Tesla congela expansão da Gigafactory Berlim e a culpa é do abrandamento das vendas

68 Comentários

A Gigafactory de Berlim é uma das mais importantes da Tesla. É aqui que muitos dos carros que a marca comercializa na Europa e no resto do mundo são construidos, com Elon Musk a traçar planos para o seu alargamento, que tem sido negado. Agora, a Tesla revelou que congela a expansão da Gigafactory Berlim e a culpa é do abrandamento das vendas dos elétricos.

Tesla Gigafactory Berlim elétricos mercado

A Tesla fez declarações críticas sobre os seus planos para a fábrica em Berlim. Atualmente, os planos de crescimento são algo incertos. O responsável da fábrica, André Thiérry, expressou: “Sem um sinal claro da procura do mercado, não investiremos milhares de milhões de dólares”, revelando a sua hesitação relativamente à expansão.

No mês passado, a Agência do Ambiente de Brandemburgo aprovou apenas uma parte dos planos de expansão da Tesla. A aprovação foi limitada às atividades na área fabril existente e não foi concedida permissão para desmatar áreas florestais próximas. A licença de expansão será concedida em várias fases, tendo a aprovação da segunda fase sido também adiada no mês passado.

André Thiérry salientou que as vendas de carros elétricos desempenham um papel significativo na expansão da fábrica. Referiu que muitas empresas foram afetadas pelo declínio global do mercado de veículos elétricos desde o início do ano. A Tesla reconhece que o mercado dos elétricos estagnou em 2024, mas acredita que estes são o futuro da indústria automóvel.

Tesla Gigafactory Berlim elétricos mercado

Este responsável da Tesla manifestou ainda o seu otimismo relativamente à Gigafactory de Berlim e acredita que o mercado irá renascer. As vendas no Reino Unido deverão também contribuir para a expansão da fábrica de Berlim. Thiérry afirmou: “Acreditamos que o mercado irá renascer e a fábrica de Berlim desempenhará um papel importante. No entanto, isso levará algum tempo.”

A fábrica da Tesla em Berlim tem um potencial significativo e a empresa está à espera do momento certo para tirar o máximo partido dele. Acredita que a procura do mercado deve ser esclarecida antes de investir. Por outras palavras, a Tesla está a ser muito cautelosa com os seus investimentos e a monitorizar de perto os números de vendas futuras.

Esta é uma posição importante para a Tesla. O mercado não está atrativo e o investimento no alargamento da Gigafactory de Berlim pode complicar o cenário da empresa. Ainda assim, a marca deverá criar planos e preparar-se para este alargamento.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    @JL olha os gajos a mandarem fake news cá para fora!
    Segundo o que disseste as vendas iam aumentar exponencialmente…. ah pois faltam os subsídiozinhos para comprar carros…

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Mas quem é o Sr. para colocar em causa os testemunhos do CEO do Grupo “Reis do Watt”?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        @Anung, tem razão… não devia, está sagrado na constituição – não deverás contrariar as declarações do JL, pois elas são imutáveis, inquestionáveis, e induvidáveis.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Peça perdão ou a fúria cairá sobre vós com af orça de 1000 amper!

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      A número de vendas de eléctricos continua a aumentar mundialmente não sei porquê essa implicância com o @JL

      Nunca ninguém disse que os eléctricos é para toda a gente e ainda há um longo caminho a fazer para que a transição aconteça. Vai demorar décadas!

      1. Avatar de JL
        JL

        Também não entendo porquê.

        Enfim deixá-los reclamar de nada.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Reclamam com ele porque é o único que lhes dá argumentos com pés e cabeça…

      3. Avatar de Anung
        Anung

        Mas o Rei dos Watts diz que servem para todos, pois têm muita autonomia e carregam 140% em 2-3 minutos em qualquer esquina. Segundo ele a transição já aconteceu restando meia dúzia de carros a combustão nas estradas.
        E se o Rei dos Watts o diz é porque deve ser verdade….

        1. Avatar de Realista
          Realista

          A verdade é que para quem é “Anti” um carro elétrico nunca vai servir da mesma forma que os “anti” carros a combustão reclamavam que o cavalo era superior…

        2. Avatar de JL
          JL

          Servem ? Então mostre lá ele a dizer isso ?

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Portanto quer dizer que vendem… o problema é o preço.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Falta é começarem a levar com o ISV. Amanhã já era tarde.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Portanto, procura tem o problema é o preço… 😉

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem? Fará qd levarem com a pastilha.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Quanto um Yaris base já te custa €23.000, teres um 100% por €25.000 é uma escolha mais que óbvia…

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso é na tugalândia e a tugalândia não consegue influenciar as decisões dos fabricantes pq não conta para o totobola. Só Madrid vende mais que a Tuga, para veres!
            Adiante, ainda ontem estavas a ver o MG chino a gasosa, tal como eu, que cá custa 23 mil e na ES custa 13 mil, apesar de ser um 1.0.
            Fui verificar, pois, nem estava a acreditar muito nisso e não é que é verdade? Preços actuais (já passaram uns meses) Tuga quase 23000 (baixou qq coisa) ES quase 14 mil (aumentou qq coisa). Incrível!
            Antigamente explicava-se com as altas CC e consequente ISV alto, agora explica-se com quê? É que o 1.0 paga praticamente nada de ISV! Sinceramente estou à nora. Será que é moda carregarem no portuga? (não estou a ver que seja algum imposto escondido ou que não esteja a ver)

          4. Avatar de JL
            JL

            Com os concessionários, porque dos impostos não é.

            Já agora, são 14.360 euros para o MG ZS em Espanha, e 21 354 euros em Portugal, além disso os carros não os mesmos.

            Em Espanha usa motor 1.5 VTI-tech – Manual de 5 velocidades

            Em Portugal usa motor 1.0T-GDI – Manual de 6 velocidades

            A versão de lá é confort e de cá é Luxury, portanto nada a ver o cú com as calças.

            https://www.mgmotor.eu/pt-PT/configurator/zs

            https://www.mgmotor.eu/es-ES/configurator/zs

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aproveitei e fui agora ver outros.
            O Yaris que o @Realista fala que está cá a 23000, lá em ES tira para 18300. Mas só para que fique claro. Eu escolheria o Yaris, que era capaz de me levar a qq lado. Já um elektro duvido e um de bateria pequena duvido ainda mais.

            O elekro que vem aí por 25 mil é o C3?, pois, lá em ES o gasosa tira-se por 12.649€. 12.649€ https://www.autobild.es/coches/citroen/c3 Mas mesmo que custasse o dobro, preferia o C3 a combustão.
            São usos, eu sei, mas tb sei que para o meu uso o C3 a gasolina seria melhor opção.
            Para quem não sai do quintal, tlz um elektro de 25000€ sirva.

          6. Avatar de JL
            JL

            Outra vez os números adulterados.

            15 mil euros para o C3 gasolina

            https://www.citroen.es/vehiculos-citroen/nuevo-c3.html

            22 590 euros para o c3 eléctrico, com o plano movele fica ao preço do a gasolina.

            https://www.citroen.es/vehiculos-citroen/nuevo-e-c3.html

          7. Avatar de JL
            JL

            Em segunda mão não conta, tem ali os preços no site da citroen .

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esse C3 é novo.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            Se eu estou a falar em Portugal para quê que vens com números de Espanha?

            Se o Yaris em espanha custa €18300 significa que se tiveres um elétrico por €20.000 compensa e nem faz sentido comprar um a combustão.

            Aliás o Dacia Spring em Espanha é mais barato que um Yaris.

          10. Avatar de JL
            JL

            É o novo com preços errados. Tem ali os preços no site da citroen e ainda reclama ?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já te expliquei @Realista. As vendas em PT não contam para o totobola e não têm a capacidade de influenciar as decisões dos fabricantes. Volto a repetir. Madrid vende mais q PT.
            Q me interessa a mim q o yaris base seja vendido cá a 23 e vem aí um elektro a 25? O único local onde esse elektro pode parecer barato é em PT, pq nos países realmente com peso nas vendas o yarris está a 18?
            Aliás, no meu caso, preço por preço venha o Yaris a combustão. Os elektros de 25 não vão dar para viajar
            Aliás a fórmula não é nova. Há muito q há por aí um Dacia que chega à Costa da Caparica e é de amigo.

          12. Avatar de Realista
            Realista

            Um Yaris têm autonomia para 500km e como fazes 1000km por dia só para ires almoçar tinhas que parar duas vezes…

            Impensável.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sem problema. Antes parar 2’xs por 3minutos, cada, do q parar 5 x’s por 30minutos cada…se os postos estiverem livres ou a comunicar.

  2. Avatar de KP
    KP

    A tesla continua a ser a marca mais vendida em todo o mundo e o resto sao noticias para ter algo ou sem elas fica um vazio. Os factos sao que o modelo mais vendido em toda a europa foi o model y. Factos

    1. Avatar de Pn
      Pn

      Acho que esses factos estão errados. O carro mais vendido nos primeiros 6 meses de 2024 na Europa foi o Dacia Sandero.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Model Y uma vez, Model Y agora é para sempre.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ele não disse mentira nenhuma, o Model y continua a ser o carro mais vendido desta categoria.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então mas agora é da categoria? Pensei que ele estava a dizer que era o carro mais vendido do mundo e arredores.
            Mas qual categoria ? A categoria dos model 3 assoprados?

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, dos carros eléctricos, é o tema aqui, ninguém falou aqui de carros a hidrogénio e a sintéticos.

  3. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Se tivesse outro modelo para alem do Y se calhar este tema da ampliação da fábrica de Berlim não se colocava mas a Tesla com a sua gama muito limitada e virada para o high-end fica com pouca margem de manobra quando pretende aumentar volumes de produção.

    1. Avatar de rui
      rui

      Com os preços que praticam não é propriamente virado para o high end, têm das opções mais em conta nos segmentos que ocupam… agora se me disseres que em especial em Portugal há pouca malta a comprar segmento D vs outros segmentos mais baixos? pois isso sim já é verdade…
      Já agora segundo a Razão Automovel daqueles 6 mil teslas vendidos, apenas uma duzia deles foi a particulares…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O model 3 e segmento C

        1. Avatar de Realista
          Realista

          “Segmento C — Familiares compactos

          O segmento C diz respeito aos carros familiares compactos que, segundo os critérios em vigor, são os veículos com dimensões compreendidas entre os 4 e os 4,3 metros de comprimento.”

          https://caetanoretail.pt/blog/tipos-segmentos-automoveis/

          O M3 têm 4,72m de comprimento

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O M3 é do tamanho do Octávia e tal como este esticou o carro no porta malas e no capô.
            Não cabem 3 adultos no banco de trás do model 3, tal como não cabem no Octávia.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Nesse caso o Octavia é que está mal classificado e não o Tesla…

            Também tenho um Serie 5 não cabem com espaço 3 adultos nos bancos de trás. Também quer classificar o Serie 5 como segmento C junto do Ford Focus ou Fiat Tipo?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tanto um como outro esticaram o frunk e o trunk para parecerem maiores. Tácticas para quem come com os olhos. 3 não viajam bem no banco traseiro do model3.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então quais são os carros do segmento D ?

            Assim vamos buscar vídeos de gajos que não cabem nos bancos de trás r passamos já todos esses carros para o segmento C.

        2. Avatar de rui
          rui

          só falta dizeres que um Renault Megane é segmento B…
          O model 3 é o mesmo segmento que um Serie 3 ou Classe C, têm tamanhos similares e espaço interior para ocupante similar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não tem a qualidade daqueles!

          2. Avatar de JL
            JL

            Nem o preço.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Concordo. O model 2 se iria vender que nem pães quentes.
      Felizmente agora o E-C3, o Renault 5 e o EV3 vão preencher esse espaço que faltava.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A Stellantis está com dificuldades no E-C3 e o R5 não e carro para ser barato…

        O único que está numa posição melhor será o EV3.

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Esses modelos tem preços pouco atrativos quando comparados com os seus homólogos ICE, infelizmente.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “e o R5 não e carro para ser barato…”
          Têm que pagar o patrocínio ao AS Mónaco!

          1. Avatar de Realista
            Realista

            🙂

    3. Avatar de David
      David

      Pois é Gama limitada! Realmente…
      Falta a tesla
      Model 3 pequeno, carrinha e crossover
      Model Y carrinha, mais curto mas uma versão todo o todo o terreno!
      Model x carrinha 4×4, é uma van
      Em todas as versões um modelo normal outro tracção integral, un mais desportivo e outro buenpotente!
      Depois tem a alta gama… que falta uma carrinha apenas… mantendo 4 versões uma versão pouca potência, média e alta e uma extrema… todo nas duas plataformas …

      Assim já era mais tipo o que a as marcas tradicionais fazem…

      Para não faltar, do interior e o exterior… a editar para cada versão… uma versão baixa, média, alta, prestige e desportiva!

      Para depois na realidade vender meia dúzia de cada … e estar um dia no concessionário a escolher acessórios, motores, sistema de travagem… etc etc etc…

      As marcas europeias estão adaptando-se… a recaro e a BBS estão na falência técnica…
      É mais se seguirão!
      Tempos mudaram e a Europa ainda não!

      Mas vai acontecer…

  4. Avatar de João Serra Alves
    João Serra Alves

    Tesla Modelo Y
    Lisboa – Porto é tão bom quando temos de parar 2 vezes para carregar já tinha saudades do tempo antigo quando não tinhamos hora pra chegar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Para quê? Tem assim tanta vontade de ir ao WC ?

      Vê-se logo que não andou em nenhum.

  5. Avatar de Vladimir
    Vladimir

    É completamente indiferente, pois quem paga a construção e expansão da fábrica são os contribuintes alemães…

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, ardeu mais um eléctrico no mundo.

  6. Avatar de Jsilva
    Jsilva

    Não sei se é omesmo mas é um alerta para quem estaciona o carro pilhas em garagens ou o carrega em parques subterraneos.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Há muitos parques, os q já acordaram para a vida, q já não autorizam.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Muitos acordaram para a vida e ainda instalaram carregadores…

        … e a custo €0.

        Hehehehe

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Então nos hotéis agora é uma cinquentola por noite e é na rua se quiseres. Sinais dos novos tempos. Habituem-se looolooolool

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Sempre foi só te lembraste de reparar agora…

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Realista:

            14:43
            Muitos acordaram para a vida e ainda instalaram carregadores…

            … e a custo €0.

            15:31
            Sempre foi só te lembraste de reparar agora…

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Deixa de ser morcão.

            No primeiro assunto eu falo da instalação de carregadores a custo €0 bastando ceder o espaço, como faz a Galp, no parques de estacionamento.

            https://www.edp.pt/empresas/servicos/mobilidade-eletrica/solucao-mobi-e/

            “A EDP Comercial investe no seu parque de estacionamento público através da instalação de carregadores sem custos para a sua empresa, e atribui uma remuneração pela disponibilização do espaço mediante a validação das condições.”

            No outro assunto falamos de pagamento do estacionamento em hotéis. Em muitos locais o estacionamento em hotéis sempre foi pago.

            É o que dá misturares assuntos…

      2. Avatar de JL
        JL

        Lol, claro que não, é a mesma treta que aconteceu com os a GPL, entretanto acordam novamente.

      3. Avatar de rui
        rui

        aqui onde vivo existe 3 parques subterranios, 2 de superficeis comerciais e 1 da camara e todos eles têm carregadores de eletricos lá, alias uma das superficies comerciais só tem mesmo no parque subteranio, pois no de superficie não tem nada de carregamento…

  7. Avatar de VapokaFP
    VapokaFP

    Claro, o consumidor abriu os olhos e não quer elétricos e muito menos os problemáticos Teslas.

    CI + Híbridos são a solução para todas as pessoas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então que problemas teve nos teslas ?

      Híbridos ? Que sentido fazem os híbridos ?