar IUC aos eletricos de igual forma devido á poluição causada no seu fabrico ou para cobrir taxas de reciclagem das baterias…etc etc

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Nessa altura vão optar por taxar os elétricos pelo peso, mas isso é óbvio.

      O imposto de IUC, não devia ter uma vertente ambiental. ( mas é a desculpa mais fácil para aumentar o imposto)

      Se o IUC é para manter as vias públicas não faz sentido quem poluí mais pagar mais.
      Devia ser pelo peso da viatura que causa mais desgaste das vias.

      O imposto ambiente devia estar apenas estar correlacionado com os combustíveis.

      Quem queima mais combustível paga mais..

      1. Avatar de Narciso Miranda
        Narciso Miranda

        Essa é outra.. uma mota de 200kg a pagar o mesmo que um carro de tonelada e meia.. é só absurdo

        1. Avatar de filipe
          filipe

          Acho que ainda nao perceberam que os factores para determinar sao entre outros cilindrada, combustivel e emissões de CO2…
          Se a mota tem mais isso do que o carro irá pagar mais… É a formula

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem mais, até porque há motas que consomem mais que carros, logo também emitem mais.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Podes crer.

        3. Avatar de Fábio
          Fábio

          Podes crer, é vergonhoso!
          Pago de IUC pela minha Suzuki TL 1000s de 97 o mesmo que um ligeiro a gasolina com 1000cc de 2011.
          É completamente desproporcional!

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Para ser justo não deveria ser pelo peso mas pelo número de kms. Um carro mais pesado pode fazer 100km e outro mais leve fazer 100 mil km, qual é o que faz mais desgaste nas vias? Claro que só daria para saber isso pela IPO e os carros novos não fazem IPO.

  3. Avatar de Infinity
    Infinity

    Obrigado Costa, a malta não se vai esquecer e vai votar PS ou PSD outra vez. Desde que haja futebol fátima e praia está tudo bem.

    1. Avatar de Júlio Martins
      Júlio Martins

      em 2025 o kamarada kosta vai novamente, tal como fez em eleições anteriores, aumentar as benesses dos subsídio-dependentes portanto vai voltar a ganhar e não interessa o barulho que se está agora a fazer porque nem os extremamente pobres se vão lembrar disto 🙁

    2. Avatar de Valdemar Santos
      Valdemar Santos

      +1

    3. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Será o mesmo de sempre… a malta costuma sofrer de uma amnésia qualquer no dia em que coloca a cruz.

    4. Avatar de Fla
      Fla

      A única forma de o povo abrir os olhos é todos pagaram impostos! Neste momento uma minoria pagar a maioria dos impostos!. Vendo desta forma acho muito bem que aumentem o IUC. Para todos perceberem o que é pagar injustamente impostos… Todos os meses o estado rouba-me 2400 euros do salário e ninguem quer saber o quanto injusto isso é! E não venham que é para educação, saúde e justiça … pois não funciona ou não existe.

    5. Avatar de bussso
      bussso

      esta cam bada que comenta por aqui a baixo, nenhum votou nas ultimas eleiçioe, portanto nao refilem. que lo sigan xxxuuu pando!

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    O Rimac Nevera de mais de 2 milhoes tb não paga

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      xiuu, pouco barulho, gastei o dinheiro todo no nevera, agora não posso pagar iucs

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    E? Que eu saiba o Tesla não emite Co2 ou isso mudou? Vamos ser menos comunistas, por favor. O IUC é, e bem, calculado em função das emissões de Co2 de um veículo. Se o Corsa emite x/g, então tem de pagar.

    Tudo o que é multiplicado por 0 é = 0.

    1. Avatar de Júlio Martins
      Júlio Martins

      matemáticamente falando, está equivocado por que 0 x 0 não é = 0 :–)

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Qualquer número multiplicado por 0 é igual a zero… tu estas a pensar na divisão por 0 que é indefinido, mas na multiplicação, qualquer número multiplicado por zero é zero, inclusive o zero.

    2. Avatar de palex
      palex

      Atenção que na equação também entra a “cilindrada” e já se fala de adicionar também o “peso”…

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Um model X é provável que pese quase o dobro ou mais de um Corsa B!

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não gasta co2 verdade, mas e o resto? Não usa as vias públicas na mesma? Porque raio não deve pagar imposto?
      Devia ter uma taxa na mesma .

      Ou agora o ambiente é desculpa para tudo….

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A electricidade emite CO2 e muito.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Entao as casas também vão começar a pagar IUC?

          1. Avatar de João
            João

            Lol! As casas pagam vários impostos!veja a notícia que saiu hoje no negocios.pt!

        2. Avatar de JL
          JL

          Depende, se for eletricidade para produzir combustíveis e hidrogénio já não. LOOOL

    4. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Não emite Co2. Ok , Ok, Ok. E quando o carrega e aquando o fabrico ? E o impacto ambiental por causa da extracção dos químicos para as baterias ???? Nã …. isso nã conta para nada né ? É só loladas !

      1. Avatar de lunatic
        lunatic

        E quando, explora, extrai, transporta e refina, e volta a transportar os combustíveis não gasta energia e não polui ?
        O pessoal só olha a jusante do processo de abastecer a viatura e esquece que para ter acesso a combustíveis já passou por uma cadeia de processamento que teve impacto ambiental.
        Petróleo para transporte NÃO. Petróleo como fonte orgânica para sintetizar novos produtos, SIM.
        Foi um erro histórico de 150 anos a utilização do petróleo como fonte principal para a mobilidade.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          As materias perimas para a produção de electricidade passam pelos mesmos procedimentos.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Exatamente, e o combustível ainda polui as vias publicas durante toda a vida do carro, eu tenho de respirar a porcaria que sai do teu carro

          2. Avatar de JL
            JL

            O carvão também é refinado ? LOOOL

            Pois, só não passa, por exemplo o gás natural, quando for usado para hidrogénio, ai já não tem emissões nenhumas na produção LOOOL

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O carvão não vai directamente da mina em bruto para a central. Antes terá que passar por uma serie de procedimentos provavelmente piores para o ambiente que o refino de combustível. Entre os quais a trituração e lavagem para retirar impurezas com recurso a produtos químicos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Por acaso vai, na central é que é tratado, na verdade é só moido. Já lhe mostrei uma dissertação com isso.

            Provavelmente…….

      2. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Para já nao conta senao ter-se-ia tambem de entrar com esses fatores nos ICE…

      3. Avatar de JL
        JL

        Então e a extração de quimicos para produção do carro a combustão ? e os quimicos para produzir os combustíveis, e os seus inúmeros consumíveis ?

    5. Avatar de Zé

      Emite CO2 emite. Ou a eletricidade vem de onde? Infelizmente parece que se esquecem disso. Além de que a tecnologia de baterias é (ainda) bastante poluente no global e tem uma vida relativamente curta (como todas as baterias). Se num telemóvel mudamos logo de modelo, nos carros talvez não haja guito e tenha de se trocar a bateria.
      Se que um opel ampera precisa de baterias novas entre os 100.000 e os 120.000 e são (eram, pode ter aumentado e muito) entre 12 a 14 mil euros para trocar.
      Além do mais, o IUC também é canalizado para a manutenção da rede viária, forças de segurança, novas estradas…

      Mas a grande questão é que os carros antes de 2007 pagavam mais IA. A partir de 2007 passaram a pagar menos IA e mais IUC. É o estado a alterar as regras do jogo porque lhes interessa.

      1. Avatar de Joao M
        Joao M

        Já era altura de se usar a desculap de que a eletricidade dos EVs é desculpa para dizerem que polui. Então, pela mesma ordem de razão é preciso somar essa poluição realizada pela produção de eletricidade à poluição dos ICE porque as bombas gastam eletricidade, a produção de gasolina também, e por aí fora.
        Além disso, a eletricidade em si pode ser gerada por fontes renovaveis e já temos cada vez mais esse tipo de produção ao nivel privado.

        Essa conversa sobre quem polui mais ou menos é conversa de chacha … continuem distraidos com isso.

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso mesmo, devem pensar que os combustíveis aparecem por magia nas bombas.

        2. Avatar de Zé

          Não é desculpa. É realidade.
          Não estou a dizer que polui mais ou menos. Mas é errado dizer que é zero emissões. Se todos tivessem carros elétricos e a eletricidade fosse toda “verde” seria certamente perfeito, mas isso não existe. Não podemos fechar os olhos. Não é tudo preto ou branco. Há pelos menos 50 sombras de cinzento 😀
          E sim, conheço 2 pessoas que tiveram ampera um por volta dos 110 o outro por volta dos 120k tiveram de mudar a bateria. 14 mil broas há uns 4 ou 5 anos.

          1. Avatar de JL
            JL

            O carro eléctrico é zero emissões, vê algum com escape ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vejo as termoeléctricas. Os grandes escapes dos elektros .
            Gastam mais pneu e alcatrão que tb geram emissões

          3. Avatar de JL
            JL

            E não vê as refinarias porquê?

            Dos eléctricos e não só, também são os escapes dos a combustão, ou não gastam electricidade ?

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Igual para a electricidade. 70%+ é fóssil.

          1. Avatar de JL
            JL

            Enganou se, 60 a 70% é renovável.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E depois gasta 2.3mil milhões por ano a importar fóssil pq a q produz não chega para as necessidades.
            Até podia ser 100% renovável, simplesmente em vez de 2,3 mil milhões iria gastar 10mil milhoes€ por ano. Quase a receita total do ISP, mas dessa forma já sobrava pouco para dar aos amigalhaços.

          3. Avatar de JL
            JL

            Se 2 a 3 mil milhões chegasse para importar fossil…..

            mas mostre esses números para termos a certeza.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que interessa é o consumo. A produção ate podia 100% verde com uma ventoinha no telhado. Mas depois tinha q importa a restante.

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu falei do consumo.

      2. Avatar de Kush
        Kush

        As baterias vem com 8 anos de garantia ou 160k km, lei europeia. Convém se informar.

      3. Avatar de JL
        JL

        Porque é que o ampera precisa de baterias aos 100 mil kms ?

        Ja agora o ampera paga iuc, porque é um hibrido.

    6. Avatar de Realista
      Realista

      Se leres o código do IUC diz lá que este imposto serve para “onerar os contribuintes na medida do custo ambiental e viário que estes provocam, em concretização de uma regra geral de igualdade tributária. ”

      A inclusão do “e viário” abre as portas para a bicharada poder tributar tudo o que ande.

    7. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E o Tesla não causa desgaste nas estradas?

    8. Avatar de João
      João

      Pedro, para o fabrico do Tesla é emitido co2 e muito.

      1. Avatar de JL
        JL

        E para um a combustão é quanto ?

  6. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Independentemente do que seja verdade ou não, do que é bem feito ou não, o Medina a mim não me volta a apanhar! Não gosto de políticos mentirosos!

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      Conheces algum que não o seja? Qual?

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Não, não apanha! Já foste …

  7. Avatar de luisa
    luisa

    Acho muito bem! Já era altura de o estado ser justo e cobrar o imposto a quem polui mais! Afinal de contas porque é que eu tenho de pagar mais imposto de CO2 se tenho um carro mais eficiente mais económico e com filtros do ano 2017? Comparado com carros antigos sem filtros, com emissões iguais ou piores ao meu carro e menos eficientes, já não referindo que muitos andam a comer óleo ou a verter óleo pela estrada.
    Agora, o governo é corrupto e ladrão, porque ao invés de subir o IUC podia baixar o ISV para que as pessoas pudessem comprar carros novos ou semi novos, mas o estado o pouco que dá tira sempre a dobrar de outro lado. REGRA PS TAXAR ATÉ NÃO DAR MAIS!

    1. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      Não sabes do que falas. Os antigos pagam menos IUC mas pagaram mais isv. Os novos pagaram menos isv mas pagam mais IUC… Percebes?

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        +1
        Foi exactamente isso que aconteceu, o pessoal sofre por vezes de amnésia e esquece-se do passado e das razões que levaram a esta situação.

      2. Avatar de Tiago E
        Tiago E

        E nestes anos todos em que pagaram muito menos de IUC, não compensaram o ISV a mais que pagaram?

        1. Avatar de Luisa12
          Luisa12

          Estudasses! A realidade é que vocês foram comidos e vão continuar a ser comidos, eu por outro lado quero mudar! Se todos poluimos todos pagamos! ISV é um imposto unico e não têm nada haver com a poluição! Têm haver com o governo encher os cofres!

          1. Avatar de Tiago E
            Tiago E

            Fui comido por quê? O meu carro não está abrangido. Ou melhor, está abrangido desde sempre, porque é de 2013.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Vai lá ver se não aumentou o preço do IUC 😀

      3. Avatar de Luisa12
        Luisa12

        Não sei onde é que pagamos menos ISV Portugal continua a ser dos paises que mais taxam na compra de carros novos!
        Se meu sr gostaste de ser engando é contigo, trocaste um imposto por outro! Eu prefiro que todos paguem o que é justo, e o que é justo é todos pagarem o que poluiem! O governo infelizmente foi o primeiro a fugir á regra!

        1. Avatar de P.M. António Costa
          P.M. António Costa

          Ou seja, um velhote que tenha um punto quase parado o ano inteiro vai pagar mais que alguém que faz 80km por dia. Isso é justiça?
          Já para não falar na questão dos combustíveis, sobre os quais já pagas impostos, ou seja, quanto mais queimares, obviamente mais pagas.

    2. Avatar de ninguem me paga para comentar!
      ninguem me paga para comentar!

      o problema é que os pobres vão ter que ir buscar o € a algum lado … quanto vale as jantes do teu carro de 2017??? será que dá para pagar o iuc de uma carro velho???

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        +1
        nem mais…

    3. Avatar de Zac
      Zac

      Posso deixar o seguinte caso para discussão.
      Tenho dois carros, um de 2008 o qual paga 140€ e faz em média 12 mil quilómetros por ano e tenho um corsa de 1990 que paga 26€ e faz em média 500 quilómetros por ano, qual dos dois carros faz mais poluição?
      Daqui a 4/5 anos o corsa de 1990 vai pagar 120€ de IUC e pagar 70€ de seguro, mas em termos de poluição continua a ser bem mais reduzida do que a do Ford de 2008.
      Eu sei que sou rico por ter dois automóveis, mas o facto é que quando tenho alguma avaria no Ford, o velhinho anda sempre.
      Nem vou levantar a questão de pneus e desgaste das estradas.
      Cumprimentos

  8. Avatar de Rui
    Rui

    O Tesla passa a ser o carro do povo!!!!!

    Não percebo porque é que os tugas não se desfazem dos carros com mais de 16 anos, a travar mal e com 60 cavalos e não compram um Tesla!!!!
    Deixem os clássicos 🙂

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Talvez porque maior parte já trava uma luta diária para pagar a renda de casa e para alimentação, então uma boa parte de pessoas com mais idade ainda tem doenças que lhe levam uma boa parte do orçamento e existem os que vivem em zonas que não existe transportes públicos a menos de 20 km ou mais…

    2. Avatar de Valdemar Santos
      Valdemar Santos

      Na grande maioria, porque preferem colocar comida na mesa.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        A mim já me aconteceu ter que vender o carro para meter comida em cima da mesa … Penso eu que já aconteceu com muitos outros ! Ou então entram no esquema pouco recomendável de dar calotes.

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Porque gostam, é que só pode 🙂

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Entre o sadomasoquismo e a falta de guito, inclino-me para que seja a falta do vil metal.

    4. Avatar de Pinto
      Pinto

      O problema não é a força de vontade de comprar um Tesla ou qualquer carro a pilhas. Eu se pudesse, não só pelo ambiente, tinha um elétrico. O problema que o típico português que vai ser afetado pela medida, olha para a sua conta bancária e fica logo sem forças.

      Se a maioria nem sequer tem dinheiro para comprar uns pneus como deve ser para sua segurança (e dos outros), vai ter dinheiro para comprar um carro novo? Ou um elétrico usado que neste momento tem o fantasma do fim de vida das baterias e o seu custo de substituição?

      Alguém com um carro que faz cerca de 7 mil quilómetros por ano (e são muitos), vai comparar um carro novo. O ambiente fica realmente a ganhar? A produção do novo carro, mesmo que elétrico tem menor impacto do que a manutenção do antigo até ao seu fim de vida?

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ai Costa só queria que as próximas eleições fossem amanhã.

    Isto é uma piada até parece que a população tem carteira para ter carros destes.
    Claro que o aumento do IUC é mais um imposto, já não enganam as pessoas.

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      Será que não? É que assim é desde 1975 e a contar…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Qual era a diferença de eleições amanhã? Ganhava na mesma, tem dúvidas? Poderia não ter maioria absoluta, mas editava-se a Geringonça 2.0 e estava o caso resolvido.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Para falar mal e porcamente, acho que voltam a ganhar as eleições, na boa. E há um grupo de pessoas culpadas. As que não votam ! Aquelas que se desculpam por tudo e por nada para abdicarem do direito de botar o “boto” na caixinha. Os politicos até esfregam as mãos de contentamento com estes leitores que não “botam”. E com o método D’Hondt está feito.

    3. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      O costa vai continuar no poder até ao fim! O capitão é o último a abandonar o barco!
      Assim quando o barco afundar todos sabem quem foi!

  10. Avatar de TT
    TT

    Se o objectivo fosse o ambiente os eléctricos estavam proibidos de circular! A poluição que provocam durante o processo de fabricação é ridículo e no fim de vida (que ocorre muito mais cedo que um a combustão) é ainda pior!

    1. Avatar de JL
      JL

      Nos a combustao acontecia o mesmo, até porque poluem muito mais na vida útil, a poluição do fabrico já está praticamente elas por elas, não vale a pena vir com o estudo da volvo, porque até ela diz que o novo volvo é o veículo com menos pegada algum vez construído por eles, portanto até menos que os a combustão que tiveram.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A Volvo agora é chinesa. Não são de fiar.

        1. Avatar de JL
          JL

          A Volvo sera sempre sueca, os donos é que podem ser chineses.

          Curioso, na altura do outro estudo dos 70% a mais não deram já chineses ? Loooool demagogia precisa-se.

        2. Avatar de JL
    2. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      Apresenta factos verdadeiros e completos para o que afirmas! E depois vemos qual polui mais!

  11. Avatar de palex
    palex

    IUC= Imposto Único de Circulação. Todos os que circulam nas vias públicas pagam (ou deviam), para que as vias tenham boas condições e o ambiente também… O governo está a fazer o mesmo que os bancos: temos de atualizar a taxa… Viva a inflação… Entretanto, o dinheiro sai do bolso de todos para o bolso de “alguns”.

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      Desculpa mas estás enganado. Não é: “Entretanto, o dinheiro sai do bolso de todos para o bolso de “alguns”.” Mas sim: Entretanto, o dinheiro sai do bolso de alguns pobres para o bolso de “alguns” ricos…

      1. Avatar de O impostor
        O impostor

        Se um elétrico de 100k é para ricos, acho que deves investigar o que é ser rico. E digo-te já que basta ires ver o que grandes empresários, o mundo do futebol, actores, músicos, etc têm em casa e vais ver que esses 100k não dão nem para as rodas e calços dos veículos deles…

        E para te poupar trabalho: a maioria tem vários veículos de 250k a mais de um milhão. Bom eles não, as suas empresas ou sociedades anónimas…

  12. Avatar de Zé

    O problema aqui não é a questão ambiental. É pura e simplesmente caçar impostos. Foram ver onde podiam rapar mais algum.
    Se querem incentivar a troca de veículos, lançavam planos de abate mais interessantes, descontos nos carregamentos, IUC mais baixo nos carros a combustão novos… tanta coisa que podiam fazer. Mas não… foram aumentar impostos. Aliás, não foi um brutal aumento de impostos. Foi um bárbaro aumento de impostos. E em carros que pagaram mais IA quando eram novos. Serão que agora vão devolver o IA que pagaram?

    Mas acima de tudo, é uma enorme falta de respeito, especialmente pelo que dizem os nossos governantes. É que até parece que o tuga tem carros velhos porque gosta. São, na sua grande maioria, pessoas que mal têm para um carro velho para ir trabalhar.
    Mas pode ser que, na veia socialista do Fidel Costa que dá tudo ao povo venham para o ano dar um Citroen AMI para cada português. Sim, Citroen AMI que é para não andarem a esbanjar nas auto estradas, até porque as SCUTS baixam mas o estado paga na mesma aos vampiros das concessionárias (que por acaso foi o estado que fez os contratos)…

    1. Avatar de O impostor
      O impostor

      Agradece a este governo, tem zero ideias de como melhorar a situação de Portugal e ainda permite que empresas sustentadas por dinheiro público deem prémios mesmo…tendo prejuízo. Ou seja, permitem que haja associações e empresas com capital público como a TAP em que os gestores bons ou maus recebem sempre prémios; permitem que presidentes de associações tenham salários muito acima do que seria adequado. Isto e muito mais

      1. Avatar de Zé

        Por acaso viste hoje a notícia do “caso EDP”. Já vai com as couves porque o ex marido da juíza também andava a receber dinheiro do BES. Será combinado?

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Ou seja o IUC tem de mudar de nome para IEG, imposto de emissão de gases.
    Temos que ter bom senso, um elétrico merece uma redução significativa no que à categoria de emissão de gases diz respeito. Agora, este tipo de veiculo também danifica e tira usufruto das infraestruturas que todos nós pagamos. Não pode ficar isento disso!

    Se o governo quer ajudar e incentivar os elétricos que passe um vale até 15 mil euros a todas as pessoas com escalão de IRS baixo.. simples 🙂

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Hoje o ambiente só serve para aumentar impostos, tudo aumenta em nome do ambiente, é sacos plásticos é IUC, e os dildos para eles cucarem o rabo também aumenta o preço por causa do ambiente?
      É tudo em nome do ambiente e depois no verão os acessos às serras estão fechados e abertos no inverno, que raio de logica.
      Se nos pudéssemos fazer igual ao governo, no final do mês chegar ao pé do patrão e dizer o meu amigo, tens de me pagar mais que o que pagas-te este mês não chega, nos temos de fazer mais com menos, o governo é ao contrário e fazer menos com mais

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não, o dildo vai ter direito a IVA zero, é um bem de primeira necessidade.

  14. Avatar de palex
    palex

    Enquanto andamos aqui brandir argumentos de quem deve pagar mais IUC (electricos VS combustão) o governo esfrega as mãos de contente porque não estamos a questionar: para onde vai o dinheiro dos nossos impostos? Sáude, ensino, habitação?…

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      exacto. Nada melhor que uma luta de classes para distrair o povo.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Eu já assinei e a minha mulher também.

        Este Costa nas Europeias já não leva o voto cá de casa

  15. Avatar de 0°0
    0°0

    Há provas que o dinheiro do IUC é gasto pro seu propósito?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas há algum dinheiro que seja gasto para o seu propósito?

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Assinem a petição publica contra o aumento do IUC… bora chegar aos 500 mil

  17. Avatar de Aves
    Aves

    Um bocado cansativa a argumentação da caça aos impostos.
    No OE 2024, a reforma do IRS (redução das taxas e atualizações dos escalões) diminui a receita do IRS em 1,3 mil milhões de euros.
    Isso corresponde am poupanças com a descida do IRS que vão dos 300€ a quase 900€ anuais.
    Se querem que uns impostos não subam ou que outros desçam, tudo bem, cada um teria as suas opções e o governo de turno tens as dele. Não se pode é falar de impostos que sobem e não falar do IRS que tem um desagravamento significativo.

    1. Avatar de palex
      palex

      Pois dá com uma mão e tira com as duas… Quanto ganhou o estado com a inflação que já galopa há 2 anos? E quanto ganha nos impostos indiretos? A pergunta que se impõe é: o Estado tem mais receita ou não com os impostos? E qual o destino dos seus impostos…

    2. Avatar de Fla
      Fla

      Quanto recebeste do partido para postar isto? Sabes muito bem que os impostos diretos aumentaram para mais de 3 mil milhões.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        E sem as medidas de redução das taxas e atualização das taxas de do IRS – a receita do IRS aumentava mais 1,3 mil milhões de euros. O que é que isso altera o que escrevi: o governo de turno optou por diminuir o IRS e aumentar o IUC dos carros matriculados antes de 01/07/2007.
        O que é óbvio é que não se pode descer os impostos todos.

        1. Avatar de Fla
          Fla

          Então não é normal atualizar o IRS ? Com a inflação que temos as pessoas estão a ganhar menos, mesmo com os aumentos salariais para compensar a inflação. Não tentem tapar o sol com a peneira. As receitas bilionárias que o estado está a ter vem da inflação.

    3. Avatar de Zé

      É… e não é.
      As contas foram feitas não tendo em conta a inflação. Se os salários sobem podem (muitos certamente) fazer subir na tabela de IRS, porque o aumento será menor que a inflação. Em 2023 tive uma entidade patronal que equiparou os aumentos á inflação, mas subi de escalão porque as tabelas só subiram 5,1% (se bem me lembro). Levei no lombo nos preços, no IRS e sei lá mais onde.
      Mas quem diz IUC, diz outras taxas e taxinhas que vão subir, ou pior…
      Sabem qual foi a primeira proposta de aumento de comparticipações para o setor social (aqueles que têm creche, pré-escolar, lares de idosos e afins?). 2%. Depois de um ano onde a inflação oficial foi mais de 7% (e a inflação no “bolso” superior). Diz o secretário de estado do desporto que este ano estão a se generosos e aumentaram as comparticipações dos apoio ao desporto em 4% depois de, mais uma vez, inflação bem superior. Mais uma vez a inflação foi quanto?
      Temos um governo de taxas e taxinhas, de medidas e medidazinhas… e tudo poucochino, menos os impostos que aumentam para as pessoas e empresas. É fundos, entidades moderadoras, fiscalizadoras e o raio que o parta. Nada funciona. Saúde, escolas, estradas, conservatórias, segurança social… tudo uma miséria na qualidade de atendimento. Na saúde então nem se fala. O orçamento disparou nos últimos 5 anos e a qualidade caiu a pique. E já se chega a um ponto onde nem qualidade, nem falta de ela porque nem serviços há. E até temos um novo imposto e Portugal. Chama-se seguro de saúde. Porque quem não tem precisa de dormir umas noites à porta do Centro de Saúde ou ter umas boas cunhas para arranjar quem lhes trate da saúde (ou melhor, o governo já tratou).
      Mas mais… diz o governo que aumento as tabelas de IRS de acordo com a inflação estimada de 2,9%. Onde? Alguém acredita que a inflação vai ser 2.9%. Nem com “ajuda” e contabilidade criativa lá chega. se calhar vai andar entre os 3,5 e os 4% oficialmente. Sinceramente, não acredito. Não é isso que vejo “no bolso”. Nem eu, nem ninguém.
      Explica isso aos pensionistas que levaram no lombo e continuam a levar porque nem o estado cumpre com a lei de aumento de pensões. Sim, nem o estado cumpre com a lei. Mas experimenta levar o estado a tribunal. Primeiro pagas e depois não vês nada a andar. Faltam casas? Façam com que os processos de despejo demorem semanas e não anos. Aqui na empresa tivemos um que só foram 9 anos sem receber puto. E os últimos 3 já nem lá morava ninguém (segundo o próprio tribunal) e demoraram mais 3 anos a entregar a casa. Agora temos outro que já vai em 8 anos.
      Temos um estado gordo demais. Mas gordo balofo e nada eficiente. Sinceramente, quase que tenho saudades da troika. Entre o mal e o bem que fizeram, sempre ajudaram a rapar muita gordura e arranjinhos na administração pública. Mas passados 8 anos estamos igual ou pior.
      Ainda hoje vi a notícia de que a economia portuguesa bateu recordes de endividamento. E as taxas ainda agora começam a subir. Daqui a 2 anos estamos outra vez todos de tanga. E sinceramente, ninguém quer ver o Fidel Costa de tanga.

    4. Avatar de Zé

      E para quem não hajam dúvidas, a carga fiscal em 2015 fixou-se em 34,4% do PIB. Em 2023 bate o record e serão 37,2%. E segundo o próprio governo vai passar para 38% em 2024. E nada mais claro que estes valores para ver o aumento dos impostos. É um bárbaro aumento de impostos que este governo tem perpetrado e ainda diz que está a baixar impostos. Não me interessa pagar menos 100 ou 200 euros de IRS se depois gasto mais o dobro ou triplo em aumentos IUC, IVA e mais taxas que se lembrem cobrar.
      https://eco.sapo.pt/2023/10/10/carga-fiscal-sobe-para-recorde-de-372-este-ano-e-volta-a-subir-em-2024/
      Podem vir com todas as contas, mas os números não mentem. A carga fiscal vai aumentar logo não há nenhuma descida de impostos. Há um enganar os tolos com papas e bolos…

      E não, o aumento do IUC para carros anterior a 2007 não me afeta. O meu não é pouco mais novo, mas é. E isso também é triste. Acharmos que um carro com 12 ou 13 anos é “novo”.

    5. Avatar de Zé

      Aves:
      Carga fiscal 2015: 34,4%
      Carga fiscal 2023 (estimada): 37,2%
      Carga fiscal 2024 8estimativa governo): 38%

      Os impostos descem, certo?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Se num ano houver uma pessoa, com um dado rendimento, a pagar 1000€ de IRS
        E no outro ano houver duas pessoas, com esse rendimento cada uma e paguem ambas 1500€ de IRS.
        Para o mesmo valor do PIB nesses dois anos:
        A carga fiscal [(impostos e contribuições sociais)/PIB] subiu, mas o imposto desceu. Certo?
        A redução das taxas e a atualização dos escalões leva a que os contribuintes pagem menos entre 300€ e 900€ anuais.

        1. Avatar de Joao M
          Joao M

          Para o racio é irrelevante se há mais pessoas a trabalhar e a fazer mais descontos ou não. Quando a carga fgiscal é vista em função do PIB é uma demonstração, ao nivel de ratio, do nivel dos impostos. Se sobe em % do PIB implica que pagas mais impostos em geral.
          Se há mais pessoas a ganhar mais ou simplesmente a trabalhr é irrelevante quando se vê usando um ratio. Um economista explicaria isto melhor.

          No fundo sim o IRS desceu, ou vai descer mas os impostos indirectos vão subir. no final do dia, a carga fical em função do PIB sobe e, no geral, o povo paga mais impostos, em média, mais sensivelmente 1% do que em 2023 e mais quase 4% desde fim da “austeridade” em 2015.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Do que está anunciado acaba o IVA zero (substituído por apoio alimentar e social permanente aos mais carenciados) e devem ter aumentado mais uma vez alguns impostos especiais sobre o consumo como o álcool, tabaco e bebidas açucaradas, por razões de saúde pública.
            Com essa exceção, não são os impostos indiretos que vão subir – é a receita fiscal desses impostos que vai subir.
            A receita do IVA cresce brutalmente com o crescimento do consumo e do PIB, sem se mexer na taxa do PIB.
            – Em períodos inflacionistas (a inflação esperada para 2024 é de 3%) comprando o mesmo – a receita aumenta. Mas também não se pode baixar a taxa de IVA para baixar a inflação (exceto exececionalmente no caso do cabaz de produtos do IVA zero).
            – Se aumentar o consumo (comprar dois em vez de um) a receita de IVA de aumenta, mas não faz sentido baixar a taxa de IVA para que pague o mesmo.
            Por isso, a carga fiscal é um indicador, mas é preciso perceber por que é que sobe e por que é que desce.
            (E sim, a taxa normal de IVA tarda em voltar para os 21%. Já tinha baixado se não fosse preciso baixar a dívida pública)

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Acima:
            A receita do IVA cresce brutalmente com o crescimento do consumo e do PIB, sem se mexer na taxa do IVA (não do PIB).

          3. Avatar de Zé

            A receita do IVA cresce com o aumento do consumo ou dos preços?
            Uma coisa é consumo em quantidade de bens adquiridos. Outra é aumento de preços, que foi o que se viu em 2022/2023.
            Que foi aí onde o governo foi buscar a “almofada”.
            Por outro lado, é preciso dizer que despejar dinheiro “grátis” na economia é, sempre foi e continuará a ser um grande impulsionador da inflação. Está em tudo o que é livro de economia.
            Quando o governo dá carradas de subsídios ou atribui verbas discriminadamente (em alguns casos bem, noutros muito, muito mal) acaba por puxar ainda mais pela inflação e quem não receber subsídios leva ainda mais no lombo.
            Infelizmente, boa parte dos subsídios são mal atribuídos. Não há que ter vergonha de o dizer. Falo com conhecimento e não só por falar. Não incentivamos a procura de emprego nem a integração numa sociedade produtiva. Temos creches gratuitas mas para aceder às mesmas trabalhar é um dos últimos critérios. Quem não trabalhar tem prioridade e quem trabalha tem de se despedir ou recorrer a pessoas sem formação, fiscalização e sem licenciamento para ter onde deixar os filhos.
            Temos pessoas que são “pobres” e aos quais a SS atribui alimentos, vales, subsídios e sei lá que mais, mas tomam o pequeno almoço no café, fumam 1 maço de tabaco por dia e sei lá o que mais. Vários há que vão recolher os alimentos entregues pela SS e os deixam no caixote de lixo mais próximo. E entre estas, muitas, mas muitas mais situações que eu vejo dia a dia. E depois vejo pessoas que realmente querem lutar pela vida e trabalham a chorar porque têm dificuldades e a SS “não pode fazer nada”. Pessoas a chorar de desespero porque precisam de trabalhar e não têm uma creche para os filhos.
            Sou a favor de apoiar as pessoas quando precisam. Mas tem de haver muito mais critério. Devemos, por exemplo, passar a responsabilizar as técnicas sociais pelas asneiradas que fazem (e pelo que não fazem quando devem). Acho aberrante a atribuição de muitos subsídios para quem pouco ou nada contribui durante a vida e que um trabalhador que, por infortúnio, tem um problema de saúde e vai para casa receber 55% do seu salário. Isto sim é um crime.
            O que este governo tem feito é promover a comiseração. Não se ajuda quem realmente precisa. Ajuda-se quem melhor chora. Lá diz o ditado… Mas pior, a cada hora que passa é uma machadada na classe média.
            Daqui a nada temos malta a emigrar para a Roménia que até esses já passaram Portugal. Ainda ontem dizia o Sr. Dr. Galambadas que as horas da ferrovia estão atrasadas por culpa do anterior governo. Mas qual anterior? O do PCP/BE? Ainda vão ver a culpa foi de Pedro de Sousa e Holstein.

        2. Avatar de Zé

          E para fechar…
          “Se aumentar o consumo (comprar dois em vez de um) a receita de IVA de aumenta”
          Mas é que daqui a nada já não há dinheiro para um, quanto mais 2.

          “Impostos indiretos representam 56% da receita fiscal do Estado em 2024”

          Mas pronto. Depois vêm com medidas ambientais e de saúde. Se querem incentivar carros menos poluentes, incentive-se a compra. Não carregar em quem já tem um carro. Até porque é bem mais eficiente para o ambiente uma máquina que tem uma vida longa do que carros novos a cada 5 anos. Mas não, mais imposto. Olha, podiam isentar os carros elétricos e a eletricidade para os carros de IVA. Podiam baixar o IA dos mesmos. E as taxas alfandegárias de de legalização. Podiam tomar medidas mais ou menos equitativas para todos e deixar estar quem não tem dinheiro para um carro com menos de 20 anos. Muita gente já tem dificuldade em manter o carro em condições aceitáveis, quando mais dar 40 mil euros por um elétrico. Podiam legislar sobre garantias das baterias e preço das mesmas. As do opel ampera custavam 14 mil na opel mas fora custavam 6.500. E o burro sou eu?
          Podiam ajudar as pessoas a construir casas. Ter os senhores arquitetos das câmaras a ajudar as pessoas de idade a remodelar alguma casa “a mais” que tenham para arrendar. Mas não… um processo numa qualquer câmara municipal demora anos e anos. Até para remodelar uma casa sem alterações de fachadas são preciso 3, 4 ou mais anos e ainda é a câmara que escolhe a cor.
          E custa muito dinheiro em arquitetos e engenheiros. E taxas, claro. Tenho aqui um processo numa câmara para a remodelação de um armazém velho em 6 apartamentos. Só de taxas de lugares de estacionamento (numa estreita rua no centro da cidade) são 150 mil euros porque não há onde ter esses lugares. Só aí são de 25 mocas de taxas para cada apartamento. E taxas para que? Existe um parque gigante a 2 minutos a pé que nunca passa de meia capacidade em dias de afluência atípica. Tem outro que só enche em dias de feira a 3 minutos. E ainda tem um com papa moedas a 2 minutos também. Mas diz a lei… só aí os apartamentos ficam mais de 25 mil euros mais caros cada. Aproveitavam a boleia de a malta não ter dinheiro para os carros e o IUC e aboliam essa taxa. Até parece que a câmara vai construir esses lugares “em falta”.
          É o país do governo papão de impostos e taxinhas. Vamos bater o record da carga fiscal. Não interessa nada pagar menos IRS (continuo a dizer que as contas foram mal feitas e não têm em consideração a inflação e progressões na carreira). Vamos gastar tudo em taxas e taxinhas, impostos e outras minhoquices e no fim do ano, o saldo é negativo. Mas pior…. cada vez temos menos portugueses a pagar impostos e cada vez mais gente a receber subsídios. Quem recebe o salário mínimo não paga. Quem recebe subsídios não paga. Quem estiver 2 tustes acima, leva no lombo. Basta ver as tabelas de IRS. Não começam em 1 nem 2%. Quem ganham qualquer coisa acima da RMMG arrisca-se a receber menos do que quem está abaixo. É totalmente absurdo e injusto. Quem ganhar acima de 1.000 euros já é rico, e tem de pagar os subsídios do estado social. É a nova cuba do Fidel Costa.

    6. Avatar de Sergio
      Sergio

      Fala então sobre o iRC, porque é muito giro ter um programa de de IRS mais favorável, quando o IRC não tem inovação ha mais de 7 anos.

      Prefere-se pensar no imediato para comprar votos, do que se pensar no futuro daqueles que o realmente o tentam construir.

      O que vale é que o turismo ofusca tudo, mas um dia vai ser preciso ter uma parcela de energia propria, vai ser preciso exportar produto e vamos ter zero! Porque se esta carga fiscal nem investimento estrangeiro atrai, quanto mais manter portugueses com boas ideias.

  18. Avatar de JL
    JL

    Não paga iuc mas de for de empresa paga bem mais taxa autónoma que o corsa.

    1. Avatar de mamba
      mamba

      Mas não paga IVA… (é abatido)
      Esqueceste-te convenientemente dessa parte.

      1. Avatar de JL
        JL

        Um carro de 100 mil euros não abate iva nenhum.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Passam-lhe 2 facturas. Uma para o carro abaixo do valor e o restante noutra factura até atingir o valor total com referênciaa acessórios e serviços ou o q a imaginaçãoditar. Até parece que não sabe como as coisas funcionam.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas eles não fazem isso, é isso que faz na sua atividade? Até parece que o o documento da alfândega não tem de ter o valor do carro.

  19. Avatar de O impostor
    O impostor

    Ai agora o valor do carro tem a ver com esse imposto? Não.

    Aliás, é tão fácil resumir:
    – uma cidade cheia de Tesla (ou outro VE) estará mais ou menos poluída que cheia de corsa ICE (ou qualquer outro ice)

    – mesmo se dois ICE, um custa mais mas consome menos e é menos poluente; o outro mais barato mas faz mais ruído e contamina mais… faz sentido que o imposto do mais evoluído e “verde” seja superior? Óbvio que não. Deve-se sim avaliar se a os valores declarados são verdadeiros…

    Esse imposto e muitos outros na comunidade europeia é para incutir à transição

    1. Avatar de Zé

      O imposto de acordo com os consumos (e logo poluição) já existe. Chama-se imposto sobre produtos petrolíferos. Nada mais justo que isso porque paga-se ao km e de acordo com os consumos do carro. Tudo o resto são treta para ir buscar mais dinheiro. Querem taxar a mesma coisa quantas vezes? Já não basta pagar IVA sobre o IA? Porra!
      Até a eletricidade é um bem de luxo e paga 23%. Mas faz algum sentido? E na água? Mesmo que não gastes pagas, aqui na minha zona, 17 euros por mês. e depois aumenta-se o imposto de toda a gente para “descer” portagens. Onde está o conceito das portagens de utilizador/pagador? Ou já chegámos a Cuba onde o estado (as pessoas) paga quase tudo e o trabalhador quer faça muito ou pouco tanto lhe dá? Só tem de ter o cartão do partido lá do sítio e tem direito a comida, bilhetes de autocarro e umas férias por ano. Não tem direito a mais nada, mas isso não interessa. A não ser que seja “pobre” que aí o Fidel Costa dá.
      O que este governo quer é ter os Portugueses de mão estendida a receber do estado. Quer queiram trabalhar ou não. Num país onde a economia está a ter um desempenho notável (ao que dizem) temos 6 milhões de pessoas a receber dinheiro do estado. Alguma coisa não está bem. Não está nada bem mesmo.

      E só para que fique claro, este aumento o IUC não me afeta, mas continuo a achar um roubo.

  20. Avatar de palex
    palex

    [Ironia] – Sou a favor que drones, trotinetes, bicicletas, cadeiras de rodas e carrinhos de bebés também paguem IUC … Medina fica a ideia!

    1. Avatar de Zé

      Não te esqueças dos carrinhos das velhotas irem às compras.

    2. Avatar de Joao M
      Joao M

      carrinhos de supermercado… o euro que se mete para depois devolver, deixaria de ser devolvido – fica a ideia.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Essa é de mestre 🙂

  21. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Como todos devem de saber, sempre que se faz um buraco CO2 é “liberto” …

    Minas de extração de minério, obras, etc, etc, …

    De qualquer modo ” os meninos ” que criaram o ” mercado ou comércio ( negocio ) do CO2 ”

    Querem sim continuar a poluir como até aqui ou ainda pior por poderem comprar aos menos poluentes

    mais margem para ainda poluir mais … e todos sabem quem mais polui …

    Dito isto

    Penso que os radicais são simplesmente marionetes no meio disto tudo, aliás, como todos os radicais criados para beneficio não desses nem das massas, mas para terceiros lucrarem de uma ou outra forma …

    mas todos os Países em princípio deveram pagar as tais taxas sobre o tal CO2 … e quem diz Países diz o povinho … logo quem tem veículos deverá ser ainda mais taxado como é de se esperar e talvez nesse sentido dado sermos a espécie mais poluidora não fiquem admirados que se um dia essa taxa venha a ser cobrada em tudo aquilo que se comercializa, em tudo mesmo com excepção das armas, o nuclear e claro a banca e os offshores …

    Ainda sobre os radicais esses mesmos não deixam de usar os serviços dos que mais poluem logo só fazem barulho mas não abdicam das tecnologias, e os papas têm que os levar às escolas e buscar com os seus carrinhos, não deixam de ir de avião fazer turismo ( poluindo ) ou de barco … etc, etc, …

    Lembra até uma organização pró ambiental que afinal fazia ” negócios muito pouco pró ambiental ” ( e até foi notícia ) …

    Também se sabe que a IA consome N de energia … que ainda vai ficar mais barata ( ironia ) …

    Resumindo

    Quem tem e quer ter terá que se chegar à frente e bem, só que o lobby dos eléctricos é muito forte mas igualmente poluente … como se sabe …

    Hipocrisia geral

    Esquizofrenia geral

    Saudinha !!

    1. Avatar de JL
      JL

      Ui, que grande lobby dos eléctricos temos. LOOOL

      Qual é o patrão deles ? o Elon Musk ? e a EDP onde fica ?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “mas todos os Países em princípio deveram pagar as tais taxas sobre o tal CO2 … ”
      Morrocos não paga. Compramos lá electricidade isenta de taxa.

  22. Avatar de antonio
    antonio

    Simples, proibia-se de imediato a venda e entrada de novos carros a combustível. O dinheiro gerado pelo IUC seria distribuído por quem comprasse um carro eléctrico, obviamente que com o tempo deixaria de existir o IUC… Convém que os nossos governantes sejam sérios. se é finalidade acabar com os carros acombustão, então será esta a linha. acham que vai ser assim????

  23. Avatar de marcel
    marcel

    então mas ninguem se pergunta porque é que um carro novo, combustão ou hybrido, que poluem menos que os antigos me pagam absurdamente mais que os velhos que poluem muito mais?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Onde foste buscar essa ideia bacoca e eleitolarista?

    2. Avatar de Miguel