Tesla estará a desenvolver as suas próprias baterias em segredo

26 Comentários

A relação da Tesla com os seus fornecedores é próxima e de alguma dependência. Os poucos elementos que a empresa recebe deles deixam-na condicionada, algo que Elon Musk pretende eliminar num futuro próximo.

Um dos primeiros elementos que devem ser alvo de uma grande mudança são as baterias. Rumores apontam agora para que a Tesla esteja já a preparar as suas baterias, em segredo.

Tesla baterias segredo carros


Baterias são um ponto que a Tesla tem de melhorar

Os carros da Tesla que estão atualmente no mercado têm sistemas de baterias que a empresa está a comprar à Panasonic. Estas são fabricadas na Gigafactory 1 e esta empresa tem as suas linhas de produção dentro desta fábrica e trabalha sobretudo para a Tesla.

Esta tem também sido uma dos pontos de estrangulamento da produção dos carros da marca de elétricos. Esta informação foi partilhada por Elon Musk e mostrou que a relação entre as duas empresas poderá não ser a melhor. Revela também que a empresa necessita eventualmente de alternativas.

Em segredo está a ser desenvolvida uma alternativa

É aqui que entra a informação revelada agora. Segundo a CNBC a Tesla estará a desenvolver as suas baterias em segredo, num laboratório secreto em Fremont, na Califórnia. O seu plano é criar uma proposta baseada na tecnologia que comprou à Maxwell.

O resultado final espera-se que seja mais do que simplesmente módulos de bateria para os seus carros. A empresa quer ir mais longe e criar os sistemas de produção que consigam satisfazer a sua procura. Querem também ter a capacidade de crescer nesta produção.

Um elemento que traz vantagens aos carros da empresa

Para além de controlar a produção, a Tesla irá também conseguir estabelecer os preços das baterias. Este representa 40% do valor de um dos seus carros e por isso interessa à empresa ter o domínio neste campo.

A Tesla tem sobretudo mostrado que quer controlar todo o processo de produção e construção dos seus carros. Caso se confirme a chegada das suas baterias, passa assim a estar um passo mais perto dos seus intentos. Resta assim saber apenas como e quando conseguirá fazer.

Tesla vai produzir as suas baterias e pondera minerar os metais necessários

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Se estas notícias já estão por todo o lado, então não é em segredo.

    1. Avatar de Felix
      Felix

      +1 vim tarde demais para dizer isso..

  2. Avatar de System 99
    System 99

    Carrega Tesla, carrega Musk!
    Rebenta com esses bandidos do petróleo!

    1. Avatar de dude
      dude

      Sim! está na hora do lobby eléctrico (que por cá manda tão pouco) tomar as rédeas e de subir 400% as tarifas.

      1. Avatar de System 99
        System 99

        Mete solar que isso passa…

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Relativamente aos elétricos há uma coisa que as pessoas nao conseguem perceber de forma alguma…

        Se tiveres um carro elétrico e te subirem tanto a tarifa que te fica demasiado caro andar com o carro, investes um bocado, instalas paineis solares e voilá… energia grátis (ou pelo menos uma grande parte dela) e já podes carregar o teu carro deborla…

        Agora explica como é que vais refinar petróleo para obter gasolina ou gasóleo em casa….

        É o lobby nao é?

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Se morres em blocos de apartamentos onde metes os painéis solares?

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            *morares

          2. Avatar de Rombo
            Rombo

            A diferença entre eficiência energética é tão grande que fazes 300km com 5-10€.
            Mais barato que GPL, mas é a eficiência o mais forte argumento dos veículos eléctricos.

        2. Avatar de dude
          dude

          Se for como nalguns países, em que um indivíduo não pode gerar corrente sem que seja injectada directamente na rede, adianta de muito instalar painéis. Desengane-se quem julga que com a massificação dos eléctricos vai pagar menos para se deslocar. O estado irá buscar o mesmo valor em impostos. Se não for nos combustíveis é na electricidade, imposto de circulação, o que quer que seja.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Incrível como tu e muitos outros pensam que não vão existir “bandidos” no mercado dos EV!
      A sério… é espantoso como as pessoas conseguem ser tão “anjinhos”

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        é espantoso é como é que vocês nao conseguem puxar por esses 2 de QI que têm o petróleo é um recurso limitado que esta altamente inundado de empresas e que basicamente todo o mundo é controlado por essas empresas e por isso chamar se lobby a eletricidade é outro mundo tu podes fazer eletricidade em casa vento sol ate um macaco a rodar uma manivela gera eletricidade tu podes ser autossuficiente com eletricidade o que nao acontece com o petróleo a nao ser que tenhas um poço debaixo de casa, se daqui a uns anos for tudo eletrico pela vossa logica aumentam os preços como a gasolina e as pessoas nao são parvas investem 10 mil euros e metem painéis solares em casa 2 baterias e acabou o “looby da eletrecidade” o mercado da eletricidade nunca poderá ser tao controlado como o do petróleo porque toda a gente pode fazer ate um ze da esquina pode comprar um armazém encher o teto de paines solares e cobrar 5€ para as pessoas irem la carregar o carro pronto está aqui um negocio do futuro pessoal que esteja aqui a ler pode levar este

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Estás tão fora dela…. Incrível.
          Já referiram em cima até um dos fatores de controlo de mercado.
          Não podes ser autónomo. A partir de uma certa quantidade de energia produzida, tens de a injectar na rede e pagar uma renda.

          Mais, também é possible “cartelizar” no mercado dos painéis solares.

          Estás tão fora dela.

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Nota: hoje em dia o mercado eléctrico já é controlado pelas empresas.
          Andas a dormir.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            bom so se for na tua terra porque eu tenho painéis solares a infelizmente nao tenho baterias mas a edp paga por kW que eu injeto na rede.
            Bom se eu ando a dormir tu estas em coma porque eu consegui reduzir muito a minha fatora por causa dos painéis e se quiser ponho mais e ainda reduzo mais apesar de agr estar mais a pensar em baterias quanto a gasolina é o que se ve eles aumentam e tu pagas e nao choras se tiveres alguma ideia genial de como fazer gasolina em casa estou aberto a sugestoes

    3. Avatar de João Coelho
      João Coelho

      Certo, a indústria do petróleo é um bando de bandidos…sim até é verdade, mas…a Tesla ser a empresa da nova geração automóvel honesta? Não, não é! É ela própria também alguém que quer tudo para si, e de honesta pouco ou nada tem! Toda a indústria automóvel depende de fornecedores, mas eles são diferentes e produzem tudo, pois, pois… agora já se começa a entender aquela atualização que retirou autonomia às baterias!!!

    4. Avatar de M
      M

      E carrega Benfica, 120 milhões já cá cantam!

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Estas novas baterias vão sair em 2020 com o Tesla Roadster… autonomia superior a 1.000kms e prometem garantia para 1 milhão de milhas. No seguimento deste lançamento eles dizem que vão implantar esta nova tecnologia nos restantes/atuais modelos que já têm no mercado. Esta tecnologia da Maxwell (que foi comprada pela Tesla), segundo eles vai custar menos na produção… logo o preço de venda dos carros será menor!
    É por isto que a Tesla está constantemente a ser atacada… nomeadamente pelo lobby do petróleo e pelas construtoras automóveis que não conseguem desenvolver produtos tecnológicos tão sofisticados. Olhem o caso da Audi com o e-ton… ainda agora saiu e já tem um recall por risco de incendio, ou a BMW onde o director de desenvolvimento diz que não há procura para os EV’s…….
    (https://electrek.co/2019/06/27/bmw-no-demand-all-electric-cars/)

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      “logo o preço de venda dos carros será menor!”
      O preço dos EVs só se tornará competitivo quando houve produção em massa, não porque o custo da bateria poderá baixar.

      Quanto ao resto:
      É assim tão difícil de perceber que não há infraestruturas na rua que suporte uma massificação de EVs?!

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Em Portugal ainda nao tens muitas hipóteses e com os carregadores publicos a nao funcionarem correctamente ou a nao funcionarem de todo ainda pior.

        mas com a massificacao, para além do custo baixar passas a ter mais investimento.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          É a história do ovo ou galinha.

          Sem infrastructuras tb não conseguem massificar as vendas.

    2. Avatar de System 99
      System 99

      Tesla few. Tesla REI

  4. Avatar de João Costa
    João Costa

    Sendo assim não será segredo !

  5. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Mas um que quer tudo só para ele! Agora começamos a entender a estratégia de retirar autonomia às baterias! Cada vez mais se percebe que comprar um carro Tesla é um barrete e um de erro!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      so para avisar aqui que o erro na atualização já foi corrigido, e já agr podes levar este ainda em abril a tesla fez uma atualização aos model 3 que aumentou a autonomia aumentou a velocidade maxima em 5% e mais uma coisa que agr nao me lembro sim isto tudo através de uma atualização. O único barrete aqui és mesmo tu

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Os veículos elétricos são o futuro .Tenho um Tesla S e não há comparação possível com qualquer outro carro que já tive (Mercedes ,Audi,BMW ).
    O Tesla está a anos-luz de distância