Tesla Cybertruck tem um “modo submarino” que pressuriza a bateria para conduzir na água

53 Comentários

Elon Musk é, acima de tudo, um sonhador que concretiza os seus planos, pouco a pouco. Se vai chegar a Marte? Bom, ele está a fazer o caminho para lá ir. Assim como aquela ideia de ter um carro submarino, ao estilo James Bond, que ele também parece não ter esquecido. A Cybertruck da Tesla tem um modo muito interessante que pressuriza a bateria para conduzir sobre a água.

Ilustração da Tesla Cybertruck a rodar dentro de água


Chamem-lhe louco, visionário, charlatão… mas a verdade é que os projetos que Elon Musk coloca no mercado são tudo menos triviais. E não precisamos de uma resenha histórica para vermos como mudou o mercado automóvel, como mudou o conceito das viagens espaciais e como está a mudar, inclusive, o mercado das comunicações móveis. Mas isso são outros assuntos. O que está hoje em causa é o Wade Mode, ou Modo de Navegação.

Cybertruck ou o carro anfíbio da Tesla

A Cybertruck da Tesla tem um “modo de navegação” que pressuriza a bateria para “conduzir através da água”. Segundo parece, a Tesla está realmente a cumprir, pelo menos até certo ponto, a sua promessa de que a pick-up irá conduzir através da água. Aliás, nada disto é estranho, porque foi mesmo Elon Musk quem já fez afirmações antes sobre como os veículos Tesla poderiam flutuar e servir brevemente como um barco.

No entanto, estas declarações nunca foram levadas muito a sério, até porque a garantia da Tesla diz algo diferente sobre levar o veículo para a água. No entanto, o CEO duplicou a afirmação com a Cybertruck: tendo em conta o tipo de veículo, as suas palavras fazem mais sentido, uma vez que é suposto ser um veículo todo-o-terreno.

A Cybertruck será à prova de água o suficiente para servir brevemente como um barco, para que possa atravessar rios, lagos e até mares que não sejam demasiado agitados.

O CEO acrescentou que o objetivo é que uma Cybertruck seja capaz de atravessar a água entre a Base Estelar da SpaceX e a Ilha South Padre no Texas, que fica a cerca de 360 metros.

Agora que a Tesla começou a entregar o Cybertruck, parece que não foram apenas palavras sobre a pick-up ser capaz de atravessar a água.

Dentro do modo Off-Road da Cybertruck, a empresa também incluiu um “Modo Wade”. De acordo com a página de configuração do Modo Off-Road, o Modo Wade “pressuriza a bateria”:

Aumenta a altura de condução e pressuriza a bateria quando se conduz na água.

Trata-se de uma caraterística interessante e surpreendente. As baterias da Tesla são geralmente seladas e podem resistir à água por um curto período, mas agora a Tesla aparentemente tem a capacidade de pressurizar a bateria, o que também deve ajudar a manter a água fora.

Os americanos, contudo, começam por “ler as condições de garantia”… não vá dar raia!

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Cada vez mais CyberTank

  2. Avatar de Aves
    Aves

    92º post sobre o Cybertruck “and counting”.

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Os portugueses tem dificuldade em comprar um carro de 25.000 eur, sem ser a crédito e aqui falamos de uma viatura absurda para show-off todas as semanas, mas como costumo dizer o pplware antigo tinha mais artigos interessantes de INFORMÁTICA, tutoriais e afins que eram realmente úteis para a população, não estes artigos sobre uma viatura para ricos (e com mau gosto na minha opinião…).
      Ontem a Samsung lançou o S23 FE, um modelo de topo por 700 e tal euros, mas nem apareceu a noticia por aqui no feed. Deve ser de mim que não po$$o mas acho que tem mais interesse uma análise à nova gama da Intel (14th gen) do que as capacidades anfíbias da cibertruck.
      Mas isso sou eu

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Faço das minhas palavras as suas

      2. Avatar de Vítor M.

        Sim, é a tua opinião e eu respeito, mas não partilho dela e explico. Sendo um dos elétricos com mais tecnologia disruptiva, não falar dele é parvo. E é tudo que não somos nem nunca o ambicionamos ser.

        Se hoje se fala em certas tecnologias dentro de um veículo “que não é para todos”, amanhã vamos ver essas mesmas tecnologias disponíveis trivialmente.

        Repara, quem o diz é a história recente. E isso que criticas, outros também o fizeram quando, há 13 ou 14 anos, começamos a falar nos elétricos.

        E hoje… alguns desses até veneram a marca nalguns grupos que seguem. E a informação que recolheram na altura foi útil. Assim como esta.

        Portanto, vamos à velha máxima que o saber não ocupa lugar e aqui têm informação que, mais tarde ou mais cedo, vos fará falta e jeito.

        Cumps. 😉

        1. Avatar de naodigo
          naodigo

          É muito facil dar noticias disruptivas, mas validar a sua veracidade já é requer trabalho de jornalismo.
          A Tesla é conhecida por mentir e alterar videos, a SpaceX o mesmo, mas é raro as vezes que metem essa informação aqui, porque a empresa é disruptiva….

          1. Avatar de Vítor M.

            Isso já me parece uma espécie de perseguição, não jovem? 😉 A tecnologia da Cybertruck mente em que aspeto?? Mania de inventarem dramas para poderem dormir com a sensação que vocês estão certos e o mundo, que vos contradiz, está errado. 😉 Então não foi a Tesla que mudou o paradigma do mercado automóvel moderno? E não foi a SpaceX, que abriu muitos dos novos horizontes que hoje são traçados para a exploração espacial? Raios… que vocês andam de mal com a vida e tudo paga a fava dessa má disposição.

        2. Avatar de Aves
          Aves

          92 posts “and counting” para um carro que nem se sabe se vai ser vendido na Europa e, se for, o mais certo é não ser na categoria de automóveis ligeiros.
          Mas os posts ainda conseguem ser mais entusiásticos com o Cybertruck do que os anúncios da Tesla. Neste caso:
          – Diz a Tesla: “Aumenta a altura [do veículo em relação ao piso] e pressuriza a bateria quando se conduz através da água.” Pressuriza porquê? As outras deixam entrar água?
          Mas o que é que isso tem a ver com o que vem no post: “A Cybertruck será à prova de água o suficiente para servir brevemente como um barco, para que possa atravessar rios, lagos e até mares que não sejam demasiado agitados.” Como é que um carro de 3,1 toneladas (sem carga) vai flutuar como um barco?

          1. Avatar de Vítor M.

            Ainda haverá espaço para escrever muito mais E não se sabe se sai ou não cá. E se sair, parte do assunto já está abordado e bastante debatido. Depois, podemos estar a ver uma primeira abordagem de tecnologias que poderão ser aplicadas, por exemplo, no novo Mode 2. Por exemplo, já se falou no Steer-By-Wire. E apontem que abriram a caixa de Pandora. 😉

            Mas há mais, esta pick-up traz várias novidades que são música para quem gosta de tecnologia. E nós vamos falar disso tudo. Fica prometido.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Para flutuar existem muitas dificuldades tecnicas, peso não será um deles. Tem tudo haver com a relacao peso/volume e facilmente se calcula se é possivel.
            certos barcos pesam milhares de toneladas e flutuam.

          3. Avatar de Aves
            Aves

            O Cybertruck só flutua neste post – como um barco, atravessa “rios, lagos, e mares desde que não sejam muito agitados”.
            A Tesla só disse que queria que ele atravessasse 360 metros de um curso de água – com as rodas assentes.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Steer-By-Wire”
            Não é novidade nenhuma por parte da Tesla:
            https://youtu.be/uqihWUhVjdc?si=wSt3MXFzpOS0j5LM
            Fez com que o volante yoke da Tesla parecesse ainda mais ridículo do que efectivamente é! :
            https://youtube.com/shorts/-KgY4eEdFnk?si=DGf7VGAyJG07rwKI

        3. Avatar de Carlos Ramos
          Carlos Ramos

          Mas só falou da carrinha, justificação para os outros temas bem mais relevantes e interessantes 0

        4. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          Não digo o contrário, mas o canal é sobre tecnologia na sua base, mas ao se falar tanto da tesla estamos a falar de automóveis e para isso consulto outros sites da especialidade. Sinto falta dos tutoriais que agora são raros por aqui.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não faltam, aliás, saem praticamente todos os dias: https://pplware.sitedev.pt/category/truques-dicas/

            E falar em Tesla, assim como noutras marcas mais proeminentes do mercado atual, é falar em tecnologia. Aliás, hoje os carros desviam-se da categoria Mecânica e integram-se cada vez mais na “Eletrónica”, “Informática”, “Software”, “Hardware”… entrando-nos porta adentro!

            E repara uma cosia muito interessante: o mercado da tecnologia, atualmente, já contempla uma profusão de similaridades entre conceitos como smartphones, smart houses, smart cities, IoT… entre muitos conceitos amplamente debatidos por cá. Energia, internet, inovação.. tudo temas que todos os dias debatemos há quase 20 anos.

            Cumps.

      3. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        É o resultado do socialismo/comunismo/marxismo: derrota as pessoas, e elas nivelam-se por baixo.

        Devemos ter conhecimento do topo da tecnologia, assim como items de consumo mais generalistas.
        Discordo com o teu ponto de vista limitador.

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          Meu caro, quando eu quero saber sobre carros vou a sites da especialidade, quando quero saber sobre arquitetura, também vou. Aqui no pplware é um site de tecnologia, que era especializado em informática e telemóveis. Não tem nada que ver com socialismo e afins.
          E já agora se achas que uma cibertruck é um «item de consumo mais generalista», vives em um mundo diferente do meu.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            lá está Paulo, podes ter razão, mas o foco aqui está na tecnologia funcional. O mercado alarga e a adaptação é maior, chega a mais pessoas por menos dinheiro. Tem sempre que começar nalgum lado.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Os carros hoje em dia cada vez estão mais próximos de tecnologia para mim por exemplo é muito mais interessante do que telemóveis e afins que em termos de evolução tecnológica cada vez apresentam menos

      4. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Concordo em parte mas sinceramente acho mais interessante uma tecnologia de pressurização de bateria para andar na agua do que outro telemóvel de 700 paus se o pplware fosse fazer uma noticia por cada telemóvel estávamos nós muito mal quando a samsung inventar um telemóvel que faça panquecas realmente pode-se fazer um artigo até lá isto é um site de tecnologia não é uma montra de telemóveis, por outro lado está a criticar o preço de uma pick up mas queres noticias sobre um telemóvel perfeitamente normal de 700 paus está aí um bom resumo do tugão creditos para pagar carros de 20k mas depois andam de iphone no bolso bem vindo à tugolândia.

      5. Avatar de Tozé
        Tozé

        Bem… Mais tecnologia de ponta que esse carro onde tem??

    2. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Qualquer dia dizem que atravessou o Atlantico mas um iceberg arruinou o feito. lol

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Incrível. Se o vendedor de Teslas diz é porque é verdade.
    Entretanto nem em TT se safa sem ajuda da Toyota.
    https://www.instagram.com/p/C0uxBW5v_Bl/?igshid=NmJiYWZiY2E0Mg==
    loooloolool

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 pois, nem tudo são rosas 😉

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Vá lá sé sincero naquelas condições nenhum jipe se safa sem pneus de neve ou correntes…

      Assim roçam o ridículo, se é para criticar digam coisas construtivas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Que condições são aquelas?
        Não tem nada de especial essa terreno
        Procura aí no YT. Até carrinhas Volvo, Audi Allroad se pagavam dali com uma perna às costas.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          +1
          Qualquer carro consegue andar no monte sem dificuldade no gelo mesmo com pneus normais.
          Correntes ou pneus de neve é só para carros da treta.

          1. Avatar de Paulo Martins
            Paulo Martins

            Eu fui procurar a história e aparentemente a Cybertruck em causa era um modelo de teste e o sistema de tração é que deixou de funcionar por isso é que a carrinha ficou presa, honestamente um veículo com um bom sistema de AWD deveria conseguir sair daquela situação mesmo com pneus 4 estações que eram aqueles que a Cybertruck tinha.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Depende do tipo de neve/gelo.
            Neve fresca é uma coisa, Neve com uns dias é completamente. Em certas condicoes mal se chega a um perfil inclinado nem para ficar parado dá o veiculo só para lá embaixo.

            E neste caso ser um veiculo pesado até tem vantagem.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Paulo Martins.
            A Cyber vem com pneus TT, no mínimo mistos. Mudaram alguma coisa entretanto?

          4. Avatar de JL
            JL

            Chama a isto pneus TT ?

            https://pbs.twimg.com/media/F41IAmGbgAA1avQ?format=jpg&name=large

            Já agora, “all terrain” são mistos, nada indicados para neve.

            “All-terrain tires are a mix of highway-tires (H/T) and mud-tires (M/T). That means A/T tires are great for daily driving, most weather conditions, and some dirt or mud. If you regularly navigate paved, gravel, and dirt roads, A/T tires might be the perfect choice.”

            Pneus para neve são outra coisa:

            https://www.tirebuyer.com/education/all-terrain-vs-winter-tires

        2. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá videos deles no gelo a subir ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Entretenha-se.
            https://youtu.be/pdDMv8ljE3c?si=1tdp87lx7RTD45I6
            Esse onde está a Cyber até ia lá de marcha atrás, é qs plano lool

          2. Avatar de JL
            JL

            Curioso, porque acabei de postar um vídeo com f150 que nem a direito andam.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não entendi, então mas nem com balanço sobem.

            Isto deve ser para rir. Loooooool

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Este Yamaha motociclo realmente roça o ridículo só para dizer mal ahahah ainda tens de me mostrar qual é o veiculo no mundo que se safa no gelo sem correntes ou pneus adeuqados ahahahah

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Amigo se não sabes nada sobre TT deixa te estar calado estas a mostrar um carro a andar em gelo sem correntes

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Olha-me este lool

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Sei um bocadinho, está descansado.
        Aquilo ali n tem nenhuma dificuldade assinalável. A única coisa que pode estar a dificultar são as características do próprio carro eventualmente a descarga bruta de binário própria dos elektros.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Podias mostrar o setup que usas para conduzir no gelo para ensinar a este pessoal como se faz.

    5. Avatar de AdN
      AdN

      Bola ao lado!!! É uma Ford!!!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Exacto é uma FORD. Foi uma chapada sem mãos muita bem dada loool

        1. Avatar de AdN
          AdN

          Não esperava que admitisses tanto, eu acho que só foi bola ao lado da tua parte, não chegou a chapada sem mãos, só te enganaste na marca…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A chapada sem mãos é para a Tesla que se meteu a medir pilinhas com a concorrência e foi buscar uma Ford para mostrar que era melhor. Teve azar eheh

        2. Avatar de AdN
          AdN

          E não achas boa ideia saber o que falas? É que dá a impressão que falas para não estar calado…

    6. Avatar de JL
      JL

      Então mas as F150 são tão boas e nem a direito conseguem passar por uma nevesita ?

      https://www.youtube.com/watch?v=jyY7HTUJq-w

  4. Avatar de João
    João

    Se for modo submarino ele tem que afundar e navegar embaixo da água.

  5. Avatar de Pedro Torres
    Pedro Torres

    Bora falar do ADAMASTOR, Super-Carro Tuga que está quase aí a “”estourar”” 😛 😛