Tesla caiu na Europa, apesar de as vendas de carros elétricos a bateria terem aumentado

46 Comentários

As vendas globais de automóveis na Europa caíram, mas destaca-se o crescimento dos carros elétricos e híbridos plug-in, segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).



Na Europa, as vendas da Tesla caíram pelo quarto mês consecutivo, devido a uma reação negativa à intervenção política do diretor-executivo, Elon Musk, combinada com uma reação pouco entusiasta ao novo Model Y. A par disto, importa ainda o aumento da concorrência de outros players europeus e chineses.

Conforme informámos, números da JATO Dynamics de abril indicaram que, pela primeira vez, a BYD ultrapassou a empresa americana no segmento 100% elétrico.

Entretanto, dados recentes da ACEA confirmam que a Tesla perdeu força na Europa, com a quota de mercado a cair para 0,7%, em comparação com 1,3% há um ano.

Em abril, especificamente, as vendas europeias da Tesla caíram 49%, relativamente ao ano anterior, apesar de as vendas de carros elétricos a bateria terem aumentado 27,8%.

Na Europa, as vendas globais de automóveis caíram 0,3%, com o crescimento mais forte a vir dos automóveis elétricos e híbridos plug-in.

As fabricantes de automóveis europeias estão a tentar reduzir os seus custos devido a uma série de fatores que, combinados, representam um verdadeiro desafio:

  • Forte concorrência;
  • Taxas impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de automóveis;
  • Economia global em abrandamento, com perspetivas incertas.

 

Carros elétricos registam crescimento na Europa

Conforme citado pela Reuters, as vendas de abril na União Europeia (UE), na Grã-Bretanha e na Associação Europeia de Comércio Livre (em inglês, EFTA) caíram para 1,07 milhões de automóveis, após um crescimento de 2,8% em março.

Só na UE – excluindo a Grã-Bretanha e a EFTA – as vendas totais de automóveis caíram 1,2% até agora este ano, apesar do crescimento notável da procura de carros elétricos, com os registos de automóveis elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos-elétricos a aumentarem 26,4%, 7,8% e 20,8%, respetivamente.

Em abril, na Europa, as vendas de carros eletrificados representaram 59,2% dos registos de automóveis de passageiros, contra 47,7% no ano anterior.

Entre os maiores mercados da UE, o cenário foi o seguinte:

  • Espanha (+7,1%);
  • Itália (+2,7%);
  • França (-5,6%);
  • Alemanha (-0,2%);
  • Reino Unido (-10,4%).

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de narcesudo
    narcesudo

    E sai mais um artigo anti-Musk com aquele gostinho do costume, fresquinho e quentinho de fazer salivar……….. os anti-Musk até saltam de contentes!!!

    Se a Tesla vende menos na Europa é porque passou a haver mais oferta e, agora, a mesma clientela passou a dividir-se por mais marcas. No entanto, as notícias colocam todas a culpa desse alegado mau resultado em Musk o que é, no mínimo, um exagero.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Como é óbvio as vendas da tesla têm de diminuir, primeiro porque há muito mais oferta e segundo porque vendeu muitos carros no passado.
      Queriam mais 10 anos só a vender-se teslas?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Receio que não cheguem aos 20 milhões ano que foram anunciados para 2030.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Vinte milhões ano é uma barbaridade para uma marca com cada vez mais concorrência e apenas 2 modelos de massas (model 3 e model y)

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em 2020, eles achavam que em 2030 já não haveria carros a combustão, porque acreditavam que toda a gente estava a acreditar neles que garantiam que os elektros eram melhores, faziam mais de 700 km com uma carga, incendiavam-se pouco, eram ZeroEmissions e a electricidade era de borla. E, portanto, toda a gente iria a correr comprar elektros.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ena, não conseguiu inventar mais nada ?

            Mas é você que sempre acreditou na electricidade de borla e barata, com combustíveis baratos produzidos por electricidade…

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe disse , captura de CO2+gás = a CO2 com metade das emissões.
            Não preciso de painéis e ventoinhas para nada.
            Daqui a uns tempos começam a sacar H2 do branco e problema 100%resolvido.

            E sim venderam a ideia que a electricidade com base em espelhos e ventoinhas era de borla.
            E as pessoas acreditaram. Tanto para a rede como para autoconsumo. Prova de que assim foi é pessoal q ainda aparece aqui completamente convencido q a eletricidade que usa no carro elektro é de borla pq vem do sol. Lol

          4. Avatar de JL
            JL

            Com a captura de CO2 gasta energia, para depois o largar novamente, portanto não está a diminuir nada, só a aumentar, aliás, isso já foi provado várias vezes. Fora os outros poluentes, que é sempre a somar.

            Então como captura CO2 sem energia eléctrica ?

            Como produz hidrogénio sem energia eléctrica ?

            Como cozinha tudo isto a mais de 300 graus C sem energia eléctrica ?

            Com sonhos e esperanças ?

            Para mim já é de borla, e para o país é mais barato, tanto que até vão comprar onde ainda fica mais barato.

            A prova está aí, a si é que não lhe convém admitir, porquê ? Ainda não sabemos.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual prova?
            Pagar mais pela rede para compensar as instalações ligadas ao solar e às eólicas do que pela própria energia? Belo negócio

          6. Avatar de JL
            JL

            Se tiver o que defende vai ser igual, aliás, pior, já que usa muito mais energia.

            Paga o mesmo, a rede tem sempre de existir, seja qual for a fonte de energia.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que eles chamam de rede rede são na verdade os boys das ventoinhas e dos espelhos. Ainda não percebeu?

          8. Avatar de JL
            JL

            E ainda não percebeu que para usar aquilo que você quer precisam mais eolicas e painéis ? São só 8x mais .

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Outra vez? Para mim basta gas e captura de carbono enquanto aguardo pelo H2 branco.Já lhe expliquei 500x. Irra!!!

          10. Avatar de JL
            JL

            Capturar carbono são 4 a 6 kWh o kilo, o suficiente para 2 litros de combustível, H2 branco só existe nos seus sonhos, em mais lado nenhum.

            Depois ainda é preciso aquecer e comprimir tudo isso, o que equivale a + energia eléctrica.

            Se fosse bom e viável já se produzia há muitos anos.

    2. Avatar de Tesla é que bomba!
      Tesla é que bomba!

      Esquece. Eu vou comprar um Tesla para o ano para ser contra as estatisticas.

  2. Avatar de Darth
    Darth

    A brigada pro musk não falha. Sempre presente

    1. Avatar de narcesudo
      narcesudo

      Nem pro nem contra, apenas a apontar onde estão os delírios.

      1. Avatar de Nice
        Nice

        O delírio começa em ti.

  3. Avatar de Max
    Max

    Na Europa, a Tesla nem nos 10 primeiros dos elétricos ficou .
    – Nos primeiros 4 meses do ano (janeiro-abril), as novas matrículas caíram quase metade: 77.314 (2014), 41.677 (2015), queda de 46,1%
    – Em abril caíram mais de metade: 11.540 (2014), 5.475 (2025), queda de 52,6%.

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Digam isso aos uber, agora o model y e model s são considerados uber black, e nem sequer precisam ser de cor preta, está bonito isto

  5. Avatar de somebody
    somebody

    A Tesla já era, agora o caminho e’ sempre destruir valor. Não importa o que diga, peca desculpas, lancem novos produtos, foi ultrapassada uma linha vermelha radical, não há volta a dar.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais um mês se passou e continuo à espera que os comentadeiros, que auguravam uma recuperação brilhante da marca com base no êxito estrondoso que iria ser o Juniper. Pois, segundo eles, estava toda a gente com as lekas debaixo do colchão à espera que ele chegasse, Apareçam!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, agora há que aproveitar a invenção que deu certo por algum tempo. Looool

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os nrs são cruéis, ainda piores do que eu imaginava. Não há aqui nenhuma invenção. Na verdade era só somar 2+2.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que são, tudo números da suas fantasias.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Oh ias…

  7. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Digam a verdade, e a verdade é só esta, todos os carros elétricos, se não fossem os benefícios fiscais que tem, estariam em queda nas vendas, tal como os carros a combustão, dado que o mercado automóvel está em queda.
    Mas como os carros elétricos tem muitos benefícios fiscais, então lá se vão vendendo mais que os carros a combustão, e é só por esta razão.

    1. Avatar de JL
      JL

      A razão é que são melhores e estão a ficar mais acessíveis.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Melhores q uma carroça de bois são capazes de ser.

        1. Avatar de JL
          JL

          Melhores que qualquer diesel e gasolina, quem os tem assim o diz, sim porque já tiveram outros, ao contrários de vocês.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem os tem quer voltar aos combustão. É isso que dizem os estudos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, não quer, senão já tinha voltado.

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Não são melhores, fica apenas mais barato a aquisição e a manutenção nos primeiros anos muito à custa dos benefícios fiscais, só isso e mais nada, leva a que muitos optem por comprar um elétrico.

        1. Avatar de JL
          JL

          São bem melhores, não há benefícios fiscais para a maioria dos privados que os compram.

          Exato, porque são melhores.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só não haver isv + IVA s/ isv, num país como pt já é um grande subsídio.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas eles têm IVA, isv não é um benefício fiscal, é a forma de cálculo de veículos sem emissões, não são os únicos com isso.

            Não são subsídios, esteja descansado, continua a invenção sobre aquilo que não existe.

  8. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    A Tesla já era! O Musk anda a dormir!

    Cada vez mais se vêm pessoas a vender os Teslas e a voltarem para carros a gasolina. Mais baratos, fiáveis e não desvalorizam 20% por ano.

    1. Avatar de Max
      Max

      É mais do que isso. Os elétricos continuam a vender bem. Na Europa é que a Tesla caiu para 11º construtor nos elétricos e está a vender metade do ano passado.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então mostre lá esses teslas à venda secalharya ?

      Os mecânicos andam a ficar desesperados….

    3. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Lá isso, é uma grande verdade.
      Basta consultar qualquer site de carros usados, Teslas e outros elétricos, são centenas deles à venda.
      Se os elétricos fossem melhores que os de combustão, e se vendessem melhor que os de combustão, como tanto se ouve falar, então deveria haver escassez de elétricos no mercado de usados… não seria lógico?

      1. Avatar de JL
        JL

        Então mostre lá um ?

        Tanto é lógico que pouco têm.

  9. Avatar de Nice
    Nice

    Teslas são os carros mais pãozinho sem sal que pode haver fds!..

  10. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Próximo mês, vão ver a novidade… vendas desceram 28,8%, nos EV, na Europa e 21,35%, no UK. Os vendedores estão desesperados. As encomendas estão em queda, acima dos 36%. A China disparou 159%, até Maio. Só que, já cortaram 87, dos 102 navios, previstos para Julho-Setembro. Ninguém nota que, se o mercado desce, não há vendas?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “…Só que, já cortaram 87, dos 102 navios…”
      Se isso for verdade, pode explicar porque na China a BYD baixou ainda mais o valor dos carros. Desta vez 30% de rajada em todos os segmentos.
      Não sei se é táctica ou necessidade de vender a qq custo.
      Esta decisão está a arrastar empresas como a Saic, Geely, Changan, Chery, etc para elevadas desvalorizações em bolsa. Obviamente a BYD tb não escapa.

    2. Avatar de JL
      JL

      Olha o homem dos zeros a mais a fazer previsões. Looooooooooool

  11. Avatar de MLopes
    MLopes

    só tem que continuar a cair até desaparecer, pelo menos na europa. se isso não acontecer é porque continuamos os mesmos cordeiros no mesmo rebanho